FrancisKo a toze_feup
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Re: FrancisKo a toze_feup
tantos registos em simultâneo
o tipo n se cansa mesmo...
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Re: FrancisKo a toze_feup
bom dia.
quem tem conhecimento da bomba de calor octopus.
existe em portugal um distribuidor dessas bombas.
boa disposição atodos
francisko
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existe em portugal um distribuidor dessas bombas.
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O sistema ideal
boas
com toda a certeza o sistema de climatização ideal é composto pelo seguinte:
1º-bom projecto de arquitectura, e respectivas especialidades. e isto significa.
*vãos bem dimensionados
*boas protecções solares dos mesmos (palas, estores, portadas, qualquer sistema é bom desde que bem aplicado)
*se possível ensombramento natural dos vãos maiores
*boa ventilação (de preferência natural)
*bom isolamento térmico (o sistema tipo cappotto é, quanto a mim, o que melhores garantias dá pois elimina facilmente as pontes térmicas)
*boa caixilharia (atenção ao pvc já é mais barato e apresenta melhores resultados que um alumínio de média gama)
*bons vidros
se não estiverem reunidas estas condições (ou pelo menos a maioria) qualquer sistema de climatização terá um custo elevado.
2º o sistema de climatização propriamente dito
*uma bomba de calor inverter, eu tenho uma "bi-split" da airmat
*um cilindro de águas quentes com dupla serpentina, sendo que uma faz aqs com recurso á bomba de calor e a outra com recurso a painéis solares (como complemento á bomba de calor ou nos dias de verão em que a bomba de calor está a fazer frio)
*pavimento radiante a água, eu tenho da uponor mas existem outras marcas, para aquecimento
*tecto radiante a água, aqui só conheço o da uponor e ainda não tenho aplicado. pode se substituído por ventilo-
convectores
3º o sistema de aquecimento deverá funcionar constantemente, ou seja, durante todo o dia e durante todo o inverno. não se esqueçam que na maioria dos sistemas de aquecimento o periúdo de maior gasto é o arranque.
nunca precisarão de uma temperatura de água superior a 40/45º (experimentem meter a mão em água a 35º e depois imaginem tomar banho a essa temperatura)
o pavimento radiante funciona com a água a baixa temperatura 30/35 ou no máximo a 40º, enquanto que os radiadores convencionais funcionam com a água a 70º, e são eficientes porque o calor sobe e aquece o volume do compartimento por igual, e de certa forma por insistência, ou seja, uma temperatura baixa durante muito tempo.
pode-se ter um contador bi-horário e programar espaços temporais em que o sistema se encontra em manutenção apenas (17ou18º), por exemplo durante o dia enquanto estamos fora de casa, logo o maior gasto será durante a noite que é quando está mais frio em especial durante a madrugada. programem o sistema para começar a aquecer, um pouco mais (20 ou 21º de temperatura ambiente dependendo de cada um), 1hora antes de chegar a casa.
o sistema de arrefecimento é um extra, poderá-se considerar um luxo até. se, no verão, ao saírem de casa deixarem as janelas oscilo-batentes, das fachadas norte e nascente abertas, isso irá provocar uma deslocação de massas de ar que provocará uma corrente de ar mais fresca do que existe dentro de casa. as janelas a sul e poente devem ter os estores ou outros fechados.
penso não ter cometido nenhuma imprecisão ou mentira, mas estarão sempre à vontade para comentar e/ou corrigir.
cumprimentos
com toda a certeza o sistema de climatização ideal é composto pelo seguinte:
1º-bom projecto de arquitectura, e respectivas especialidades. e isto significa.
*vãos bem dimensionados
*boas protecções solares dos mesmos (palas, estores, portadas, qualquer sistema é bom desde que bem aplicado)
*se possível ensombramento natural dos vãos maiores
*boa ventilação (de preferência natural)
*bom isolamento térmico (o sistema tipo cappotto é, quanto a mim, o que melhores garantias dá pois elimina facilmente as pontes térmicas)
*boa caixilharia (atenção ao pvc já é mais barato e apresenta melhores resultados que um alumínio de média gama)
*bons vidros
se não estiverem reunidas estas condições (ou pelo menos a maioria) qualquer sistema de climatização terá um custo elevado.
