Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

tomeses83
Membro
Membro
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Mensagem por tomeses83 »

boas!!

sim acredito que noutros países não se critique este tipo de iniciativas e apoios, tive a oportunidade de passar uma boa temporada pelos países a norte da europa e ver que existe outro rigor quando as coisas são feitas. com certeza as coisas não são feitas da forma que se estão a fazer em portugal.
o subsidio que o governo oferece é totalmente absorvido pelas empresas que entraram para esta iniciativa, temos marcas, com qualidade igual ou superior, que não são abrangidas pelo subsidio do governo a conseguir melhores preços que aquelas que são financiadas, por exemplo a roca.
depois, temos o seguinte. quem é que vai instalar os painéis solares?? quem é que irá dar a garantia de manutenção? as pequenas e médias empresas, certo?! no fundo temos exactamente o mercado ao mesmo nível que tínhamos anteriormente, só com mais intermediários a apanhar o subsídio do estado.
deveriam ser as pequenas e médias empresas, certificadas e com alvará a continuar a instalar os sistemas solares como decorria até então, o subsídio deveria ser directamente adjudicado ao consumidor final, pois deveriam ser estes os beneficiados.

cumprimentos

tomé

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

a manutenção pelo que entendi é feita directamente pelo fabricante que pode contratar ou não uma pme - sua agente ou não - para a fazer. o contrato é assinado com o fabricante e não com um instalador. se as coisas não correrem bem, é ao fabricante que vamos pedir satisfações. os instaladores são meros executantes neste processo ... mas podemos pedir aos membros que já instalaram paineis solares o feddback da sua experiência nesta área. com quem assinaram o contrato de manutenção? quais as condições?
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sergiomms Escreveu:
alexjp4 Escreveu: o termossifão não necessita de estar ligado a electricidade mas não podes contar com agua quente sempre, pois quando começares a gastares a agua quente que esta no deposito começa a entrar agua fria que se não estiver sol ou uma temperatura elevada a agua não aquece.
quanto ao deposito ficar separado dos paineis em termossifão é possivel desde que o deposito fique mais alto que os paineis.
nos paineis que são vendidos atraves do protocol do estado não sei se é possivel, mas nada como preguntares ao fabricante se é possivel.
obrigado alex,
a cf necessita de estar ligado à electricidade para "forçar" a àgua a subir?
pois estou decidido pelo cf, principalmente por ter menos peso no telhado, não quero "forçar" umas obras para já, embora cá em casa só morem 3 pessoas!
agora estou indeciso qual a marca a escolher! parece-me que a norquente está muito bem posicionada entre a lista de marcas preferidas aqui dos membros para escolha do sistema cf através do apoio!

a resposta á necessidade do sistema cf ter que estar ligado a electricidade já foi dado pelo d'eu.
eu escolhi a norquente mas no sistema de termassifão de 200l porque os materiais usados não me parecem maus inox na cobertura do deposito e na estrutura dos paineis e o deposito é de cobre estanhado, segundo os calculos de energia fornecida anualmente no quadro comparativo é o mais rentavel para alem de que o preço é muito mais barato e o meu foi a pp., só que já estou a ficar porque o dinheiro já saiu da minha conta logo no dia 8/5 e diziam que ao fim de 72h era contactado por um instalador, só que já passaram 288h e nada, já falei para a pmelink que me disseram que a entrada da encomenda só tinha entrado na 3ª feira dia 13/5 de qualquer maneira já vamos no dia 20/5.
vou continuar a aguardar.

