Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por Laranjeiro »

acredito que a energia em horas cheias alem de mais cara é menos verde porque para fazer face ao pico de consumo são adicionadas origens que não são as de primeira escolha como as centrais diesel
ou importação que pela distancia implica maiores perdas...
assim consumir em horas de vazio alem de bom para a carteira é menos prejudicial para o ambiente.
o que eu fiz: troquei as lampadas incandescentes por fluorescentes
troquei o aquecimento resistivo por bomba de calor de alta eficiência
coloquei relógios horários nos termoacumuladores, maquina de lavar roupa, maquina de lavar louça, secadora, para que tudo funcione de noite alem de organizar as cargas ao longo do período.
pintei a casa de branco ou no minimo de cores claras minimizando a necessidade de iluminação artificial e minimizando a carga térmica do edifício.
isolei termicamente tudo o que consegui.
troquei os vidros simples por vidros duplos.
vedei todas as janelas.

e no fim todas estas técnicas serviram apenas para melhorar o conforto da casa e não para diminuir a factura energética.
Chernobyl corria Windows

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por jmal »

laranjeiro Escreveu:deixem-me adicionar um pouco mais ao que foi dito sobre a palavra inverter.
de seu nome de baptismo “dc inverter” é uma tecnologia cada vez mais democratizada, existe normalmente nas fontes de alimentação também conhecidas por “comutadas”, exemplos disso seria os “transformadores” dos pc's portáteis ou ainda os soldadores de eléctrodos modernos...
consiste na conversão da corrente alterna em continua e o seu fornecimento á carga em regime de “tudo ou nada” em que se modula o “duty cycle” ou seja a relação entre a parte ligada e a parte desligada em cima de uma frequência constante...
vantagens, aumento da eficiência no sistema de controlo. adicionando esta tecnologia ás bombas de calor implica trocar o motor ac por um dc, permite assim variar o regime de funcionamento com vantagens no conforto, e redução do pico de corrente no arranque.
os motores ac também podem trabalhar da mesma maneira, o controlador ou variador é um pouco diferente, mas utiliza a mesma tecnologia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Mais uma dica

Mensagem por Laranjeiro »

percebi que a maquina de lavar roupa lava igualmente bem a frio, como a potencia para rodar o tambor é muito menor que a potencia para aquecer temos aqui uma importante redução de consumo.
Chernobyl corria Windows

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ventoinhas »

laranjeiro escreveo:
percebi que a maquina de lavar roupa lava igualmente bem a frio, como a potencia para rodar o tambor é muito menor que a potencia para aquecer temos aqui uma importante redução de consumo.
efectivamente muitos sistemas sao criados para desenvolvimento do business .
pouco a pouco vamos entrando no sistema sem nos apercerbe-mos .
nao pacava pela cabeça dos nossos antepaçados aquecer agua para lavar a roupa e portanto ela ficava bem lavada .escepcionalmente raras seram as vezes que a agua quente é convenientemente solicitada .agora que quem mora nas cidades e onde é proibido estender a roupa no esterior . a roupa estando ainda quente e sendo posta imediatamente no secador depresa fica seca ao paco que se estiver fria e molhada ? ja agora e fugindo ao topico para quem quizer fazer a esperiencia de lavar e vestir uma camisa em cinco minutos sem utilizar tecnicas de ponta .lavar a camisa normalmente. mergulhala em agua bem quente .preparar bem estendida uma grande toalha bem seca . torcer bem a camisa ao maximo de força .
de seguida estender sobre a toalha o mais estendido posivel e no menos de tempo posivel depois enrolar em simultaneo a toalha e a camisa formando um chouriço o mais apertado posivel convem deixar o colarinho para a faze final e fazer cuidado para que nao se danifique enrolar o resto da toalha até ao final com as duas estremidades esticadas enrolar ao maximo num sentido e ja esta pronta acamisa a ser vestida so se for para cerimonia e gravatamento que umù cheirinho de ferro de engomar sera a prescrever ....
nao é anedota embora pareça !
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por Ferra »

