Potência do quadro electrico num condomínio
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta ago 20, 2008 10:31 am
Potência do quadro electrico num condomínio
viva.
preciso da opinião dos entendidos acerca deste assunto.
moro e sou administrador do condomínio de um prédio com 5 pisos. os gastos energéticos são os seguintes:
- 1 elevador thyssen para 4 pessoas (320kg)
- 1 portão de garagem eléctrico (serve raramente)
- cerca de 20 lâmpadas de halogéneo (penso que de 21w) nas entradas dos apartamentos, que funcionam por sensor
- cerca de 10 lâmpadas incandescentes de 40 e 60w nas escadas
o quadro está com uma potência de 20,7 kva e pagamos mais de 30€ de potência por mês.
o técnico do elevador diz que não é necessária tanta potência, mas não me soube dizer qual é a necessária.
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... d_20.7.htm
neste link estão as potências disponíveis, e a que temos é a máxima.
alguém me sabe dizer a potência necessária?
já fui à loja da edp mas não ajudaram e tenho medo de baixar a potência e de não aguentar.
preciso da opinião dos entendidos acerca deste assunto.
moro e sou administrador do condomínio de um prédio com 5 pisos. os gastos energéticos são os seguintes:
- 1 elevador thyssen para 4 pessoas (320kg)
- 1 portão de garagem eléctrico (serve raramente)
- cerca de 20 lâmpadas de halogéneo (penso que de 21w) nas entradas dos apartamentos, que funcionam por sensor
- cerca de 10 lâmpadas incandescentes de 40 e 60w nas escadas
o quadro está com uma potência de 20,7 kva e pagamos mais de 30€ de potência por mês.
o técnico do elevador diz que não é necessária tanta potência, mas não me soube dizer qual é a necessária.
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... d_20.7.htm
neste link estão as potências disponíveis, e a que temos é a máxima.
alguém me sabe dizer a potência necessária?
já fui à loja da edp mas não ajudaram e tenho medo de baixar a potência e de não aguentar.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Potência do quadro electrico num condomínio
olá ,
falta o mais importante - a potencia do elevador
sem isso nada feito .
abraços
falta o mais importante - a potencia do elevador
sem isso nada feito .
abraços
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm
temos de encontrar a maior potencia instantânea...
presumo que os 20,7 kw sejam em trifásico a avaliar pela presença do elevador o que faz 30a+30a+30a de corrente.
o portão deve ter uns 0,2 kw e só de vez em quando é que entra essa carga...
não existem lampadas de 21w em halogénio mas sim 20w, 35w ou 50w, fazendo as contas pelo valor médio temos 20x35= 0,7 kw, mais as de 40w e 60w que novamente valor médio (50w) dá 10x50= 0,5 kw.
então temos 0,2 kw + 0,7 kw + 0,5 kw = 1,4 kw (de 1,4 para 20 tá muito folgado)
é como o tavares diz, sem a potencia do elevador (que é a maior carga) nada feito mas dá para poupar na taxa de potencia sim senhor...eu diria que mais ou menos passar para metade...ter em atenção que as cargas monofásicas devem ser distribuídas pelas três fases porque basta uma das fases atingir a corrente do disjuntor para as três desligarem...
presumo que os 20,7 kw sejam em trifásico a avaliar pela presença do elevador o que faz 30a+30a+30a de corrente.
o portão deve ter uns 0,2 kw e só de vez em quando é que entra essa carga...
não existem lampadas de 21w em halogénio mas sim 20w, 35w ou 50w, fazendo as contas pelo valor médio temos 20x35= 0,7 kw, mais as de 40w e 60w que novamente valor médio (50w) dá 10x50= 0,5 kw.
então temos 0,2 kw + 0,7 kw + 0,5 kw = 1,4 kw (de 1,4 para 20 tá muito folgado)
é como o tavares diz, sem a potencia do elevador (que é a maior carga) nada feito mas dá para poupar na taxa de potencia sim senhor...eu diria que mais ou menos passar para metade...ter em atenção que as cargas monofásicas devem ser distribuídas pelas três fases porque basta uma das fases atingir a corrente do disjuntor para as três desligarem...
Chernobyl corria Windows
-
Autor do tópico - Membro
a dificuldade é descubrir a potência do elevador.
vou pesquisar um pouco a ver se descubro, mas de momento nem o modelo sei, apenas sei a marca (thyssen).
quando perguntei ao técnico do elevador, ele disse-me que o elevador precisava de x amperes, mas não me lembro e não sei se apontei.
vou pesquisar um pouco a ver se descubro, mas de momento nem o modelo sei, apenas sei a marca (thyssen).
quando perguntei ao técnico do elevador, ele disse-me que o elevador precisava de x amperes, mas não me lembro e não sei se apontei.
-
Autor do tópico - Membro
já descubri, tinha apontado o que me disseram da empresa de manutenção do elevador. segundo eles, o elevador precisa de 16,5 amperes no arranque.
acham que assim me conseguem dar uma ideia da potência necessária no quadro?
quando coloquei a questão num outro fórum, apareceu um membro que diz morar num prédio muito semelhante e que tem um quadro de 10.35kva.
na loja da edp disseram-me no entanto que para os predios com elevador pedem sempre a potência máxima, ou seja, 20,7 kva. no entanto, concordaram comigo numa questão: quem pede o quadro electrico é geralmente o construtor, que não pretende ter problemas e não vai ser ele a pagar a conta.
acham que assim me conseguem dar uma ideia da potência necessária no quadro?
quando coloquei a questão num outro fórum, apareceu um membro que diz morar num prédio muito semelhante e que tem um quadro de 10.35kva.
na loja da edp disseram-me no entanto que para os predios com elevador pedem sempre a potência máxima, ou seja, 20,7 kva. no entanto, concordaram comigo numa questão: quem pede o quadro electrico é geralmente o construtor, que não pretende ter problemas e não vai ser ele a pagar a conta.