2º o sistema de climatização propriamente dito
*uma bomba de calor inverter, eu tenho uma "bi-split" da airmat
*um cilindro de águas quentes com dupla serpentina, sendo que uma faz aqs com recurso á bomba de calor e a outra com recurso a painéis solares (como complemento á bomba de calor ou nos dias de verão em que a bomba de calor está a fazer frio)
*pavimento radiante a água, eu tenho da uponor mas existem outras marcas, para aquecimento
*tecto radiante a água, aqui só conheço o da uponor e ainda não tenho aplicado. pode se substituído por ventilo-
convectores
3º o sistema de aquecimento deverá funcionar constantemente, ou seja, durante todo o dia e durante todo o inverno. não se esqueçam que na maioria dos sistemas de aquecimento o periúdo de maior gasto é o arranque.
nunca precisarão de uma temperatura de água superior a 40/45º (experimentem meter a mão em água a 35º e depois imaginem tomar banho a essa temperatura)
o pavimento radiante funciona com a água a baixa temperatura 30/35 ou no máximo a 40º, enquanto que os radiadores convencionais funcionam com a água a 70º, e são eficientes porque o calor sobe e aquece o volume do compartimento por igual, e de certa forma por insistência, ou seja, uma temperatura baixa durante muito tempo.
pode-se ter um contador bi-horário e programar espaços temporais em que o sistema se encontra em manutenção apenas (17ou18º), por exemplo durante o dia enquanto estamos fora de casa, logo o maior gasto será durante a noite que é quando está mais frio em especial durante a madrugada. programem o sistema para começar a aquecer, um pouco mais (20 ou 21º de temperatura ambiente dependendo de cada um), 1hora antes de chegar a casa.
o sistema de arrefecimento é um extra, poderá-se considerar um luxo até. se, no verão, ao saírem de casa deixarem as janelas oscilo-batentes, das fachadas norte e nascente abertas, isso irá provocar uma deslocação de massas de ar que provocará uma corrente de ar mais fresca do que existe dentro de casa. as janelas a sul e poente devem ter os estores ou outros fechados.
penso não ter cometido nenhuma imprecisão ou mentira, mas estarão sempre à vontade para comentar e/ou corrigir.
cumprimentos
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Re: O sistema ideal
concordo plenamente contigo, inclusivamente vou implementar a maioria dos pontos por ti referidos.arq_ja Escreveu:*um cilindro de águas quentes com dupla serpentina, sendo que uma faz aqs com recurso á bomba de calor e a outra com recurso a painéis solares
mas agora puseste-me a pensar na questão da resistência vs bomba de calor no backup do termoacumulador...
bastaria uma bomba de calor do mais básico que há, para fazer quente, mas mesmo assim o custo de aquisição seria várias vezes superior ao da tradicional resistência... será que compensaria ao longo do tempo?
alguém mais opina? vá lá, somos experts nisso...
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
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Re: O sistema ideal
de facto o banho toma-se bem a essa temperatura.arq_ja Escreveu:nunca precisarão de uma temperatura de água superior a 40/45º (experimentem meter a mão em água a 35º e depois imaginem tomar banho a essa temperatura)
no entanto, aconselham as boas práticas que a água no depósito deve ser aquecida e mantida a 60 ºc e só depois misturada com água fria para temperar (logo à saída do depósito).
o problema, claro está, é a possibilidade de desenvolvimento da legionella. apesar de ser uma bactéria mais ou menos comum na natureza, a sua aspiração nos aerossois do duche (ou em sistemas de ar condicionado) pode ser fatal. o perigo reside essencialmente quando os volumes de água armazenados são muito altos e especialmente quando não há uma eficiente renovação da água no depósito (após um período de férias, por exemplo). o aquecimento da água a 60 ºc está acima do seu limite de sobrevivência, pelo que nos dá a necessária garantia.
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Re: O sistema ideal
pelo que li esta só se desenvolve a temperaturas de 42-45 ºc.cblfreitas Escreveu:de facto o banho toma-se bem a essa temperatura.arq_ja Escreveu:nunca precisarão de uma temperatura de água superior a 40/45º (experimentem meter a mão em água a 35º e depois imaginem tomar banho a essa temperatura)
no entanto, aconselham as boas práticas que a água no depósito deve ser aquecida e mantida a 60 ºc e só depois misturada com água fria para temperar (logo à saída do depósito).
o problema, claro está, é a possibilidade de desenvolvimento da legionella. apesar de ser uma bactéria mais ou menos comum na natureza, a sua aspiração nos aerossois do duche (ou em sistemas de ar condicionado) pode ser fatal. o perigo reside essencialmente quando os volumes de água armazenados são muito altos e especialmente quando não há uma eficiente renovação da água no depósito (após um período de férias, por exemplo). o aquecimento da água a 60 ºc está acima do seu limite de sobrevivência, pelo que nos dá a necessária garantia.
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Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: FrancisKo a toze_feup
isto realmente le-se mt coisa... eu tinha lido que manter a 50 ja é seguro...