ventoinhas Escreveu:laranjeiro escreveo:
percebi que a maquina de lavar roupa lava igualmente bem a frio, como a potencia para rodar o tambor é muito menor que a potencia para aquecer temos aqui uma importante redução de consumo.
efectivamente muitos sistemas sao criados para desenvolvimento do business .
pouco a pouco vamos entrando no sistema sem nos apercerbe-mos .
nao pacava pela cabeça dos nossos antepaçados aquecer agua para lavar a roupa e portanto ela ficava bem lavada .escepcionalmente raras seram as vezes que a agua quente é convenientemente solicitada .agora que quem mora nas cidades e onde é proibido estender a roupa no esterior . a roupa estando ainda quente e sendo posta imediatamente no secador depresa fica seca ao paco que se estiver fria e molhada ? ja agora e fugindo ao topico para quem quizer fazer a esperiencia de lavar e vestir uma camisa em cinco minutos sem utilizar tecnicas de ponta .lavar a camisa normalmente. mergulhala em agua bem quente .preparar bem estendida uma grande toalha bem seca . torcer bem a camisa ao maximo de força .
de seguida estender sobre a toalha o mais estendido posivel e no menos de tempo posivel depois enrolar em simultaneo a toalha e a camisa formando um chouriço o mais apertado posivel convem deixar o colarinho para a faze final e fazer cuidado para que nao se danifique enrolar o resto da toalha até ao final com as duas estremidades esticadas enrolar ao maximo num sentido e ja esta pronta acamisa a ser vestida so se for para cerimonia e gravatamento que umù cheirinho de ferro de engomar sera a prescrever ....
nao é anedota embora pareça !
a minha mamã usa essa técnica para secar as camisolas de lã no inverno! embora não saia em condições oara vestir dá um grande avanço na secagem!!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por tvcrabo »

orbis Escreveu:claro, quando está a arrefecer.
estas a fazer aqui qualquer confusao.

apesar de parecer, inverter(em inglês) nao quer dizer necessariamente inverter (sentido ou função). simplesmente se refere a função de variador de frequência, que aumenta ou diminui a frequencia da tensão aplicada ao motor do ar condicionado para acelerar ou desacelerar o mesmo. o resultado é naturalmente mais ou menos potencia calorifica/frigorifica. a grande vantagem destes sistemas é que se ajustam melhor as necessidades desperdiçando menos energia. um ar condicionado com um inverter(variador de frequencia/velocidade) está sempre (nao faz sentido o investimento e nao tirar partido dessa opçao) em funcionamento até porque nem contactores isso usa. o inverter liga e desliga a corrente ao motor, protege de sobreconsumo e curtocircuito. é um tudo em um.

fica bem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

parece que as coisas estão a estabilizar. apesar de tudo, ainda há uma ligeira redução no consumo anual. no consumo mensal, de notar que houve ainda houve uma redução, isto levando em conta que o tempo não tem estado muito quente (com excepção de 4 dias) e que este ano tenho estado sempre em casa, quando o ano passado, durante o mês de abril estive uma semana fora.
anual.jpg
anual.jpg (52.72 KiB) Visto 9077 vezes
mensal.jpg
mensal.jpg (61.6 KiB) Visto 9073 vezes

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por A_mais »

é pa!!
vi agora os teus consumos iniciais...

eu que consumi 4500 kw...


... em 2 anos... !!!!!
até recebi um certificado (nº 119) da edp 5d verde de consumidor eficiente, ok so somos 3.
acho sempre muito...
ponto de carga 24h para quem precisar


jccgold
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jun 26, 2008 1:54 pm

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por jccgold »

acabei de comprar um forno electrico com limpeza pirolitica para substituir o meu velhinho fogao a gas. agora vou procurar uma placa de inducao para por por cima
só ainda nao substitui o frigorifico combinado porque nao encontro modelos com congelador de 120l ou mais

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por jmal »

jccgold Escreveu:acabei de comprar um forno electrico com limpeza pirolitica para substituir o meu velhinho fogao a gas. agora vou procurar uma placa de inducao para por por cima
só ainda nao substitui o frigorifico combinado porque nao encontro modelos com congelador de 120l ou mais

bolas, pirolitica, não se passes comigo, não conheço essa forma de limpeza, mas achei piada à palavra , sabes explicar o que é isso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

