AIR-X Land

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

AIR-X Land

Mensagem por Oinq »

hoje chamaram-me a atenção aqui no forum que posso não por painel solar termico na moradia nova, e que poderei colocar um aerogerador em vez dele. agora a questão é saber qual deverá ser a potência necessaria à instalação para que cubra a potencia do solar termico. alguem ja fez essa conta, ou sabe fazer e me possa ensinar?

tenho andado a ver aerogeradores e penso que o que tenha melhor relação preço qualidade no mercado português será o air-x land

o meu patrão comprou um, meteu lá num casal dele onde não há edp, e tem sempre 2 baterias de 100a carregadas, aquilo está a alimentar um frigirifico pequeno, sistema de alarme, e 2 lampadas economizadoras para quando lá vai.

como eu ja possuo 4,2 metros quadrados de paineis termicos, so não são certificados, ja os poderia colocar e apoiar electricamente uma resistencia, alimentado pelo aerogerador...
Cumprimentos
Nuno Leitão

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: AIR-X Land

Mensagem por jbaptista »

boas! e esse aerogerador é certificado? não sei se a questão dos painéis será bem assim, o que dizem é que tem de ter no mínimo 2m2.

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

não percebi...
Cumprimentos
Nuno Leitão

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jbaptista »

boas. pois eu tb n fui muito explícito, sorry...

1º - tem a certeza que não pode usar o sistema solar q tem por n ser certificado? segundo os regulamentos só se não tiver nenhum sistema é que não fica abrangido pelo regime bonificado.

2º - esse aerogerador é certificado?

abraço

dinamnes
Membro
Membro
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm

Mensagem por dinamnes »

peço desculpa uma kestao e neçessario alguma autorizao para a montagem de um aerogeradpr de 1000w em casa....distancias da caso do vizinho e tal...
abraço

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

não pretendo o usar para vender energia à rede

quanto à autorização, só se tiveres condomínio...
Cumprimentos
Nuno Leitão

dinamnes
Membro
Membro
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm

Mensagem por dinamnes »

isto vai fikar montado a uns 6 7 metros de altura a uma distancia de 4 metros da casa dele
tb n sei se faz mt barulho ou algo do genero....ou ele começar a xatiar por o aerogerador tar a rodar nas "horas"

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jbaptista »

desculpa oinq! não tinha entendido!

podes fazer as contas a cerca de 800w/m2 com colectores planos, portanto 2m2 ficariam aproximadamente em 1600w.

abraço

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

obrigado plo esclarecimento

assim sai mais barato o painel termico
Cumprimentos
Nuno Leitão

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

desculpem, mas parece-me que estão a confundir um pouco as coisas....
a obrigação de 2 m2 de painel solar térmico é para a microgeração e não para as casas novas. no caso da microgeração, refere-se apenas a obrigatoriedade dos 2 m2, sem qualquer referência a certificação ou habitantes presumíveis. julgo que ainda neste caso o solar térmico pode ser substituído por outras fontes térmicas renováveis, mas teria que ler melhor o dec. lei..... (já não me lembro bem).

no caso do oinq, julgo que se trata de uma casa nova e aí trata-se da obrigatoriedade que consta do rccte. neste caso obriga a 1 m2 de painel solar térmico por cada habitante presumível, desde que a habitação tenha exposição solar adequada. o tipo de painel (características) está tb determinado por despacho e é um painel muito pouco selectivo, pelo que a área pode ser menor se o painel for melhor. não tenho números de cabeça mas posso consultar, se ainda for necessário.
quanto à possibilidade de substituir o painel solar térmico por outra fonte de energia renovável, julgo q tb é possível (é questão de confirmar no rccte). a questão é que realmente valha a pena. não sei se valerá...

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

cblfreitas Escreveu:a questão é que realmente valha a pena. não sei se valerá...

já andei a ver, não vale. vou mesmo para o térmico.
Cumprimentos
Nuno Leitão

fernando sousa
Membro
Membro
Registado: quarta jan 28, 2009 3:29 pm

Mensagem por fernando sousa »

boa noite rapaziada a minha vivenda nao ten logradouro para montar no telhado o x air lan estou com duvidas quanto ao ruido produzido pedia a um dos moderadores uma ajuda

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

sempre faz algum ruido...
Cumprimentos
Nuno Leitão

fernando sousa
Membro
Membro

boa noite oinq obrigada pela resposta mas voltando ao tema o x air lan em caso de vendaval nao pode ser parado conpletamente ate passar o vendaval

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

ele tem lá uma ligação que o abranda muito significativamente por meio de um interruptor que queiras la colocar... eu ainda não sei se o colocarei lá mesmo por esse problema do ruido...
Cumprimentos
Nuno Leitão

fernando sousa
Membro
Membro

a pagina do fabricante fala em apoios de origem com anti- vibraçao mas o meu ingles e

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

que me lembre o do meu patrão não trouxe, mas posso confirmar. o barulho é mesmo do ar no aerogerador, não das vibraçãoes na estrutura...
Cumprimentos
Nuno Leitão

fernando sousa
Membro
Membro

pois o melhor e mesmo instalar se fazer muito barulho la vao 800 eurozitos posso aproveitar e o inversor e a bateria para a energia solar mas pessoalmente nao gosto do solar a noite nao produz nada

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

lbvp Escreveu:800euros por um airx??
caro parece-me mim??
arranjas mais barato onde?

tive agora a conversar com o o boss. ele diz que a sorte é ele ter aquilo num casal onde não mora ninguem, em casa ele não mete, quer pelo barulho da deslocação do ar nas pás, quer das vibrações na estrutura. é a opinião dele e vale o que vale.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Responder

Voltar para “Energia Eólica”