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
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Re: O sistema ideal
"mas agora puseste-me a pensar na questão da resistência vs bomba de calor no backup do termoacumulador...
bastaria uma bomba de calor do mais básico que há, para fazer quente, mas mesmo assim o custo de aquisição seria várias vezes superior ao da tradicional resistência... será que compensaria ao longo do tempo?"
estás a referir-te à resistência do termoacumulador? penso que será isso.
essa resistência num sistema desse tipo dificilmente será usada. se conseguires um depósito sem qualquer resistência e devidamente isolado para conter águas quentes, serve perfeitamente.
i custo de aquisição será certamente algo mais elevado, no entanto, não deves pensar que é um custo, mas sim um investimento.
por ex. quando comecei a pensar em instalar a bomba de calor o tempo estimado para recuperar o investimento era de 10 anos. neste momento e tendo em conta que o gasóleo está mais ou menos ao dobro do preço (em mais ou menos 2 anos e meio), esse prazo reduziu em proporção inversa.
bastaria uma bomba de calor do mais básico que há, para fazer quente, mas mesmo assim o custo de aquisição seria várias vezes superior ao da tradicional resistência... será que compensaria ao longo do tempo?"
estás a referir-te à resistência do termoacumulador? penso que será isso.
essa resistência num sistema desse tipo dificilmente será usada. se conseguires um depósito sem qualquer resistência e devidamente isolado para conter águas quentes, serve perfeitamente.
i custo de aquisição será certamente algo mais elevado, no entanto, não deves pensar que é um custo, mas sim um investimento.
por ex. quando comecei a pensar em instalar a bomba de calor o tempo estimado para recuperar o investimento era de 10 anos. neste momento e tendo em conta que o gasóleo está mais ou menos ao dobro do preço (em mais ou menos 2 anos e meio), esse prazo reduziu em proporção inversa.
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Re: O sistema ideal
[/quote]
a possibilidade de desenvolvimento da legionella. apesar de ser uma bactéria mais ou menos comum na natureza, a sua aspiração nos aerossois do duche (ou em sistemas de ar condicionado) pode ser fatal. o perigo reside essencialmente quando os volumes de água armazenados são muito altos e especialmente quando não há uma eficiente renovação da água no depósito (após um período de férias, por exemplo). o aquecimento da água a 60 ºc está acima do seu limite de sobrevivência, pelo que nos dá a necessária garantia.[/quote]
quando li este post fiquei com uma dúvida, a água acumulada num depósito que se utiliza em muitas habitações para a água, não poderá ter este problema? a água no depósito acompanha a temperatura ambiente.
a possibilidade de desenvolvimento da legionella. apesar de ser uma bactéria mais ou menos comum na natureza, a sua aspiração nos aerossois do duche (ou em sistemas de ar condicionado) pode ser fatal. o perigo reside essencialmente quando os volumes de água armazenados são muito altos e especialmente quando não há uma eficiente renovação da água no depósito (após um período de férias, por exemplo). o aquecimento da água a 60 ºc está acima do seu limite de sobrevivência, pelo que nos dá a necessária garantia.[/quote]
quando li este post fiquei com uma dúvida, a água acumulada num depósito que se utiliza em muitas habitações para a água, não poderá ter este problema? a água no depósito acompanha a temperatura ambiente.
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Re: FrancisKo a toze_feup
não, se por exemplo ligares a resistência do deposito de x em x tempo, de modo a subir a temperatura aos 60 graus...
Cumprimentos
Nuno Leitão
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Re: FrancisKo a toze_feup
o problema da legionella não se põe nos pequenos tanques domésticos.
Porreiro, pá!
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Re: FrancisKo a toze_feup
manuelcar Escreveu:o problema da legionella não se põe nos pequenos tanques domésticos.
não é para discordar, mas olhe que se põe, ela não mede o depósito. agora é um problema menos importante em pequenos tanques. mesmo assim os bons sistemas periodicamente elevam a temperatura a 60 ºc para fazer "esterilização ".
para mim não arrisco, agora a maior parte não o faz.
não conheço casos diagnosticados, mas também muita gente (médicos) por vezes não descobre a origem de alergias na pele e pulmonares que aparecem e desaparecem. em sistemas solares durante o verão morrem todas, eheh.
cumpts
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Re: FrancisKo a toze_feup
fonte: "energia solar térmica - manual sobre tecnologias, projecto e instalação"...têm sido desenvolvidas directivas para os grandes sistemas, ou seja sistemas com
tanques de armazenamento com 400 l de capacidade ou mais e condutas alimentação de água quente com capacidade para mais de 300 l. a dvgw (associação alemã de gás e água) indica a necessidade de aquecimento a 60ºc do conteúdo total do tanque, incluindo tubagens, uma vez por dia (desinfecção térmica). no que respeita a sistemas de pequenas dimensões ,ou seja sistemas para uma ou duas famílias, independentemente do tamanho do tanque de armazenamento e sistemas de tanques com água quente acima de 400 l, mas contendo linhas de tomada de água quente até 3 l não requerem precauções especiais,
uma vez que não apresentam nenhum risco.
http://www.greenpro.de/po/solartermico.pdf
Porreiro, pá!
