Cogging

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Treba_Pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 30, 2009 11:03 pm

Cogging

Mensagem por Treba_Pt »

tenho andado a pensar numa questão acerca do cogging de um alternador: um alternador com imans permanentes de neodímio que funcione a baixas rpm's não terá o seu rendimento reduzido devido à força dos imans?

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Cogging

Mensagem por visitante »

vivam ...

eu pessoalmente não sei já que pouco percebo de electricidade/electronica..

mas tem sido apanagio deste forum não deixar quem quer que seja sem resposta..pelo que ela deverá chegar em breve..

abraços
[***************]

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

treba_pt Escreveu:tenho andado a pensar numa questão acerca do cogging de um alternador: um alternador com imans permanentes de neodímio que funcione a baixas rpm's não terá o seu rendimento reduzido devido à força dos imans?
com certeza.
qualquer que seja a rotação(baixa ou alta) sempre haverá uma força de atração entre os ímãs e o material ferroso do estator do gerador, que precisa ser vencida para que haja movimento. com isso sempre vai haver uma perda por este motivo.

o único jeito de contornar este problema é construindo um gerador axial. aquele tipo bastante comum em que se usam dois discos de ferro com os ímãs colados e um disco com as bobinas ao centro. desta forma a parte de ferro gira com os ímãs, não havendo cogging.
Gerador_ima.JPG
Gerador_ima.JPG (65.11 KiB) Visto 1747 vezes

Autor do tópico
Treba_Pt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 30, 2009 11:03 pm

Mensagem por Treba_Pt »

obrigradíssimo mais uma vez

Responder

Voltar para “Energia Eólica”