Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am

Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Mensagem por antonio-leal-43 »

franzliszt Escreveu:a confusão que vai aqui...

nem sei por onde começar. tvz afirmando que neste momento, a medida do governo só abrange sistemas low cost.

mas depois teria de justificar a minha afirmação, e como neste tópico parece-me que ninguém conhece schüco, sonnenkraft, viessmann, weisshaupt, intersol, simplesmente n vale a pena...

o que é um facto é q é uma medida q vai encher mt os bolsos de algumas entidades intermediárias do processo
caro franzliszt,

confrorme informado por um membro deste forum, (ver: viewtopic.php?f=47&t=10039&p=94871&hilit=15+de+maio#p94871)
uma das marcas que refere irá entrar brevemente no programa.

mas a minha pergunta é: porque é que alguns conseguem entrar no programa e outros não?
concordo que este programa não esteja a ser gerido da forma mais desejável tanto para os instaladores como para os consumidores, mas, pelo que estamos a observar, as portas ainda não se fecharam, e continua a haver instaladores que entram no programa, aumentanto assim a oferta de produtos, a competitividade de entre marcas e as oportunidades para quem está neste sector, resultando numa maior opção de escolha para o consumidor final, que é na verdade, o alvo principal deste incentivo.

p.s. provavelmente já terão feito estas contas: 100 milhoes de euros / 1600 euros = 62500 instalacoes. supondo que existiam apenas (e até agora) 3 instaladores, e que todos conseguiriam a mesma quota, então cada instalador teria cerca de 20000 instalações para fazer. quanto tempo demorará uma empresa a fazer 20000 instalações?. não sei, mas serão certamente necessários vários anos, a menos que consiga mobilizar um batalhão de equipes de instalação a trabalhar em simultêneo (o que não me parece muito razoável). portanto, venham os instaladores! acredito que ainda há espaço para muito mais, e todos ficarão a ganhar!

cumprimentos
antonio.l.

boaventurabrasil
Registado: sexta abr 17, 2009 1:25 pm

Mensagem por boaventurabrasil »

antonio-leal-43 Escreveu:
franzliszt Escreveu:a confusão que vai aqui...

nem sei por onde começar. tvz afirmando que neste momento, a medida do governo só abrange sistemas low cost.

mas depois teria de justificar a minha afirmação, e como neste tópico parece-me que ninguém conhece schüco, sonnenkraft, viessmann, weisshaupt, intersol, simplesmente n vale a pena...

o que é um facto é q é uma medida q vai encher mt os bolsos de algumas entidades intermediárias do processo
caro franzliszt,

confrorme informado por um membro deste forum, (ver: viewtopic.php?f=47&t=10039&p=94871&hilit=15+de+maio#p94871)
uma das marcas que refere irá entrar brevemente no programa.

mas a minha pergunta é: porque é que alguns conseguem entrar no programa e outros não?
concordo que este programa não esteja a ser gerido da forma mais desejável tanto para os instaladores como para os consumidores, mas, pelo que estamos a observar, as portas ainda não se fecharam, e continua a haver instaladores que entram no programa, aumentanto assim a oferta de produtos, a competitividade de entre marcas e as oportunidades para quem está neste sector, resultando numa maior opção de escolha para o consumidor final, que é na verdade, o alvo principal deste incentivo.

p.s. provavelmente já terão feito estas contas: 100 milhoes de euros / 1600 euros = 62500 instalacoes. supondo que existiam apenas (e até agora) 3 instaladores, e que todos conseguiriam a mesma quota, então cada instalador teria cerca de 20000 instalações para fazer. quanto tempo demorará uma empresa a fazer 20000 instalações?. não sei, mas serão certamente necessários vários anos, a menos que consiga mobilizar um batalhão de equipes de instalação a trabalhar em simultêneo (o que não me parece muito razoável). portanto, venham os instaladores! acredito que ainda há espaço para muito mais, e todos ficarão a ganhar!

cumprimentos
antonio.l.

oi antonio boa pergunta esta ... ``
concordo que este programa não esteja a ser gerido da forma mais desejável tanto para os instaladores como para os consumidores
´´

como você disse é p.s. tá sacando p.s.

