Isolar sótão.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Isolar sótão.

Mensagem por jmal »

loadedlouie Escreveu:bem a sério.... 5 estrelas.... voçes tem sido 5 estrelas... já sei como fazer..... queria agradecer a todos, e em especia,
ao macsousa publicamente pela ajuda prestada.. e pelo tempo dispendido.. assim que reunir o material todo para isolar... que deve demorar ainda mais umas semaninhas por causa do €€.... estou a pensar em ir pondo fotos..
eu vou tirando fotos e pondo.. pode ser até que de para fazer uma especie de tuturial... para mais tarde ajudar outras pessoas...com as mesmas duvidas...
essa é a nossa forma de ajudar, tu também podes ajudar, para ir basta apenas continuares com a tua participação, por exemplo agora vais meter mãos à obra e relatar aqui aquilo que bom e mau aconteceu.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


loadedlouie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por loadedlouie »

bem pessoal.. eu sei que já passou um tempinho desde o meu ultimo post...

mas tive de arranjar as coisas para poder começar a "obra"...

comprei na majodir ( www.majodir.com ) as placas que me recomendaram com 1m*1m*1cm... e colei-as aos barrotes com uma cola... passo a mostrar algumas fotos...

1-> cola em "s" no barrote para poder colar as placas de esferovite sob pressao como mostrado na foto 2 .
Aki podem ver a cola espalhada na madeira
Aki podem ver a cola espalhada na madeira
1.JPG (18 KiB) Visto 43291 vezes
2-> pressao na placa
aki a pressao na placa de esferovite
aki a pressao na placa de esferovite
2.JPG (32.18 KiB) Visto 43285 vezes
3-> aspecto geral...
aki o aspecto por alto.
aki o aspecto por alto.
3.JPG (20.63 KiB) Visto 43245 vezes
a seguir a isto feito irei aplicar o roofmate... o roofmate vou aplicar com uma "malha" de madeira fixa aos barrotes para poder ficar bem preso... dentro em breve enviarei mais fotos... caso estejam interessados...
mas antes deixo apenas uma ideia do antes e do depois de aplicar o esferovite...


loadedlouie
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça ago 12, 2008 4:00 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por loadedlouie »

fica entao uma ideia geralll..
Anexos
5.JPG
5.JPG (13.74 KiB) Visto 43213 vezes
antes
antes
4.JPG (16.57 KiB) Visto 43188 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolar sótão.

Mensagem por serges »

está a ficar composto!

muito bom!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


tomeses83
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por tomeses83 »

boas pessoal!!

gostaria de colocar aqui uma questão, também relacionada com o isolamento do telhado.. tenho uma sala sem placa de cimento, apenas com ripas e uma cobertura de madeira com cerca de 1,5 cm de espessura. a minha questão é qual o isolamento mais indicado para colocar entre essa cobertura de madeira e as telhas (telhas de meia cana, as mais utilizadas em portugal).

obrigado e cumprimentos!!


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

tomeses83 Escreveu:boas pessoal!!

gostaria de colocar aqui uma questão, também relacionada com o isolamento do telhado.. tenho uma sala sem placa de cimento, apenas com ripas e uma cobertura de madeira com cerca de 1,5 cm de espessura. a minha questão é qual o isolamento mais indicado para colocar entre essa cobertura de madeira e as telhas (telhas de meia cana, as mais utilizadas em portugal).

obrigado e cumprimentos!!
hum...

bem, isso depende.

antes de mais podias colocar umas fotos para a malta ver melhor.
depois, a cobertura de madeira é fácil de retirar? se for é uma coisa, se der mais trabalho e/ou custo que novo deixa ficar e aplicas isolamento por baixo (e depois novo acabamento).
podes usar roofmate, esferovite (eps) ou outras coisas. uma das ideias será colocar fazer o seguinte:

de cima para baixo: telha => espaço (muito importante ter uns cm) => barreira anti-vapor (plástico ou "aluminio" em rolo) => isolamento => acabamento

roofmate será boa opção, desde que bem encaixado e bem isolado nas emendas. ou então como está a fazer o colega ali que tem esferovite e roofmate, mas sem esquecer de isolar as emendas muito bem.

caso o espaço entre o telhado e as ditas placas de madeira seja pouco, talvez ir para isolamento em rolo. no meu entender, não se deve usar lã de rocha nos telhado, porque se apanha água fica o telhado todo empapado enquanto que nos outros, a água sairá por apenas um sítio e seca.

