MOTOR E FOTOCOPIADORA

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

MOTOR E FOTOCOPIADORA

Mensagem por silva_fuinha »

boas a todos, mais uma vez e com novidades.
é normal dizer-se que quanto mais se sobe maior é o tombo, mas também que quanto maior é o sonho maior se torna a obra.
ontem arranjei este motor, de uma fotocopiadora, e gostava que me avaliassem o animal, pois eu já o testei, mas foi um pouco a pressa, até me assustei um pouco com os valores que ele deu, e para ñ voltar a cair em erro como da ultima vez, vou aguardar mais um pouco e voltar a repetir com mais calma, mas só para adiantar, uma lampada de 12v de 0,25a = 3w correcto acende com bastante facilidade ligada directamente, até com um pouco de medo de a ñ queimar.

gostava que me dissessem se a placa que ele tem agarrada dá para ser tirada, pois para ser possível polo em pratica num aerogerador dificulta um pouco a aplicação.
possivelmente vão me surgir mais duvidas quanto a este animal, mas para já ainda ñ tive tempo para o explorar. o tempo aguarda-me, hi hi hi
Anexos
Motor Fotocopiadora.jpg
Motor Fotocopiadora.jpg (48.29 KiB) Visto 2619 vezes
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm

Re: MOTOR E FOTOCOPIADORA

Mensagem por renalte »

desses também eu tenho muitos e já fiz varias experiências, mas assim directo necessita de muita rotação, se for com as emgrenagens que vêm acopladas já se consegue mais alguma coisa mas torna-se mais preso, de qualquer modo nunca meti nenhum ao vento.

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por renalte »

quanto á placa sim dá pra tirar e convém, pois o que interessa é ficar só os três fios finais, uma vez que são motores brushless trifásicos.

Ventanias
Membro
Membro
Registado: segunda mar 23, 2009 7:37 pm

Mensagem por Ventanias »

provavelmente, não é assim tão simples pois pelas fotos parece-me ter lá um dissipador de calor, logo deve ter um transístor amplificador de tensão, e se for assim, ao retirar a placa irá perder potência.
cumps.

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por renalte »

sim é verdade que tem um dissipador que faz parte do controlador do motor (circuito integrado), mas como estamos na secção de éolica, dali só se aproveita o motor, toda a electrónica tem de ser retirada.

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

posso então retirar a placa sem problemas????
pois tinha um outro motor em mãos mas este é melhor.

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por renalte »

sim pode tirar sem problema, tendo o cuidado de dessoldar os três fios e observando qual a melhor maneira de retirar a placa , pois pode ser necessário utilizar um alicate de freios para retirar a parte dos imanes.

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

Re: MOTOR DE FOTOCOPIADORA

ok, já desmontei o animal, os imans são bastante fortes.
agora tenho três fios, podem me dar uma ajuda, como faço agora para verificar a potencia dele??
Anexos
três fios.jpg
três fios.jpg (19.71 KiB) Visto 2465 vezes

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

penso que é com este esquema, mas a minha dúvida é a caraceristica dos componentes , diodos e condensadores, podem me ajudar ?
Anexos
trifasico.jpg
trifasico.jpg (14.01 KiB) Visto 2465 vezes

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

josenir disse:para escolher os diodos mais indicados é simples: considere qual a corrente (ampères) e a tensão (volts) que o seu gerador vai ser capaz de gerar, considerando até uma situação de excesso de vento. mesmo assim use um diodo com maior capacidade de corrente e tensão.
exemplo: se você acredita que o seu motor vai gerar no máximo 30v x 0,5a, então use diodos 1n4001, que são para até 100v x 1a.

no caso dos capacitores a situação é parecida: escolha um capacitor com tensão de trabalho maior do que a tensão máxima do gerador. quanto à capacitância (medida em farads), um valor prático é usar 1.000uf para cada 1a de corrente. é claro que se você usar mais não há problema algum, a questão é apenas que o custo vai aumentar sem trazer muita vantagem. se usar menos que 1000uf x 1a, provavelmente a tensão não vai ficar suficientemente estabilizada para alimentar circuitos eletrônicos, o que pode causar mau funcionamento. para carregar baterias, essa falta de estabilização não seria uma problema, já que a bateria se comporta como um grande capacitor. o problema é que sempre vai ser necessário um circuito eletrônico regulador de tensão, que neste caso pode ter mau funcionamento.

com isso você deve perceber a importância de fazer uma medida prévia da capacidade do seu gerador, até para dimensionar o circuito de retificação e filtragem (diodos e capacitores).

mas no caso do esquema anterior, todos os diodos têm de ter as mesmas características??
é o sumatorio de todos os diodos que deve estar de acordo com a possível saída do motor??? ou cada um dos seis tem de suportar a possível saída do motor ???
obrigado.

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

só mais uma dúvida antes de colocar o meu bichinho ao vento, devo fazer a colocação dos diodos, etc logo a saída do motor, ou depois mais a frente, pois o local onde eu penso fazer o aproveitamento da energia fica cerca de 8 a 10 metros do gerador ?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”