boaventurabrasil

ccarvalho Escreveu:boaventurabrasil;

será que ainda não percebeste que não passas de uma palermoide que anda por aqui a desestabilizar?
vão-me desculpar a linguagem, mas este indivíduo não faz mais nada a n ser atirar papaias para o ar.
amigo...se não tem o que fazer...arranje.
já agora...n há moderadores aqui?
quem instalou vulcano, foi você não o forum !!!

i da maneira que conta, é coincidência o teu vizinho ter tb vulcano, exatamente na mesma área do telhado, e igualzinho ao seu; é só coincidencia ?!?!? cara, acredita ?!?!?

tá vendo, o instalador é tão bom; que nem sequer se deu ao trabalho de temperar a água com o regulardor que sai escaldando com temperatura solar de 15 graus, em 3 a 4 horas (segundo a tua fonte)

esta é a verdade escrita por você (c.car****) o serviço é totalmente de 3ª categoria. ou seja miseráveu !!!!

aí vocês lembram à 2 semanas, atrás ; eu coloquei no forum que se iria comprar termosifão de 200 litros, por apenas 49,99 euros, já com o disconto do governo portugues !?!?!?

aí tão as marcas aparecendo , e como me trataram ( palermoide ) ingratidão só de alguns que se sentem mal; porque pagaram 2225 euros por um vulcano,(mal instalado) e agora tão fazendo figurinha de

serve de exemplo para a restante galera, cuidado com os vulcanos ...

termosifão por 49,99 euros com solar keymark

tá saindo fresquinho, para a galera

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm

Mensagem por ccarvalho »

bem;
penso ter dado já o meu contributo.
em suma, estou muito satisfeito e desde 5ª feira da semana passada que tenho a caldeira desligada. consegui o objectivo a que me propus e ao qual investi. o resto para mim não tem interesse.
espero ter ajudado a quem me pediu esclarecimentos e espero que toda a gente tire o máximo proveito dos sistemas instalados, seja vulcano, norquente, openplus...seja o que for. acho que devem é aproveitar esta ajuda dada pelo governo.
não continuarei mais no forum uma vez que moderação (moderadores) é coisa que aqui não existe e estar a partilhar uma experiência, tentando dar-vos o máximo do meu conhecimento (uma vez que já tenho tudo montado e a trabalhar) e por trás haver aqui meia dúzia de instaladores a contrariar e um palermóide, repito...palermóide boaventura a desestabilizar...não.
não tenho nem tempo nem idade para tal.
bom sorte a todos e obrigado a todos aqueles que tb me ajudaram qdo precisei.
ccarvalho

mbg
Membro
Membro
Registado: terça mar 03, 2009 7:59 pm

Mensagem por mbg »

ccarvalho Escreveu:bem;
penso ter dado já o meu contributo.
em suma, estou muito satisfeito e desde 5ª feira da semana passada que tenho a caldeira desligada. consegui o objectivo a que me propus e ao qual investi. o resto para mim não tem interesse.
espero ter ajudado a quem me pediu esclarecimentos e espero que toda a gente tire o máximo proveito dos sistemas instalados, seja vulcano, norquente, openplus...seja o que for. acho que devem é aproveitar esta ajuda dada pelo governo.
não continuarei mais no forum uma vez que moderação (moderadores) é coisa que aqui não existe e estar a partilhar uma experiência, tentando dar-vos o máximo do meu conhecimento (uma vez que já tenho tudo montado e a trabalhar) e por trás haver aqui meia dúzia de instaladores a contrariar e um palermóide, repito...palermóide boaventura a desestabilizar...não.
não tenho nem tempo nem idade para tal.
bom sorte a todos e obrigado a todos aqueles que tb me ajudaram qdo precisei.
ccarvalho
camarada;

c.carvalho, parabéns pela iniciativa; mas acho que está a fazer-se de vitima; o brasileiro está a chamar-lhe à atenção pois, os factos relatados pela sua própria pessoa; de que a instalação está pessimamente realizada, e vindo de quem vem (dessa marca) é uma vergonha.

sabe eu sou construtor civil, e se um c.a.p. me realiza-se uma instalação destas, (ou seja) omitindo o temperamento da água do colector, nunca mais trabalhava para minha empresa, isso lhe garanto.

fosse ele da vulcano, ou da pmelink, fosse quem fosse.

a sua experiência vem alertar 3º; que acham que tudo o quem tem nome sonante, e caro é que é bom.

veja se à fugas de água no telhado, e/ou se o colector irradia aquele efeito (vapor) deserto por cima do mesmo ao meio-dia; pois isso revela que não tem anti-congelante suficiente no seu interior.

