Flash 2000 40Ah Gel / Swen JR 4,35KWh LiFePO4

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Re: Flash 2000 40Ah Gel

Mensagem por e_bike »

Ficou um espectáculo! ;)

Também já fiz o mesmo e recomendo! Tinha experimentado várias soluções antes e só com o xenon fiquei satisfeito.

Aos poucos a pequena chinesa vai ficando espectacular! Parabéns Jorge! :D
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Obrigado por todo o apoio! Se não existisse seria bem mais dificil!

O facto de nós pensarmos que estamos a fazer algo que possa ser visto por muitas pessoas,
que até poderá servir de exemplo para alguém, e que poderá ficar para um dia os nossos filhos visualizarem,
para mim já é uma grande satisfação, mas se a isto tudo se juntar os vossos comentários,
então é a cereja em cima do bolo!

Um muito obrigado a todos os que já passaram as vistas neste diário!
Tudo por um mundo mais limpo!

Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Mensagem por Roger a Jazz »

Jorge já algum tempo que não vinha ao forum. Finalmente a mota convertida. Que maravilha a autonomia as montagens e não páras :) E constróis tudo de forma sustentavel. Qualquer dia vou fazer a encomenda que me sugeriste. Só estou à procura da melhor forma de pagamento. Sugeriram-me o MBnet como a melhor forma de pagamento.

E já testaste a autonomia perto do limite?!

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Roger a Jazz Escreveu:Jorge já algum tempo que não vinha ao forum. Finalmente a mota convertida. Que maravilha a autonomia as montagens e não páras :) E constróis tudo de forma sustentavel. Qualquer dia vou fazer a encomenda que me sugeriste. Só estou à procura da melhor forma de pagamento. Sugeriram-me o MBnet como a melhor forma de pagamento.

Oi Rogério!
Não está totalmente pronta, ainda lhe falta umas tantas melhorias, mas sim já está com 1400 kms a lítio! :D
Tento ser sustentavel, mas confesso que é tarefa dificil...
Ainda em relação a essa tua decisão, que na minha opinião dará maior durabilidade ao teu pack de baterias já existente e dará para fazeres mais uns 20 kms, já pensaste que poderás perder a garantia, mesmo para coisas que não tenha nada a ver?
Eu não queria que depois te arrependesses, sendo eu quem sugeriu tál decisão... mas se fores para a frente com a ideia, poderás sempre contar comigo para a resolução de qualquer problema que tenhas com a tua motinha!
Quanto ao metodo mais seguro de pagamento ser o MBnet, realmente não conheço seu funcionamento, mas se te disseram que era, deverão ter seus motivos!

A autonomia ao limite, já sei que no minimo fará 120 kms, mas nesta ultima viagem que fiz (à concentração em Gaia) com 78 Amperes fiz aproximadamente 130 kms, que foi muito bom, ultrapassando os 40 km/h em média!
Um abraço e vai dando noticias!

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Jorge Rocha Escreveu:
Roger a Jazz Escreveu:Jorge já algum tempo que não vinha ao forum. Finalmente a mota convertida. Que maravilha a autonomia as montagens e não páras :) E constróis tudo de forma sustentavel. Qualquer dia vou fazer a encomenda que me sugeriste. Só estou à procura da melhor forma de pagamento. Sugeriram-me o MBnet como a melhor forma de pagamento.

Oi Rogério!
Não está totalmente pronta, ainda lhe falta umas tantas melhorias, mas sim já está com 1400 kms a lítio! :D
Tento ser sustentavel, mas confesso que é tarefa dificil...
Ainda em relação a essa tua decisão, que na minha opinião dará maior durabilidade ao teu pack de baterias já existente e dará para fazeres mais uns 20 kms, já pensaste que poderás perder a garantia, mesmo para coisas que não tenha nada a ver?
Eu não queria que depois te arrependesses, sendo eu quem sugeriu tál decisão... mas se fores para a frente com a ideia, poderás sempre contar comigo para a resolução de qualquer problema que tenhas com a tua motinha!
Quanto ao metodo mais seguro de pagamento ser o MBnet, realmente não conheço seu funcionamento, mas se te disseram que era, deverão ter seus motivos!

