Cogging
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta abr 30, 2009 11:03 pm
Cogging
tenho andado a pensar numa questão acerca do cogging de um alternador: um alternador com imans permanentes de neodímio que funcione a baixas rpm's não terá o seu rendimento reduzido devido à força dos imans?
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
Re: Cogging
vivam ...
eu pessoalmente não sei já que pouco percebo de electricidade/electronica..
mas tem sido apanagio deste forum não deixar quem quer que seja sem resposta..pelo que ela deverá chegar em breve..
abraços
[***************]
eu pessoalmente não sei já que pouco percebo de electricidade/electronica..
mas tem sido apanagio deste forum não deixar quem quer que seja sem resposta..pelo que ela deverá chegar em breve..
abraços
[***************]
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
com certeza.treba_pt Escreveu:tenho andado a pensar numa questão acerca do cogging de um alternador: um alternador com imans permanentes de neodímio que funcione a baixas rpm's não terá o seu rendimento reduzido devido à força dos imans?
qualquer que seja a rotação(baixa ou alta) sempre haverá uma força de atração entre os ímãs e o material ferroso do estator do gerador, que precisa ser vencida para que haja movimento. com isso sempre vai haver uma perda por este motivo.
o único jeito de contornar este problema é construindo um gerador axial. aquele tipo bastante comum em que se usam dois discos de ferro com os ímãs colados e um disco com as bobinas ao centro. desta forma a parte de ferro gira com os ímãs, não havendo cogging.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta abr 30, 2009 11:03 pm
obrigradíssimo mais uma vez