Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

chamei-lhe "parvoíce" como lhe poderia ter chamado utopia, maluqueira ou coisa do genero mas foi à ideia de acopular o aerogerador ao veiculo de maneira a optimizar o desempenho do mesmo que no limite tenderia ao movimento perpetuo! só isso....
esclarecido? nao sou eu que estou a fazer uma apreciação final (utopia, parvoice, tende para o movimento perpetuo) sem na verdade ter tentado ou feito um minimo esforço experimental para compreender o que estamos por aqui a abordar... penso que estamos conversados, icahro.

Imagem

um bom exemplo, discovery, daquilo que nao devemos fazer . demasiado saloio e disfuncional. que tal um pouco mais de profissionalismo e um banco de multi-turbinas mais pequenas?

sim, sun_rise_pt, tem a ver com vawts e nao só... para quando tiver preparado...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

bluesky Escreveu:
chamei-lhe "parvoíce" como lhe poderia ter chamado utopia, maluqueira ou coisa do genero mas foi à ideia de acopular o aerogerador ao veiculo de maneira a optimizar o desempenho do mesmo que no limite tenderia ao movimento perpetuo! só isso....
esclarecido? nao sou eu que estou a fazer uma apreciação final (utopia, parvoice, tende para o movimento perpetuo) sem na verdade ter tentado ou feito um minimo esforço experimental para compreender o que estamos por aqui a abordar... penso que estamos conversados, icahro.
bem...isto deve haver aqui um problema qualquer de comunicação!

eu não estou a atacar nem a dizer mal de ninguem, nem sequer estou a fazer qualquer apreciação final sobre qualquer coisa! antes pelo contrário! se o meu amigo não o percebeu, creio que isso já é um problema seu....

eu compreendo perfeitamente o que estamos aqui a abordar, ou não reparou que para além do que citou, também disse que a ideia me fascina e como tal já ando a matutar nela há um certo tempo! posso não a ter materializado mas pelo menos tenho tentado passar para o papel algumas ideias! o meu amigo já fez alguma coisa dessas ou por enquanto é só teoria tambem?

eu sei que não é só de aerodinamica que estamos a tratar, mas olhe que é uma boa percentagem....

outra coisa....pode parecer-lhe esquisito mas estamos os dois do mesmo lado da barricada, por isso não percebo esta sua agressividade!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

agressividade minha? nao, estou só a debater ideias que sao contrarias às suas, nada mais. o que quer dizer é que temos os mesmos objectivos - lá isso é bem verdade. comemoremos esse ponto em comum! amigos como sempre. saude!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

este foi o meu primeiro post aqui neste tópico
icarho Escreveu:os meus 2 cents....

o conceito é perfeitamente valido!

pelo que li, há aqui muita confusão e preconceito relativamente a esta aplicação!

uma que me saltou mais à vista foi o facto de insistirem na colocação do aerogerador à frente! quem vos garante que seja o melhor sitio para o fazer? quem disse que o aerogerador tem que estar sempre virado ao vento? basta ser vawt... há aqui muita coisa para ser explorada e muitos conceitos a serem testados!

obviamente que nunca se conseguirá uma relação 1:1 entre energia consumida e a energia produzida! alias quem o conseguir de certeza que ganha o premio nobel.

já agora...está aqui alguem com conhecimentos de aerodinamica?
o meu amigo vê aqui alguma ideia contrária às suas?

se há aqui alguém que pode afirmar que eu tenho ideias contrárias às suas (dele) é o sun_rise_pt, que até agora ainda não replicou
icarho Escreveu:ora aqui temos um bom "adversário" para entabular uma boa discussão!

pelos seus posts percebe-se que o amigo sun_rise não anda a "dormir na forma" nem fala de cor. vê-se que a sua base de conhecimentos lhe permite ser céptico perante casos como este. mas em contrapartida parece-me que isso também o está a limitar um pouco na sua capacidade de aceitar "parvoices" .... digo eu!

devo confessar que esta ...dita "parvoice" até me fascina, talvez por ser um entusiasta da aviação e de tudo o que meta ar pelo meio.

todos nós conhecemos as bolas de golfe! mas talvez nem todos saibam o porque dos "buraquinhos" nem a consequencia desse facto!
outro desafio que deixo aqui é o orientar-se um ovo de maneira a ser mais aerodinamico....qual a parte melhor para orientar ao vento? a mais esferica ou a mais eliptica? e já agora o porquê...