nas casas de madeira nórdicas o mais usado é madeixa exterior, madeira da estrutura da casa, barreira de vapor, caixa de ar (enorme), madeira, jornal triturado (é do melhor), acabamento.


tomeses83
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por tomeses83 »

boas!!

antes de mais, obrigado pela rápida resposta e desculpem pela demora na resposta. ainda não tenho fotos da dita sala que quero isolar, mas irei colocar logo que possível.

tive também a falar com um fornecedor de isolamentos reflectores, que encontrei na exposição de energia renováveis em viana do castelo, no fim de semana passado. pois o que ele me disse foi que um isolamento reflector com 8mm de espessura, ( composto por duas folhas de alumínio sr em ambas as faces, com duas bolhas de ar estanque, hermeticamente fechadas, no interior), era o suficiente para a sala que pretendo isolar. conhecem este tipo de isolamento? o que acham dele?

aqui estão as caracteristicas do dito cujo:

espessura (mm) 8

diâmetro da bolha de ar (mm) 10

coeficiente de reflexão % 95 a 97

emissividade 0,03 a 0,05

classificação ao fogo (face de alumínio) m1

classificação ao fogo (produto composto) euroclasse e

temperaturas de utilização (ºc) -40 a +80



de salientar que a minha sala não tem placa em cimento, apenas a extrutura do telhado em madeira e uma cobertura tb em madeira com 1,5 mm de espessura.

cumprimentos e obrigado!

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolar sótão.

Mensagem por pseudominus »

p/ tomeses83

deixo aqui o meu conselho.

não coloque esse tipo de isolamento reflector com bolsas de ar. esse isolamento é razoável para isolar calor e nem tanto o frio. a capacidade de isolamento é tb inferior a placas de poliestireno com espessura de 3cm e o seu preço normalmente muito mais elevado (ou era elevado á algum tempo)
tem a vantagem de se for bem colocado, reduzir a possibilidade de infiltrações de água, frequentes no tipo de telha canudo (ou telha murisca). telha mais frequente em portugal é aba e canudo (telha regional, ou telha portuguesa como é conhecida no estrangeiro).
claro que como já alguém disse pode colocar um filme de plástico antes de colocar as placas, caso seja esta a sua opção.
no caso das placas para mim só colocava poliestireno extrudido tipo wallmate. aqui falam em roofmate mas penso que querem dizer wallmate. roofmate é para o telhado e a diferença é que o wallmate é liso nas duas faces e o roofmate tem uma das faces estriada para colocar argamassa de cimento por cima (quando temos uma placa de telhado, coloca-se o roofmate por cima, coloca-se uma argamassa por cima deste (fica tipo sandwich), e depois as ripas e a telha).
o wallmate pode ser de 3cm, 4cm, 5cm, etc.
o mais normal 3 ou 4cm.

para mim colocava placas de 4cm poliestireno extrudido por baixo das placas existentes sem colocar filme de plástico (só justificava se entre telha e placas de madeira), e de seguida colocava ripas e forrava com um lambrim agradável de base em mdf com pelicula de papel , a meu gosto carvalho ou faia (aqui neste tipo de lambrim os preços são = e os mais baratos para madeiras diferentes)

cumpts


tomeses83
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por tomeses83 »

boas pessoal! boas festas para todos!!

obrigado pelas respostas. aqui etão as fotos da sala que quero isolar. a ideia é levantar a telha, isolar e voltar a colocar a telha. o que acham melhor para este caso?
1.jpg
1.jpg (41.24 KiB) Visto 42899 vezes
2.jpg
2.jpg (53.58 KiB) Visto 42875 vezes
3.jpg
3.jpg (36.02 KiB) Visto 42860 vezes
cumprimentos!!!

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Isolar sótão.