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

alexjp4 Escreveu: a resposta á necessidade do sistema cf ter que estar ligado a electricidade já foi dado pelo d'eu.
eu escolhi a norquente mas no sistema de termassifão de 200l porque os materiais usados não me parecem maus inox na cobertura do deposito e na estrutura dos paineis e o deposito é de cobre estanhado, segundo os calculos de energia fornecida anualmente no quadro comparativo é o mais rentavel para alem de que o preço é muito mais barato e o meu foi a pp., só que já estou a ficar porque o dinheiro já saiu da minha conta logo no dia 8/5 e diziam que ao fim de 72h era contactado por um instalador, só que já passaram 288h e nada, já falei para a pmelink que me disseram que a entrada da encomenda só tinha entrado na 3ª feira dia 13/5 de qualquer maneira já vamos no dia 20/5.
aconteceu o mesmo cmg!
fiz o pedido no banco no dia 24 de abril e também me tinham dito que dentro de 72h seria contactado, passado uma semana liguei para a sede da norquente onde me foram solicitados os dados pessoais e do pedido ficando de me contactar a relatar o problema, passado algum tempo sem receber noticias liguei novamente para a norquente o passou-se o mesmo. fui ao banco onde tinha feito o pedido e eles contactaram presumo eu a pme-link que lhes disseram que era "normal" este tempo de espera.
no dia a seguir liguei eu para a pme-link onde me disseram que tinham lá o aviso feito pelo banco e que a norquente estava a fazer tudo para ser o mais rápido possível, se não fosse contactado até ao final da semana para voltar a ligar para eles.
na 6a passada, dia 15 ao final da tarde(mesmo no limite do final da semana) lá fui contactado pelo instalador que me fez perguntas sobre o telhado a distancia à caldeira etc e agendou a instalação para dia 27 de maio, ou seja um mês depois do pedido e sem fazer nenhuma vistoria prévia, vão chegar e instalar(pelo menos foi essa a ideia com que fiquei do telefonema).
resumindo 3 semanas para ser contactado e mais 2 para me virem instalar o sistema!

se no dia 27/28 deste mês já tiver o sistema a trabalhar fico contente com o tempo de espera desde o pedido até a instalação, só não percebo porque não contactam os clientes dentro das 72h ou porque não alargam esse período...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

[/quote]a resposta á necessidade do sistema cf ter que estar ligado a electricidade já foi dado pelo d'eu.
vou continuar a aguardar.[/quote]

é engraçado ... quando o instalador veio cá a casa por acaso estivemos uns momentos a falar e ele referiu que a pmelink estava a ser bastante rígida com o prazo das 72h para a primeira avaliação; que se esta não se cumprisse o instalador tinha de pagar um x por dia de multa ... mas 12 dias já me parece um bocadinho demais ... comigo o prazo das 72h cumpriu-se.

o prazo das 4 semanas para a instalação ser realizada é que acaba para a semana. de qualquer uma das maneiras no início desta semana contactei a pmelink para saber se estava tudo bem (eu sei como portugal funciona, tudo só funciona bem sob pressão e, nalguns casos, esta tem de ser constante) ... confirmou-se que o processo estava em andamento ... contactei também o instalador para saber "notícias" ... em princípio para a semana já vai estar tudo instaladinho ... ele só está a aguardar que a marca entregue o material.

a norquente, por ser a mais barata, também pode estar com uma grande procura ... daí algum atraso .... também não sei como é da rede de instaladores da marca. sou sincero, nunca tinha ouvido falar desta marca até este programa ...

d'eu

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

mix Escreveu:
alexjp4 Escreveu: a resposta á necessidade do sistema cf ter que estar ligado a electricidade já foi dado pelo d'eu.
aconteceu o mesmo cmg!
fiz o pedido no banco no dia 24 de abril e também me tinham dito que dentro de 72h seria contactado, passado uma semana liguei para a sede da norquente onde me foram solicitados os dados pessoais e do pedido ficando de me contactar a relatar o problema, passado algum tempo sem receber noticias liguei novamente para a norquente o passou-se o mesmo. fui ao banco onde tinha feito o pedido e eles contactaram presumo eu a pme-link que lhes disseram que era "normal" este tempo de espera.
no dia a seguir liguei eu para a pme-link onde me disseram que tinham lá o aviso feito pelo banco e que a norquente estava a fazer tudo para ser o mais rápido possível, se não fosse contactado até ao final da semana para voltar a ligar para eles.
na 6a passada, dia 15 ao final da tarde(mesmo no limite do final da semana) lá fui contactado pelo instalador que me fez perguntas sobre o telhado a distancia à caldeira etc e agendou a instalação para dia 27 de maio, ou seja um mês depois do pedido e sem fazer nenhuma vistoria prévia, vão chegar e instalar(pelo menos foi essa a ideia com que fiquei do telefonema).
resumindo 3 semanas para ser contactado e mais 2 para me virem instalar o sistema!

