Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jprr »

tem atenção que ao colocares mais imans tens que descolares alguns do prato e virá-los ao contrario para ficarem assim n s n s n s...

mesmo que coloques mais imans, tens o problema da forma rectangular das tuas bobinas

e se calhar acaba por ficar mais caro do que fazer novas bobinas

sugiro o seguinte:
- faça uma bobina(apenas uma para ensaio) com as caracteristicas todas que eu atrás mencionei

depois arranje um suporte para a bobina de modo a que dê para medir a voltagem com a turbina a funcionar depois é só multiplicar esse valor pelo numero total de bobinas ligadas en serie dando assim um valor "aproximado"

experimente a fazer este teste.
fico aguardar...

desta forma:
stator5.jpg
stator5.jpg (54.63 KiB) Visto 13907 vezes
testcoil1rotor.jpg
testcoil1rotor.jpg (29.51 KiB) Visto 13904 vezes
testcoilmounted.jpg
testcoilmounted.jpg (24.89 KiB) Visto 13900 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

eu acredito que o mistério já está esclarecido, é o formato das bobinas, que não está casando com a distância entre os dois ímãs. mas também um pequeno detalhe nos passou despercebido logo no início, quando definimos o número de bobinas. neste tipo de gerador, como ele é plano, não é possível fazer um bobinamento com mais bobinas do que ímãs. isso acontece porque não há como entrelaçar duas bobinas, elas têm que ficar uma ao lado da outra. logo quando foram colocadas 18 bobinas, para que coubessem no espaço destinado aos 12 ímãs, cada bobina acabou ocupando apenas 2/3 da área de cada ímã, deixando um defasamento no posicionamento. com isso nunca a tensão vai chegar à máxima amplitude.

conclusão: como o número máximo de bobinas para este gerador é 12, eu sugiro fazer um novo bobinamento com 2 fases de 6 bobinas, obedecendo o espaçamento dos ímãs. ou então acrescentar mais 6 ímãs em cada prato para completar os 18 ímas, assim o espaçamento dos ímãs vai ficar compatível com a bobina que está feita.


exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por exterminador »

boas josenir deram-me o motor da foto, que pelos vistos tem desmultiplicação. este motor gera corrente em dc e ac. ropdando a mão da ac 38v 1.2amp e dc 19v0.99amp. liguei o motor a 1 aparafusadora que no maximo da 300rpm e acendeu 1 lampada de 220v40w com bastante brilho.podes dizer-me qual o melhor controlador de carga para este motor? ou o motor não tem potencia suficiente para carregar baterias. obrigado
Anexos
IMAGE_00044.jpg
IMAGE_00044.jpg (88.5 KiB) Visto 13804 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

exterminador Escreveu:boas josenir deram-me o motor da foto, que pelos vistos tem desmultiplicação. este motor gera corrente em dc e ac. ropdando a mão da ac 38v 1.2amp e dc 19v0.99amp. liguei o motor a 1 aparafusadora que no maximo da 300rpm e acendeu 1 lampada de 220v40w com bastante brilho.podes dizer-me qual o melhor controlador de carga para este motor? ou o motor não tem potencia suficiente para carregar baterias. obrigado
se essas medidas estiverem corretas, trata-se de uma potência que realmente dá para carregar baterias de 12v sim, e ainda conseguir algum trabalho útil. eu conheço este tipo de motor, ele gera corrente contínua. o fato de você medir esta tensão na escala de corrente alternada do multímetro e ele apresentar uma leitura não que dizer que ele gera também em corrente alternada. um gerador só gera um tipo de corrente, dc ou ac. mas enfim isso não chega a ser problema algum.

o que me preocupa mesmo neste tipo de motor, é que ele possui um sistema de engrenagens que foi projetado para reduzir a velocidade, e não para ampliar. quando você gira o eixo dele, as engrenagens trabalhando ao contrário do elas foram projetadas para trabalhar, e recebem um esforço maior e talvez não tenham uma boa vida útil. e também há que se verificar as pás que serão necessárias, pois o eixo vai pesar quando se estiver consumindo a energia gerada, e o peso é multiplicado pelas engrenagens.

afora isso, não há a menor dúvida que serve para algo. para um motor de corrente contínua você deve usar um regulador do tipo usado com motores de imãs permanentes. pode tentar usando um circuito com o ci lm350 na configuração de carregador de baterias, que é mais do que suficiente para esta potência e é simples de montar. procure pelo datasheet do lm350 que neste documento está bem explicado como montar este carregador. faça uma busca no google por "datasheet lm350".