A autonomia ao limite, já sei que no minimo fará 120 kms, mas nesta ultima viagem que fiz (à concentração em Gaia) com 78 Amperes fiz aproximadamente 130 kms, que foi muito bom, ultrapassando os 40 km/h em média!
Um abraço e vai dando noticias!
Todas as formas são seguras desde que a encomenda seja enviada. MBnet, cartão de crédito são seguras, no caso do cartão de crédito podes junto do banco apresentar reclamação mais facilmente até porque o cartão tem seguro contra fraudes e mais rapidamente os serviços centrais dos bancos entram em contacto com o vendedor para apresentação de facturas, o MB net tem valores inferiores seguros.. a questão é se a encomenda vem ou não. Espero ter ajudado

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Obrigado pela partilha! :D
Nunca é demais saber-se certas coisas... Então continuas sempre a 100? Eu cá é sempre a 50... ela não dá mais :)
Mesmo fazendo umas batotas (parando a meio do caminho para uma ou duas recargas), se o objectivo for chegares a Aveiro, o que contará será a tua presença... sempre muito bem vinda. Aveiro é uma cidade muito bonita, não desfazendo as outras!
Um grande abraço

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Hoje foi dia de testes em estrada de montanha, para por à prova o sistema regenerativo dos Veiculos Electricos

Como tínhamos falado que o sistema de travagem regenerativa seria mais utilizado em estradas com fortes inclinações, fui fazer alguns testes num percurso com cerca de 400 metros e com forte inclinação. Refiro uma inclinação forte, quando ao descer não é necessário utilizar o motor, para atingir a velocidade recomendada.

Para o inicio dos testes preferi começar de cima para baixo, mas antes coloquei os valores a zero (tanto no conta quilómetros como no contador de Miliamperes do PowerLog), conforme a foto esquerda de cima.

Ao chegar ao final da descida parei e tirei apontamentos (fotos) as 3 fotos seguintes.

Em aproximadamente 400 metros (0,39Km marcados no conta km) sempre a descer obtive um gasto negativo (ou um carregamento) de 99 mA (0,099 A * 20,19 V = 1.99881 W / 6 Cel. * 15 Cel. = 4,997 Wh) aproximadamente 5 Wh.

Inverti a marcha e regressei, desta vez não foi necessário travar pois estava a subir, e não era pouco! Mais 3 fotos seguintes.

Em aproximadamente 400 metros (a diferença entre 0,80 e 0,39Km) sempre a subir obteve um gasto positivo (ou descarga) de 647 mA (0,099 A + 0,548 A = 0,647 A * 19,35 V = 12,51945 W / 6Cel. * 15 Cel. = 31,298 Wh) aproximadamente 31 Wh.

Ora se gastei 31 Wh para subir e na descida gastei 5 Wh, então o meu saldo final nos 800 metros foram 25 Wh gastos.

Os 5 Wh, são aproximadamente 15% dos 31 Wh (ainda mais uns pós).

Em resumo, a regeneração nestes testes favoreceu a autonomia em 15%. (sem nunca provocar aquecimento aos travões).

As 2 ultimas fotos são referentes à média da velocidade e às temperaturas do controlador e do PowerLog.
Anexos
2012-01-25.jpg
2012-01-25.jpg (125.04 KiB) Visto 2785 vezes

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

São dados impecáveis realmente mas não é exatamente o que acontece no dia a dia .... servem para nos alertar que a regenerativa é util em segurança em ainda gera alguma energia ... mas imagina que agora ias para o trabalho fazer mais 30km e esses 5Wh iam dissipar completamente e no final ao chegar ao trabalho iam representar 0.5% ou menos.

Dou o meu exemplo, apenas uso para abrandar durante 5 ou 10m de cada vez, ou seja, ando sempre em autoestrada, pouco uso os travoes e a regenerativa, mas sempre que posso uso.