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Re: FrancisKo a toze_feup
não concordo com essa citação, desde quando as bactérias sabem o tamanho do depósito? com que bases poderão afirmar isso? só se for na presunção de que geralmente se consome toda a agua quente, com frequência elevada...
até podem ter razão... mas que é esquisito, é!
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Cumprimentos
Nuno Leitão
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Re: FrancisKo a toze_feup
a questão do tamanho do tanque tem apenas a ver com a com a velocidade de renovação da água. é claro que um tanque pequeno se estiver estagnado durante um período longo e a uma temperatura viável de crescimento, pode-se tornar problemático. mas normalmente é nos grandes volumes que estes problemas de estagnação são mais frequentes.
apesar de em portugal não serem comuns (penso que nem serão conhecidos) casos graves de legionela, não podemos deixar de pensar que, em condições ideais, uma bactéria reproduz-se em cerca de 30 minutos, o que significa que rapidamente se podem atingir contaminações da ordem dos vários milhões de microrganismos por cada ml de água.
por isso acho que não vale mesmo a pena arriscar e garantir que a esterelização (60 ºc) é mesmo efectuada, pelo menos no tanque. nas tubagens a jusante já me parece desnecessário pois os riscos de contaminação são muito pequenos (uma vez que a água já foi aquecida antes).
nos casos dos tanques dos prédios, urbanizações, etc. o problema tb ñ se torna premente uma vez que estamos a falar de água fria e aí a velocidade de reprodução da legionela vai ser muito reduzida. no entanto podem-se desenvolver outro tipo de contaminações (bactérias ou algas) se a água não for tratada. convém por isso ir verificando o estado de limpeza dos tanques e mandar realizar uma limpeza de quando em quando.......
apesar de em portugal não serem comuns (penso que nem serão conhecidos) casos graves de legionela, não podemos deixar de pensar que, em condições ideais, uma bactéria reproduz-se em cerca de 30 minutos, o que significa que rapidamente se podem atingir contaminações da ordem dos vários milhões de microrganismos por cada ml de água.
por isso acho que não vale mesmo a pena arriscar e garantir que a esterelização (60 ºc) é mesmo efectuada, pelo menos no tanque. nas tubagens a jusante já me parece desnecessário pois os riscos de contaminação são muito pequenos (uma vez que a água já foi aquecida antes).
nos casos dos tanques dos prédios, urbanizações, etc. o problema tb ñ se torna premente uma vez que estamos a falar de água fria e aí a velocidade de reprodução da legionela vai ser muito reduzida. no entanto podem-se desenvolver outro tipo de contaminações (bactérias ou algas) se a água não for tratada. convém por isso ir verificando o estado de limpeza dos tanques e mandar realizar uma limpeza de quando em quando.......
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Re: FrancisKo a toze_feup
boas, eu estou a pensar instalar painéis solares de vácuo (50 tubos com um depósito de 500 l) para aqs e para apoiar o aquecimento central da caldeira a gasóleo.
visto que a minha casa é habitada 24 h por dia, penso que o melhor sistema é o de aquecimento central (visto que já o tenho instalado) e a casa é antiga e de pedra por isso bem fria.
a finalidade seria manter a água do depósito a pelo menos 60º, que é a temperatura de retorno à caldeira e quando esta arranca só a aquece até aos 75º .......
horário da caldeira 8 ás 10h / 12 ás 15h / 18 ás 2h , penso que o maior rendimento deste sistema será a partir das 12 h e visto o maior gasto energético será aquecer a água dos 14º +- (temperatura da água fria) até aos +- 40º! o que não se verifica com este sistema
agradeço desde já opiniões se este sistema será viável
obrigado
visto que a minha casa é habitada 24 h por dia, penso que o melhor sistema é o de aquecimento central (visto que já o tenho instalado) e a casa é antiga e de pedra por isso bem fria.
a finalidade seria manter a água do depósito a pelo menos 60º, que é a temperatura de retorno à caldeira e quando esta arranca só a aquece até aos 75º .......
horário da caldeira 8 ás 10h / 12 ás 15h / 18 ás 2h , penso que o maior rendimento deste sistema será a partir das 12 h e visto o maior gasto energético será aquecer a água dos 14º +- (temperatura da água fria) até aos +- 40º! o que não se verifica com este sistema
agradeço desde já opiniões se este sistema será viável
obrigado
Não assim tão difícil poupar energia mantendo o conforto térmico!