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm
16,5 a no arranque, será a soma das três fases? em trifásico a tensão é de 400v então temos 16,5a x 400v = 6,6 kw
ou será monofásico e então temos 16,5a x 230v = 3,8 kw
mesmo no pior dos casos 6,6 kw mais as lampadas e portão 1,4 kw dá um total de 8 kw, a ser verdade realmente os 10,35 kw de taxa de potencia servem.
um truque para ter a certeza, é fazer a leitura da corrente instantânea em cada fase usando uma pinça amperimétrica...assim resolve as dúvidas.
é frequente as pessoas pagarem mais do que é necessário
ou será monofásico e então temos 16,5a x 230v = 3,8 kw
mesmo no pior dos casos 6,6 kw mais as lampadas e portão 1,4 kw dá um total de 8 kw, a ser verdade realmente os 10,35 kw de taxa de potencia servem.
um truque para ter a certeza, é fazer a leitura da corrente instantânea em cada fase usando uma pinça amperimétrica...assim resolve as dúvidas.
é frequente as pessoas pagarem mais do que é necessário
Chernobyl corria Windows
-
Autor do tópico - Membro
laranjeiro, obrigado pela informação.
já não é a primeira opinião que me diz que 10,35 é suficiente, apesar de ter visto uma ou outra contrária, mas sem grandes fundamentos.
a alteração da potência não tem custos. no entanto, se por acaso for feita e não for suficiente, será necessário ir novamente à loja da edp a pedir o aumento e isso leva geralmente 2 dias.
portanto, mesmo com opiniões de que 10,35 é suficiente, esta não é uma decisão que eu possa tomar sozinho, até porque há o risco de alguém ficar dentro do elevador.
assim sendo, na próxima assembleia vou colocar a questão. dessa forma se alguém ficar preso não vai ficar surpreendido
já não é a primeira opinião que me diz que 10,35 é suficiente, apesar de ter visto uma ou outra contrária, mas sem grandes fundamentos.
a alteração da potência não tem custos. no entanto, se por acaso for feita e não for suficiente, será necessário ir novamente à loja da edp a pedir o aumento e isso leva geralmente 2 dias.
portanto, mesmo com opiniões de que 10,35 é suficiente, esta não é uma decisão que eu possa tomar sozinho, até porque há o risco de alguém ficar dentro do elevador.
assim sendo, na próxima assembleia vou colocar a questão. dessa forma se alguém ficar preso não vai ficar surpreendido
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
atenção caros amigos, venho fazer uma rectificação ao que foi dito sobre o cálculo das potências.
potência aparente em corrente alterna monofásica
s[va] = u[v] x i[a]
potência aparente em volt-ampere = tensão simples (230v) em volts x corrente em amperes
potência aparente em corrente alterna trifásica
s[va] = uc[v] x i[a] x sqrt(3)
potência aparente em volt-ampere = tensão composta (400v) em volts x corrente em amperes x raíz quadrada de 3 (1,73)
portanto, se um elevador tem um motor trifásico que consome 16,5a (é preciso saber se é a corrente nominal ou de arranque), a sua potência aparente é:
s = 400 x 16,5 x 1,73 = 11,42 kva
em caso de dúvida, pergunte à empresa que dá manutenção ao seu elevador qual a potência (aparente ou activa) do seu elevador e qual a potência que eles aconselham a contratar. essa empresa terá de ter capacidade técnica para lhe prestar todos os esclarecimentos.
potência aparente em corrente alterna monofásica
s[va] = u[v] x i[a]
potência aparente em volt-ampere = tensão simples (230v) em volts x corrente em amperes
potência aparente em corrente alterna trifásica
s[va] = uc[v] x i[a] x sqrt(3)
potência aparente em volt-ampere = tensão composta (400v) em volts x corrente em amperes x raíz quadrada de 3 (1,73)
portanto, se um elevador tem um motor trifásico que consome 16,5a (é preciso saber se é a corrente nominal ou de arranque), a sua potência aparente é:
s = 400 x 16,5 x 1,73 = 11,42 kva
em caso de dúvida, pergunte à empresa que dá manutenção ao seu elevador qual a potência (aparente ou activa) do seu elevador e qual a potência que eles aconselham a contratar. essa empresa terá de ter capacidade técnica para lhe prestar todos os esclarecimentos.
DJGH
-
Autor do tópico - Membro
já perguntei e não me conseguiram dizer. talvez não tenha falado com as pessoas certas, não sei.
se as suas contas estiverem correctas, em principio a potencia acima de 10,35 deverá ser suficiente.
se as suas contas estiverem correctas, em principio a potencia acima de 10,35 deverá ser suficiente.
-
- Novo membro
- Registado: segunda jan 30, 2012 12:13 pm
Posso saber se chegou a fazer a alteração e para quanto? Estou com o mesmo problema. Obrigada
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Hum creio que já foi há 4 anos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga