DB Predator 40AH "Janaina"
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 314
- Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
- Localização: Cantanhede
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Boas
Estive a acompanhar o carregamento, fazendo leituras até ao final da carga. Durante todo o processo todas as células estiveram sempre bem equilibras, menos a tal, que estava sempre mais baixa, com uma diferença de 0,2v na 1ª hora, mas com o passar das horas ela lá foi ficando mais equilibrada com as outras. Mas no final da carga, quando o carregador está na fase de pouca corrente, todas se mantiveram iguais inclusive a dita célula, acabando o carregador de desligar com todas entre os 3,71v e 3,68v. Ao final de 2h de repouso já se encontram entre 3,48v e 3,43v.
Portanto penso que estará tudo bem carregado, e o BMS está a fazer o seu trabalho, melhor que o anterior.
Alguém pode opinar?
Abraço e força nos electrões
Estive a acompanhar o carregamento, fazendo leituras até ao final da carga. Durante todo o processo todas as células estiveram sempre bem equilibras, menos a tal, que estava sempre mais baixa, com uma diferença de 0,2v na 1ª hora, mas com o passar das horas ela lá foi ficando mais equilibrada com as outras. Mas no final da carga, quando o carregador está na fase de pouca corrente, todas se mantiveram iguais inclusive a dita célula, acabando o carregador de desligar com todas entre os 3,71v e 3,68v. Ao final de 2h de repouso já se encontram entre 3,48v e 3,43v.
Portanto penso que estará tudo bem carregado, e o BMS está a fazer o seu trabalho, melhor que o anterior.
Alguém pode opinar?
Abraço e força nos electrões