Avatar do Utilizador

rudigao
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo abr 12, 2009 4:35 am
Localização: São Paulo - Brazil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por rudigao »

070tiag0 Escreveu: o disco das bobinas tem de espessura +/- 10mm e os discos dos ímanes têm 40cm de diâmetro, e sim, os discos são em ferro, até para poder ser mais fácil segurar os ímanes.
.
olá, acbo de chegar e este tópico me fez querer voltar a ativa para energia sustentável.

sobre o gerador do 070tiag0:
não sei se estou certo, mas os discos são de ferro??
ferro não se magnetiza com todos estes imãs e se torna um imã gigante??

bom...é uma opinião e uma dúvida...
o que acham?

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

rudigao Escreveu:
070tiag0 Escreveu: o disco das bobinas tem de espessura +/- 10mm e os discos dos ímanes têm 40cm de diâmetro, e sim, os discos são em ferro, até para poder ser mais fácil segurar os ímanes.
.
olá, acbo de chegar e este tópico me fez querer voltar a ativa para energia sustentável.

sobre o gerador do 070tiag0:
não sei se estou certo, mas os discos são de ferro??
ferro não se magnetiza com todos estes imãs e se torna um imã gigante??

bom...é uma opinião e uma dúvida...
o que acham?
errado, o meu colega com discos um poucos mais pequenos mas também em ferro e menos bobines produz energia para por exemplo um amplificador de musica a funcionar.

sobre o meu projecto, o tempo está a correr atrás de mim, tenho apenas mais 2 semanas para o concluir, e apenas algumas horas por dia, por isso vou colocar de parte a ideia de fazer novas bobinas. vou agora fazer um prato de 24 ímanes e ver quando gera. volto depois com resultados.

obrigado por toda a ajuda

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

070tiag0 Escreveu:sobre o meu projecto, o tempo está a correr atrás de mim, tenho apenas mais 2 semanas para o concluir, e apenas algumas horas por dia, por isso vou colocar de parte a ideia de fazer novas bobinas. vou agora fazer um prato de 24 ímanes e ver quando gera. volto depois com resultados.
não esqueça a minha sugestão. se não quer mudar o prato das bobinas, então como existem 18 bobinas, use 18 ímãs que o problema vai ser resolvido com certeza. eu já fiz vários geradores deste tipo com a mesma quantidade de imãs e bobinas, e funcionaram muito bem.

o último que eu fiz foi com 24 ímãs de ferrite em cada prato, usando duas fases com 12 bobinas cada uma, e ficou ótimo.

Avatar do Utilizador

rudigao
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo abr 12, 2009 4:35 am
Localização: São Paulo - Brazil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por rudigao »

bom, sobre o tema do forum: "bobinamento de geradores", como vi que tem vários que já fizeram bobinas gostaria de saber como fazem....

eu quero fazer um e fui enrolar uma bobina e ficou muito torto e meio frouxa...

tem alguma maquina pra fazer isso? é na mão mesmo?
algum jeito que seja mais fácil?

e na hora de enrolar tem algum segredo ou é só ir enrolando?

vlw.
abçs

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

rudigao Escreveu:bom, sobre o tema do forum: "bobinamento de geradores", como vi que tem vários que já fizeram bobinas gostaria de saber como fazem....
eu quero fazer um e fui enrolar uma bobina e ficou muito torto e meio frouxa...
tem alguma maquina pra fazer isso? é na mão mesmo?
algum jeito que seja mais fácil?
e na hora de enrolar tem algum segredo ou é só ir enrolando?
vlw.
abçs
existem vários tipos de máquinas bobinadeiras, as mais comuns são manuais, do tipo desta que eu uso. observe que é um mecanismo simples, apenas com uma manivela manual para girar a forma. a forma é composta por duas metades de madeira e podem ser usadas várias formas de tamanhos diferentes. na parte de baixo está um par de formas com vários tamanhos na mesma forma. a distância entre as formas é ajustada nos dois parafusos que as seguram e determinam o tamanho da bobina.
maq_bob.jpg
maq_bob.jpg (29.7 KiB) Visto 13637 vezes

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

josenir e outros, fiz como me recomendaram, meter mais ímanes num parto e não é que melhorou?

em vez de ter 2 pratos de 12 ímanes cada decidi fazer apenas um com 24 ímanes num só prato, e o resultado muito melhor que o anterior. enquanto que com 2 pratos de 12 ímanes produzia 3/4v agora com apenas um com 24 ímanes produzo 10/12v.

meter dois pratos com 24 ímanes? não, ficaria para além de pesado muito dispendioso. (24 ímanes dos que utilizo ficaria +/- 90€)

ainda não fiz os testes por fase ou até mesmo à amperagem, pois também ainda não tive tempo para mais. os resultados obtidos foram já com a corrente rectificada, ligando como na foto.

