EDP c/ WindFloat

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

EDP c/ WindFloat

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

a edp, através da sua participada edp inovação, assinou um acordo com a principle power para o desenvolvimento de um projecto de eólicas offshore em águas profundas, a instalar na costa portuguesa.

o projecto, denominado windfloat, foi concebido pela marine innovation &technology, sendo detido pela principle power. a patente consiste numa fase flutuante para instalação de turbinas eólicas com design simples e elegante. de acordo com a edp, as características inovadoras do windfloat asseguram um maior controlo do movimento das ondas e das turbinas e permitem a instalação de parques eólicos em áreas até agora inacessíveis, com profundidades superiores a 50 metros mas com grande abundância de recurso eólico.

no âmbito do memorando de entendimento assinado, as duas empresas comprometem-se a desenvolver um projecto ao largo da costa portuguesa. a operação será realizada em três fases. na primeira será construído e instalado um windfloat para efeitos de demonstração. segue-se uma fase pré-comercial, em que serão instalados três a cinco equipamentos, e, por fim, o projecto entrará na fase de exploração comercial.

além da principle power e da edp, o projecto acolherá outros accionistas, a anunciar num futuro próximo. com sede em seattle, nos estados unidos da américa, a principle power é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para eólicas offshore a instalar em águas profundas.

fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias/d ... hp?id=7673

mais:
power rating ? 5-10mw displacement < 8000 ton
rotor diameter ? 125 m hull weight < 2500 ton
turbine height ? 100 m hull draft ? 25 m
turbine weight ? 400 ton normal operations water depth > 50 m
tower weight ? 400 ton conventional mooring components – 60deg/6 ln

para mim, como habitualmente, a base de 25 m2 dá para produzir aproximadamente 3 mw a partir das ondas, como o rotor tem 125 m, 5 bases de 25 m2 darão 15 mw.
3 mw em 25 m2 são 60% do potencial de 40 mw da energia das ondas p/km de crista das ondas.

estive lá antes, mas não consegui...
Anexos
img_projects_windFloatSeascape.jpg
img_projects_windFloatSeascape.jpg (0 Bytes) Visto 1662 vezes

Responder

Voltar para “Energia Eólica”