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Boas métricas... sempre tive curiosidade de ver um "estudo" dos carregamentos feitos pela travagem regenerativa. E sempre fiquei com a ideia de que, em termos práticos, não tem grande influência na autonomia do veículo, para a maioria dos percursos realizados.

Eu, por exemplo, utilizo muito pouco os travões no percurso do dia-a-dia, a não ser quando há mais fila e apanho mais pára-arranca, e por isso duvido que a regenerativa me fornecesse kms úteis de autonomia... quanto à questão da "segurança" e o facto de travar mais o veículo sem usar realmente os travões, quanto a isso não discuto, mas o objectivo principal seria sempre o aumento da autonomia, e com a tecnologia atual de aproveitamento da energia, acho que deixa muito a desejar nesse ponto.
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

hmma Escreveu:...e com a tecnologia atual de aproveitamento da energia, acho que deixa muito a desejar nesse ponto.
Neste sistema as perdas são apenas minimizadas, que para mim já é muito bom, pois o custo dos calços de travão e dos pneus são bem elevados!
Todos os atritos, quer dos rolamentos, quer dos pneus, quer do ar, esses nunca poderão vir a ser aproveitados, por mais tecnologia que haja! O nosso planeta tem atmosfera e gravidade...

ICEM4N, mesmo que não recuperes muito a energia das baterias, poderás assim vir a mudar de pastilhas de travões bem mais tarde em relação a um modelo que não tivesse regeneração. Isso já se traduz em poupança, tanto na tua cart€ira como para o ambiente.

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Jorge Rocha Escreveu:Todos os atritos, quer dos rolamentos, quer dos pneus, quer do ar, esses nunca poderão vir a ser aproveitados, por mais tecnologia que haja!
Será que não??

Imagina que o painel frontal (neste caso da mota) não era fixo, mas reagia à pressão do ar criando trepidação, que por sua vez pode ser convertida em elétricidade, como no efeito PiezoElétrico - http://en.wikipedia.org/wiki/Piezoelectric_sensor

Imagina também que os pneus convertiam a energia térmica do aquecimento ao rolar em energia eléctrica, como nas novas ligas metálicas que estão a ser investigadas para a indústria aero-espacial - http://www.popsci.com/technology/articl ... lectricity

O engenho humano há-de chegar lá... eventualmente ;)

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

hmma Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Todos os atritos, quer dos rolamentos, quer dos pneus, quer do ar, esses nunca poderão vir a ser aproveitados, por mais tecnologia que haja!
Será que não??

Imagina que o painel frontal (neste caso da mota) não era fixo, mas reagia à pressão do ar criando trepidação, que por sua vez pode ser convertida em elétricidade, como no efeito PiezoElétrico - http://en.wikipedia.org/wiki/Piezoelectric_sensor

Imagina também que os pneus convertiam a energia térmica do aquecimento ao rolar em energia eléctrica, como nas novas ligas metálicas que estão a ser investigadas para a indústria aero-espacial - http://www.popsci.com/technology/articl ... lectricity

O engenho humano há-de chegar lá... eventualmente ;)
Na minha opinião, para se aproveitar 10% da energia que se perde (na verdade não se perde, transforma-se) seria necessário engenhos que por si só já iriam contribuir para mais perdas durante a viagem. Daqui a pouco estás a dizer que eu devia colocar um aerogerador na minha mota :lol: :lol:

Para quê tanto esmiuçar a questão por causa de umas migalhinhas, quando todos os dias, e a pontapé, esbarramos com desperdícios energéticos de grandes dimensões e em grande escala. Só o facto de estarmos aqui em frente ao monitor a tentar descobrir o "sexo dos anjos", isto já se reproduz em muitas perdas de energia.
Já tinham pensado nisto? (não sei quantas pessoas terão acesso a esta discussão sobre o tema, mas serão muitas).

