O QUE FAZER????

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
michel silva
Membro
Membro
Registado: sexta fev 15, 2008 5:47 pm

O QUE FAZER????

Mensagem por michel silva »

bom dia
eu sou proprietario de uma casa de 2 andares no norte de portugal.
neste momento , visto que resido na frança penso em alugar o 1 andar. como os 2 andares e como sao destintos guardarei o res de chao para garage e para armazenar e fazer pequenos travalhos particulares. o problema è que a casa so tem uma embaixada( contador preto) se é assim como lhe chamam, e gostaria de saber como fazer, para saber a consumaçao do caseiro e a minha, para evitar futuros problemas.
ja me falaram de acusadores mas sera que é legal???
poderei ter um segundo contador preto???
preciso de contactar a camara ou outro organismo qualquer??
por agora é tudo .
agradeço desde ja a vossa participaçao para clarificar as ideias e dar sugestoes
obrigado e parabens pelo site

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm

Re: O QUE FAZER????

Mensagem por crazyscientist »

isso é fácil fale com um electricista que lhe aplica um contador (preto como diz) na garagem e assim subtraindo o gasto da garagem ao total tem o consumo da casa
Imagem

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

a montante do contador que está a seguir à baixada e portinhola, a instalação é sua, e como tal pode colocar qualquer equipamento eléctrico susceptivel de ser usado na rede eléctrica 230v. desde que não cause perturbações na rede, etc, etc.
no caso em questão, basta à cabeça do quadro principal de piso colocar um contador geral.

depende como é distribuida a instalação eléctrica, só vendo o projecto electrotécnico, mas colocar um contador de energia no quadro geral do 1º andar, outro no quadro geral do 2º andar, e outro na garagem, não me parece mal. assim, para além do contador propriedade da edp (o que se dá a contagem mensal), ficaremos a saber o consumo parcelar, por piso e garagem.

claro que isto só deve ser feito por quem sabe: electricista por exemplo.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

o este tópico tem a ver com energia solar?
moderadores: reposicionar este tópico, pf.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
michel silva
Membro
Membro

desde ja agradeço as respostas dadas.
talvez nao tenha posto detalhes suficientes e realistas para que possam ser mais precisos . a primeira questao nao é exactamente correcta por isso as minhas desculpas pelo lapso!!
como eu disse a casa tem dois andares nos quais vivi sempre com a minha familia. casa essa que na altura tinha umas escadas pelo interior e duas exteriores nas extremidades . entretanto o meu pai resolveu fechar as escadas interiores para poder dividir o 1 andar com a intençao principal de diminuir a superficie porque era enorme( aproximadamente 50m2 cada apartamento) e com as segundas intençoes de um dia tudo alugar ficando somente com res de chao como garage e arrumos para nos. sublinho que tudo isto é ilegal , pois nunca foi pedido alvara a camara e a planta da casa é a mesma desde a sua construçao sem modificaçoes.
a embaixada electrica é unica e situada no res de chao assim como a caixa dos fusiveis.
a cerca de 2 anos , para ajudar um casal amigo da familia , os meus pais resolveram lhes alugar um dos apartamentos ( ao negro). claro que a factura da edp, esta ao nome do meu pai, mas desde que alugamos , todos os meses juntamos o valor da eletricidade a renda com o acordo e verificaçao do caseiro.
hoje o meu pai deu nos o patrimonio a gerir a mim e ao meu irmao , e eu sei que poderiamos tudo legalizar, mas a verdade é que nao temos meios para investir e nao queremos ao menos para ja de quadriplicar as contribuiçoes imobiliarias.
entao a nossa intençao agora é de alugar o outro apartamento e sublinho que este apartamento tem instalaçao electrica mas com um acusador de kw na despensa do mesmo.
resumindo : ha 2 apartamentos no 1 andar e o res de chao (mas nao tera nenhuma consumaçao) mas tera a caixa de fusiveis e o contador geral e ao qual todos os inquelinos terao acesso.
o problema é que eu sou emigrante e o meu irmao estudante numa universidade longe do domicilio, por isso sera um grande transtorno passar todos os meses pelos inquilinos para verificar o acusador e subtrair o valor deste pelo consumo geral..
o que fazer para que cada um pague a seu consumo evitando as confusoes ?
espero que tenha sido claro .
mais uma vez agradeço a vossa disponibilidade e simpatia
obrigado

