Comprei a Vectrix!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Comprei a Vectrix!

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:pois... vamos a ver se isso corre bem... eu tambem tenho de passar por lah. acho que vou lah hoje ao fim do dia...
se calhar é o que o jmal diz, sensores descalibrados... mas como eles optaram por metê-los dentro do pack de baterias, estamos tramados. entretanto ando com as ventoinhas a ventilarem durante a condução, o que me baixa um bocado a autonomia (e até tem estado fresquinho)...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

caros

o mik indentificou o problema que causa o sinal de assistência (chave amarela) e o erro de "encodr" aparecer. trata-se apenas de sujidade (pelo menos no caso dele): eis as fotos que permitem perceber como aceder ao dito cujo:
encodr.jpg
encodr.jpg (0 Bytes) Visto 2290 vezes
o artigo completo pode ser encontrado aqui: http://visforvoltage.org/forum/6461-enc ... or-message
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

tambem vi isso e, na altura, pensei se nao o deveria enviar ah masac...
o que achas?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:tambem vi isso e, na altura, pensei se nao o deveria enviar ah masac...
o que achas?
acho que há boas probabilidades de o ângelo apreciar, no entanto não sei para ser franco pois ele mantém um distanciamento razoável (deve ser porque sou muito chato, ehehehe). se quiseres, força... mal não faz... ele disse-me uma vez que aprecia a informação que os possa ajudar...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu: para mim isso é um erro de leitura, logo pode ser os sensores des-calibrados, as baterias arrefecem à temperatura ambiente assim que deixam de ser carregadas, no caso de ficarem quentes muito tempo quer dizer que o isolamento está muito bem feito mas está com falta de arejamento, o isolamento serve para os 2 sentidos, tanto para aquecer e guarda a temperatura, como para a dissipar quando as temperaturas ambientes são superiores. portanto ou os sensores não estão a ler correctamente, ou a dissipação de calor (pelos ventiladores) não está a ser feita como deve ser. para teres a certeza disso é verificares a temperatura dentro do compartimento se corresponde ao que ela indica.
e os sensores podem ser recalibrados? quanto a medir a temperatura, não a posso abrir senão perco a garantia... o pior é que na oficina... enfim... não quero estar aqui sempre a insistir nessa tecla porque o meu problema até é menor que noutros locais, mas de electrónica praticamente nada sabem, depois dizem coisas que até fico constrangido... por um lado não convém enfrentar o problema senão ainda arranjo um maior, por outro não fico nada tranquilo. para mim só há uma pessoa no circuito comercial (de todas as que conheço e ouvi falar) que está acima do minimo exigido para resolver os problemas desta mota.

resumindo, ou as empresas que vão colocar veiculos eléctricos investem na formação dos seus funcionários, ou vai haver muitos problemas que contribuirão para o publico olhar o eléctrico como um veiculo problemático que "ninguém" domina.

qualquer sensor que seja deve ser calibrado, não precisas de abrir o compartimento, não sei como é o compartimento dela, mas seria possivel arranjar uma maneira de entrar com a ponta de uma sonda térmica dentro do compartimento, através por exemplo, os ventiladores, com eles parados claro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:qualquer sensor que seja deve ser calibrado, não precisas de abrir o compartimento, não sei como é o compartimento dela, mas seria possivel arranjar uma maneira de entrar com a ponta de uma sonda térmica dentro do compartimento, através por exemplo, os ventiladores, com eles parados claro.
hummm, isso deve ser possível... não tenho é essa sonda... de qualquer maneira já combinei com eles aparecer por lá quando achar que está com uma leitura mais disparatada. o software de diagnóstico informa as leituras dos 4 sensores da bateria. se eu o tivesse conseguia apurar muito melhor as causas...

será que o sr. padre na sua rede não arranja isso?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

boas

então hoje andei um pouco mais que o normal outra vez, passo a descrever:

mota com 2 traços, temperatura de 24c, andei 5 km ainda dava para outros tantos e toma carga, temperatura 25c.
sai do colombo e vamos para o pulka bar, temperatura 28c, +- 12km após carga, por fim cheguei ao pulka bar, temperatura 29c, saída do pulka bar e ida para casa, perto de 18km, andei a puxar um pouco, adoro subir os cabos de avila a 100km/h, parar mota estacionar 30c a temperatura!

não sei qual a temperatura normal mas posso dizer que a deixei ligada até desligar os ventiladores, o tempo não está quente mas creio que foi a carga que desencadeou a subida de temperatura, agora os sensores marados não faço a mínima ideia!

digam vossa justiça!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:boas

então hoje andei um pouco mais que o normal outra vez, passo a descrever:

mota com 2 traços, temperatura de 24c, andei 5 km ainda dava para outros tantos e toma carga, temperatura 25c.
sai do colombo e vamos para o pulka bar, temperatura 28c, +- 12km após carga, por fim cheguei ao pulka bar, temperatura 29c, saída do pulka bar e ida para casa, perto de 18km, andei a puxar um pouco, adoro subir os cabos de avila a 100km/h, parar mota estacionar 30c a temperatura!