Coragem pessoal, vamos tentar diminuir determinados desperdícios que estão mesmo ao nosso lado, e à nossa mão de o fazermos, isso sim será muito proveitoso.
Um bom trabalho a todos!

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:lol:
Suponho que estou off-topic, pois vou dar a minha percepção sobre "regenerativa"...moderação quer/pode transferir?
Jorge Rocha Escreveu:...........

Coragem pessoal, vamos tentar diminuir determinados desperdícios que estão mesmo ao nosso lado, e à nossa mão de o fazermos, isso sim será muito proveitoso.
Um bom trabalho a todos!
Eu gosto e concordo com ela, (regeneração), pela segurança e conforto que me transmite quando ao abordar uma curva, ajusto a velocidade da "Mula". Sinto que fico mais confortável na posição e muito mais seguro. E deve poupar sobretudo os elementos de desgaste mecânico!
É para mim importante que lá esteja. É a velha questão e vantagem, de "travar com o motor".
Os outros desperdícios também devem ser evitados... :mrgreen:
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

BondadeSua Escreveu::lol:
Suponho que estou off-topic, pois vou dar a minha percepção sobre "regenerativa"...moderação quer/pode transferir?
...
É a velha questão e vantagem, de "travar com o motor".
Os outros desperdícios também devem ser evitados... :mrgreen:
BondadeSua
Sem stresse, até porque fui eu que coloquei aqui, no meu diário, informações sobre o tema. :D
Muito bem, desperdícios evitados... ;)

hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Jorge Rocha Escreveu:Daqui a pouco estás a dizer que eu devia colocar um aerogerador na minha mota
E porque não? Mais uma vez a frente da mota já faz atrito ao vento de qualquer forma... porque não aproveitar para converter a energia que for possível?
(como nestas pequenas turbinas que estavam presentes no protótipo do iMiev)
Imagem
Jorge Rocha Escreveu:Para quê tanto esmiuçar a questão por causa de umas migalhinhas
Era aí que eu queria chegar... a regenerativa, para o seu objectivo principal de aumento de autonomia, contribui com umas migalhinhas :lol: ... mais uma vez, com a tecnologia atual.

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

hmma Escreveu: E porque não? Mais uma vez a frente da mota já faz atrito ao vento de qualquer forma... porque não aproveitar para converter a energia que for possível?
(como nestas pequenas turbinas que estavam presentes no protótipo do iMiev)
Qualquer coisa que seja colocado à frente da mota ou do carro, irá fazer diminuir seu aerodinamismo. Qualquer aproveitamento que fosse gerado seria sempre inferior às suas perdas causadas, por isso mesmo não seguiram com essa ideia para a frente nesse protótipo.
hmma Escreveu:Era aí que eu queria chegar... a regenerativa, para o seu objectivo principal de aumento de autonomia, contribui com umas migalhinhas :lol: ... mais uma vez, com a tecnologia atual.
O objectivo principal da regeneração, não é de todo o aumento de autonomia (para isso existe à venda baterias de lítio), mas sim a diminuição dos desperdícios nas desacelerações e travagens, e isso é obtido com grande êxito até.

Quando me referia a migalhinhas, estava a referir a ainda mais algum aproveitamento de energia durante a regeneração.
Ora se já não dás valor à regeneração em si, quanto mais a uma pequena parte da regeneração, que se poderia aproveitar se esta fosse mais eficiente.

No que diz respeito às leis da física, não será a mais sofisticada das tecnologias que as irá alterar.

Aproveitar bem a energia não será o mesmo que espremer muito bem o sumo de uma laranja, mas sim, não deixar que todas as outras laranjas apodreçam enquanto se tenta retirar até à última gota o seu sumo.
O que se vê mais para aí é laranjas podres... :cry:

Só quando se desistir das rodas/pneus/rolamentos e se passar a andar no ar (através de imanes permanentes), se conseguirá obter menores perdas energéticas. :mrgreen:

Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Mensagem por Roger a Jazz »

ICEM4N obrigado pela informção relativamente ao modo de pagamento. Vou informa-me junto do banco.