Mensagem por pseudominus »

tomeses83

isso é telha aba e canudo. eu deixava interior como está e isolava por fora como disse. agora é capaz de ter um problema. para responder melhor é preciso que levante umas 2 ou 3 telhas depois do beirado, e tire fotos do ripado (caso exista). terá de manter o ripado por cima do isolamento pois se não o fizer perderá quase de certeza a garantia da telha em caso de problemas de descasque.

cumpts

Avatar do Utilizador

funchal
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 27, 2008 9:21 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por funchal »

olá a todos,
fizemos asneira com o nosso 1º post - as nossas desculpas e esperemos agora acertar no sítio.
o nosso sotão é para fins de arrumação e escritório, com máxima poupança possível €€€.
altura do sotão: na parte central ao longo de 1,10 cm, temos 1,86 cm de altura. seria óptimo não baixar mais o pé direito.
medidas do sotão: 5,65 cm por 4,58 cm

o sotão é numa casa que consideramos muito fria no inverno, mas acho-a agradável no verão (já o meu marido, por vezes, acha a casa demasiado quente no verão). o telhado é a parte da casa que recebe mais sol no inverno - o resto da casa permanece à sombra nesta altura do ano, sendo muito húmida e fria! sem dúvida que gastamos muito mais energia eléctrica no inverno - uma atitude nada "verde"...

aqui vão algumas fotos do sotão que pretendemos revestir / isolar:

Imagem Imagem Imagem

são vigas de ferro na horizontal e vertical... possui um espaço entre as vigas e a telha para colocar o roofmate ou as placas de esferovite.

como podem observar na terceira foto, com muita chuva temos água a entrar no fundo do sotão e até nalgumas juntas das telhas nas zonas mais altas do sotão - como devemos isolar?
no "tecto", pensamos aplicar roofmate - mas devemos colocar placas de esferovite por baixo do roofmate, junto às telhas? para que servem as placas de esferovite? devemos colocar até ao fundo do telhado, mesmo tratando-se de armários para arrumação?
no "chão", pensamos colocar soalho flutuante - mas devemos colocar floormate por baixo do soalho? há outro soalho mais adequado? e temos fios do alarme a atravessar o chão, e queremos instalar tv cabo e outras tomadas eléctricas... como revestir o chão da melhor forma?
num dos lados do "tecto", pensamos colocar janelas ao nível dos "olhos" para obter muita luz e ventilação natural e apreciar a vista - quais as recomendadas?

cumps,
cláudia e élvio - funchal, madeira
Cumps,
Cláudia & Élvio - Funchal, Madeira


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas,
funchal Escreveu: como podem observar na terceira foto, com muita chuva temos água a entrar no fundo do sotão e até nalgumas juntas das telhas nas zonas mais altas do sotão - como devemos isolar?
antes de mais há que resolver esse problema. o ideal não é isolar, mas verificar o telhado. as telhas/rufos por si só devem ser o problema e a solução. pode ser apenas uma telha partida ou mal encaixada. não acho boa ideia isolar seja o que for antes de verificar bem o telhado todo. não sei como está por cima, mas uma pintadela ao telhado todo (com tinta própria) pode resolver bem o problema. a tinta é bem cara.
já agora, porque não dar uma pintadela ao ferro que sustenta o telhado. sempre é uma ajuda para o futuro.
no "tecto", pensamos aplicar roofmate - mas devemos colocar placas de esferovite por baixo do roofmate, junto às telhas? para que servem as placas de esferovite? devemos colocar até ao fundo do telhado, mesmo tratando-se de armários para arrumação?
roofmate e esferovite sao basicamente o mesmo e têm a mesma função. o roofmate apenas terá melhores qualidades térmicas (e mais caro). agora roofmate com 30mm e esferovite (eps) com 60mm não sei qual fica a ganhar em termos de performance.
ao isolar, acho que devem isolar até baixo e fechar bem os cantos. não esquecer a ventilação natural dos espaços. se é para arrumos, a ventilação é ainda mais importante. podem aplicar placas bem apertadas entre o ripado do telhado e isolar-as com poliuretano. não é a melhor solução porque sendo o telhado em ferro, as vigas vão funcionar como ponte térmica. a solução ideal seria aplicar o esferovite/roofmate por baixo das vigas e aplicar depois o revestimento. claro que isso vai descer o tecto e obrigar a uma estrutura para fixar o material. podem ainda aplicar paineis sandwich que já tem tudo: barreira, isolamento e acabamento. pode facilmente ser fixado por fora do telhado com grampos. o pior é o preço.

