Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por jmal »

ventoinhas Escreveu:a energia tem de vir de algum lado, nesse caso vem da bateria da viatura, que é carregada pelo alternador do carro, que por sua vez é rodado pela força do motor que é alimentado a gasolina ou gasóleo ou a biocombustíveis.

pois quando ha carga na bateria e que o motor esta parado nao se pode gastar indeterminadamente energia

com o motor a trabalhar podesse gastar indeterminadamente

o alternador esta sempre em rotaçao esforçara significativamente mais ao carregar uma bateria que foi previamente descarregada a 50%?

vamos la ver se nao comparamos o inconparavel . imaginemos que temos um piso perfeitamente liso ao empurrarmos um veiculo de 500kg ou um de 1000kg a diferenca esta ao arrancar, uma vez em andamento, mesmo 3000kg se deslocam practicamente com o mesmo esforço dos 500.
ja ao arrancar o mesmo nao se paça para principiar o arranque dos 3000é dificil .

sou de acordo que um carro carregado consome mais que vazio, isto porque nas subidas o gasto em combustivel é enorme nao consigo é imaginar por exemplo o metro carregado de gente ou vazio e uma vez sempre em andamento se a diferença entre os dois sera assim tao significa

jmal obrigado pela observaçao esforçarei-me por aprender até a-os ultimos dias

ventoinhas não compliques o óbvio, se a bateria estiver descarregada o alternador vai carrega-la com a força motriz que o motor do carro lhe dá, se a bateria estiver carregada o alternador está a rodar mas não está a fazer qualquer esforço ao motor do carro. podes fazer um simples teste no teu carro, metes-o a trabalhar ao relanti e esperas 5 minutos, depois ligas os máximos e vais reparar que o motor a gasolina ou gasóleo entrou em esforço, essa força está a ser dada ao alternador para que possa alimentar os faróis. se desligares os máximos vais notar que o motor ficou mais livre.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por rocker_pt »

para reduzir o consumo (€) de electricidade eu faço o seguinte:
- tenho tarifa bi-horária e 3.45kva
com o uso de programadores horários nas tomadas (3€) controlo o seguinte:
- o cilindro trabalha entre as 24h00 e as 3h00 (todos os dias)
- a máq ll trabalha entre as 3h00 e as 5h00 (quando necessário)
- a maq lr trabalha entre as 5h00 e as 7h00 (quando necessário) - quando a maria acorda, põe logo a roupa a secar
- eu faço o bolo no domingo de manha (horas vazio) depois da missa. e aproveito o calor do forno para a maria fazer de seguida o assado de domingo.

só não faço o mesmo ao combinado pois tenho receio de o colocar a trabalhar muitas horas seguidas após o período de horas vazio.

com isto sem grande transtorno tenho os equipamentos de grande consumo a trabalharem automáticamente no horário mais favorável...enquanto que eu estou confortavelmente a dormir.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

sob o ponto de vista económico, muito bem rocker_pt!

mas tirando o aproveitamento do calor do forno ao domingo, não há redução de consumo de energia que é o que trata este tópico, apenas do valor da factura.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

exacto. ventoinhas, se experimentares com o desembaciador do vidro traseiro em vez das luzes talvez se note melhor.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

caros companheiros de caminho, na sequência do que me comprometi, aqui está o resultado do meu esforço de redução de consumo de energia eléctrica.
consegui no ano de 2008 (contado de 1dez07 a 1dez08) reduzir, em relação ao ano de máximo consumo (2005), uma redução de 29,28% o que considero notável e, ainda pode ser melhorado. é verdade que também pode piorar, basta um inverno rigoroso e lá disparará o consumo. como digo ainda continúa a haver margem de redução e é aí que continúo a trabalhar.
o gráfico dos consumos anuais e sua redução em %:

(desculpem-me pelo tamanho das imagens mas não estou a conseguir melhor)

Imagem

verifica-se que foi atingido um consumo anual em linha com o que se verificou nos anos anteriores a 2005, e que se situa na casa dos 6000 kwh/ano.