25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Eu ainda não tenho bms, e posso garantir que as tensões nas minhas celulas comportam-se de igual modo. Quando termina a carga estão por volta dos 3,70v e duas horas depois pelos 3,50V. Conclusão, a tensão eleva-se facilmente quando já estão quase totalmente carregadas, mas depois acabam por preencher alguns espaços, nivelando por um valor inferior.
O balanceamento poderia ser feito uma vez a cada 100 carregamentos/descarregamentos que não teria muito trabalho.
O balanceamento poderia ser feito uma vez a cada 100 carregamentos/descarregamentos que não teria muito trabalho.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Jorge Rocha Escreveu:Eu ainda não tenho bms, e posso garantir que as tensões nas minhas celulas comportam-se de igual modo. Quando termina a carga estão por volta dos 3,70v e duas horas depois pelos 3,50V. Conclusão, a tensão eleva-se facilmente quando já estão quase totalmente carregadas, mas depois acabam por preencher alguns espaços, nivelando por um valor inferior.
O balanceamento poderia ser feito uma vez a cada 100 carregamentos/descarregamentos que não teria muito trabalho.
Então experimenta andar até parar e depois mede tudo no final da carga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Faço sempre as medições quando isso acontece (e não só), e a ultima vez foi na anterior 5ª feira, quando vim da Maia.jmal Escreveu: Então experimenta andar até parar e depois mede tudo no final da carga.
Fiz 130 kms (pelos contadores da mota e do GPS) com média de 41 km/h e os ultimos 10km já se notava alguma perda de velocidade, acabando por vir quase a passo nos ultimos 500 metros até casa. Fiz as verificações e estavam todas a cima dos 2,9V.
A menor com 2,93v e a maior com 3,04v. Tensão total do pack com 44,7v. Claro que nessa altura, quando dava um aranque, a tensão baixava para os 42v e logo o controlador fazia o corte! Só se aguentava se a mota tivesse no descanço central!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.Jorge Rocha Escreveu:Faço sempre as medições quando isso acontece (e não só), e a ultima vez foi na anterior 5ª feira, quando vim da Maia.jmal Escreveu: Então experimenta andar até parar e depois mede tudo no final da carga.
Fiz 130 kms (pelos contadores da mota e do GPS) com média de 41 km/h e os ultimos 10km já se notava alguma perda de velocidade, acabando por vir quase a passo nos ultimos 500 metros até casa. Fiz as verificações e estavam todas a cima dos 2,9V.
A menor com 2,93v e a maior com 3,04v. Tensão total do pack com 44,7v. Claro que nessa altura, quando dava um aranque, a tensão baixava para os 42v e logo o controlador fazia o corte! Só se aguentava se a mota tivesse no descanço central!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Sim, tenho condições especiais. Condições que eu proprio criei com baixo custo!jmal Escreveu:
Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Quando vou para viagens maiores levo o carregador da minha e-max (25A) para somar ao meu de 7A e carrego 120 kms em 2H45m. Não noto diferença alguma de debalanceamento!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1602
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Este ponto que falas é importante, como também o facto das células estarem todas com a mesma temperatura pois têm isolamento térmico. Mas parece-me que o motivo principal deste anormal equilíbrio do pack do Jorge tem explicação matemática!jmal Escreveu: Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Quando construímos um pack com 15 células de 80ah, é normal encontrar-mos algumas com 76ah e outras com 84ah (valores exagerados para facilitar a explicação), isto é um acontecimento certo que nao depende de nós, depende apenas da precisão dos processos de fabrico. A nós, resta-nos remediar esta diferença de capacidades com o auxilio dos dispositivos electrónicos (bms).
No caso do pack do Jorge temos 4 células de 20ah em paralelo x 15 em serie que dá um total de 60 células. Assumindo que as 4 celulas em paralelo sao escolhidas aleatoriamente podemos ter por exemplo, 1 celula com 19ah, outra com 19,5ah, outra com 20,5ah e ainda outra com 21ah, o que dá um total de 80ah certinhos! A probabilidade de se escolher exactamente 4 celulas todas com 19ah (76ah total), e outras 4 celulas com 21ah (84ah total) é tao baixa quanto acertar no totoloto.
Mas a coisa ainda melhora mais se em vez da escolha aleatória, usarmos um método. O Jorge baseou-se no peso, mas podemos ser ainda mais precisos e medir a capacidade ah individual de cada célula e assim construir os paralelos de 4 de forma que a nossa serie de 15 tenha exactamente a mesma capacidade... conjugando os dois pontos anteriores, com o que eu referi por ultimo, concordo que aí o bms deixa de fazer sentido
Comentem!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Sim, esse é processo normal selecção para se construir um pack com mais de um elemento por série, tentar escolher os elementos por série de modo a que a capacidade seja a mais equilibrada entre todas.marcopns Escreveu:Este ponto que falas é importante, como também o facto das células estarem todas com a mesma temperatura pois têm isolamento térmico. Mas parece-me que o motivo principal deste anormal equilíbrio do pack do Jorge tem explicação matemática!jmal Escreveu: Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Quando construímos um pack com 15 células de 80ah, é normal encontrar-mos algumas com 76ah e outras com 84ah (valores exagerados para facilitar a explicação), isto é um acontecimento certo que nao depende de nós, depende apenas da precisão dos processos de fabrico. A nós, resta-nos remediar esta diferença de capacidades com o auxilio dos dispositivos electrónicos (bms).
No caso do pack do Jorge temos 4 células de 20ah em paralelo x 15 em serie que dá um total de 60 células. Assumindo que as 4 celulas em paralelo sao escolhidas aleatoriamente podemos ter por exemplo, 1 celula com 19ah, outra com 19,5ah, outra com 20,5ah e ainda outra com 21ah, o que dá um total de 80ah certinhos! A probabilidade de se escolher exactamente 4 celulas todas com 19ah (76ah total), e outras 4 celulas com 21ah (84ah total) é tao baixa quanto acertar no totoloto.
Mas a coisa ainda melhora mais se em vez da escolha aleatória, usarmos um método. O Jorge baseou-se no peso, mas podemos ser ainda mais precisos e medir a capacidade ah individual de cada célula e assim construir os paralelos de 4 de forma que a nossa serie de 15 tenha exactamente a mesma capacidade... conjugando os dois pontos anteriores, com o que eu referi por ultimo, concordo que aí o bms deixa de fazer sentido
Comentem!
De qualquer maneira o bms é sempre necessário, o Jorge tem falado muito do seu caso especial, mas nunca nos contou quantas horas passou e passa a equilibra-las com resistencias ou lampadas.

Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Concordo com tudo o que disseste Marco!jmal Escreveu:Sim, esse é processo normal selecção para se construir um pack com mais de um elemento por série, tentar escolher os elementos por série de modo a que a capacidade seja a mais equilibrada entre todas.marcopns Escreveu:Este ponto que falas é importante, como também o facto das células estarem todas com a mesma temperatura pois têm isolamento térmico. Mas parece-me que o motivo principal deste anormal equilíbrio do pack do Jorge tem explicação matemática!jmal Escreveu: Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Quando construímos um pack com 15 células de 80ah, é normal encontrar-mos algumas com 76ah e outras com 84ah (valores exagerados para facilitar a explicação), isto é um acontecimento certo que nao depende de nós, depende apenas da precisão dos processos de fabrico. A nós, resta-nos remediar esta diferença de capacidades com o auxilio dos dispositivos electrónicos (bms).
No caso do pack do Jorge temos 4 células de 20ah em paralelo x 15 em serie que dá um total de 60 células. Assumindo que as 4 celulas em paralelo sao escolhidas aleatoriamente podemos ter por exemplo, 1 celula com 19ah, outra com 19,5ah, outra com 20,5ah e ainda outra com 21ah, o que dá um total de 80ah certinhos! A probabilidade de se escolher exactamente 4 celulas todas com 19ah (76ah total), e outras 4 celulas com 21ah (84ah total) é tao baixa quanto acertar no totoloto.
Mas a coisa ainda melhora mais se em vez da escolha aleatória, usarmos um método. O Jorge baseou-se no peso, mas podemos ser ainda mais precisos e medir a capacidade ah individual de cada célula e assim construir os paralelos de 4 de forma que a nossa serie de 15 tenha exactamente a mesma capacidade... conjugando os dois pontos anteriores, com o que eu referi por ultimo, concordo que aí o bms deixa de fazer sentido
Comentem!
De qualquer maneira o bms é sempre necessário, o Jorge tem falado muito do seu caso especial, mas nunca nos contou quantas horas passou e passa a equilibra-las com resistencias ou lampadas.
Jmal, posso dizer-te que as minhas baterias são muito certinhas. Se podesse compara-las a alguma coisa, diria que parecem um relogio suiço! Hoje mesmo estive a fazer novo balanceamento, nem de preposito! Mas não foi por estarem mal balanceadas, foi por acrescentar mais 8 celulas novas (2 X 4) para lhe dar um pouco mais de animo (em vez de 15 passou a 17 em série). Tenho feito verificações quase todos os dias, e desde que lhe retirei o PowerLog, (em Março) que fazia um desequilibrio, nunca mais notei diferenças. Estou para ver agora as diferenças entre as novas e as com já 11 000 Km, depois conto...
Um balanceamento não demora assim tanto, desde que se tenha as ferramentas certas e alguma pericia! Não é certamente com lampadas que se faz o balanceamento grosso, para isso tenho resistencias feitas com fio de cromo-niquel (caseiramente). Uma coisa muito importante é ter um alimentador de pouca potencia e aproximar ao maximo a carga pelo "gargalo". Chamo gargalo porque me faz lembrar quando engarrafava o vinho com o meu avó e o cuidado tinha de ser redobrado quando o liquido subia ao gargalo da garrafa, que era quando ele subia mais rapido. Uma pinguinha a mais era o suficiente para fazer deitar fora (ou subir muito). O mesmo para as baterias!!!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 700
- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
- Localização: Feijó, Almada, Lisboa
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: DB Predator 40AH
Até podem ser certinhas como dizes, mas aplica 48 delas, 24 série e 2 paralelo numa predator e vai acelerar para a estrada, a fundo e sem bms, e depois mede então.Jorge Rocha Escreveu: Concordo com tudo o que disseste Marco!
Jmal, posso dizer-te que as minhas baterias são muito certinhas. Se podesse compara-las a alguma coisa, diria que parecem um relogio suiço! Hoje mesmo estive a fazer novo balanceamento, nem de preposito! Mas não foi por estarem mal balanceadas, foi por acrescentar mais 8 celulas novas (2 X 4) para lhe dar um pouco mais de animo (em vez de 15 passou a 17 em série). Tenho feito verificações quase todos os dias, e desde que lhe retirei o PowerLog, (em Março) que fazia um desequilibrio, nunca mais notei diferenças. Estou para ver agora as diferenças entre as novas e as com já 11 000 Km, depois conto...
Um balanceamento não demora assim tanto, desde que se tenha as ferramentas certas e alguma pericia! Não é certamente com lampadas que se faz o balanceamento grosso, para isso tenho resistencias feitas com fio de cromo-niquel (caseiramente). Uma coisa muito importante é ter um alimentador de pouca potencia e aproximar ao maximo a carga pelo "gargalo". Chamo gargalo porque me faz lembrar quando engarrafava o vinho com o meu avó e o cuidado tinha de ser redobrado quando o liquido subia ao gargalo da garrafa, que era quando ele subia mais rapido. Uma pinguinha a mais era o suficiente para fazer deitar fora (ou subir muito). O mesmo para as baterias!!!
Já agora, achas que o teu método bms pode ser usado por toda a gente ? será que os ve têm futuro dessa maneira ou vão continuar a ser só para alguns ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Claro que não! O BMS será sempre necessário, e agora, mais ainda, para mim, com esta alteração. O controlador faz o corte aos 42v, logo não posso descuidar-me (42 / 17 = 2,47v)! Apenas acho que poderia ser algo mais simples, eficiente e seguro.hmma Escreveu:Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1520
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Jorge Rocha Escreveu:Claro que não! O BMS será sempre necessário, e agora, mais ainda, para mim, com esta alteração. O controlador faz o corte aos 42v, logo não posso descuidar-me (42 / 17 = 2,47v)! Apenas acho que poderia ser algo mais simples, eficiente e seguro.hmma Escreveu:Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??
Jorge Rocha Escreveu:Claro que não! O BMS será sempre necessário, e agora, mais ainda, para mim, com esta alteração. O controlador faz o corte aos 42v, logo não posso descuidar-me (42 / 17 = 2,47v)! Apenas acho que poderia ser algo mais simples, eficiente e seguro.hmma Escreveu:Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??