Imagem
no "chão", pensamos colocar soalho flutuante - mas devemos colocar floormate por baixo do soalho? há outro soalho mais adequado? e temos fios do alarme a atravessar o chão, e queremos instalar tv cabo e outras tomadas eléctricas... como revestir o chão da melhor forma?
colocar piso flutuante não acho boa ideia. teriam de subir muito o piso para "esconder" os cabos. claro que podem sempre desviar os cabos a toda a volta e deixar tubos preparados para o que for preciso. nesse caso eu até colocava era cerâmica. ser é para arrumos, sempre é mais resistente e lavável.
o meu sótão tem +/- o mesmo problema dos cabos (mas tem muitos, incluindo a iluminação do andar abaixo, tv, telefone, alarmes, etc etc. o que vou fazer é instalar soalho aplicado em estrutura de madeira com altura suficiente para deixar passar os tubos (uns 3 a 4 cm). vou aplicar o soalho de maneira que o possa remover em sítios chave para mexer na tubagem (não vai ser muita coisa que vou deixar de maneira a que fique a maior parte numa caixa na parede.
na minha opinião, ficando o telhado bem isolado, aplicar floormate não será necessário. mas se a zona for muito fria, não será pior pensar. se for soalho com ripado em madeira, podem sempre aplicar bolinhas de esferovite entre as ripas.
as tomadas, penso que o melhor será aplica-las nos prumos, já que são as únicas peças na vertical que existem. isso revistido como o tecto até fica bonito.
num dos lados do "tecto", pensamos colocar janelas ao nível dos "olhos" para obter muita luz e ventilação natural e apreciar a vista - quais as recomendadas?
as melhores serão da velux, mas há outras marcas também boas e mais baratas. é mais uma questão do encontrar o tamanho e formato certo para esse telhado e telhas. vidro duplo e com corte térmico, claro! basta procurarem "janelas de sótão".

e não querem pensar em colocar uma escada de sótão?
a minha custou 99 euros num brico

Imagem

qualquer coisa mais mandem.

Avatar do Utilizador

funchal
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 27, 2008 9:21 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por funchal »

boas itisix,

muito obrigado pela sua mensagem! ajudou-nos a ter mais algum conhecimento e a planificar melhor o isolamento do nosso sotão. só respondemos agora porque andámos a pesquisar e temos novas dúvidas...

já descobrimos a tinta para o isolamento das telhas - existe a "borracha líquida" (mas não encontrámos incolor, nem da cor da telha; apenas em branco ou preto) e existe uma tinta incolor ou em cor de telha para o efeito de isolamento. penso que vamos optar por esta última, uma vez que evita ter de pintar todo o telhado, uma vez que só entra água em 3 pontos muito específicos e discretos. ou fazemos mal optar por essa??

decidimos colocar roofmate e floormate com cola de silicone aplicada nas vigas de ferro (se possível), tendo em conta o grande frio que temos nos nossos invernos. encontrámos os painéis sandwich da "onduline", mas optámos por não utilizá-los pelo factor 'preço'.
mas numa loja de material para construção civil, falaram de um outro tipo de placas de poliestireno extrudido: fibraneco. parece ser mais barato por placa (3 a 5 euros por placa), tem as mesmas medidas e dizem que tem as mesmas características térmicas... já alguém ouviu falar do fibraneco? http://www.iberfibran.pt/fibraneco.asp?seccao=fibraneco

em relação ao soalho, estamos ainda muito indecisos... o que quer dizer com "soalho com ripado em madeira"? gostávamos de ter um soalho fácil de levantar, caso fosse necessário. mas vamos colocar o floormate, pois a casa é mesmo muito fria no inverno.

em relação às janelas de sotão, adorámos a velux! existe uma janela-varanda simplesmente espectacular, mas pelo preço (2.188 euros sem iva!!!) acho que ficamos ficar com duas do tipo ghl que fica à altura da pessoa (a partir de 318 euros sem iva consoante a medida) e duas do tipo ggl (a partir de 216 euros sem iva dependendo das medidas) que são as mais normais. mas queríamos preços mais acessíveis e até podia ser de outras marcas - onde podemos encontrar janelas de vidro duplo mais baratas? vimos janelas com vidro duplo na izi, mas desconhecemos a qualidade. http://www.velux.pt/inspiracao/catalogoseprecos/

no que diz respeito à escada de sotão, pretendemos instalar uma fixa pois o sotão será um escritório e é chato estar sempre a pôr e a tirar, pois usamos muito o escritório. no aki, têm umas escadas da pixima que são espectaculares e vamos pedir um orçamento para escada do tipo "mini" ou "mini-line"... o preço, claro, será mais elevado... http://www.pixima.it/

a nossa planificação de trabalhos... concordam??
1º pedir orçamento para a escada de sotão e abrir o buraco para a escada de sotão;
2º abrir ventilação junto ao chão (grelhas de fechar / abrir em paredes opostas e nos armários);
3º colocar as janelas de sotão e, no interior dos armários, telhas de vidro;
4º pintar as telhas para isolamento de águas;
5º tratar da electricidade: tomadas eléctricas, interruptor da luz do sotão na cozinha, focos (não de halogéneo para não aquecer e poupança), luz no interior dos armários, tv cabo / internet (?);
6º colocação de alarme: detector de incêndios e de movimentos;
7º colocar o roofmate e o floormate;
8º fazer os armários nas partes mais baixas do sotão;
9º colocar o revestimento (lambrim) e o soalho;
10º decoração.