isto pode parecer que não tem nada a ver com o que estamos a discutir mas tem ....e muito!

como pode ver o meu amigo é que se picou com as minhas "parvoices"


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por tvcrabo »

boas malta,

lamento discordar com o bluesky (desculpa j mas tem de ser ).
na minha modesta opiniao o sun_rise tem razão. a minha logica apoia-se nos mesmo pilares que ele apresenta.
não, nunca pude construir um modelo para testar a minha logica, mas basta-me fazer meia duzia de sarrabiscos no papel para rapidamente entender que nao se torna possivel tirar proveito efectivo deste engenho. perdoem-me os que acreditam de olhos fechados nele mas eu nao acredito (e ate acho que tenho esse direito).

um abraço e votos de que surjam ideias que consigamos aproveitar para a nossa causa.

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por ZEV »

icarho Escreveu:acopular o aerogerador ao veiculo

creio q querias dizer "acoplar", porque "acopular" até produz energia mas seria muito difícil encontrar uma maneira de a reaproveitar... se bem q para algumas pessoas até desse uma 'mãozinha'...



quanto à "parvoíce", o icarho estava a referir-se ao projecto de veículo, e não aos comentários do bluesky, q também me parece estar envolvido de tal maneira na discussão anterior q nem reparou naquilo q o icarho disse realmente.






e em relação à discussão em mãos, eu concordo q melhor seria q todos os veículos tivessem um coeficiente aerodinâmico o mais próximo de zero possível, mas tal é ilógico porque, a) nem todos os carros podem ser desportivos de 1 pessoa e sem grandes espaços para ocupante e carga, b) existem veículos, e sempre existirão, que na sua génese têm necessidades enormes de espaço (camiões, etc), e cujo espaço frontal poderia ser aproveitado para um qualquer reaproveitamento de energia, já q ter um cêntimo não mão é melhor q não ter nenhum.

nunca aqui se falou q o carro sonhava em ser autónomo desde a estaca zero, e nem eu estou a dar salvas a este projecto como messiânico. apenas acredito q a) o 'inventor' merece algum crédito por conseguir algo q o 'common joe' dificilmente conseguiria, b) alguma utilidade poderá ser encontrada no reaproveitamento da deslocação de ar criada por um veículo.



indo para a minha área de trabalho, nos aviões, qd existe uma perca total de sistemas eléctricos, mts têm um sistema rat (ram air turbine) para gerar electricidade para os sistemas básicos. ora, a perturbação aerodinâmica existe, e em teoria até vai fazer o avião (lembre-se, em estado de emergência!) voar menos tempo e menor distância - mas os fins justificam os meios.

não entremos em quimeras de auto-propulsão, mas sistemas refinados como o proposto acima poderiam, por exemplo, alimentar os sistemas eléctricos de um veículo, com um custo energético quiça inferior ao da aquisição energética de outras formas.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

eu nunca falei em quimeras da auto-propulsao, só disse que era possivel transformar a energia eolica num extensor da autonomia de um veiculo electrico. donde isto gera imediatamente duas consideraçoes.

a. se morarmos numa zona ventosa vale a pela o sacrificio de alguma aerodinamica pelo ganho energetico via energia eolica.

b. se morarmos numa zona de ventos fracos mais vale ter um coeficiente aerodinamico o mais perto do zero possivel, e nao fazermos qualquer tentativa de cogeraçao por aero-turbinagem.

poderiamos ter um veiculo inteligente que conseguisse distinguir o cenario a do cenario b?

no caso a abriria as aletas e o ar entraria no seu interior e seria turbinado por um aerogerador, no caso b fecharia as aletas e todo o ar seria canalizado pelo exterior da carroçaria aerodinamica do veiculo.

é isto que eu digo. trata-se de uma situaçao complexa.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

zev...mea culpa, mas temos que reconhecer que até era capaz de sair um hibrido engraçado!


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por tavares »

o problema deste forum é que há demasiados teóricos que falam , falam mas não fazem nada porque devem passar os dias só enfiados em teoria , se mexessem no material talvez aprendessem alguma coisa . estou do lado do sun_rise_pt porque pelo menos ele demonstra ter conhecimentos teoricos e praticos , facilmente se vê e sem grandes calculos que este veiculo circula contra o vento tal e qual um pára - quedas , ele circula mas é á custa da energia das baterias , agora com a turbina é claro que não .