Em primeiro lugar a ideia do aerogerador à frente da mota é minha :D Esse protótipo dos dois aerogeradores está um espetaculo :) Mas de facto parece que os estudo feito apontam para que a resistência ao ar aumentaria mais o consumo que a própria produção.

Há aqui uma coisa que ainda não percebi. Quando existe travagem regenerativa não há contato direto entre as pastilhas e os discos?! Pergunto isto porque estão a dizer que se poupa nos calços dos travões!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Jorge Rocha Escreveu:Em resumo, a regeneração nestes testes favoreceu a autonomia em 15%.
Estes testes estão um pouco incompletos. Vou tentar explicar porque é que acho que a regenerativa pouco acrescenta às autonomias...

Os percursos normais não são 50% a subir e 50% a descer. Na realidade, um percurso "quase comum" seria, por exemplo, 80% a direito, 10% a subir e 10% a descer. Ou seja, em 10% do percurso ganharias os teus 5 Wh, noutros 10% perderias 31 Wh e nos restantes 80% perderias uns 100 Wh (especulando). Neste caso, os teus 5 Wh passariam a menos de 4% numa viagem de cerca de 4 quilómetros...

Num percurso já "mais comum", a travagem regenerativa raramente é usada e a energia recuperada anda à volta dos "zero vírgula qualquer coisa porcento". As descidas com inclinação suficiente para se conseguir recuperar alguma energia, são raras. Em termos energéticos, até compensa mais deixar a mota ir solta/desengatada, do que usar a regenerativa.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

mas ...

e deste sistema que falam?
http://www.youtube.com/watch?v=wF8CkwYxt_Y
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Roger a Jazz Escreveu: Há aqui uma coisa que ainda não percebi. Quando existe travagem regenerativa não há contato direto entre as pastilhas e os discos?! Pergunto isto porque estão a dizer que se poupa nos calços dos travões!
Olá Roger,

Assim que eu comprei a minha Flash, a segunda coisa que eu lhe fiz (porque a primeira foi coloca-la à carga), foi afinar os travões e respectivos micro-interruptores das manetes dos travões.
Ficou assim um desfasamento de uns 2cm de curso entre o accionamento das luzes de stop (regeneração) e o começo do encosto das pastilhas de travão. Então, na maior parte das vezes, não chego a utilizar as pastilhas, ficando simplesmente pela regeneração.

Volt, vou repetir o meu raciocínio mais uma vez, e incansavelmente!
Nos meus percursos habituais, eu em cada 10 paragens ou abrandamentos, apenas em 1 eu utilizo os calços dos travões (estou a ser muito pessimista, pois se calhar é mais 1 em cada 20).
Vamos agora fazer contas... Quanto custa, em materiais, mão-de-obra, deslocações, tempo perdido, recursos naturais dos minérios para o seu fabrico, electricidade no processo fabrico, combustíveis no processo de transporte dos produtos fabricados, etc., etc., ... apenas uma mudança de pastilhas?
Na minha antiga mota CI as primeiras pastilhas foram substituídas aos 18 mil kms e as segundas aos 42 mil kms, uma média de 22 mil kms para cada substituição.
Se eu transferir para a situação actual, ter sistema regenerativo, provavelmente farei perto de 200 mil kms com as mesmas pastilhas.
Façamos as contas então! Será necessário eu colocar números assustadores, relativamente aos gastos de todos os recursos já em cima assinalados?
Se este não fosse um fórum cujo seu próprio nome é energia, eu até poderia entender! Tanto pela falta de conhecimentos de muita boa gente, ou simplesmente pela falta de interesse em relação às energias. Mas não, este fórum está, felizmente, muito bem guarnecido de pessoas bem informadas e com o seu alcance de visão bem à frente!

Então não entendo porque estamos a fazer alguma coisa que não seja promover a "nova energia" que se pode adquirir nas mais pequeninas coisas, tendo elas todo o seu valor!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”