imprimimos e lemos todas as mensagens colocadas neste post e o que são "bricos"??? eheheh! são lojas de bricolage??

cumps,
cláudia e élvio - funchal, madeira


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas,

vamos lá escabolhar estes ossinhos
já descobrimos a tinta para o isolamento das telhas - existe a "borracha líquida" (mas não encontrámos incolor, nem da cor da telha; apenas em branco ou preto) e existe uma tinta incolor ou em cor de telha para o efeito de isolamento. penso que vamos optar por esta última, uma vez que evita ter de pintar todo o telhado, uma vez que só entra água em 3 pontos muito específicos e discretos. ou fazemos mal optar por essa??
a tinta do telhado é muito complicado escolher. eu não tenho conhecimento suficiente para tal e infelizmente também não o têm muitos construtores. em casa dos meus pais descascou tudo, e foi recomendada e aplicada por construtor. que tal levarem uma telha a uma loja especializada ou então deixar isso mesmo para um profissional?
decidimos colocar roofmate e floormate com cola de silicone aplicada nas vigas de ferro (se possível), tendo em conta o grande frio que temos nos nossos invernos. encontrámos os painéis sandwich da "onduline", mas optámos por não utilizá-los pelo factor 'preço'.
mas numa loja de material para construção civil, falaram de um outro tipo de placas de poliestireno extrudido: fibraneco. parece ser mais barato por placa (3 a 5 euros por placa), tem as mesmas medidas e dizem que tem as mesmas características térmicas... já alguém ouviu falar do fibraneco? http://www.iberfibran.pt/fibraneco.asp?seccao=fibraneco
o roofmate/wallmate/floormate é poliestireno extrudido (xps). mas da marca dow. há outra marcas no mercado. se os valores térmicos forem iguais e o preço o mesmo, melhor. podem sempre pedir as fichas técnicas ou ver nos sites e comparar os valores.
aplicar com cola as placas é boa ideia. penso que com o tempo irá descolar, mas como vai ter a estrutura do revestimento por baixo, não há problema nenhum. cuidado com a silicone/cola que compram para isso que há algumas que atacam o material.
a estrutura do tecto pode facilmente ser criada com uma vigas em madeira que usam os prumos em ferro como suporte. podem facilmente soldar umas peças em metal para fixar a madeira.
com o painel sandwich poupavam uns cm, mas nada que justifique o preço.
no meu estou a pensar criar a estrutura de madeira primeiro e aplicar o isolamento apenas entre os barrotes e isolar bem os cantinhos todos. dá mais trabalho mas poupa-se uns cm (a espessura do isolamento). ainda para mais, podem instalar as vigas de madeira mais fortes (e mais largas) ligeiramente entre as existentes. não se esqueçam que a estrutura em madeira tem de aguentar com o peso do isolamento e o revestimento do tecto todo.
em relação ao soalho, estamos ainda muito indecisos... o que quer dizer com "soalho com ripado em madeira"? gostávamos de ter um soalho fácil de levantar, caso fosse necessário. mas vamos colocar o floormate, pois a casa é mesmo muito fria no inverno.
soalho ripado é um soalho que tem uma estrutura de ripado por baixo. em vez de assentar no "chão", tem umas ripas de madeira a eleva-lo (o minimo possivel que dê para passar os tubos). quase tipo patamar de madeira. podem aparafusar algumas das tabuas do chão em vez de pregar e é fácil de remover. tambem podem comprar umas estruturas de estrado que se vendem com placas à medida, mas é muito caro. ao instalar o soalho assim, em vez de floormate aconselhava a usar lã de rocha (moldável) ou encher com bolas de esferovite. a lâ de rocha é melhor pq senão tem de varrer as bolinhas todas quando precisarem de mexer. um primo meu fez isso na garagem para elevar e isolar o chão da humidade. ficou 5*
vejam aqui (este é para as paredes mas a ideia é a mesma).
o soalho em si custa +/- 10 euros / m2. mais a madeira para baixo.
http://www.aki.pt/getfile2.php?xp=2&ext ... icoficha48
em relação às janelas de sotão, adorámos a velux! existe uma janela-varanda simplesmente espectacular, mas pelo preço (2.188 euros sem iva!!!) acho que ficamos ficar com duas do tipo ghl que fica à altura da pessoa (a partir de 318 euros sem iva consoante a medida) e duas do tipo ggl (a partir de 216 euros sem iva dependendo das medidas) que são as mais normais. mas queríamos preços mais acessíveis e até podia ser de outras marcas - onde podemos encontrar janelas de vidro duplo mais baratas? vimos janelas com vidro duplo na izi, mas desconhecemos a qualidade. http://www.velux.pt/inspiracao/catalogoseprecos/
as janelas tentem comprar o melhor possível. não digo velux, mas as dos bricos não acho mt piada. espreitem nas drogarias locais que às vezes há surpresas boas. mas no geral as janelas de sótão são caras.
no que diz respeito à escada de sotão, pretendemos instalar uma fixa pois o sotão será um escritório e é chato estar sempre a pôr e a tirar, pois usamos muito o escritório. no aki, têm umas escadas da pixima que são espectaculares e vamos pedir um orçamento para escada do tipo "mini" ou "mini-line"... o preço, claro, será mais elevado... http://www.pixima.it/
eu gosto de escadas de caracol
vejam fora dos bricos que normalmente é mais barato. podem ainda contactar um carpinteiro local e pedir orçamento (ou até um serralheiro).
imprimimos e lemos todas as mensagens colocadas neste post e o que são "bricos"??? eheheh! são lojas de bricolage??
sim, são.
e pensem bem antes de imprimir. o ambiente agradece.

