Green Buildings

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 05, 2008 3:04 pm

Green Buildings

Mensagem por ghorez »

boa tarde!

meus caros, procuro informação sobre green buildings. particularmente, aqui em portugal. se há algum edifício deste género. o objectivo é fazer um mini-seminário, mas como a informação na internet é muito escassa, e livros...nem um encontrei agora a falar concretamente sobre o assunto...decidi pedir ajuda neste fórum.

resumindo e concluindo: procuro sites, blogs, livros, etc...fontes de informação sobre o tema "green buildings"

obrigado pela atenção.

ghorez.
electric!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Green Buildings

Mensagem por jmap »

seja bem vindo ao fórum. conheço uma pessoa que trabalha nesta área. tem a ver com estruturas nudura. interessado?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

boa noite!

sim, estou muito interessado em saber mais informações acerca disso. já houve um seminário do mesmo género há 1 ano na minha faculdade, que dava exemplos internacionais. eu queria uma abordagem diferente...queria falar de green buildings, mas dando exemplos nacionais.

partindo desta minha ideia, é claro que saber mais sobre estruturas nudura, seria uma grande contribuição para a minha pesquisa.
electric!

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

ghorez Escreveu:boa noite!

sim, estou muito interessado em saber mais informações acerca disso. já houve um seminário do mesmo género há 1 ano na minha faculdade, que dava exemplos internacionais. eu queria uma abordagem diferente...queria falar de green buildings, mas dando exemplos nacionais.

partindo desta minha ideia, é claro que saber mais sobre estruturas nudura, seria uma grande contribuição para a minha pesquisa.
mande-me um pm com o seu email para lhe fornecer documentos...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

desde já obrigado, vou então enviar o e-mail.
electric!

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

bom dia,
não sei bem o que procura, mas penso que já existem alguns exemplos portugueses, possivelmente não com todas as vertentes que se podem aplicar, mas seguramente com algumas.
lembro-me de vários assuntos já abordados em tópicos, mas são mais abundantes em casas (unifamiliares).
telhados verdes:http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... t=telhados
recuperação de águas degradadas : viewtopic.php?f=31&t=7272&start=0&st=0&sk=t&sd=a&hilit=%c3%a1guas+cinzentas
auto-suficiência energética (muito debatida, mas complicada...):http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... riais+casa
materiais de construção e técnicas: viewtopic.php?f=31&t=3463&start=0&st=0&sk=t&sd=a&hilit=materiais+casa+constru%c3%a7%c3%a3o
casas de madeira:http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... %a7%c3%a3o
viewtopic.php?f=31&t=3912&start=0&st=0&sk=t&sd=a&hilit=materiais+casa+constru%c3%a7%c3%a3o

se fizer umas pesquisas, só aqui no fórum encontrará ainda mais...
claro que, em alguns casos se quiser mais dados e fotos, terá de contactar as pessoas, mas acho que, só aqui, encontrará muitos proprietários de casas "verdes" (ou semi-verdes).
se calhar, a parte mais interessante serão alguns exemplos bastante simples, e acessíveis a todos... porque penso que a maioria das pessoas associa ser verde, a grandes engenhocas caras, e isto não tem ser assim.
eu própria estou em fase de projecto da minha casa e pretendo que seja o mais verde possível...
acho uma excelente ideia (a sua), mesmo porque, neste contexto, o que funciona num lado, pode não se o melhor no outro. o clima, e todos os factores ambientais são o mais importante, para se criar um projecto de uma casa verde. muita gente cai em tentação de "importar o modelo da suiça", que certamente não é o melhor para nós... mesmo dentro de portugal há necessidades diferentes.
boa sorte, e se puder ajudar em alguma coisa, é só dizer.

mónica

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

obrigado pela síntese que fez. será uma grande ajuda para a minha pesquisa.

descobri que uma entidade chamada "lidera" é a responsável pela certificação de green buildings em portugal.
e que já temos 5 edifícios certificados como "green buildings".
electric!

Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Mensagem por Nuno Oliveira »

descobri que uma entidade chamada "lidera" é a responsável pela certificação de green buildings em portugal.
o lidera é uma excelente iniciativa nacional (que penso que por enquanto é de carácter inteiramente voluntário) e que está ainda em desenvolvimento, nesse caso por que não ir directamente á fonte de "inspiração" deste sistema- o leed americano?

http://www.usgbc.org/displaypage.aspx?categoryid=19

-------------------------------------------

ajudaria se pudesse especificar o que pretende exactamente- se é um trabalho sobre a generalidade da construção "verde" (o âmbito geral é descomunal) ou sobre algum tipo de tecnologia ou actividade particular.

como diz a mónica construção "verde" é algo extremamente difícil de definir e também algo relativo, exemplos:

-uma casa para uma família de 4 pessoas que obtém electricidade de fontes renováveis (eólico+fotovoltaico p.e.) consumiu já mais energia e gastou mais dinheiro com a produção do equipamento do que uma família de 4 pessoas que gasta energia de modo extremamente eficiente. o rendimento e modo de fabrico actual de muitos equipamentos ainda não compensam totalmente o seu investimento.

-alguns materiais que apresentam grandes vantagens em termos de performance, como caixilharias de alumínio (o material convencional usado em construção que é de longe o que consome mais energia ), são bem menos "verdes" do que uma boa caixilharia dupla de madeira proveniente de uma exploração florestal sustentável e que faz muito bem o seu trabalho.

-uma casa pequena (com uma área suficiente para 4 pessoas) construída com materiais convencionais mas com bom desempenho energético e bons hábitos por parte dos habitantes é provavelmente mais "verde" do que uma casa sobredimensionada para o mesmo número de habitantes com os consumos típicos em portugal mas que tem sistemas de aproveitamento\ geração de recursos. o tamanho conta!

