Combustível sintético...

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Duxk
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 115
Registado: sexta nov 21, 2008 5:51 pm
Localização: Alentejo

Combustível sintético...

Mensagem por Duxk »

no fórum económico mundial, a decorrer na próxima semana em davos, na suiça, a audi vai apresentar o gtl (gás-to-liquid), um combustível sintético, obtido a partir de gás natural através de uma reacção química, isento de enxofre e que pode ser utilizado em todos os veículos equipados com motores tdi, sem que seja necessário qualquer alteração. segundo o construtor, este combustível não só reduz as emissões de co2 até 13% mas também os consumos até 10%.

este será o combustível utilizado por uma frota de 81 audi a8 que irão transportar os convidados para o evento suíço e que estarão equipados com a motorização 3.0 tdi, que de acordo com o construtor consomem 8.5l/100km, debitando os «habituais» 233 cavalos de potência.

o novo combustível está ainda em fase de testes, mas já revelou resultados promissores, ao vencer as 24 horas de le mans em 2006 e 2007 com o audi r10, que como se sabe está equipado com um motor tdi e que foi alimentado com uma mistura essencialmente composta por gtl. uma vez que o combustível foi co-desenvolvido com a shell, poderá ser no futuro proposto nas estações de serviço da marca petrolífera. deve ser baratinho ...e ve`s nada, temos que esperar mais dez anos segundo a marca audi!!!
Duxk___«d(-.-)b»

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Combustível sintético...

Mensagem por Luciano Kaefer »

enquanto isso, as formiguinhas vão, aqui no forum, tratando de criar conhecimento que nos liberem da dependência das petroleiras.
daqui à 10 anos, talvez eles não tenham o que fazer com o petróleo, ou no mínimo que tenham uma oferta tão grande, que seu preço caia à preços ínfimos, tamanha a oferta de outros tipos de energias não-dependentes que estarão disponíveis.

será o david contra golias.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Combustível sintético...

Mensagem por Fendel »

essa tecnologia gtl foi abandonada após a segunda guerra... pois era muito cara e dispendiosa.
agora tem poeta querendo utilizar 120 vagões de celulose... prá fazer um vagão de btl...

nada como a natureza, que faz óleo vegetal de graça...
energias descentralizadas e definitivas.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Combustível sintético...

Mensagem por itisix »

essa do gtl tem piada...
não temos petroleo, mas temos gás natural??? vai dar ao mesmo, mas mais caro.
em alguns canais de tv ingleses que tenho, a shell tem um anuncio a isso que passa dezenas de vezes ao dia.

Responder

Voltar para “Geral”