Imagem

como os ímanes já eram muitos no prato e ficavam muito juntos, não quis correr o risco de saírem do sitio e para além de os colar estive também a meter uma pequena camada de fibra de vidro. na foto abaixo da para ver os 24 ímanes no prato, só que ainda não tem fibra nesta foto. ficou a secar, amanhã já deve estar impecável.

[img*]a adicionar imagem...[/img*]

agora que utilidade dar a esta corrente, ainda não sei, sugestões se faz favor, algo que surpreenda o meu avaliador


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jprr »

boa

então vai ficar só com um disco?
e obteve essa voltagem a que rotação?

se for para ficar só com um disco, ainda pode melhorar mais qualquer coisa
colocando no lado em que não leva nenhum disco, colocando uma circunfência feita com laninas de ferro, é melhor ver aqui http://www.otherpower.com/bartmil.html

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

é necessário pôr alguma carga ligada ao gerador para avaliar a corrente. para os ímãs que você está usando teria que conseguir pelo menos 10a de corrente. uma medição de tensão na saída de um gerador só é válida se tiver uma carga para consumir parte do que está sendo produzido. eu não gosto de ser pessimista, mas acredito que conseguiu uma boa tensão, mas pode não conseguir boa corrente devido aos ímãs estarem apenas em um prato. dessa forma o campo magnético se dispersa. não deixe de usar o outro prato de ferro do lado oposto sem ímãs, assim vai conseguir concentrar mais o campo. e informe como ficou.

mas eu ainda insisto que com 18 ímãs daria mais resultado do que com 24, devido à forma de onda mais simétrica que seria gerada.

boa sorte !

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

josenir, já coloquei fibra um pouco incomodo voltar a retirar ímanes. também não é fácil, pois ainda à pouco tempo me mandaram experimentar com 24 ímanes, e eu filo e melhorou, agora seria deitar a perder 2 dias de trabalho, e não tarda todo o projecto tem de estar pronto, não posso perder muito mais tempo.

quanto ao meter segundo disco, vou já amanha fazer testes se melhora o rendimento. tenho também de verificar a amperagem e novamente a voltagem mas com algo ligado.

obrigado por toda a ajuda. quando a minha internet melhorar prometo colocar mais fotos.


exterminador
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: sábado out 06, 2007 11:41 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por exterminador »

josenir Escreveu:
exterminador Escreveu:boas josenir deram-me o motor da foto, que pelos vistos tem desmultiplicação. este motor gera corrente em dc e ac. ropdando a mão da ac 38v 1.2amp e dc 19v0.99amp. liguei o motor a 1 aparafusadora que no maximo da 300rpm e acendeu 1 lampada de 220v40w com bastante brilho.podes dizer-me qual o melhor controlador de carga para este motor? ou o motor não tem potencia suficiente para carregar baterias. obrigado
se essas medidas estiverem corretas, trata-se de uma potência que realmente dá para carregar baterias de 12v sim, e ainda conseguir algum trabalho útil. eu conheço este tipo de motor, ele gera corrente contínua. o fato de você medir esta tensão na escala de corrente alternada do multímetro e ele apresentar uma leitura não que dizer que ele gera também em corrente alternada. um gerador só gera um tipo de corrente, dc ou ac. mas enfim isso não chega a ser problema algum.

o que me preocupa mesmo neste tipo de motor, é que ele possui um sistema de engrenagens que foi projetado para reduzir a velocidade, e não para ampliar. quando você gira o eixo dele, as engrenagens trabalhando ao contrário do elas foram projetadas para trabalhar, e recebem um esforço maior e talvez não tenham uma boa vida útil. e também há que se verificar as pás que serão necessárias, pois o eixo vai pesar quando se estiver consumindo a energia gerada, e o peso é multiplicado pelas engrenagens.

afora isso, não há a menor dúvida que serve para algo. para um motor de corrente contínua você deve usar um regulador do tipo usado com motores de imãs permanentes. pode tentar usando um circuito com o ci lm350 na configuração de carregador de baterias, que é mais do que suficiente para esta potência e é simples de montar. procure pelo datasheet do lm350 que neste documento está bem explicado como montar este carregador. faça uma busca no google por "datasheet lm350".
boas josenir o regulador usado com motores de imans permanentes (que tens no teu topico)apresenta 3 entradas , elimino 1 entrada? obrigado