-muita tecnologia, como diz a monica, vem de outros paises e climas- ou seja- uma solução "verde" responde sempre de modo muito específico ao clima e aos materiais disponíveis. não é muito verde, por exemplo, construir uma casa ambientalmente responsável em elvas com madeira importada da finlândia quando se podia realizar em taipa rebocada com um isolamento em cortiça, por exemplo.
as soluções low-tech locais com bom desempenho são quase sempre melhores do que as high-tech importadas e implicam mais trabalho também mas podem compensar no preço.

obviamente que os critérios de "controlo" para a construção sustentável são o conforto e o preço- ninguém espera habitar uma cabana frugal ou um edifício-engenhoca caríssimo. é um equilíbrio difícil de conseguir mas não conheço nenhum caso em portugal que seja ideal embora existam e começem a surgir cada vez mais exemplos com aplicações parciais de alguns princípios muito interessantes.

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

bom dia,
vejo que ainda está à procura de uma "definição" de greenbuilding, o que sem dúvida é muito complicado.
há várias tentativas, deixo-lhe aqui algumas:
http://en.wikipedia.org/wiki/green_building
http://www.sustainablebuild.co.uk/greenbuildings.html
http://greenbuilding.umd.edu/whatis.cfm

um bom resumo seria:
eficiência de uso dos recursos (tanto na construção, como na manutenção, e também na "reutilização ou reciclagem"), o que inclui:
-eficiência energética (antes da produção energética, o mais importante será garantir que o conforto é conseguido com o mínimo possível (daí as áreas pequenas, como falava o nuno oliveira, e também as técnicas e os materiais mais eficientes).... só com baixo consumo podemos aspirar a produzir o suficiente para nós.
- eficiência no uso de água (usar o mínimo possível, reutilizar, recolher água da chuva). isto inclui também o planeamento de um jardim (se existir) adequado ao clima.
- eficiência nos materiais (além do material ser eficiente, na casa, o conceito principal será que um material que polua muito, que gaste muita energia (para ser feito, ou para ser trazido, de muito longe), à partida será uma pior opção que o local; isto claro, tendo sempre em conta que devemos escolher um material que nos garanta baixos consumos de água e energia, no edifício). daqui a ideia que uma boa solução varia muito, de pais para pais, não só pelas necessidades climatéricas, como também pela abundância de determinados materiais.

mais uma vez, boa sorte.

Autor do tópico
ghorez
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ghorez »

olá!

faço um trabalho cuja ideia é transmitir as pessoas que o vão ver, noções básicas do que é "green building", e dar exemplos internacionais e o mais possível nacionais.

naturalmente, o sistema leed será incluido no trabalho, por ser o melhor sistema de pontuação green building. mas também queria dar o exemplo português que na minha pesquisa até agora, revelou ser o "lider a".

nuno oliveira Escreveu:
o lidera é uma excelente iniciativa nacional (que penso que por enquanto é de carácter inteiramente voluntário) e que está ainda em desenvolvimento, nesse caso por que não ir directamente á fonte de "inspiração" deste sistema- o leed americano?

http://www.usgbc.org/displaypage.aspx?categoryid=19

-------------------------------------------

ajudaria se pudesse especificar o que pretende exactamente- se é um trabalho sobre a generalidade da construção "verde" (o âmbito geral é descomunal) ou sobre algum tipo de tecnologia ou actividade particular.

como diz a mónica construção "verde" é algo extremamente difícil de definir e também algo relativo, exemplos:

-uma casa para uma família de 4 pessoas que obtém electricidade de fontes renováveis (eólico+fotovoltaico p.e.) consumiu já mais energia e gastou mais dinheiro com a produção do equipamento do que uma família de 4 pessoas que gasta energia de modo extremamente eficiente. o rendimento e modo de fabrico actual de muitos equipamentos ainda não compensam totalmente o seu investimento.

-alguns materiais que apresentam grandes vantagens em termos de performance, como caixilharias de alumínio (o material convencional usado em construção que é de longe o que consome mais energia ), são bem menos "verdes" do que uma boa caixilharia dupla de madeira proveniente de uma exploração florestal sustentável e que faz muito bem o seu trabalho.

-uma casa pequena (com uma área suficiente para 4 pessoas) construída com materiais convencionais mas com bom desempenho energético e bons hábitos por parte dos habitantes é provavelmente mais "verde" do que uma casa sobredimensionada para o mesmo número de habitantes com os consumos típicos em portugal mas que tem sistemas de aproveitamento\ geração de recursos. o tamanho conta!

-muita tecnologia, como diz a monica, vem de outros paises e climas- ou seja- uma solução "verde" responde sempre de modo muito específico ao clima e aos materiais disponíveis. não é muito verde, por exemplo, construir uma casa ambientalmente responsável em elvas com madeira importada da finlândia quando se podia realizar em taipa rebocada com um isolamento em cortiça, por exemplo.
as soluções low-tech locais com bom desempenho são quase sempre melhores do que as high-tech importadas e implicam mais trabalho também mas podem compensar no preço.

obviamente que os critérios de "controlo" para a construção sustentável são o conforto e o preço- ninguém espera habitar uma cabana frugal ou um edifício-engenhoca caríssimo. é um equilíbrio difícil de conseguir mas não conheço nenhum caso em portugal que seja ideal embora existam e começem a surgir cada vez mais exemplos com aplicações parciais de alguns princípios muito interessantes.
electric!

Responder

Voltar para “Geral”