Lista de Motores Geradores
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: Lista de Motores Geradores
o motor do radiador dum automovel também dá! e já com alguma potencia, creio que 30 watts.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
porreiro.
já agora sabe quantas rotações são precisas??
-
- Membro
- Registado: sábado jul 05, 2008 6:44 pm
tambem gostava de saber isto.fernando pereira Escreveu:porreiro.
ha alguma formula simples para se ter valores aproximados da potencia produzida tendo a voltagem e rpm do motor?
obrigado
-
- Membro Gold
tendo os volts e a amperagem há.nunodonato Escreveu:tambem gostava de saber isto.fernando pereira Escreveu:porreiro.
ha alguma formula simples para se ter valores aproximados da potencia produzida tendo a voltagem e rpm do motor?
obrigado
w = v*a
com volts e rpm não sei.

-
- Membro Gold
creio que 2000 rpm.fernando pereira Escreveu:porreiro.
mais promenores em viewtopic.php?f=27&t=3468&start=0

-
- Membro Silver
mais alguns “geradores”.
a dar um jeito de uma máquina de calcular antiga, daquelas com fita de papel, de uma das minhas colegas, reparei que o motor era magnetizado. das máq. que estão para abater pedi emprestado 1 motor e com a ligação a 1 led verifiquei que também pode ser aplicado com gerador de uma pequena eólica. não consigo é saber se é corrente continua ou descontinua?? – só tem dois fios e só gera energia numa direcção, mas pode ser por ter algum diodo no seu interior.
nos chinocas encontrei uma lanterna daquelas que se dá á manivela para a acender e carregar a energia. desmanchei-a cortei os fios e liguei-a directamente, ainda com o multiplicador de aproximado a 120 x, a uma lâmpada auto de 5w. com cerca de 1 “manivelada” p/seg. consegui acender a lampada. com o multímetro medi cerca de 20 v em alterna e cerca de metade em continua. não sei fazer a distinção em continua e se por exemplo ligar o multímetro a 1 pilha de 9 volts em continua dá-me 9 volts e picos e em alterna dá-me 17/18 v, a pilha sei que é continua mas os motores é que não consigo identificar??
aplicando a lei de ohm poderia chegar a alguns valores, através dos ohms, da potência mas como o meu multímetro não é grande coisa e só me dá uns valores variáveis ao fim de 2 segundos, e sem saber se é alterna ou continua. optei antes por verificar se de facto a lâmpada estava “acesa” ao máximo através da comparação da intensidade da luz, ligando-a e duas baterias de 6 v em paralelo e depois rodando ao máximo a manivela e verificar se que a intensidade da luz se mantinha na mesma que 1 a 2 rot./segundo .
por agora a lanterna dos chinocas adaptada é o “mini-gerador” , já com multiplicador, mais potente que encontrei e que parece precisar de menos força do que os alternadores das bikes.
gostava ainda de conseguir ligar o motor da máquina de calcular ao multiplicador pois é cerca de 3 x maior que o da lanterna, mas como é mais largo não consigo encaixá-lo no multiplicador.
a dar um jeito de uma máquina de calcular antiga, daquelas com fita de papel, de uma das minhas colegas, reparei que o motor era magnetizado. das máq. que estão para abater pedi emprestado 1 motor e com a ligação a 1 led verifiquei que também pode ser aplicado com gerador de uma pequena eólica. não consigo é saber se é corrente continua ou descontinua?? – só tem dois fios e só gera energia numa direcção, mas pode ser por ter algum diodo no seu interior.
nos chinocas encontrei uma lanterna daquelas que se dá á manivela para a acender e carregar a energia. desmanchei-a cortei os fios e liguei-a directamente, ainda com o multiplicador de aproximado a 120 x, a uma lâmpada auto de 5w. com cerca de 1 “manivelada” p/seg. consegui acender a lampada. com o multímetro medi cerca de 20 v em alterna e cerca de metade em continua. não sei fazer a distinção em continua e se por exemplo ligar o multímetro a 1 pilha de 9 volts em continua dá-me 9 volts e picos e em alterna dá-me 17/18 v, a pilha sei que é continua mas os motores é que não consigo identificar??