eis-me de volta depois de um considerável hiato causado por várias complicações entre as quais as profissionais.
por causa disso, até falhei a leitura do contador no mês passado o que provocou uma descontinuidade nos dados.
apresento de seguida o gráfico representativo da situação:
7.gif
7.gif (10.29 KiB) Visto 8796 vezes
conforme se pode ver o consumo anual continua a decrescer, estando agora nos 5708 kw/h, representando mais de 26% de decréscimo face ao valor de partida.
durante este período, foi feito o acerto de contas com a edp e foram-me devolvidos 36 euros e reduzidos dois euros na conta mensal. devo dizer contudo que isto se baseou na ultima leitura real do contador efectuada em dezembro, pelo que daqui a um ano esta redução será ainda mais significativa.
acabei com a internet adsl, já que mudei para as placas de internet móvel e desliguei o router. dentro de pouco tempo desactivarei a linha telefónica e logicamente desligarei o telefone dect. as duas coisas somadas representam cerca de 70 kw/h por ano.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

pois tenho esse problema, não tenho telefone fixo mas sim telemóvel "fixo" no entanto uso o carregador solar, só que a peste aqui de casa descarnou me um ou dois fios e tenho de arranjar tempo para o arranjar, agora o pc tenho sempre ligado desliguei o há perto de 2 meses ou seja mesmo com a fonte silenciosa e de alto rendimento e económica gasto perto de 10 a 15% de electricidade do mês com este menino, mais o router claro!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

tb deves gastar pouca electricidade. pergunta indiscreta: deixas o computador sempre ligado para quê?
se for para fazer downloads é aceitável. conheço muito boa gente que pensa que o computador é como o frigorífico e fica sempre ligado. além de não trazer nenhum benefício à humanidade, muitas vezes ainda arranjam maneira de o msn ficar sempre com o ícone verde como se estivessem online. deve ser para enganar os ladrões.


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por Nuno Oliveira »

serge, o teu uso do carregador solar parece muito interessante, desconhecia totalmente esta opção.

vivo num condomínio e gostaria de carregar parte dos gadgets (tlm, ipod, maq foto, etc.) com recurso a um painel realativamente pequeno na varanda, é realista? e para um portátil?
que tipo de investimento estimavas para esta solução?
suponho que seja caro mas o factor rentabilidade para mim é equilibrado com o factor sustentável.
(mas interessa-me saber se a energia incorporada pode ser compensada por um uso intensivo e pela durabilidade, claro).

agradeço qualquer info.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

nuno oliveira Escreveu:serge, o teu uso do carregador solar parece muito interessante, desconhecia totalmente esta opção.

vivo num condomínio e gostaria de carregar parte dos gadgets (tlm, ipod, maq foto, etc.) com recurso a um painel realativamente pequeno na varanda, é realista? e para um portátil?
que tipo de investimento estimavas para esta solução?
suponho que seja caro mas o factor rentabilidade para mim é equilibrado com o factor sustentável.
(mas interessa-me saber se a energia incorporada pode ser compensada por um uso intensivo e pela durabilidade, claro).

agradeço qualquer info.

cumprimentos!

toda a info que precisas está aqui!

orbis Escreveu:tb deves gastar pouca electricidade. pergunta indiscreta: deixas o computador sempre ligado para quê?
se for para fazer downloads é aceitável. conheço muito boa gente que pensa que o computador é como o frigorífico e fica sempre ligado. além de não trazer nenhum benefício à humanidade, muitas vezes ainda arranjam maneira de o msn ficar sempre com o ícone verde como se estivessem online. deve ser para enganar os ladrões.
e sim o pc está a fazer download de coisas muito importantes, trabalho com um pouco de ftp na partilha de informação e um pouco de p2p só no inverno é que tem a função de aquecimento! e sim tens razão eu e carla não ultrapassamos os 150kw por mês! eficiência energética, muito led e por fim lâmpadas económicas e claro só electrodomésticos a+ só a de secar é que não encontro com a mesma eficiência, por isso vai esperar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

função de aquecimento.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

mais um contributo para a redução do consumo. chegaram hoje quatro lâmpadas de led que tinha comprado no ebay. têm 24 led cada e consomem 1,8 w. equivalem em termos de luz, a lâmpadas de incandescência de 20w. coloquei-as nas zonas de passagem (corredor/escadas) e vamos ver qual o desempenho.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

não dão uma grande luz, mas servem.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

oh bem-reaparecido orbis o que esperavas dos míseros 20 w equivalentes?
imagina que eram só 5 w reais

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

não esperava grande coisa, mas para aquilo que quero, serve.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”