magma Escreveu:não sou entendido nesta matéria, nem tenho pretensões de o ser.
a análise que fiz, relativamente ao sistema termossifão de 300l da vulcano, foi baseada na análise de tabelas e gráficos, tanto dos documentos da pme-link e nas páginas dos diferentes fabricantes aderentes ao projecto.
já estive inclinado para instalar o sistema termossifão da norquente. na minha qualidade de leigo na matéria, baseando-me apenas nos documentos referidos, considero que esta solução, para além de significativamente mais barata, apresenta valores melhores ao nível da eficiência que a vulcano (de 300l), tendo, no entanto um maior indice de perdas, mas tem a vantagem de ter três painéis. ao nível da construção tem tabém mais vantagens pois utiliza preferencialmente materiais mais resistentes - inox no exterior contra o aço galvanizado das concorrentes, muito mais susceptível de corrosão, no interior do depósito utiliza cobre estanhado, mais uma vez metais não suceptíveis de corrosão, comparativamente ao aço esmaltado dos concorrentes (lembram-se do aspecto das banheiras antigas ao fim de alguns anos).
mais uma vez, reforço que são apenas opiniões de leigo nas matéria, mas que têm que temos de reconhecer que têm algum fundamento.
no momento, face aos novos desenvolvimentos, estou muito seduzido pela opção de circulação forçada da energie, pois sabendo que têm consumos energéticos (da bomba de calor), estes são equivalentes ao de um frigorífico. tem no entanto vantagens pelo facto de fluido circular a uma temperatura de -20ºc e conseguir retirar temperatura do exterior mesmo no inverno (0ºc é maior do que -20ºc).
mas a grande vantagem deste sistema é o preço. para um sistema de circulação forçada custa pouco mais do que o termossifão de 300l vulcano ou solargus.
se tiverem opiniões diferentes, por favor façam os vossos comentários pois estou aqui para aprender.
-------------------------------------------------------------------------------------
boa comparação técnica amigo!
isso mesmo, na verdade o norquente e melhor do que vulcano!!!!!
o deposito esmaltado da vulcano nao vai durar mais de dez anos em comparação com o da norquente que e inox ao qual pode durar mais de 20 anos.
nos paineis nem vou comparar, logo porque a norquente tem 3 paineis,de longe se pode comparar o rendimento com o vulcano que so tem dois.
sietemas solares exposto ao tempo ( na rua) com depósitos esmaltados não podem durar muito tempo, eu não os quero, deposito em cobre ou inox sim.
na vulcano so se compra a marca!!!!