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

a questão do carro parado aroveitar o vento, também não será muito viável, pois não...
ao nível do solo, ou poucos metros acima não há ventos mesmo nada interessantes. os que se procuram (laminares) estão sempre muitos metros acima e longe de obstáculos que não é o caso dos locais de estacionamento dos carros e será que alguém possa deixar o carro numa torre ou no cimo de um monte.
---
bem... a produção estacionária certamente não terá sido a ideia do construtor das caldas!
para qualquer das situações, móvel os estacionário, há erros de principiante tão flagrantes, que não podem ser ignorados.

só fiquei surpreendido por se ter dado destaque nacional em órgãos públicos e privados (inclusivé este que deverá ter uma parte na formação), sem o que eu acho seria de interesse global: pedir ao sr. que fizesse um teste perante analistas independentes e credenciados nos assuntos envolvidos, antes de informar publicamente. se chegassem a alguma conclusão positiva, mesmo mínima, então sim!

provávelmente andará por aí gente a dizer que temos um inventor português que converteu um carro comum para ser alimentado com energia eólica que ele mesmo (carro) criava.

sinceramente, acho que os sonhos de progresso são fundamentais aos humanos. errar também! insistir no erro, ou ser conivente, é problemático, pra não dizer mais...

quando alguém comete o erro de levar as coisas longe demais só porque sonha, sem pesar os impedimentos que sempre acontecem; sem se informar de como as coisas funcionam correctamente, e o que precisa para isto, não será motivo de orgulho geral.

(in)felizmente, hoje há muito investigador por aí com acesso a equipamento laboratrial de ponta à procura de energias e eficiências energéticas. as coisas não são mais como antigamente.
um cidadão comum ( sem acesso a isso ) que descubra algo que os outros (investigadores ) passam a vida a tentar, será um milagre quase impossível.

olhemos para lá dos horizontes da cultura nacional. e teorias e opiniões (nacionais e importadas) de facto, há muitas.
sigam o minha sugestão ( não conselho!!!). ponham as mãos à obra... construam um modelo funcional e testem-no.
não é nada difícil.
difícil é falar!


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

sun_rise_pt Escreveu:sigam o minha sugestão ( não conselho!!!). ponham as mãos à obra... construam um modelo funcional e testem-no.
não é nada difícil.
difícil é falar!
a sua posição é muito mais confortável do que a daqueles que acreditam na ideia.....
ninguem faz nada para provar que tem razão pela negativa! ninguem faria um zingarelho para provar que ele não funciona! quem acredita que se chegue à frente...ou estarei a ver mal a coisa?

o sun_rise tem algo em concreto que lhe suporte a opinião ?

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

o modelo apresentado no tópico viewtopic.php?f=27&t=7542&p=65854

é simples de alguém construir com pouco tempo e dinheiro.

um modelo bem demonstrativo da razão.

se alguém conseguir por uma coisa daquelas por seus próprios meios (aqui em questão), sem batota alguma, a viajar num plano horizontal por meios mecânicos de engrenagens, ou eléctricos gerados pelo modelo, a uma velocidade maior que o vento frontal, e na direcção deste, merece um prémio.

eu mesmo proponho um pessoal que interessará certamente: que tal uma ups 220v on-line sinusoidal de 3kva?

se existir algum interessado convicto, que se proponha ao teste, diga!

para mim nada pretendo em troca , que seja mais que uma atitude pensada e sensata de quem tem uma certa obrigação
de não divulgar para os fins didáticos positivos do fórum, com tanto ênfase, os erros de outros e também os pessoais, alguns bem crassos, sem ofensa...

ah... será desta a nossa independência energética, ou são apenas intenções crédulas sem base que as fundamente?
vamos em frente!!!


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

bem... então eu pergunto-lhe se tem algo seu e você vai buscar coisas feitas por outros! tá mal....

ainda por cima vai buscar um exemplo que contradiz aquilo que defende!
sun_rise_pt Escreveu:se alguém conseguir por uma coisa daquelas por seus próprios meios (aqui em questão), sem batota alguma, a viajar num plano horizontal por meios mecânicos de engrenagens, ou eléctricos gerados pelo modelo, a uma velocidade maior que o vento frontal, e na direcção deste, merece um prémio.
então o que é que aqueles zingarelhos estão a fazer? não estão a deslocar-se a uma velocidade maior que a do vento frontal?
não está a confundir a v em relação ao solo e a v em relação ao ar? parece-me que sim. basta fazer contas...o vento gerado pela ventoinha é de v1 e o zingarelho desloca-se a v2 (em relação ao chão) e em sentido contrário. logo a sua vr em relação ao ar é de v1+v2 pois vr>v1 para v2 diferente de 0 !