aplicando a lei de ohm poderia chegar a alguns valores, através dos ohms, da potência mas como o meu multímetro não é grande coisa e só me dá uns valores variáveis ao fim de 2 segundos, e sem saber se é alterna ou continua. optei antes por verificar se de facto a lâmpada estava “acesa” ao máximo através da comparação da intensidade da luz, ligando-a e duas baterias de 6 v em paralelo e depois rodando ao máximo a manivela e verificar se que a intensidade da luz se mantinha na mesma que 1 a 2 rot./segundo .
por agora a lanterna dos chinocas adaptada é o “mini-gerador” , já com multiplicador, mais potente que encontrei e que parece precisar de menos força do que os alternadores das bikes.
gostava ainda de conseguir ligar o motor da máquina de calcular ao multiplicador pois é cerca de 3 x maior que o da lanterna, mas como é mais largo não consigo encaixá-lo no multiplicador.
- Anexos
-
- lanterna.jpg (0 Bytes) Visto 8157 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm
pessoal....alguém se pode pronunciar pela qualidade/adaptabilidade dos geradores que veem como os motogeradores que podemos encontrar nas lojas de ferramentas?
estive a olhar para as caracteristicas e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o parecer estarmos em presença de um motor electico normalissimo a trabalhar ao contrário para além de que a potencia maxima só ser conseguida às 3000 rpm, o que para um aerogerador só seria viavel com uma boa multiplicadora ! que acham?
só por curiosidade vi um que custava menos de 70€ com 650w de potencia....se calhar para experiencias até nem era mauzito!
estive a olhar para as caracteristicas e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o parecer estarmos em presença de um motor electico normalissimo a trabalhar ao contrário para além de que a potencia maxima só ser conseguida às 3000 rpm, o que para um aerogerador só seria viavel com uma boa multiplicadora ! que acham?
só por curiosidade vi um que custava menos de 70€ com 650w de potencia....se calhar para experiencias até nem era mauzito!
-
- Novo membro
- Registado: quarta set 10, 2008 6:08 pm
então esse berbequim já produz?njay Escreveu:há uns tempos comprei uma aparafusadora sem fio "thun" no continente por 22.50€ para uma experiência. estive a desmontá-la há bocado e tive 2 surpresas:
1) o controlador de velocidade pareceu-me bastante generoso a avaliar pelas características lá marcadas: suporta de 7.2v a 24v e até 16a (a aparafusadora é de 18v 1a - 4a em funcionamento normal). pode dar jeito para algum projecto.
2) ao rodar o motor manualmente através da desmultiplicação (não sei de quanto é), fiquei espantado com a corrente que consigo obter no multímetro: 1a - 2a a brincar, até 5a e pouco com um pouco mais de esforço (dando menos de 1 volta no mandril). a voltagem é que é baixa, vi no máximo ~5v. ainda assim fico a pensar se não seria um bom motor para uma pequena eólica; a 5v e 5a já são 25w!
quando calhar hei-de ligá-lo ao osciloscópio e pôr-lhe carga para ver que tensão é que ele realmente atinge.
edição: ah pois, há o "problema" do motor ser de escovas...
por acaso esta semana, e antes de ler este tópico, desmotei um igualzinho, apenas muda a "marca" e a côr exterior, de resto é a mesma coisa sem tirar nem por.
gostaria de saber se já foi feita alguma experiencia com este tipo de motor.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
não era para uma eólica, era para uma outra experiência, e curiosidade, já que era tão barato.
mas há uma empresa americada que vende uns adaptadores aparafusadora<->pequena-bicicleta, ainda há pouco deixei noutro tópico os links:
viewtopic.php?f=10&t=7779&start=80
mas há uma empresa americada que vende uns adaptadores aparafusadora<->pequena-bicicleta, ainda há pouco deixei noutro tópico os links:
viewtopic.php?f=10&t=7779&start=80
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm
desculpem estar a insistir mas gostava mesmo que alguem dissesse alguma coisa sobre estes geradores....icarho Escreveu:pessoal....alguém se pode pronunciar pela qualidade/adaptabilidade dos geradores que veem como os motogeradores que podemos encontrar nas lojas de ferramentas?