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm

Mensagem por crazyscientist »

para isso ser automático ou seja a edp cobrar a cada divisão o seu valor de gasto, terá de legalizar, constituindo propriedade horizontal, o que desaconselho vivamente, o meu sogro fez isso, e foi um gasto de dinheiro e tempo que nem imaginam, é preciso planta como se fosse construir casa de raiz, licenças de obras pagas mesmo que não existam, vistorias e toda a porcaria que podem imaginar e depois a casa é avaliada como se fosse nova, resultado, a antiga décima agora imi dispara para números astronómicos.

por isso o conselho é falar com um electricista, mesmo que não profissional, que lhe desenrasque isso e os inquilinos que façam as divisões, pode deixar um deles a pagar a factura depois de receber dos outros.

já agora de que zona do norte é? pode ser que se arranje alguém para ajudar no local.
Imagem

Autor do tópico
michel silva
Membro
Membro

obrigado por confirmar aquilo que eu suponha.
a zona do norte é guimaraes.
mas gostaria de aprofundar mais um pouco.
sera possivel ter 2 contadores e receber 2 facturas mesmo que seja no mesmo nome? assim so teria de as entregar para receber o valor e evitaria provaveis problemas como por exemplo na altura da regularizaçao.
falo disto porque tenho conhecimento de um caso quase identico ao meu ,que é o seguinte:
numa casa dividida pra 2 habitaçoes em que havia um 1 contador geral num lado e um acusador do outro, em que o inquilino que tinha o acusador pagava todos os 2 meses(era assim a faturaçao) metade da taxa , a diferença da antiga contagem dos kw com a actual ,multiplicando pelo preço do mesmo e claro a sua percentagem do iva .tudo se passava bem ate chegar ao mes da regularizaçao. o valor da factura reguladora era enorme e tinha de ser paga ,mas o problema era saber por quem, principalmente quando o inquilino da habitaçao que tem o acusador se defende( ao meu ver com razao) que ao longo do ano , ele regularizou de 2 em 2 meses a sua situaçao. o outro inquilino para sua defesa argumentava que era impossivel ter sido ele a consumir tanta energia . acabou entao por ser o proprietario do imovel a pagar .
mas na minha opiniao no proximo vez vai acontecer o mesmo .
eu peço aqui as pessoas que passaram ou teem conhecimento de casos identicos se fazem o favor de me ajudarem
obrigado

rastaparta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am

Mensagem por rastaparta »

[quote="crazyscientist"]para isso ser automático ou seja a edp cobrar a cada divisão o seu valor de gasto, terá de legalizar, constituindo propriedade horizontal, o que desaconselho vivamente, o meu sogro fez isso, e foi um gasto de dinheiro e tempo que nem imaginam, é preciso planta como se fosse construir casa de raiz, licenças de obras pagas mesmo que não existam, vistorias e toda a porcaria que podem imaginar e depois a casa é avaliada como se fosse nova, resultado, a antiga décima agora imi dispara para números astronómicos.

para que fique tudo legal, é como este amigo diz!!

Autor do tópico
michel silva
Membro
Membro

eu sei isso e agradeço a disponibilidade
mas o que queria perguntar é: sera possivel ter 2 contadores, um em cada apartamento e ter 2 facturas em nome do proprietario do imovel para que este a entregue ao inquilino do respetivo n de contador. isto tudo para evitar as legalizaçoes.
obg

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

michel silva Escreveu:mas o que queria perguntar é: sera possivel ter 2 contadores, um em cada apartamento e ter 2 facturas em nome do proprietario do imovel para que este a entregue ao inquilino do respetivo n de contador. isto tudo para evitar as legalizaçoes.
não é possivel porque segundo o rsiuee , um local de consumo não pode ter duas entradas de electricidade , como o prédio não está divido em propriedade horizontal é impossivel.

para fazer isso tem que fazer o seguinte:
- dividir em propriedade horizontal
- alterar toda a instalação électrica e de acordo com o regulamento actualmente em vigor
- certificar as instalações eléctricas na certiel.
- se tudo correr bem com as instalações e certificações pode então fazer os diversos contractos com a edp.

os custos?

muito elevados.

Autor do tópico
michel silva
Membro
Membro

esclarecido obrigado

Responder

Voltar para “Geral”