se no dia 27/28 deste mês já tiver o sistema a trabalhar fico contente com o tempo de espera desde o pedido até a instalação, só não percebo porque não contactam os clientes dentro das 72h ou porque não alargam esse período...

[[]]
não sei porquê mas acho que há medida que o verão se fôr aproximando, os prazos vão aumentar ... pessoal a receber os subsídios de ferias ... pensa em poupar umas massas ...

essa de não te fazerem visita ao local é que deixa muito a desejar. se na minha casa fizessem isso iam ter uma surpresa. porque o telhado é todo esquesitoide e o suporte precisa de uns ajustes para se adaptar ao telhado correctamente. é o que dá metermo-nos com arquitectos/desenhistas ... eles têm boas ideias, esteticamente interessantes mas lá no fundo mais tarde vemos que afinal essas ideias têm uns pequeninos se's ... lol

pedromi
Membro
Membro
Registado: sexta mai 08, 2009 2:21 pm

Mensagem por pedromi »

exacto, o estado ao pôr mais rigor nessa selecção só está a ajudar o comprador, que são a maioria! seria bonito qualquer empresa entrar aí e depois desaparecer, a culpa seria do governo que deixou entrar tudo e todos. isto também é so um ano não é?? isto no futuro tambem ajudará na divulgação da tecnologia,p.e. o vizinho vê que o outro vizinho com um sistema destes está a poupar algum dinheiro e também decide comprar...no final das contas toda a gente ganha, o pior é este ano para as pequenas empresas...mas também, nunca se pode agradar a toda a gente!

chimico
Membro
Membro
Registado: quinta mai 17, 2007 5:40 pm

Mensagem por chimico »

entrei hoje no forum e estive a ler todas as notícias deste tópico de modo a ficar com 1 opinião sobre qual a melhor marca para 1 termocifão 200l.

conclusão que tirei:

- só se fala de 2 marcas: vulcano e norquente;

- vulcano melhor; norquente + barata;

como nunca ouvi falar da norquente a minha 1ª opção é ir para a vulcano. ainda vou aguardar + alguns dias m gostava de ouvir + opiniões acerca da comparação entre estes 2 modelos

gonça
Membro
Membro
Registado: terça jan 20, 2009 9:36 pm

Mensagem por gonça »

chimico Escreveu:entrei hoje no forum e estive a ler todas as notícias deste tópico de modo a ficar com 1 opinião sobre qual a melhor marca para 1 termocifão 200l.

conclusão que tirei:

- só se fala de 2 marcas: vulcano e norquente;

- vulcano melhor; norquente + barata;

como nunca ouvi falar da norquente a minha 1ª opção é ir para a vulcano. ainda vou aguardar + alguns dias m gostava de ouvir + opiniões acerca da comparação entre estes 2 modelos
concordo consigo,não esquecer que há outras marcas na "guerra" entre as quais a roca.

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

gonça Escreveu:
concordo consigo,não esquecer que há outras marcas na "guerra" entre as quais a roca.
não concordo consigo minimamente.
estive a ler cuidadosamente o prospecto da roca, e fazendo bem as contas a roca não está minimamente na corrida.
notem-se os items que estão como custo extra, bem como a falta de manutenção...

jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Mensagem por jfkpt »

interrogação Escreveu:
gonça Escreveu:
não concordo consigo minimamente.
estive a ler cuidadosamente o prospecto da roca, e fazendo bem as contas a roca não está minimamente na corrida.
notem-se os items que estão como custo extra, bem como a falta de manutenção...
exactamente, a publicidade da roca é enganosa.
não está incluida instalação, componentes, nem manutenção.