quanto às telhas de vidro, sozinhas causam muita condensação. em casa dos meus sogros é terrivel. vejam na página 2 deste post a ideia que eu tive para as minhas. ainda não está em prática e não dou garantias

lembrem-se que o sótão tem de respirar por ele e pelo resto da casa. os armários vão ventilar para dentro ou para fora?


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

então, há novidades?

eu ando com outro projecto: a remodelar a cozinha do quintal. quando tiver pronta meto fotos.

ficam aqui umas boas ideias para os sótãos.

http://www.izi.pt/media/pdf/madeiras.pdf (tem umas janelas de sótão com bom aspecto).

http://www.aki.pt/downloads/especial_madeiras.pdf (tem madeiras e escadas para sótão).

Avatar do Utilizador

funchal
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 27, 2008 9:21 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por funchal »

olá! finalmente tenho novidades! passámos das pesquisas para as compras...

comprámos no aki a escada para o sotão + o corrimão, por 100€ com uma medida que nos atraiu muito: 275 x 50 cm:
[center]Imagem[/center]
é uma escada fixa de pinho, não sendo tão resistente como o eucalipto mas vai servir (esperamos nós!). a escada da pixima (no aki) ronda os 1050€, por isso fica numa "próxima"...
na próxima semana, já temos o pedreiro para abrir mais o espaço do sotão para as escadas de sotão, resolver a situação das telhas, pois entrava água porque algumas junções estão com falta de massa e outras têm fendas... e depois temos um amigo-carpinteiro que vai ajudar a fixar a escada.

em relação às janelas de sotão, fomos à mata e devo dizer que gostei muito do orçamento!
vamos comprar duas velux, ggl, 78 x 98 cm (são as mais básicas, com vidro duplo) por apenas 549€ - já com iva e transporte, porque fazem 15% de desconto! cada 'janela + rufo' velux ronda, assim, os 275€! consultando o catálogo dos preços velux online (sem iva e preços no continente), o preço da 'janela + rufo' é de 272€ - tendo em conta que estamos na madeira, preço proposto pela mata é mesmo muito baixo! já tinha orçamentos de mais de 500€ por cada 'janela + rufo' da velux! já vi a janela da izi, mas penso que a velux inspira outra confiança e possibilidade de instalar posteriormente e muito facilmente os restantes acessórios: cortina de escurecimento / ocultação, estore exterior, etc..