E se pode ser simplificado, estes pioneiros,




BondadeSua
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 314
- Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
- Localização: Cantanhede
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Boas
Finalmente lá recebi o meu cartão mobi.e, ao fim de quase 2 anos a mandar mail's, telefonar e enviar várias vezes os documentos, lá me chegou a casa o cartão. Mas isto como tudo neste país é preciso ter muita paciência e também ser um bocadito bruto a falar.
Agora só resta arranjar por aí um posto para experimentar, mas para isso só em Aveiro ou Coimbra.
Mas vai ter de ficar para depois das férias.
De resto tem sido andar e carregar.
Abraço e força nos electrões
Finalmente lá recebi o meu cartão mobi.e, ao fim de quase 2 anos a mandar mail's, telefonar e enviar várias vezes os documentos, lá me chegou a casa o cartão. Mas isto como tudo neste país é preciso ter muita paciência e também ser um bocadito bruto a falar.
Agora só resta arranjar por aí um posto para experimentar, mas para isso só em Aveiro ou Coimbra.
Mas vai ter de ficar para depois das férias.
De resto tem sido andar e carregar.
Abraço e força nos electrões

25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2478
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
- Localização: Coimbra
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Boa!
Em Coimbra terás mais hipóteses nos Olivais, em frente aos BVC (Av.Fernão Magalhães), Forum e Escola de Enfermagem.
Em Aveiro, pelo menos os do Rossio, Museu e Universidade funcionam.
Já chegou aos 1500 utilizadores de Mobi.E?
Em Coimbra terás mais hipóteses nos Olivais, em frente aos BVC (Av.Fernão Magalhães), Forum e Escola de Enfermagem.
Em Aveiro, pelo menos os do Rossio, Museu e Universidade funcionam.
Já chegou aos 1500 utilizadores de Mobi.E?

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Silver
- Mensagens: 700
- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
- Localização: Feijó, Almada, Lisboa
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Que é como quem diz: o número do teu cartão já passa dos 1500 ?Já chegou aos 1500 utilizadores de Mobi.E?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo

-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 314
- Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
- Localização: Cantanhede
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Boas
O meu número é 1168....
Abraço
O meu número é 1168....
Abraço

25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2478
- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
- Localização: Coimbra
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
O meu é oitocentos e pouco, portanto, cerca de 350 novos membros em sete meses. 50 por mês até que nem é mau... mas podia ser melhor..... Quantos serão de duas rodas? Será possível saber a estatística detalhada desde o membro nº1 até aos nossos dias?
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Membro Silver
- Mensagens: 700
- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
- Localização: Feijó, Almada, Lisboa
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Não sei se a Mobi-E alguma vez irá disponibilizar isso... se calhar só com algum "conhecimento in-house"... o mais parecido que vi com esse tipo de estatística são os dados do IMTT, com as matrículas realizadas por marca (carros e motas), mas nesse caso tens de identificar todas as marcas elétricas no meio das restantes (e algumas motas chinesas têm marcas bem estranhas - como a minha - TYSONG)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: DB Predator 40AH "Janaina"
Os primeiros 200 cartões já não devem estar válidos (eram de testes e eu tive um desses
). O meu actual é um 400 e picos.
.


333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a