Carregador de Pilhas Solar
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Carregador de Pilhas Solar
boas pessoal!
hoje ia a passar por uma loja de energias renováveis, e vi um carregador de pilhas solar, e achei aquilo engraçado, então comprei dois, e já tive a ver se funcionava fixe, e funciona mesmo!
testes:
agora eu queria retirar os módulos fotovoltaicos e ligar um ao outro, e tentar alimentar uma pequena lâmpada, como tenho de fazer? ligar o fio "+" de um ao fio "+" do outro e o "-" com o "-" ? e depois para ligar a uma lâmpada ou led, como é?
com esta "brincadeira" não tarda nada estou com a casa cheia destes pequenos módulos!
hoje ia a passar por uma loja de energias renováveis, e vi um carregador de pilhas solar, e achei aquilo engraçado, então comprei dois, e já tive a ver se funcionava fixe, e funciona mesmo!
testes:
agora eu queria retirar os módulos fotovoltaicos e ligar um ao outro, e tentar alimentar uma pequena lâmpada, como tenho de fazer? ligar o fio "+" de um ao fio "+" do outro e o "-" com o "-" ? e depois para ligar a uma lâmpada ou led, como é?
com esta "brincadeira" não tarda nada estou com a casa cheia destes pequenos módulos!
- Anexos
-
- Aberto
- DSC04050.JPG (51.41 KiB) Visto 4753 vezes
-
- Módulo fotovoltaico
- DSC04048.JPG (66.91 KiB) Visto 4753 vezes
-
- Carregador solar!
- DSC04046.JPG (22.37 KiB) Visto 4754 vezes
Jorge Barbosa
-
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta abr 30, 2009 11:03 pm
Re: Carregador de Pilhas Solar
queres separar a célula fotovoltaica dos outros componentes?
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
depende da tensão que tenhas, penso que um modulo desses dará pouco mais de 3 volts com poucos mah, acho que terá de ser uma lâmpada muito pequena, se fosse a ti optava por leds, portanto se quiseres mais tensão (volts), ligas em serie, ligas o + de um ao - de outro, e os restantes fios tens o dobro da tensão, talvez 6-7 volts, se quiseres mais corrente (mah), ligas em paralelo, ligas o + de um ao + de outro e o mesmo com o -.
caso utilizes leds ligas os 2 em paralelo e verifica a tensão que desenvolve, dependendo dessa mesma tensão podes utilizar leds com ou sem resistências para regulação da corrente, mas primeiro faz o teste com eles ao sol para verificares a tensão que desenvolvem e até a corrente.
cumps
caso utilizes leds ligas os 2 em paralelo e verifica a tensão que desenvolve, dependendo dessa mesma tensão podes utilizar leds com ou sem resistências para regulação da corrente, mas primeiro faz o teste com eles ao sol para verificares a tensão que desenvolvem e até a corrente.
cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
treba_pt Escreveu:queres separar a célula fotovoltaica dos outros componentes?
queria ficar com a célula e o ponteiro que indica os mah. ontem ligei um led, e encostei a uma luz, o led acendeu mas o ponteiro continuou no 0. :s
jmal Escreveu:depende da tensão que tenhas, penso que um modulo desses dará pouco mais de 3 volts com poucos mah, acho que terá de ser uma lâmpada muito pequena, se fosse a ti optava por leds, portanto se quiseres mais tensão (volts), ligas em serie, ligas o + de um ao - de outro, e os restantes fios tens o dobro da tensão, talvez 6-7 volts, se quiseres mais corrente (mah), ligas em paralelo, ligas o + de um ao + de outro e o mesmo com o -.
cumps
acho que vou optar por ligar em série, assim acendo uns quantos leds, não?
já agora é possível acender uma lâmpada led?
desde ja, agradeço a ajuda!
Jorge Barbosa
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
depende da voltagem a que trabalha essa lâmpada se for de 230vac(das que se ligam à rede) não vai ser possivel porque para além de teres que perfazer 230v teria que ser em corrente ac e os painéis produzem em corrente dc
para saberes qual a melhor maneira de ligar os paineis, paralelo ou série, terás que verificar a voltagem máxima que eles conseguem obter!
[[]]
para saberes qual a melhor maneira de ligar os paineis, paralelo ou série, terás que verificar a voltagem máxima que eles conseguem obter!
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
ok... nao tem estado sol, quando estiver vou verificar!
depois digo coisas!
depois digo coisas!
Jorge Barbosa
-
- Membro Dedicado
já agora, dizes que passaste por uma loja de energias renováveis? onde é essa loja?
-
boas, comprei mais dois carregadores e retirei os modulos fotovoltaicos, liguei em série, e deu-me 13 volts ao fim do dia!mix Escreveu:depende da voltagem a que trabalha essa lâmpada se for de 230vac(das que se ligam à rede) não vai ser possivel porque para além de teres que perfazer 230v teria que ser em corrente ac e os painéis produzem em corrente dc
[[]]
tinha aqui uma lampada de led's, de 12v, liguei aos paineis, e ja ta!
em breve coloco fotos!
boas, a loja é em santa maria da feira, nao posso publicar o nome aqui pois nao?treba_pt Escreveu:já agora, dizes que passaste por uma loja de energias renováveis? onde é essa loja?
Jorge Barbosa
-
- Membro Dedicado
é que eu estou a ter sérias dificuldades em comprar ímans...
-
-
pessoal com 4 celulas destas, consigo alimentar uma lampada de led's de 12v na boa!
Jorge Barbosa
-
- Membro
- Registado: quinta mai 28, 2009 4:58 pm
olá, quando eu trabalhei na figfoz havia lá uma fábrica de imans. um colega de trabalho tinha um amigo nessa fábrica e uma vez trouxe alguns. eram umas plaquinhas pequeninas rectangulares... 10 placas "juntas" tinham tanta força de atração que uma vez "esmagaram-me um dedo"treba_pt Escreveu:é que eu estou a ter sérias dificuldades em comprar ímans...
images/icons/smile/redface.gif
se conheceres alguem para aqueles lados... por lá há imans.