não percebo como continuam a impingir a roca... devem ser revendedores.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

eu com a parte da roca também não concordo ... trata-se de um programa paralelo, sim pode ficar mais barato mas as condições não se assemelham às do programa de incentivos do governo ...
eu optei no meu processo de escolha pela vulcano, mas também na altura só haviam 3 marcas. acho contudo que a sonnenkraft® e a solargus são hipoteses a ter em conta também. pessoalmente, poria sinceramente a sonnenkraft na balança se tivesse de tomar a decisão agora. é uma marca com boas referências e lider de mercado também. o material parece-me ser de boa qualidade ... ... a wikora também me parece ser uma marca interessante apesar de, mais uma vez, nunca ter ouvido falar dela antes ... mas continuo plenamente consciente na minha escolha.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por D'eu »

pedromi Escreveu:exacto, o estado ao pôr mais rigor nessa selecção só está a ajudar o comprador, que são a maioria! seria bonito qualquer empresa entrar aí e depois desaparecer, a culpa seria do governo que deixou entrar tudo e todos. isto também é so um ano não é?? isto no futuro tambem ajudará na divulgação da tecnologia,p.e. o vizinho vê que o outro vizinho com um sistema destes está a poupar algum dinheiro e também decide comprar...no final das contas toda a gente ganha, o pior é este ano para as pequenas empresas...mas também, nunca se pode agradar a toda a gente!
se, por acaso, este programa estivesse aberto a toda e qualquer empresa e começassem a haver problemas com empresas de pequena dimensão eu gostaria de ver como é que os críticos resolveriam a situação. imaginemos que qualquer empresa pudesse aceder ao programa como muitos proclamam. haveriam os instaladores já existentes e aqueles que iriam surgir para aproveitar a onda e fazer uns trocos. as pessoas compravam um sistema a uma das empresas que querem mas é fazer uns trocos - até os sistemas são mais baratos ... - contudo, passados uns meses essa empresa, gerida à boa maneira portuguesa, fale, fecha e entra num processo de insolvência. o dinheiro desaparece ... mas há contratos (que os clientes já pagaram) para cumprir ... para quem iria sobrar a responsabilidade? podem me dizer ... ficava outra empresa com eles! e quem paga? se na outra empresa não restou pinga de €?
se o programa de incentivos tivesse sido construído desta maneira, hoje haveria muitos instaladores satisfeitos mas acreditem que no futuro haveria muitos clientes frustrados; que pagaram por um serviço que realmente não usufruem. mas, para mim, o mais preocupante é que nessa altura todos iriam atirar pedras ao governo por terem permitido que o programa fosse feito assim. mais uma vez, é-se preso por ter cão e preso por não ter.

e vejamos as coisas numa segunda perspectiva:

o objectivo deste programa é apoiar a utilização das energias alternativas nomeadamente, a energia solar. se este programa correr muito mal, isso é um mau incentivo para o país. não acredito que este programa vá durar eternamente. penso que ele visa somente modelar comportamentos para o futuro e da melhor forma, mobilizando as pessoas em massa. não acredito que este programa vá continuar para o ano se se conseguir atingir os objectivos propostos com ele este ano. a partir do momento que a cultura de utilização da energia solar por parte da população seja algo já enraizado eu penso que este incentivos acabarão ... até porque é muito dinheiro investido.
com isto, os srs. instaladores / vendedores também ganham no futuro. podem não ganhar tanto no imediato mas os futuros clientes poderão proporcionar uma boa actividade. quando o programa acabar, e estando a energia solar massificada, muitas casa ainda serão construídas e as pessoas que lá residirem vão querer ter aqs através deste sistema.

d'eu

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

também já estive dividido entre a norquente e a vulcano, mais inclinado para a primeira por ter maior rendimento, ser mais barata e empregar materiais de boa qualidade.
no entanto, também nunca tinha ouvido falar da norquente, daí as minhas dúvidas.
também ponderei a enregie, mas após análise mais atenta desisti, o que mais tarde se confirmou uma decisão acertada.