não sei qual a temperatura normal mas posso dizer que a deixei ligada até desligar os ventiladores, o tempo não está quente mas creio que foi a carga que desencadeou a subida de temperatura, agora os sensores marados não faço a mínima ideia!

digam vossa justiça!
parece-me um comportamento dentro do previsivel. subires os cabos de avila a 100km/h deve aquecer um bocado a bateria uma vez que a subida é algo inclinada e precisa de debitar muita energia para essa velocidade. essa é a razão pela qual chegou aos 30ºc.

quanto a mim, temperatura após carregamento 31ºc, 13km depois com velocidade muito moderada em lisboa e tempo fesquito, cheguei com 33ºc. não é disparatado mas comparado com o que fazia dantes (e com a temperatura baixa que se registou hoje) devia ter chegado com uns 26ºc.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pois...

depois de 2horas parada fui ver já descei 2c ficou com 28c e hoje de manha 10h depois já tinha 24c!
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:pois...

depois de 2horas parada fui ver já descei 2c ficou com 28c e hoje de manha 10h depois já tinha 24c!
parece-me correcto. bem, lá vamos ganhando experiência e sensibilidade com as leituras...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

a minha tem estado a carregar a 28 graus. penso que eh a temperatura ambiente.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:a minha tem estado a carregar a 28 graus. penso que eh a temperatura ambiente.
penso que é natural que suba entre 2 a 5 graus (em relação à temperatura ambiente) durante o carregamento... mais que isso acho que se deve investigar...

nergal
Membro
Membro
Registado: quarta out 01, 2008 7:45 pm

Mensagem por nergal »

eu quando tinha o software antigo, cheguei a atingir os 45º

ela aguenta
Vectrix Junho 2007, 12.000KM e 320km feitos em 12 horas

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

bem vindo...

participa por cá!

bolas 45c aguenta essa temperatura as baterias...
jmap experimenta perguntar ao mik pois o tipo vive na austrália e sim as temperaturas ambiente devem rondar isso ou mais...
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

nergal Escreveu:eu quando tinha o software antigo, cheguei a atingir os 45º

ela aguenta
antes de mais, bem vindo. até agora somos 3 frequentadores assiduos do fórum com vectrix.

quanto à tua resposta... aguentar ela aguenta mas a essa temperatura está a dar cabo das células da bateria!

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:bem vindo...

participa por cá!

bolas 45c aguenta essa temperatura as baterias...
jmap experimenta perguntar ao mik pois o tipo vive na austrália e sim as temperaturas ambiente devem rondar isso ou mais...
o mik não a deixa carregar com temperatura acima dos 32ºc. prefere desligar e recomeçar mais tarde. parece que há distinção no mal que faz às baterias em carregamento/utilização... seja como for, acima dos 35ºc começa a ser mau para a saúde delas... se querem que durem, tenham atenção a isto...

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

hoje fiz 5000km com a vectrix e para comemorar fui passeá-la à noite para as baterias ficarem fresquinhas...
5k.jpg
5k.jpg (147.62 KiB) Visto 2007 vezes
tenho no entanto quase de certeza um sensor marado pois a temperatura nunca baixou dos 33ºc, apesar da exterior andar no 20ºc e poucos e mesmo andando devagarinho... enfim, tenho de me encher de coragem e paciência e ir à oficina para me verificarem as leituras independentes dos sensores para ver se há discrepância. penso que será o melhor teste a fazer... de resto continuo contente com a minha menina, apesar de muito preocupado com a família dela...

hoje depois do carregamento vi 41ºc, não sei se devido ao sensor marado se devido mesmo ao aquecimento. pelo sim pelo não vou experimentar meter o ar condicionado portátil junto dela e tapa-los para ver se baixo a temperatura elevada que se vem verificando com este tempo quente. 41ºc são temperaturas nocivas para as baterias e não quero correr mais riscos.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

boas

vou ao sr armando montar a mala com o encosto e pequenas coisas... apertar o vidro, não tocar nos piscas e por fim no guiador á um plástico que teima em desencaixar...

de resto já vou ter mais arrumação...

usas alguma extenção??? qual e quanto pagas te?
Mapa dos pontos de carga

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

jmap Escreveu: ...vou .. meter o ar condicionado portátil junto dela .....
xiça! o que poupas na mota, gastas no ar condicionado na garagem.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:
jmap Escreveu: ...vou .. meter o ar condicionado portátil junto dela .....
xiça! o que poupas na mota, gastas no ar condicionado na garagem.

penso que isso é apenas para testar, de qualquer maneira o melhor era mesmo verificar a temperatura das baterias com uma sonda externa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”