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

mais um crédulo? eu não acredito no número!

qual a velocidade do vento em m/s e a velocidade da máquina em m/s? nem vendo, hein?

se o vento for de 1 m/s para a frente, e a máquina andar 0.5m/s em sentido inverso, a dita estará a uma velocidade relativa de -0.5m/s (para trás). não acredita?

transferindo a coisa para o carro das caldas, só saveria ganho se a máquina se deslocasse em direcção ao ventilador que cria o vento para criar o movimento na turbina a uma velocidade contrária maior que a do vento. isto é impossível.

se não acredita eu espero bem que não seja técnico da nossa indústria elécrica ou mecânica!!! mais uma vez sem ofensa!
___

valerá pena fazer uma coisa como prova que não funciona? seria uma idiotice de todo o tamanho!.

as coisas fazem-se para provar sériamente que funcionam. não o contrário!!


fazer algo que não funcione e muito fácil. mas inútil.

fazer algo provadamente útil é no mínimo uma enorme satisfação pessoal, se não mesmo, glorificante!

pelo que leio, ainda que eu a construísse sempre existiria alguém aqui a dizer que faltaria uma engrenagem desmultiplicadora (ou o inverso), ou anteparas concentradoras de fluxo, ou sei lá mais o quê...

mas, será uma questão de alguém custear a coisa, que ela será feita rigorosamente com todas as especificações que o interessado desejar! uma coisa assim (funcional) será de patentear, pois resolverá uma boa parte do problema energético da humanidade, certamente o problema económico do inventor, e será um orgulho nacional!!!

é espantoso como o modelo que alguém indicou antes, cujo vídeo é eclarecedor na comprovação do que afirmo, continua a ser alvo de certezas absolutas de eficiência!!!

então, nem oferecendo sériamente um prémio à troca de um projecto a trabalhar copiado do tal vídeo?

certamente compensará o tempo e o dinheiro dispendidos num projecto super-simples, e elucidará toda a gente aqui com provas da eficiência tão apregoada.

será que não aprarecerão voluntários construtores?? apenas opiniões ??? bla, bla, bla sem nada provar? ora...
Última edição por Sun_rise_pt em terça out 14, 2008 7:29 pm, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

se alguém conseguir por uma coisa daquelas por seus próprios meios (aqui em questão), sem batota alguma, a viajar num plano horizontal por meios mecânicos de engrenagens, ou eléctricos gerados pelo modelo, a uma velocidade maior que o vento frontal, e na direcção deste, merece um prémio.
uma questão, porque tem de ser "com uma velocidade maior que o vento frontal"??? de resto claro que é na direcção deste... na verdade basta que a velocidade seja diferente de zero para provar que o conceito gera uma energia extra necessaria para fazer a pretendida extensão de autonomia no veiculo electrico. qed
ah... será desta a nossa independência energética, ou são apenas intenções crédulas sem base que as fundamente?
vamos em frente!!!
o mito da autonomia já foi descartado, porque insistes? afinal é um desafio que lanças ou pretendes antes a descredibilizaçao antes de tempo para te sentires bem contigo???

proponho: a criação de uma equipa para fazer este prototipo, podem contar comigo para provar que o conceito é valido. quem mais quer trabalhar comigo??
Última edição por Bluesky em terça out 14, 2008 7:19 pm, editado 1 vez no total.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

e eu sinceramente também espero que não o seja.... sem ofensa!

isto aqui não é uma questão de acreditar ou não, será antes uma questão de quem sabe fazer umas contas muito simples!

você insiste em misturar alhos com bugalhos! a velocidade em relação ao vento não tem nada a ver com a velocidade em relação ao chão!

eu no meu post anterior demonstrei-lhe por a+b onde estava errado mas pelos vistos não percebeu!

pegando nos seus dados, se o vento for de 1m/s para a frente, e a máquina andar 0.5m/s em sentido inverso, a dita estará a uma velocidade absoluta de +0.5m/s (para a frente) em relação ao chão e uma velocidade relativa ao vento de 1,5m/s. não acredita?

não aprendeu a somar vectores na escola?

se quiser fazer um teste é fácil! arranje um anemometro, e veja a velocidade do vento! desloque-se contra ele e veja o que acontece com a velocidade indicada pelo mesmo! é capaz de ter uma surpresa!