face à entrada da sonnenkraft, acho que vou optar por este ts 300l. apesar dos painéis empregues não serem os melhores desta marca, consegue rendimentos superiores à vulcano e em termos de qualidade também é boa, sendo que os preços são idênticos.

acho que não vou adiar mais a minha decisão, pois quanto mais marcas estão disponíveis, mais confuso fico

não está fácil decidir.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

sr diu referio
se, por acaso, este programa estivesse aberto a toda e qualquer empresa e começassem a haver problemas com empresas de pequena dimensão eu gostaria de ver como é que os críticos resolveriam a situação. imaginemos que qualquer empresa pudesse aceder ao programa como muitos proclamam. haveriam os instaladores já existentes e aqueles que iriam surgir para aproveitar a onda e fazer uns trocos. as pessoas compravam um sistema a uma das empresas que querem mas é fazer uns trocos - até os sistemas são mais baratos ... - contudo, passados uns meses essa empresa, gerida à boa maneira portuguesa, fale, fecha e entra num processo de insolvência. o dinheiro desaparece ... mas há contratos (que os clientes já pagaram) para cumprir ... para quem iria sobrar a responsabilidade? podem me dizer ... ficava outra empresa com eles! e quem paga? se na outra empresa não restou pinga de €?
se o programa de incentivos tivesse sido construído desta maneira, hoje haveria muitos instaladores satisfeitos mas acreditem que no futuro haveria muitos clientes frustrados; que pagaram por um serviço que realmente não usufruem. mas, para mim, o mais preocupante é que nessa altura todos iriam atirar pedras ao governo por terem permitido que o programa fosse feito assim. mais uma vez, é-se preso por ter cão e preso por não ter.
muito sinseramente sr d`eu só espero que um dia mais tarde não precise de se lembrar destas suas palavras, quem dá a garantia de manutenção é o instalador, penso que no caso da norquente é a própria a faze-lo. agora muito sinseramente acha que o técnico da norquente desloca-se por ex de são mamede em festa para vir por exemplo á margem sul trocar uma válvula que esta a pingar?
repare na pressão máxima de funcionamento admitida (6 bar ) alguém lhe aconselhou uma válvula redutora de pressão antes do deposito do sistema?
fazer uma instalação sem conhecer a obra?

olhe sabe quando é que eu vou comprar o meu mercedes?
quando o protocolo acabar e sabe porque a substituir válvulas de segurança e depósitos, e acredite só não vou cobrar mais se não puder.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

desculpe sr magma quem disse que a norquente tem mais rendimento?
a norquente tem é maior número de colectores não rendimento são duas coisas completamente diferentes.

abram a pestana

2970713
Membro
Membro
Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm

Mensagem por 2970713 »

fyntas Escreveu:desculpe sr magma quem disse que a norquente tem mais rendimento?
a norquente tem é maior número de colectores não rendimento são duas coisas completamente diferentes.

abram a pestana
então, ajude-me a abrir as pestanas.

qual é o cf300 que aconselha (das 6 possibilidades do programa do governo)?

jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Mensagem por jfkpt »

fyntas Escreveu:desculpe sr magma quem disse que a norquente tem mais rendimento?

abram a pestana
é verdade, não tem mais rendimento.
mas fornece mais energia à custa de dois colectores contra um colector.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

se querem ver qual o sistema que tem maior produção anual
é tão óbvio que até mete impressão. consultem esta página
http://www.medidasolartermico2009.com/a ... marcas.pdf

agora façam as contas
nº de painéis x área do painel
agora dividam a energia anual produzida pelo valor obtido na operação anterior.
exemplo: norquente 200 litros
2 x 1.91 = 3.82
2.058 / 3.82 = 0.53 kwh por m² de colector

se estou errado digam é que isto saio agora à pressão

fyntas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fyntas »

correcto sr jfkpt
e depois no verão quero ver o que vai fazer a tanta temperatura
chama-se a isso sobredimencionamento que é igual a pior inimigo da energia solar

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”