em relação ao floormate e ao roofmate, a mata também apresentou-nos um preço interessante, mas ainda estamos em dúvida: 7,5€ por cada placa de roofmate e 3,79€ por cada placa de floormate - até aqui não há novidades porque é o mesmo preço da izi - mas apresenta sobre este preço um desconto de 15% sobre cada um destes valores... parece que vamos precisar de 120 placas de roofmate = 767€ e de 153 placas de floormate = 492€.
a área do chão é de 110 m2 - como calculo a área do telhado para saber o n.º de placas de roofmate?
li que o roofmate pt é aplicado pelo exterior, então qual é modelo do roofmate que devo comprar? faz diferença no preço. precisamos do roofmate pt (< 8€) ou do roofmate sl (< 5€)? é para ser aplicado pelo interior e sobre vigas de ferro (com cola) e é um tecto inclinado. encontrámos as características dos modelos de roofmate, mas mantemos a dúvida... e os trabalhadores das bricos dizem não ter a certeza...

em relação ao soalho, ainda não nos decidimos, mas estamos a pensar num soalho com o sistema de aplicação click... para ser mais simples de montar e retirar se for preciso mexer nalgum fio da tv cabo ou alarmes. vi no aki as promoções, e penso que o soalho de 4,95€/m2 é suficiente, porque é para uso doméstico e não é um local de passagem... também em relação ao revestimento com lambrim, ainda não nos decidimos... não sabia do novo catálogo da izi - obrigado!!! vamos lá hoje!!!
estávamos a pensar num soalho de cor faia, e no lambrim branco ou beige... ficaria bem?? queríamos que o sotão fosse todo clarinho, mas não com cor demasiado "fria".

no que diz respeito à iluminação, queríamos focos (não-halogéneo) mas, por segurança e para a montagem, parece serem necessários 10 cm de espaço até ao roofmate, e nós pensámos não ter esses 10 cms - vamos medir hoje. alternativas?...

não percebemos bem como deverá ser feita a ventilação... itisix, tem alguma foto ou imagem exemplificativa? obrigado!
cumps,
cláudia e élvio - funchal, madeira
Cumps,
Cláudia & Élvio - Funchal, Madeira


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

boas,

é bom saber que já há novidades.

o roofmate pt e sl são exactamente iguais. o pt tem sulcos para permitir agarrar argamassa, nada mais difere.
estão a dizer que vão colocar o roofmate "sobre" as vigas? não será sob? fiquei confuso. se for sob, o roofmate sl é a solução.

agora não tenho preços de memória, mas peçam mais orçamentos do roofmate e wallmate que me parece caro.

para calcular a área do telhado, é preciso fazer mts contas... lol
mas podem medir o telhado por baixo (junto às telhas) e dá para ter uma ideia. e se faltar uma ou 2 placas também as compram sem problemas. alguns sítios até deixam devolver se for a mais. mas estudem bem a solução porque ainda têm de fixar o lambrim no tecto, e a solução ideal passa por não furar o roofmate.

o soalho, penso que estão a falar de flutuante (ou não). o flutuante tem de ter um chão super liso e perfeitinho. e mesmo sendo click, é lixado de tirar peças, porque não saem as do meio. t~em de vir das pontas.

a iluminação é que é tramado. mesmo sendo lampadas fluorescentes tem de ter espaço para ventilar. não diria os 10 cm, mas uns 5 de espaço tem de ter para caber. vejam no site de ikea as soluções de iluminação para armários de cozinha.
e espreitem aqui também.

http://showrooms.massive.be//fb111qwg70xhd0xhd20.aspx

eu na minha cozinha tenho disto não embutido em cinza.

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80126114

a ventilação basta uns buracos para fora e uns grelhas. mas no vosso caso como não tem parede, colocam no tecto. deixam o espaço de uma telha sem roofmate e em vez de tecto colocam uma grelha. fazem uns 2 sítio desses que deve chegar. até um podem ser suficiente se ventilar por baixo (pelo buraco da escada).

