Comprei a Vectrix!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Comprei a Vectrix!

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu::hello: boas caros internautas

bem, cá estou eu para assinalar que cheguei aos 4000km e continuo contente. não posso é fazer as contas de quanto combustivel poupei e o co2 que deixei de emitir em relação ao meu transporte alternativo (mazda 6) porque tenho o computador de casa avariado ...
ehehe.
o meu computador estah nos "trinques" e posso te dar uma estimativa:
- 4000 kms feitos;
- 300 euros poupados;
- 700 kg de co2 evitados.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu::hello: boas caros internautas

bem, cá estou eu para assinalar que cheguei aos 4000km e continuo contente. não posso é fazer as contas de quanto combustivel poupei e o co2 que deixei de emitir em relação ao meu transporte alternativo (mazda 6) porque tenho o computador de casa avariado ...
ehehe.
o meu computador estah nos "trinques" e posso te dar uma estimativa:
- 4000 kms feitos;
- 300 euros poupados;
- 700 kg de co2 evitados.
eheheh, thx mas a minha fórmula é complexa... tem em conta a soma dos custos afectos aos períodos do combustivel que meto no carro e às emissões deste mesmo. isto para tentar que os valores sejam o mais próximos possíveis do cenário que acontecia se não tivesse a vectrix.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

ainda faltam aí as contas da manutenção, que fica por fazer.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

civic Escreveu:ainda faltam aí as contas da manutenção, que fica por fazer.
yup! mas aí é sempre a poupar, só para teres uma idéia a manutenção dos 120.000km está orçamentada em mais de 2500€ por causa principalmente da troca da correia. até arrepia! agora que reduzi para metade os kms por ano (do carro), vou levar muito mais tempo a chegar lá
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

pois é, tive o computador avariado e não tinha acesso à formula. cheguei aos 4000km e estou muito contente com ela! já poupei mais de 290€ em cobustível e mais de 700kg de co2 deixaram de ir para a atmosfera. dados relativos ao veiculo que utilizaria se não tivesse a vectrix. poupei ainda 4000km de revisão de um mazda 6.

mais contente ainda fiquei ao ter a agradável surpresa de que podia ir buscar ao irs mais 796€
não estava à espera que já as medidas anunciadas já contemplassem o ano de 2008, até porque aqui no forum (daquilo que tinha lido) era em contrário...

para esclarecer os mais confusos, diz o artigo 85º do cirs (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs89.htm)
artigo 85º
encargos com imóveis e equipamentos novos de energias renováveis

(...)
2 - são igualmente dedutíveis à colecta, desde que não susceptíveis de serem considerados custos na categoria b, 30 %, com o limite de (euro) 796 das importâncias despendidas com a aquisição de:
(redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro)

a) (...)

b) veículos sujeitos a matrícula exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis.
(redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro)
(...)
só tenho pena de estar de chuva e não poder utilizá-la mais...

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

o que?
não me digas que um granda homem com uma granda mota eléctrica com uma chuvinha e já se encolhe?

eu ontem até saraiva apanhei no caminho, com a minha mini mota...e cheguei sequinho (tão sequinho como o dodot)
tive é de vestir o impermiável
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:o que?
não me digas que um granda homem com uma granda mota eléctrica com uma chuvinha e já se encolhe?

eu ontem até saraiva apanhei no caminho, com a minha mini mota...e cheguei sequinho (tão sequinho como o dodot)
tive é de vestir o impermiável
nada disso, quando cai cai a doer e apanha desprevenido... um abril como manda a tradição (coisa cada vez mais rara).

