Recpiente para Misturar netanol e soda

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
Ruy
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jun 28, 2008 11:00 pm

Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por Ruy »

boas amigos sou um novato por aqui no entanto tenho lido muito sobre o biodiesel e estou a preparar-me para fazer o meu reactor, já tenho preço da cuba ( inox) que para mim era o mais importante arranjar barata e vou saber preços do restante material, agora queria era colocar uma duvida, a mistura do metanol e da sódia pode ser feita numa mini cuba em inox e gazer a mistura com uma bomba mais pequena ou a mesma da cuba dá e perguntava igualmente se ao fazer a mistura através de bomba se a cuba tem de estar fechada ou com um respiro.

obrigados
[flash=]Ruimega[/flash]

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por lobão »

ruy, tens que ler muito ainda, temos quase tudo aqui no fórum, mas vou te dar uma dica:

http://www.graham-laming.com/bd/push_pu ... h_pull.htm


http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=6&t=6839

o paulosga,esta fazendo um reator de luxo, realmente um trabalho perfeito, da uma olhada!!!

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 01&start=0

boa leitura!!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Autor do tópico
Ruy
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jun 28, 2008 11:00 pm

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por Ruy »

obrigado lobão pelas tuas dicas eu tenho lido todos os dias leio e pesquiso muito no entanto eu já tinha visto o projecto do paulosga e é dentro do que ele vai fazer que irei fazer o meu reactor com algumas melhorias, tenho um amigo que é tecnico de automatismos e vai-me dar uma mão, prá semana já vou comprar a cuba em inox de 100 litros ( 130€ ) o medidor de ph tambem +- 30€ falta-me a balança e o resto que vou arranjar com algum desconto, vi o que o paulosga vai gastar eu vou conseguir gastar menos, se alguem precisar de algumas dicas para comprar material posso indicar onde é mais barato, no entanto como sabes há sempre algumas duvidas que mesmo lendo é um pouco complicado perceber, eu tenho algumas duvidas mas penso que com ajuda chego lá.
- a 1ª qual é a diferença um reactor ter condensador e que beneficios ganho em o ter?
- a 2º o reactor levando condensador é preciso o biodiesel ser lavado
- a 3ª vi o reactor do paulosga tem 3 recepientes gostava de saber de que material são feitos .
são algumas duvidas que tenho alguma dificuldade em perceber....


cumprimentos
[flash=]Ruimega[/flash]

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por lobão »

boas ruy, vamos por partes!
ruy Escreveu:- a 1ª qual é a diferença um reactor ter condensador e que beneficios ganho em o ter?
o condensador é para a recuperação do metanol, como o custo de se fazer um é pequeno, os benefícios virão com o tempo recuperando o metanol que não foi usado na reação.
ruy Escreveu:- a 2º o reactor levando condensador é preciso o biodiesel ser lavado
tem sim de ser lavado ou purificado a seco, o condensador é só para recuperar o metanol.
ruy Escreveu:- a 3ª vi o reactor do paulosga tem 3 recepientes gostava de saber de que material são feitos .
o material eleito sempre que possível é o aço inox!

ruy vai postando fotos para que possamos ir entendendo seu projeto, qualquer dúvida sempre vai ter alguém para ajudar!

um abraço e mãos a obra!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Autor do tópico
Ruy
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jun 28, 2008 11:00 pm

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por Ruy »

boas eu já decidi o que vou fazer consegui que me fizessem uma cuba de raiz...vai ser identica á do paulosga só que vou meter tudo mesmo casquilhos e curvas em inox e a ajuda que precisava é a seguinte que mais falta no reactor igual ao que o paulosga vai fazer, penso que falta a instalação do sistema de lavagem....precisava que me ajudessem então a dar umas ideias do que mais posso ,acrescentar ao reactor uma vez que quero fazer um reactor em condições, entretanto conforme eu o vou fazendo eu vou colocando aqui as fotos e explicando qual a forma e o que estou a usar como material.

mais uma vez o meu obrigado..
cumprimentos
[flash=]Ruimega[/flash]

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por paulosga »

na minha opinião acho que as lavagens devem ser feitas á parte.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por CarlosPoças »

paulosga Escreveu:na minha opinião acho que as lavagens devem ser feitas á parte.
olá paulo
em breve mostro fotos do meu reactor novo.

o meu reactor vai ser muito parecido com o teu e pensso utilizalo para lavar o bio.
como estás a penssar em lavar o teu.

abraço
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por paulosga »

boas carlos

estou a pensar utilizar o mesmo método aqui < http://www.graham-laming.com/bd/ecosyst ... am_new.htm > descrito, no ponto 11.

resumindo, vou transferir o bio para um bidão de plástico de 100 ou 200 litros e deixo repousar durante +- 8 dias.
já fiz uma pequena experiência com 1 litro de bio e parece resultar. o inconveniente é que temos de ter paciência e esperar alguns dias para ter-mos o bio disponível.

este metodo só resulta se fizer-mos a destilação do metanol, pois segundo o sr. graham laming, citando "because any remaining soap and glycerol in our biodiesel will fall out of solution if there is no methanol present", traduzindo à minha maneira - porque se não existir metanol, qualquer resto de glicerina e sabão no nosso biodiesel irá separar-se do bio e assentar -.

quando fizer o meu primeiro batch a sério (50 ou 100l), depois coloco os resultados no meu tópico ....

se este método não resultar, utilizo o referido bidão para as lavagens, deixando o reactor sempre disponivel para novos batch's
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Recpiente para Misturar netanol e soda

Mensagem por CarlosPoças »

paulosga Escreveu:boas carlos

estou a pensar utilizar o mesmo método aqui < http://www.graham-laming.com/bd/ecosyst ... am_new.htm > descrito, no ponto 11.

resumindo, vou transferir o bio para um bidão de plástico de 100 ou 200 litros e deixo repousar durante +- 8 dias.
já fiz uma pequena experiência com 1 litro de bio e parece resultar. o inconveniente é que temos de ter paciência e esperar alguns dias para ter-mos o bio disponível.

este metodo só resulta se fizer-mos a destilação do metanol, pois segundo o sr. graham laming, citando "because any remaining soap and glycerol in our biodiesel will fall out of solution if there is no methanol present", traduzindo à minha maneira - porque se não existir metanol, qualquer resto de glicerina e sabão no nosso biodiesel irá separar-se do bio e assentar -.

quando fizer o meu primeiro batch a sério (50 ou 100l), depois coloco os resultados no meu tópico ....

se este método não resultar, utilizo o referido bidão para as lavagens, deixando o reactor sempre disponivel para novos batch's
------
olá paulo

vamos esperar para vêr -se não resultar temos outras alternativas!

hoje vou pedir ao fry para colocar as fotos do meu arsenal antigo

e o do moderno que estou a construir.

não pares com o teu

abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”