Avatar do Utilizador

funchal
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: sábado dez 27, 2008 9:21 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por funchal »

olá,

o roofmate é para colocar pelo interior, sob as telhas - vamos então comprar sl, obrigado! em relação aos preços do roofmate e floormate, só temos cá a maxmat, izi, mata e casa sto antº, por isso estamos um pouco limitados... vamos averiguar quem nos faz os melhores preços.

em relação ao soalho, a colocação do floormate não facilita a questão do chão ficar mais "perfeitinho"? ainda não decidimos...

em relação à iluminação, vamos tentar pesquisar... mas não temos ikea mas é bom para ter ideias. vamos ver o catálogo da massive.

uma vez que a escada é fixa, o buraco das escadas é totalmente e permanentemente aberto, não vai ter "tampa". será suficiente para ventilar o sotão? ao fim ao cabo, o sotão tem sempre aquela abertura da escada... em relação aos armários que vão existir em todo redor da parte mais baixa do sotão, pensámos ventilar colocando algumas portas dos armários ripadas, tipo tapassol para entrar e sair ar. será suficiente?

obrigado! cumps,
cláudia & élvio - funchal, madeira
Cumps,
Cláudia & Élvio - Funchal, Madeira


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolar sótão.

Mensagem por itisix »

em relação ao soalho, a colocação do floormate não facilita a questão do chão ficar mais "perfeitinho"? ainda não decidimos...
normalmente não se aplica assim e penso que o floormate não é próprio para ser directamente pisado. o que costumam fazer é aplicar cimento de regularização (líquido) para ficar perfeitamente nivelado. posso dizer que aqui na empresa nivelaram mal o chão (antes do piso parecia bem lizinho) e depois de levar o piso nota-se cada "lomba".
agora ou aplicam ripado e soalho rigido por cima ou sobem o piso para nivelar e levar o flutuante. ve-se nas fotos que os prumos do telhado têm um altinho de cimento, o que obriga que suba isso tudo. talvez floormate e depois cimento por cima para nivelar, mas não sei qual será a camada mínima. tem ainda o inconveniente de não dar acesso ao que estiver por baixo.
uma vez que a escada é fixa, o buraco das escadas é totalmente e permanentemente aberto, não vai ter "tampa". será suficiente para ventilar o sotão? ao fim ao cabo, o sotão tem sempre aquela abertura da escada... em relação aos armários que vão existir em todo redor da parte mais baixa do sotão, pensámos ventilar colocando algumas portas dos armários ripadas, tipo tapassol para entrar e sair ar. será suficiente?
se a vossa zona for húmida, por muita ventilação que haja alguma coisa vai sempre aparecer. é como em minha casa. é inevitável, mas não morre ninguém. este último mês de chuvas não deixa arejar nada.
acho que pelo menos um respiro deveriam ter, mas o ideal era junto ao chão ou o mais abaixo possível , porque assim perdem menos ar quente (que sobe).
podem ainda fazer outra coisa. se instalarem uma ventoínha a soprar para o andar de baixo, ventila por aí .
mas acho mesmo que devia ter pelo menos 1 ponto no sótão.

p.s. desculpem a minha resposta "breve" anteriormente, mas tive de sair à pressa e o fim de semana correu mau... estive 2 horas à chuva no telhado porque começou a pingar na sala. foi a caleira em redor da chaminé que entupiu e lá fui eu resolver.



mais uma coisa...
eu estou a pensar no meu sótão fazer uma coisa maluca. a solução ideal para o meu caso é pavimento elevado. não faço ideia dos preços, mas posso tentar fazer +/- igual eu. ainda estou a pensar, mas falta é o €€€ para começar...

http://www.ergotec.pt/pt/pavimento/


CIMENTO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 164
Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm

Re: Isolar sótão.

Mensagem por CIMENTO »

olá a todos!

também tenho um sotão em bruto para isolar ( telha à vista + vigota de betão ), tenho vindo a acompanhar os vossos testemunhos e algumas situações parecidas com a minha.

estou a pensar aplicar roofmate para já, pelo menos para atenunar o frio que passo no r/c (moradia térrea 150m2), no entanto estou com alguma dificuldade em coordenar o método de aplicação, tenho uma pequena ideia e passa por :

1º aplicar uma camada de plástico transparente para evitar passar água para o interior em caso de quebra de telha, e para funcionar como barreira anti vapor.
2º aplicar o roofmate 40mm sob as vigotas, aqui é que está o meu problema, pois não sei como prender as placas às vigotas. no site da empresa dow dizem para prender com abraçadeiras, mas como ?furando as placas e passando em volta da vigota? isso não vai afectar o isolamento térmico ?
3º aplicar o lambrim sob o roofmate, como ? efectuar ripado sob o roofmate ? e prendê-lo (ripado) onde ? no roofmate ?será que vai aguentar com o peso do roofmate e de o lambrim ?

se tiverem opiniões agradeço, pois antes de iniciar o projecto gostaria de definir métodos e procedimentos.

um abraço

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”