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois é volto a dizer a noticia é boa!

quanto a chuva... já andei com ventos mais que ciclonicos e juro que não voei... embora tenha estado perto...

a minha motinha está irreconhecivel... cheia de lama, ainda por cima com as obras da cril imaginem um pouco as estradas cheias de lama ou areia...

enfim uma odisseia!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:pois é volto a dizer a noticia é boa!

quanto a chuva... já andei com ventos mais que ciclonicos e juro que não voei... embora tenha estado perto...

a minha motinha está irreconhecivel... cheia de lama, ainda por cima com as obras da cril imaginem um pouco as estradas cheias de lama ou areia...

enfim uma odisseia!
vocês estão-me a deixar ficar mal...

com granizo e ventos ciclónicos? aonde acaba a coragem e começa a loucura?

eu cá prefiro não arriscar, principalmente quando vou para o trabalho senão arrisco-me a ficar molhado o dia todo...

mas respeito mesmo (para além do piso em paralelipipedos e dos carris) tenho pelas rajadas que do nada aparecem fortes e podem arranjar problemas, o vento forte mas constante não me assusta tanto.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

é bom depois de conduzires com esse tempo não queres outra coisa pois é um tédio a 50km/h e com esses obstaculos torna se no jogo sem fornteiras.... eh eh eh
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:é bom depois de conduzires com esse tempo não queres outra coisa pois é um tédio a 50km/h e com esses obstaculos torna se no jogo sem fornteiras.... eh eh eh
pois, realmente quando vou a 50km/h não é muito emocionante, mas pior que isso é que se quisermos ir devagar por alguma condicionante de segurança, rapidamente nos apercebemos que abaixo de determinada velocidade o perigo aumenta pois os automobilistas começam a fazer ultrapassagens à queima, etc...

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

ultrapassagens à queima já estamos nós mais que habituados
as rajadas fortes repentinas são realmente assustadoras, mas se forem constantes não tem problema. já cheguei a passar uma ponte sobre o mondego em que para ir em frente tinha que ir todo inclinado lol.
o que me provoca mais medo são as curvas com o piso molhado e no meu trajecto diário sou obrigado a passar por uns carris em que a trajectória da estrada faz uns 30º com a dos carris numa zona em que os carros passam a abrir e eu quase que tenho que parar para não me espetar e já vi muitas scooters a caírem ali!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

mix Escreveu:ultrapassagens à queima já estamos nós mais que habituados
as rajadas fortes repentinas são realmente assustadoras, mas se forem constantes não tem problema. já cheguei a passar uma ponte sobre o mondego em que para ir em frente tinha que ir todo inclinado lol.
o que me provoca mais medo são as curvas com o piso molhado e no meu trajecto diário sou obrigado a passar por uns carris em que a trajectória da estrada faz uns 30º com a dos carris numa zona em que os carros passam a abrir e eu quase que tenho que parar para não me espetar e já vi muitas scooters a caírem ali!

[[]]
ui... carris é o pior... só mesmo atravessados na perpendicular.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:ui... carris é o pior... só mesmo atravessados na perpendicular.
o que interessa eh que a mota esteja na vertical quando se atravessam carris, juntas, ou quaisquer outras tretas dessas que escorregam como oh caraças...
e, obviamente, nao travar ou acelerar bruscamente lah em cima...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:mais contente ainda fiquei ao ter a agradável surpresa de que podia ir buscar ao irs mais 796€
não estava à espera que já as medidas anunciadas já contemplassem o ano de 2008, até porque aqui no forum (daquilo que tinha lido) era em contrário...

ora bolas. nao sei se hei-de gritar de contentamento ou de frustaçao.
mas ao menos grito jah:

tenho de mudar a minha entrega para incluir a mota! acho que tenho multa a pagar por o fazer, mas deve valer a pena...

thx jmap. amanha tenho de ver se ligo ao pessoal todo que conheço e que nao sabe que era possivel meter a compra da sua menina no irs.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

só descobri ontem ao ler o cirs... mas 796€ valem bem a multa que ainda não consegui perceber se são 25 ou 50€.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:só descobri ontem ao ler o cirs... mas 796€ valem bem a multa que ainda não consegui perceber se são 25 ou 50€.
tenho uma mah noticia pra te dar... acabei de ligar para o apoio telefonico da dgci (707 206 707) e esse cirs eh soh para 2009...
ainda assim, espero que se distraiam e te paguem os 777€ (796€ eh soh pro ano)...
eu, logicamente, jah nao irei mexer no que entreguei...