é comum alguns instaladores, ``roubarem´´no liquido, pois é caro à brava !!!

já agora; quem foi esse instalador ??? nº do c.a.p.

obrigado, e não insulte o brasileiro (fica mal aos portugueses) pois este no fim de contas, até tem razão; a instalação foi mal feita; devia apresentar queixa, na vulcano.

manuel barbosa gomes
construtor

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

caro manuel barbosa;

em primeiro lugar e antes de mais...o nome do instalador não é para qui chamado. esse é o primeiro ponto.

em segundo lugar, qdo disse atrás que a água saía a escaldar, foi metaforicamente querendo dizer que saía efectivamente...bem quente.

em terceiro lugar, o instalador que o senhor sem saber que é já o vai desancando, para além de previamente me dizer o temperamento da água nas várias etapas, ainda me perguntou se queria alterar algumas delas, visto haver pessoas que suportam perfeitamente banhos a temperaturas mais baixas...mesmo no inverno. este foi um dos exemplos.

em quarto lugar, quanto aos instaladores "roubarem" como afirma...acho que não deveria falar nesses termos, da mesma forma que diz para eu não falar de determinado modo do tal brasileiro (atenção que n estou a ofender classes nem raças). é que como sabe, ou pelo menos deveria saber já que parece estar tão informado, nós podemos escolher o instalador...e a empresa que veio à minha casa, já são conhecidos de instalações feitas em casa dos meus pais ainda eu era pequenino...veja lá bem!

quanto às construções civis e respectivos construtores e em jeito de finalizar a conversa...essa sim é uma classe que me assusta e digo-lhe isto por experiência própria. não vou entrar em pormenores até pq n o conheço e não tenho por hábito falar de "a", "b" ou "c" sem os conhecer. não gosto.

cmpts;
ccarvalho

ps - já agora...não consigo perceber o porquê da vulcano incomodar tanta gente! juro que não entendo.

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

já agora caro barbosa....
pegando nestas frases suas...

"sabe eu sou construtor civil, e se um c.a.p. me realiza-se uma instalação destas, (ou seja) omitindo o temperamento da água do colector, nunca mais trabalhava para minha empresa, isso lhe garanto.
fosse ele da vulcano, ou da pmelink, fosse quem fosse."

sabe pelo menos o que é a pmelink? é que fiquei com a sensação que pmelink para si é uma empresa instaladora. pesquise mais um pouco ...

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

ccarvalho Escreveu:é que como sabe, ou pelo menos deveria saber já que parece estar tão informado, nós podemos escolher o instalador...

caro ccarvalho,

pode-me explicar sff de que modo é feito este processo de escolha do instalador pelo próprio? é que pedi bastantes informações a diversos fornecedores e instaladores, e apenas um foi a minha casa. acho que de algum modo, se a solução que escolher passar por alguma que ele comercialize, que seja ela a instalá-la.

obrigado

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

caro interrogação;

o meu processo foi no montepio e a dada altura do preenchimento da nota de encomenda, foi-me colocada essa questão. "se tinha um instalador da minha preferência a indicar"
ainda assim, se não o fizerem, assim que saír do banco com a nota de encomenda na mão (cópia), pode ligar a um instalador de sua confiança e dar-lhe no seu nif e respectivo nº de encomenda. ele depois tratará do resto.

cmpts;
ccarvalho

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

ui ... o pessoal que instala paineis solares deve andar mesmo apertadinho mas querem que vos seja si sincero, não tenho grande pena ... há uns bons meses que ando a pensar em instalar paineis solares termicos em minha casa. já pedi vários orçamentos e, em todos eles, os valores andavam na mesma ordem de grandeza, ou seja, perto dos 5000€ (mais 300 menos 300) para um sistema de 2 paineis com deposito de 300l. também pedi orçamentos a empresas que actualmente "dizem" que fazem descontos iguais ao do estado - resultado: nenhuma conseguiu igular a proposta (ou faltava a manutenção que elevaria os preços para os 5000€, ou então a proposta desde o inicio ultrapassava em muito os valores propostos pelo programa do governo). por tudo isto, só há uma coisa a reconhecer, que este apoio estatal é bem-vindo - pelo menos para aqueles que realmente desejam ter aqs em casa com base nesta tecnologia. se ficar mal instalado, se não funcionar? amigos, tenho 6 anos de garantia e 6 anos de manutenção. só há uma coisa a fazer, é chamar a assistência cá casa quantas vezes forem necessárias ate ao problema ficar resolvido e, se mesmo assim, não ficar tudo bem, sempre podemos renunciar ao contrato, desde que o façamos dentro do prazo legalmente estabelecido.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