atendendo a que a central fotovoltaica irá produzir (resultado da simulação) acima dos 5000 kwh/ano não andarei muito longe de conseguir a auto-suficiência em quantidade, claro. a produção estará desfasada no tempo pois não haverá produção sem sol. mas como será bom quando mais e mais companheiros conseguirem resultados idênticos!

o do consumo mensal:

Imagem

a diferença de consumo entre quase todos os meses do ano, e os dois mais frios dezembro e janeiro, é muito significativa. 29 e 24 kwh/dia para 14 kwh/dia. cerca do dobro. as causas próximas serão, pelo menos parcialmente, controláveis pelo que a tarefa não está terminada.
a secagem de roupa nos períodos chuvosos é desastrosa (4kwh por carga) por muito energívora. estou a tratar do assunto. nas longas horas com necessidade de iluminação pouco mais haverá a fazer pois quase todas as lâmpadas são de baixo consumo mas, em alguns locais vão surgir portas e paredes envidraçadas. e entretanto esperemos pelo desenvolvimento da tecnologia dos led. o aquecimento que em algumas situações ainda é com aquecedor a óleo também pode ser mudado, e, a área de vidro aumentada para produzir mais ar quente por aquecimento solar.
resumindo ainda há bastante caminho para andar. há sempre mais caminho para andar...
por isso contem comigo por aqui!

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por Filho da Natureza »

se ao abrir as torneiras para lavar loiça e lavar dentes,apenas usarmos água fria, também deve ajudar para não obrigar a resistência a aquecer a água.logo, poupamos energia.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

filho da natureza,
tens acompanhado o fórum? é que neste caso o consumo de água quente, ou fria, é, normalmente indiferente, o aqs é solar e constitui um dos maiores contributos para a redução conseguida.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

apesar do tempo frio, está-se a aguentar bem.
dezembro.jpg
dezembro.jpg (69.49 KiB) Visto 12241 vezes

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

boa orbis. estamos com consumos anuais semelhantes.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por ajosemor »

as condições meteorológicas do corrente ano, conjugadas com o esforço de aumento da eficiência energética, levam-me a fazer um ponto de situação abrangendo os meses de dez 2008 e jan 2009.

como referi, há ainda bastante para fazer no melhoramento da eficiência energética em minha casa. baseando-se uma boa parte do aumento de eficiência conseguido até agora, no aproveitamento solar, é interessante verificar como decorreu este período caracterizado por muitos dias sem sol embora muitas vezes também sem chuva.
-o painel solar de aqs necessitou como em nenhum outro ano de apoio eléctrico.
o seu comando, podendo ser feito por relógio programável ou manualmente tem estado normalmente em manual por uma questão de aprendizagem das suas necessidades.
como já previa, num ano como o actual não só não é prático como dá origem a desperdícios por esquecimento dele na posição de ligado, o que em janeiro aconteceu várias vezes.
vai ser equipado com um sistema automático baseado no diferencial de temperaturas.

como efeito indirecto, o consumo de energia por falta de água quente para alimentar as máquinas de lavar, também aumentou.

diminuiu o consumo relativo á iluminação por substituição de um foco de halogéneo de 300 w por um com lâmpadas economizadoras.

não houve até agora ligação da máquina de maior consumo que é a de secagem de roupa o que também contribuiu no sentido da redução de consumo.

este enquadramento genérico resultou no consumo de energia eléctrica demonstrado nos gráficos seguintes dos quais se verifica:


Imagem

apesar das condições referidas, no mês de dezembro de 2008 o consumo foi inferior ao do mês homologo do ano anterior. já no de janeiro de 2009 o consumo referente ao mês homologo do ano anterior aumentou.