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

finalmente as tão prometidas fotos,

disco de 24 ímanes sem a fibra
Imagem

Imagem

disco de 24 ímanes com a fibra
Imagem

Imagem

pontes rectificadoras devidamente "instaladas" numa placa de alumínio com massa térmica e com as respectivas ligações. utilizei também terminais e estanheios para ficarem 5 estrelas. as ligações devidamente ligadas às barras de junção para ser o mais prático possível. (vou tentar queimar as pontes rectificadoras, só aguentam ate 834v )
Imagem

Imagem

Imagem

vou amanha iniciar testes com segundo paro e sem ele e respectiva amperagem.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

exterminador Escreveu:boas josenir o regulador usado com motores de imans permanentes (que tens no teu topico)apresenta 3 entradas , elimino 1 entrada? obrigado
depende do que você pretende.

se você possui um gerador com bobinamento trifásico, serão necessário três meias pontes para fazer a retificação, por isso existem três pontos para ligação e 6 diodos. cada dois diodos formam uma meia ponte de retificação.

se você possui um gerador com bobinamento de duas fases, serão necessárias duas meias pontes, logo 4 diodos.

se você possui um motor de corrente contínua, não são necessários diodos para a retificação. neste caso apenas observe a polaridade da saída do gerador e ligue os terminais positivo e negativo ao capacitor de entrada do regulador. o motor de corrente contínua, como o nome já diz, produz corrente contínua.

Avatar do Utilizador

rudigao
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo abr 12, 2009 4:35 am
Localização: São Paulo - Brazil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por rudigao »

070tiag0 Escreveu: vou amanha iniciar testes com segundo paro e sem ele e respectiva amperagem.
e aí?
quantos watts conseguiu? e a rpm???

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

rudigao Escreveu:
070tiag0 Escreveu: vou amanha iniciar testes com segundo paro e sem ele e respectiva amperagem.
e aí?
quantos watts conseguiu? e a rpm???
não contei rotação, mas em esforço chega aos 100w. ligou um amplificador de som

com a velocidade do vento normal produz um pouco menos, ~10/12v a ~7/8a

agora gostaria de saber com baixar amperes e aumentar voltagem, como fazer um regulador de tensão, como ligar um amperímetro para ficar sempre a medir.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

070tiag0 Escreveu:não contei rotação, mas em esforço chega aos 100w. ligou um amplificador de som
com a velocidade do vento normal produz um pouco menos, ~10/12v a ~7/8a
agora gostaria de saber com baixar amperes e aumentar voltagem, como fazer um regulador de tensão, como ligar um amperímetro para ficar sempre a medir.
se você consegui 100w com uma pequena turbina de eixo vertical, poderia conseguir muito mais com este gerador usando uma turbina de eixo horizontal com 3 ou 4 pás de alumínio de 1m.
se o gerador trabalha com tensão na faixa de 6 a 18v, a melhor solução é o meu projeto de regulador de tensão para gerador de imãs permanentes. a construção dele é relativamente simples e tem capacidade de sobra para o seu gerador.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138

para ligar um amperímetro é só ligar as pontas de prova em série com a carga. veja na figura abaixo. a carga está representada pela lâmpada.
Medir_corrente.JPG
Medir_corrente.JPG (48.64 KiB) Visto 13083 vezes

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

josenir Escreveu:se você consegui 100w com uma pequena turbina de eixo vertical, poderia conseguir muito mais com este gerador usando uma turbina de eixo horizontal com 3 ou 4 pás de alumínio de 1m.
se o gerador trabalha com tensão na faixa de 6 a 18v, a melhor solução é o meu projeto de regulador de tensão para gerador de imãs permanentes. a construção dele é relativamente simples e tem capacidade de sobra para o seu gerador.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=8138

para ligar um amperímetro é só ligar as pontas de prova em série com a carga. veja na figura abaixo. a carga está representada pela lâmpada.
josenir atrevia me a dizer que o meu aerogerador será mais eficiente em eixo vertical pela grande velocidade que chega a atingir. mais veja o vídeo abaixo retirado do youtube que se aplica ao meu também.

um teste que fiz foi colocar o outro prato como me recomendavam acima, mas o resultado foi igual ao mesmo de ter só um prato, por isso tirei, só traria mais peso ao eixo.


Link

o meu projecto ainda só foi testado no chão, e chegou aos 10 volts, agora quando tiver todo acabado vai para cima de um telhado e ai já deve rodar um pouco mais e consequentemente produzir mais.

também adoptei este método de eixo vertical por assim poder transportar e poder por a funcionar num auditório para explicar aos avaliadores com obtenho a energia.

contudo chegar a este ponto para mim já foi uma grande vitória, recordo que este foi o meu primeiro projecto e para o tamanho do mesmo ~10/12v a ~7/8a não foram valores nada maus, acho eu. mais uma vez obrigado a todos os que me puderam ajudar neste projecto.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”