d'eu;

o que descreve, foi literalmente o que aconteceu comigo pq obviamente que antes disto do estado já eu andava a pedir orçamentos e todos rondavam mais ou menos esses valores. claro...não tinha carteira para isso. por isso continuo a dizer: aproveitem a iniciativa do estado pq é bem vinda. o problema deste pessoal é que o estado "depenou-lhes" a galinha dos ovos de ouro e as margens de lucros exorbitantes foram à vida.
hoje um colega aqui do fórum disse-me em privado e muito bem: se eu optei por um sistema vulcano, já o tenho instalado e tenho-o a funcionar impecavelmente bem...pq tantas críticas?
fica a pergunta no ar.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

eu como sou como s. tomé em vez de desancar no ventura vou dar-lhe até ao final da semana ( já passa bem os 15 dias pedidos na altura) para nos mostrar que afinal tinha razao... e que o valor de +-50 euros que ele anunciou para um sistema destes tem tanto de incrivel como de verdadeiro (era bom era)

mais... a ser verdade vou no dia seguinte ao banco meter os papeis (pudera)

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

tvcrabo Escreveu:eu como sou como s. tomé em vez de desancar no ventura vou dar-lhe até ao final da semana ( já passa bem os 15 dias pedidos na altura) para nos mostrar que afinal tinha razao... e que o valor de +-50 euros que ele anunciou para um sistema destes tem tanto de incrivel como de verdadeiro (era bom era)

+1
cumprimentos
tlicas

antonio-leal-43
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 13, 2009 12:08 am

Mensagem por antonio-leal-43 »

ccarvalho Escreveu:caro interrogação;

o meu processo foi no montepio e a dada altura do preenchimento da nota de encomenda, foi-me colocada essa questão. "se tinha um instalador da minha preferência a indicar"
ainda assim, se não o fizerem, assim que saír do banco com a nota de encomenda na mão (cópia), pode ligar a um instalador de sua confiança e dar-lhe no seu nif e respectivo nº de encomenda. ele depois tratará do resto.

cmpts;
ccarvalho
caro ccarvalho,

antes de mais, obrigado pela resposta à minha pergunta anterior.
quanto ao instalador, sabe como isso funciona? mesmo que se escolha um instalador da nossa confiança, este deverá também receber pelo seu trabalho, correcto? é a entidade instaladora do banco que vai pagar ao "nosso" instalador? sabe valores?

obrigado,
antonio.l.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

meus caros, alguem tem de pagar os mercedes!
tive duas empresas que vieram a minha casa e ambos os srs. vinham nuns brilhantes mercedes classe e com tudo a que o pessoal tem direito.
querem concorrer com a medida do estado? baixem os preços. em vez de enriquecerem rapidamente tentem enriquecer como os restantes portugueses, aos pouquinhos e devagarinho. os carrões explicam o porquê de eu ter orçamentos em que mais 20m de tubo com respectiva instalação chegam a custar 500€! e eu compreendo! não, nada está errado, tudo está muito certo! e o valor está correctissiomo. afinal, alguém vai ter de pagar a manutenção do carrão já para não falar do gasoil que os bichos comem a mais que um carrito económico!
cá em casa, um sistema de circulação forçada já está a caminho. podem escrever mil e uma vezes que é a maior asneira do mundo, que o material não presta ... que há marcas melhores ... até pode haver, mas o preço também é muito mais elevado o que leva a um maior investimento e a um maior tempo de amortização. será que essa diferença de preço vale realmente a quantidade de energia que esses equipamentos produzem a mais? será que as diferenças a nível da capacidade de aquecer a água é assim tão significativa? para que é que eu quero na minha casa os paineis solares mais modernos que existem no mercado se, daqui a 10 anos, posso comprar no mercado uns muitos melhores por um preço mais barato! a tecnologia evolui. o que se usa hoje, amanhã está ultrapassado ... vocês sabem como estaremos daqui a 10 anos? será que ainda falamos em paineis solares termicos? posso suspeitar que sim, mas certezas não tenho.

