boas bluesky
já à bastante tempo que tenho como objectivo vir a converter uma mota ou adquirir uma. no entanto, ainda não reuni as condições necessárias para o efeito.
assim sendo, felicito-te pelo teu projecto e desejo-te toda a sorte.
tenho algumas ideias que possivelmente podes aproveitar para o teu projecto mas antes de mais gostaria de saber qual a utilização que vais dar à tua futura moto: todo-o-terreno ou para o dia-a-dia (ou os dois )
1-para o dia-a-dia, uma ideia interessante é aproveitar o espaço do reservatório para fazer uma espécie de “top case” ou “met-in” à semelhança da aprilia mana.
http://thekneeslider.com/archives/2007/ ... ntroduced/
2-outro elemento que considero positivo é colocar a transmissão a ser feita por correia (se a utilização a dar à moto for em alcatrão) pois é mais silenciosa e com muito menor manutenção.
3-uma possibilidade igualmente interessante (desnecessária se o motor ficar colocado no braço oscilante) é o de tentar de alguma forma colocar o eixo do “pinhão-de-ataque” alinhado com o eixo de ancoragem do braço oscilante ao quadro (por exemplo, através de um sistema de dupla transmissão). desta forma, a tensão da corrente/correia é sempre mantida constante o que trás vários benefícios. é uma situação comparável àquela que a bmw desenvolveu para a nova x 450 g
http://www.motorcycle-usa.com/73/765/mo ... eview.aspx
4-acho muito interessante a abordagem do “el moto” para a colocação dos vários elementos (também considero seguir muitos passos do mesmo “manual”). no entanto, tenho reservas quanto à colocação do motor no braço oscilante.
vantagens: - colocação favorece o arrefecimento do motor
- o que referi no ponto 3 é inerente a este conceito
desvantagens: - aumento do peso não suspenso
-maior exposição em caso de queda
fico bastante indeciso. caso conseguisse descobrir uma localização alternativa para o motor que promovesse um bom arrefecimento do mesmo, roubando o mínimo espaço possível às baterias e mais protegido, optaria por essa solução. caso contrário, seguia mesmo com o projecto “el moto” com o motor montado no braço oscilante.
5-quanto aos motores, a minha preferência vai para o motor ac da electric motorsport.
vantagens: - vendem motor e controladores em kit
- motor e kit baratos para um kit ac
- bastante potente
- empresa tem um bom historial de assistência pós venda
- experiencia como fabricantes de motos eléctricas
desvantagens: - valor de aquisição mais elevado face a um motor dc
- ainda não consegui decifrar qual a marca do motor e respectivo historial do mesmo.
caso esta hipótese não se mostre atractiva, existem vários motores dc com provas dadas que se podem aplicar.
e por agora são estes os elementos que me ocorrem.
mais ideias que surjam para a conversão, cá estarei para as dar.
aproveita os pontos que achares interessantes.
boa sorte e boas curvas
crazy nuts
p.s.- peço desculpa a todos pelo alongar do texto