-
- Membro Silver
pois, eu acho que esses geradores tem uma bobine para fornecer a corrente ao induzido, não são geradores com imãs permanentes.
tb já andei a pesquisar e em relação ás rotações, tenho algumas duvidas se serão os melhores.
no entanto, há por aí pessoal que, aparentemente, é mais entendido na matéria.
tb já andei a pesquisar e em relação ás rotações, tenho algumas duvidas se serão os melhores.
no entanto, há por aí pessoal que, aparentemente, é mais entendido na matéria.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
vamos aguardar que alguém tenha conhecimento sobre eles e responda.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
qualquer gerador que funcione acoplado a um motor a combustão, pode esquecer, para uso em eólica é inviável. a não ser, é claro que você esteja disposto a desmontá-lo e fazer alguma alteração, como a adição de ímãs, por exemplo.jmal Escreveu:vamos aguardar que alguém tenha conhecimento sobre eles e responda.
os motogeradores mais baratos, a maioria made in china, vendidos em casas de ferragens e ferramentas são aquipados com motor de 2 tempos, o que torna a coisa pior ainda, pois usam geradores de 2 pólos apenas, o que significa que geram e são auto-excitados, mas a 3600 rpm.
eu tenho um desses em casa, para algumas emergências e tenho um amigo mecânico que tem dezenas deles na sucata, se tivessem uma boa utilidade não estariam lá.
mas, para não perder o embalo, e nem deixar os amigos sem opção, não se esqueçam de incluir aí na lista o alternador automotivo !
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
como colaboração à esse tópico, leiam o que já foi escrito sobre o mesmo tema:
viewtopic.php?f=20&t=6293&start=0&st=0&sk=t&sd=a
viewtopic.php?f=20&t=6293&start=0&st=0&sk=t&sd=a
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Novo membro
- Registado: domingo out 19, 2008 3:32 pm
caros amigos eu tenho um motor daqueles das portas de correr automaticas e com uma aparafusadora que nao tem muita rotaçao mete 3 lampadas de automovel 12v x 5w a dar luz.
-
- Novo membro
se a alguem que conheça este tipo de motores que me diga se e bom ou nao.
descriçao:
typ.gr 63x55
-mot 60v
ln.2.00 a 45/94
lfm. 13.0a 3350 min.
descriçao:
typ.gr 63x55
-mot 60v
ln.2.00 a 45/94
lfm. 13.0a 3350 min.
Última edição por fernando morim em segunda out 27, 2008 11:21 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
olá, poderias tirar uma foto do motor, e outra da etiqueta onde estão as especificações, com isso podemos tirar conclusões. pelo que dizes poderá ser um bom motor para fazer algo interessante.fernando morim Escreveu:se a alguem que conheça este tipo de motores que me diga se e bom ou nao.
Cumps Inovadores
-
- Novo membro
fotos eu tenho vou ver se consigo meter aqui
-
- Membro Silver
fui a 1 sucateiro e comprei um motor de ventoinha de arrefecimento de um radiador de um fiat uno.
estava com esperanças que com baixas rotações produzir-se alguma coisa de jeito mas nem por isso, a potência conseguida foi a seguinte:
5oo rotações (de uma aparafusadeira) = 1,5 volt/1,1 amp.= 1,65 w;
3000 rotações ( 1 berbequim que dá 3000 rot/min. no máximo)= 10, 5/10 amp. = 105 w em princípio com mais rotações atinge mais amp./potência.
os valores intermédios do berbequim não sei quais os valores das rotações.
estava com esperanças que com baixas rotações produzir-se alguma coisa de jeito mas nem por isso, a potência conseguida foi a seguinte:
5oo rotações (de uma aparafusadeira) = 1,5 volt/1,1 amp.= 1,65 w;
3000 rotações ( 1 berbequim que dá 3000 rot/min. no máximo)= 10, 5/10 amp. = 105 w em princípio com mais rotações atinge mais amp./potência.
os valores intermédios do berbequim não sei quais os valores das rotações.
-
- Membro
- Registado: domingo fev 08, 2009 2:54 pm
boas,fernando pereira Escreveu:fui a 1 sucateiro e comprei um motor de ventoinha de arrefecimento de um radiador de um fiat uno.
por coincidencia também arranjei recentemente um motor desses de um uno 1.4 td também na mesma esperança.
a umas 200-300 rpm deu-me 1 volt.. dificilmente chegou a acender um led vermelho de 5mm =\
tenho mais 2 motores deste tipo que arranjei mas penso que é inviável, pois para alcançar 3000rpm com o vento é um caso um bocado complicado.