com os melhores cumprimentos,

d'eu

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

antonio-leal-43 Escreveu:
ccarvalho Escreveu:caro interrogação;

cmpts;
ccarvalho
caro ccarvalho,

antes de mais, obrigado pela resposta à minha pergunta anterior.
quanto ao instalador, sabe como isso funciona? mesmo que se escolha um instalador da nossa confiança, este deverá também receber pelo seu trabalho, correcto? é a entidade instaladora do banco que vai pagar ao "nosso" instalador? sabe valores?

obrigado,
antonio.l.

penso que é a marca com quem estabeleces o contrato de instalação que paga ao instalador. li em algum lugar no forum que esse valor é fixo.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

vivam,

uma coisa tenho a certeza.... existem instalores que depenam os clientes, outros levam o preço justo....

no meu caso, um sistema de cf de 300lts instalado em outubro, com válvula para por 3 esquentadores a funcionar e uma caldeira feita à medida para um recuperador a lenha existente custou 4000€ montado no sítio!!!!

outra coisa tenho a certeza, os colectores solares vulcano, feitos em cacia (aveiro) têm excelente qualidade de acabamentos e durabilidade!! além de tudo não contêm parafusos nem rebites, o que faz durar em muito toda a estrutura do colector !! os depósitos não são feitos cá em portugal. apenas o colector é cá feito.

eu já fiz uma visita à fábrica e fiquei agradavelmente surpreendido.

agora se a diferença de preço compensa ou não, isso já é outra conversa! cada um tem de ver para que pretende o sistema (e.g. em termos de durabilidade, apoio durante o inverno, se pensa usar ou não esquentador modulante, etc,etc)!!!

acho que o ccarvalho fez uma excelente escolha!!!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

valter silva

outra coisa tenho a certeza, os colectores solares vulcano, feitos em cacia (aveiro)

...............................................

parece que não!!!

montados sim!!!

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

raposo Escreveu:valter silva

outra coisa tenho a certeza, os colectores solares vulcano, feitos em cacia (aveiro)

...............................................

parece que não!!!

montados sim!!!
não sei que modelo é... mas garanto-te que em aveiro são feitos.... também depende do teu conceito de fazer.....
o que vi:
1 - cortavam o tubo
2 - soldavam uma plicula preta ao tubo
3 - soldavam o absorvedor todo
4 - testavam-no a alta pressão
5 - montavam a estrutura
6 - colovam o vidro

claro que não faziam o vidro nem faziam o tubo..... e as peças da estrutura estavam já cortadas à medidas!

o tubo estava em bobine e era cortado e soldado!! cortado por máquina e soldado à mão um a um !!!!

para mim isto é fazer parte e montar tudo!!....
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

boaventurabrasil

tvcrabo Escreveu:eu como sou como s. tomé em vez de desancar no ventura vou dar-lhe até ao final da semana ( já passa bem os 15 dias pedidos na altura) para nos mostrar que afinal tinha razao... e que o valor de +-50 euros que ele anunciou para um sistema destes tem tanto de incrivel como de verdadeiro (era bom era)

aí tv crabo, tou falando porque houvi as chefias do bpi dizer tá sacando ????

eu trabalho no mcdonalds de arrabida shopping gaia, durante a semana; no fim de semana tou no shushibar da foz do douro, onde papam os chicos fininhos todos cá da aldeia entende ???

o teu 1º ministro zé socates comeu aqui no passado sabado com a ministra da saude e educaçao e os fachos do magalhaes tá sacando o negocio ????

é só papo furado blablabla ... eles estavam rindo de um dossier de preços de varias marcas e ridicularizaram a do 49,99 euros daí a atençao

mas falando do anti-cogelante toma atençao :

vivo num predio de 8 andares, na avenida da republica gaia imagina quantos litros de anti leva do 1 andar até ao telhado e ectricidade para bombiar lá para cima e para baixo

será que poupo dinheiro ????

tou aqui para fazer amizade valeu !!!!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”