Imagem

o balanço entre o consumo em kwh no somatório dos dois meses teve mesmo assim um valor positivo para a melhoria da eficiência energética. vamos a ver como será o mês de fevereiro.
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

ora bem eu ainda posso reduzir mais o meu consumo de electricidade, mas não se vai notar muito, porque apenas posso mexer na iluminação, mudando de halogéneo para led, mas o como led ainda é muito caro, compro um de vez em quando.
aqui no trabalho não posso fazer upload do gráfico, mas deixo os meus valores
ano 2008

electricidade


vazio / cheio /total
/ 481
/ 393
passou para bi-horario
162 / 173/ 335
91 / 111/ 202
89 / 108/ 197
82 / 93/ 175
72 / 96/ 168
80 / 75/ 156
90 / 96/ 186
104 / 136/ 240
161 254/ 415
286 / 359/ 645

1217 / 1501/ 3593 kw/h

água
m3
7
7
6
7
6
7
3
8
6
7
5
5
total 74 m3 ano


gás
data nº garrafas 35kg
jan-08
fev-08
mar-08
abr-08 1
mai-08
jun-08
jul-08 1
ago-08
set-08 1
out-08
nov-08
dez-08
total 3


totais

electricidade 820,62 €

água 120,48 €

gás 182,00 €

total 1.123,10 €


para conseguir isto, tenho electrodomésticos todos classe a, aquecimento ac tenho 1 inverter e restantes classe a, não houve €€€´s para mais.
no wc está lá um balde e um tubo onde colocamos toda a água enquanto se está à espera da água quente para o banho, parece que não mas de 2 em 2 meses é manos 1m3 de água, a natureza agradece.
um dos sítios onde poderia poupar água e gás seria na aquisição de um painel solar com bomba de circulação. acredito que conseguiria baixar o consumo de água.
o canalizador foi muito simpático em dar a volta à casa toda com tubos da água quente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

iluminação a homogéneo? as coisas que se aprendem aqui.

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

uuppppsssss....

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

não sei porquê mas não consigo editar para corrigir
se algum moderador que tenha acesso o puder fazer, agradeço

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

filipeoliv Escreveu:não sei porquê mas não consigo editar para corrigir
se algum moderador que tenha acesso o puder fazer, agradeço
feito!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por filipeoliv »

serges Escreveu:
filipeoliv Escreveu:não sei porquê mas não consigo editar para corrigir
se algum moderador que tenha acesso o puder fazer, agradeço
feito!

obrigado


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por miguelanjosousa »

uma humilde dica!

na garegem de quelquer um de nós pode existir a primeira autonomia de electricidade, vejam:

tinha uma beteria do carro fraca. comprei outra para a substituição.

a que ia mandar fora, liguei a um painel fotovoltaico de 25w e carreguei.

com a carga armazenada, liguei 3 pontos de luz, de 8w num circuito de 12v e tenho luz a noite toda nesses tres pontos de luz. agora comprei outro painel de 25w, um motor de corrente de 12v para o motor dos braços do portão do carro e .... estou a poupar energia.

acho que tudo é possivel, já vou fazer o mesmo a 3 visinhos. resulta!!!

vejam, comprei um termossifão de 200l por 1435,00, com iva 12%, certificado, fiz eu a montagem e está a trabalhar 5*e comprei ao meu irmão um termossifão de 300l a 1925 com iva 12% e também certificado, por isso acho que temos é de procurar bem, pois valores malucos de montagens a 500,00 .... vai lá vai.

miguel

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por orbis »

também estou a fazer isso com a bateria velha do fiesta. mas como o painel é só de 5w vou carrregando o telemóvel, a aparafusadora e pouco mais.


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por miguelanjosousa »

é o conceito que está aqui em causa. o poupar!!!

esta bateria é de 75amperes e o painel é de 25w com as igações a passarem por um regulador.

tudo custou .... €400,00? será que vou pagar isto em.....2 anos? não sei mas claro fiz e sei que ali na garagem não consumo energia da rede.

miguel

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Como eu estou a reduzir o consumo de electricidade

Mensagem por serges »

miguelanjosousa Escreveu:é o conceito que está aqui em causa. o poupar!!!

esta bateria é de 75amperes e o painel é de 25w com as igações a passarem por um regulador.

tudo custou .... €400,00? será que vou pagar isto em.....2 anos? não sei mas claro fiz e sei que ali na garagem não consumo energia da rede.

miguel

os meus parabéns uma boa forma de poupar e reutilizar o que se considerava morto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”