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:só descobri ontem ao ler o cirs... mas 796€ valem bem a multa que ainda não consegui perceber se são 25 ou 50€.
tenho uma mah noticia pra te dar... acabei de ligar para o apoio telefonico da dgci (707 206 707) e esse cirs eh soh para 2009...
ainda assim, espero que se distraiam e te paguem os 777€ (796€ eh soh pro ano)...

isto é dos diabos, uma pessoa preenche o irs que eu saiba consultando a parte legal publicada no cirs. a ajuda do preenchimento encaminha para o dito site que agora supostamente não informa a legalidade actual? para que é que eu quero saber da lei sobre o preenchimento do irs para o ano que vem? o que quero é a deste ano. que se lixe! parece que andam a brincar com o pessoal. a mim não me chulam com numeros de valor acrescentado que deviam ser grátis de apoio ao cidadão e muito menos aceito a indução em erro que praticam sobre os contribuintes que procuram cumprir a legalidade.

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
alguns minutos mais tarde e um pouco mais calmo, começo a raciocinar...
já me aconteceu consultar diferentes balcões nas finanças e dizerem coisas contrárias, no entanto se lhes pedires para o porem por escrito nunca o fazem pois não assumem a responsabilidade.

consultei agora a pessoa responsável do nosso instituto aonde trabalho que tem a mesma leitura que eu. diz esta pessoa que a lei 64-a/2008, publicada a 5 de dezembro de 2008, é uma alteração à lei e entra em vigor no dia seguinte à sua publicação. ou seja, no dia 6 de dezembro de 2008 foi publicada a alteração à lei que tem efeitos para o ano desta. assim a leitura desta pessoa que toda a vida tem representado o instituto nestes assuntos que envolvam leis é que: sempre que isto acontece tem efeitos retroactivos e como tal a redacção dada pela lei 64-a/2008, de 31 de dezembro é aplicável ao ano de 2008.

sendo assim vou manter esta interpretação porque faz sentido. quanto a linhas de apoio, se coleccionasse as asneiras que nelas me dizem e fosse indmenizado por estas, hoje estava rico. já outra coisa é colocarem por escrito e assumirem a resposabilidade, dessa forma aceito. portanto ainda vou equacionar colocar por escrito a questão às finanças, infelizmente das ultimas vezes que o fiz nunca recebi resposta.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

vivas.

como sou um gajo muita chato, contactei o pessoal das finanças por email e esperei por uma resposta escrita. vou transcrever o e-mail, eliminando nomes e outros detalhes:

(atenção: ordem de chegada decrescente. o mail mais antigo estah no fim!)
from: dsirs - direcção irs [mailto:[email protected]]
sent: segunda-feira, 20 de abril de 2009 11:30
to: me
subject: re: irs

não, pois o mesmo foi adquirido em 2008.

--------------------------------------------------------------------------------
de: me
enviada: seg 20-04-2009 11:20
para: dsirs - direcção irs
assunto: re: irs

bom dia.
então na declaração de 2009 poderei meter a compra de 2008 do meu veículo eléctrico?
obrigado.

cumprimentos,
--------------------------------------------------------------------------------

from: dsirs - direcção irs [mailto:[email protected]]
sent: segunda-feira, 20 de abril de 2009 11:09
to: me
subject: re: irs

só para declaração do ano de 2009

de: me
enviada: sex 17-04-2009 11:11
para: dsirs
assunto: irs

boa tarde.
tenho a seguinte dúvida em relação ao preenchimento do meu irs:
comprei um veículo eléctrico em 2008. vi, neste link (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... /irs89.htm), que está previsto, no artigo 85º, ponto 2, alínea b, o reembolso de 30% da compra deste tipo de veículos. isto adapta-se já ao irs deste ano (2008)?

obrigado.
cumprimentos,

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”