Suspensão regenerativa

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Suspensão regenerativa

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

em 8/11/2007 tinha comentado isto:

(…)penso, há já alguns anos, que para além do aproveitamento da travagem, também devia ser aproveitada a força dos amortecedores. há sempre curvas e em portugal tb mtos buracos.(…) neste topico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a

suspensão regenerativa transforma amortecedor em gerador de energia

uma equipe de estudantes do mit, nos estados unidos, desenvolveu um amortecedor regenerativo, capaz de capturar a energia cinética gerada quando o carro passa por buracos ou saliências, transformando-a em eletricidade.
o sistema é semelhante ao sistema regenerativos dos freios, que captura a energia cinética durante as frenagens, podendo ser usado para carregar baterias que liberam posteriormente a energia nos momentos de arrancada e aceleração, diminuindo o consumo de combustível.
suspensão regenerativa
o projeto começou "porque nós queríamos descobrir onde se desperdiça energia em um veículo," explica o professor zack anderson, um dos coordenadores da pesquisa. os veículos híbridos já possuem sistemas regenerativos de freios, de forma que os engenheiros tiveram que procurar em outros lugares.
a suspensão foi o candidato inicial e a escolha se comprovou correta. os pesquisadores alugaram diversos tipos de carros e colocaram sensores em sua suspensão para determinar a energia potencial que poderia ser recuperada. eles descobriram que, quanto mais pesado o veículo, maior é a energia desperdiçada na suspensão.
amortecedor inteligente
o protótipo do amortecedor regenerativo usa um sistema hidráulico que força um fluido através de uma turbina conectada a um gerador. o equipamento é controlado por um sistema eletrônico ativo que, além de otimizar o amortecimento, oferecendo um desempenho melhor do que os amortecedores convencionais, gera eletricidade para recarregar as baterias ou operar outros dispositivos elétricos no veículo.
os testes mostraram que um caminhão equipado com seis amortecedores regenerativos pode gerar 1 kw de potência em média em uma estrada asfaltada em boas condições - isto é suficiente para eliminar totalmente a necessidade do alternador.
os pesquisadores já patentearam o invento e abriram uma empresa para comercializá-lo.
fonte:
redação do site inovação tecnológica
18/02/2009
http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0170090218

Responder

Voltar para “Geral”