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Bluesky »

meu deus, absolutistas. claro que depende dos referenciais que escolher. entao está a dizer que basta o veiculo deslocar-se para a frente contra o vento para superar a prova, certo? é precisamente isto que eu estou a afirmar como possivel. desafio aceite.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por visitante »

vivam ...
bluesky Escreveu:meu deus, absolutistas. claro que depende dos referenciais que escolher. entao está a dizer que basta o veiculo deslocar-se para a frente contra o vento para superar a prova, certo? é precisamente isto que eu estou a afirmar como possivel. desafio aceite.
xeque-mate...

abraços
[***************]


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por icarho »

bluesky Escreveu:meu deus, absolutistas. claro que depende dos referenciais que escolher. entao está a dizer que basta o veiculo deslocar-se para a frente contra o vento para superar a prova, certo? é precisamente isto que eu estou a afirmar como possivel. desafio aceite.
grande confusão blue....

este seu post parece-me ser endereçado a mim! só que o meu anterior não tem nada a ver com o seu mas sim com o do sun_rise!

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Caldense cria carro a energia eólica e energia solar

Mensagem por Sun_rise_pt »

(auto + nomia), caro moderador, é exacatamente a questão, porque a razão das turbinas é criar energia que permita superar a resistência ao avanço. verdade ou não?

nada de absolutismos ou fundamentalismos!
há os testes ao alcance de praticidade, de simples intuição, e de conclusões sólidamente fundamentadas até para um aluno iniciado no ensino secundário!

mais um exemplo quase infantil e super barato para quem tenha 2 ventiladores iguais en casa ( por exemplo os de usados em fontes de pc's ) e um medidor de rpm (por exemplo dos usados nas bicicletas):

- um ventilador ligado à rede produzindo vento.
- outro ventilador igual de frente ao primeiro a receber o vento produzido pelo anterior.

(se estiver alguém da área de electrónica a ler isto pode comparar o caso ao "matching" ideal de impedâncias que se consegue quando o emmissor e o receptor possuem características semelhantes, o que melhora a trãsmissão de energia)

- vamos medir as rpm do ventilador emissor de vento.
- vamos medir também as rpm no segundo.

não preciso fazer o teste para saber que não serão iguais! porquê?

se exigirmos um trabalho extra ao "ventilador" receptor ( por exemplo ligando-o mecânicamente a um gerador) a coisa será mais desigual ou ficará na mesma?

_________________

bom... vamos à prova dos 9's final, pessoal!!!

pondo ambos os ventiladores em plataformas móveis vamos medir com uma balança (ou mesmo de preferência, duas) o esforço que cada um dos ventiladores faz.

porque não são iguais os danados?

há qualquer coisa que se está a escapar, não é? mesmo que enclausuremos o conjunto num tubo pra perfeccionar a transferência do fluído (vento), a coisa energia recebida pouco melhora!

bem... como a ordem dos factores é arbitrária (sobejamente utilizada por técnicos das indústrias automóveis e aeronauticas nos túneis de vento), é só transferir a coisa para o inverso. a potência mecânica do vento do vento supera a potência mecânica gerada. se convertermos esta última em eléctrica, pior...

uma vez que o sr, está a (tentar) fazer uma coisa séria que precisa de vento, e presumindo (pelo que se pode deduzir nos segundos iniciais de apreciação das imagens das máquinas e dos objectivos buscados) que não está muito a corrente das coisas afins do projecto, deveria ter procurado testar um modelo para ter um ponto firme inicial.
---


se não for assim como digo mas como o pessoal apregoa ser, então por favor vamos por geradores eólicos nos aviões da tap que ao conseguirem tão fácilmente energia permitirão que a companhia tenha uma boa ajuda nos gastos de combustível (ou mesmo a autonomia energética, ou não está a ser apregoado aqui que se ganha mais do que perde?).

se não tivermos saldo positivo, vamos p'rá falência!!!

bahhhhhhhhh... vale a pena insistir??? penso que não adianta!!!

esgotei o meu latim!

não tomando como exemplo a profecia (retatadora nas entre-linhas, e actual) do velho do restelo , vou escolher como guru, a figura de sto. antónio, e pregar aos peixes, pelas mesmas razões que ele o fez!


Responder

Voltar para “Projectos V.E.”