Também já fiz o mesmo e recomendo! Tinha experimentado várias soluções antes e só com o xenon fiquei satisfeito.
Aos poucos a pequena chinesa vai ficando espectacular! Parabéns Jorge!

Oi Rogério!Roger a Jazz Escreveu:Jorge já algum tempo que não vinha ao forum. Finalmente a mota convertida. Que maravilha a autonomia as montagens e não párasE constróis tudo de forma sustentavel. Qualquer dia vou fazer a encomenda que me sugeriste. Só estou à procura da melhor forma de pagamento. Sugeriram-me o MBnet como a melhor forma de pagamento.
E já testaste a autonomia perto do limite?!
Todas as formas são seguras desde que a encomenda seja enviada. MBnet, cartão de crédito são seguras, no caso do cartão de crédito podes junto do banco apresentar reclamação mais facilmente até porque o cartão tem seguro contra fraudes e mais rapidamente os serviços centrais dos bancos entram em contacto com o vendedor para apresentação de facturas, o MB net tem valores inferiores seguros.. a questão é se a encomenda vem ou não. Espero ter ajudadoJorge Rocha Escreveu:Oi Rogério!Roger a Jazz Escreveu:Jorge já algum tempo que não vinha ao forum. Finalmente a mota convertida. Que maravilha a autonomia as montagens e não párasE constróis tudo de forma sustentavel. Qualquer dia vou fazer a encomenda que me sugeriste. Só estou à procura da melhor forma de pagamento. Sugeriram-me o MBnet como a melhor forma de pagamento.
E já testaste a autonomia perto do limite?!
Não está totalmente pronta, ainda lhe falta umas tantas melhorias, mas sim já está com 1400 kms a lítio!![]()
Tento ser sustentavel, mas confesso que é tarefa dificil...
Ainda em relação a essa tua decisão, que na minha opinião dará maior durabilidade ao teu pack de baterias já existente e dará para fazeres mais uns 20 kms, já pensaste que poderás perder a garantia, mesmo para coisas que não tenha nada a ver?
Eu não queria que depois te arrependesses, sendo eu quem sugeriu tál decisão... mas se fores para a frente com a ideia, poderás sempre contar comigo para a resolução de qualquer problema que tenhas com a tua motinha!
Quanto ao metodo mais seguro de pagamento ser o MBnet, realmente não conheço seu funcionamento, mas se te disseram que era, deverão ter seus motivos!
A autonomia ao limite, já sei que no minimo fará 120 kms, mas nesta ultima viagem que fiz (à concentração em Gaia) com 78 Amperes fiz aproximadamente 130 kms, que foi muito bom, ultrapassando os 40 km/h em média!
Um abraço e vai dando noticias!
Neste sistema as perdas são apenas minimizadas, que para mim já é muito bom, pois o custo dos calços de travão e dos pneus são bem elevados!hmma Escreveu:...e com a tecnologia atual de aproveitamento da energia, acho que deixa muito a desejar nesse ponto.
Será que não??Jorge Rocha Escreveu:Todos os atritos, quer dos rolamentos, quer dos pneus, quer do ar, esses nunca poderão vir a ser aproveitados, por mais tecnologia que haja!
Na minha opinião, para se aproveitar 10% da energia que se perde (na verdade não se perde, transforma-se) seria necessário engenhos que por si só já iriam contribuir para mais perdas durante a viagem. Daqui a pouco estás a dizer que eu devia colocar um aerogerador na minha motahmma Escreveu:Será que não??Jorge Rocha Escreveu:Todos os atritos, quer dos rolamentos, quer dos pneus, quer do ar, esses nunca poderão vir a ser aproveitados, por mais tecnologia que haja!
Imagina que o painel frontal (neste caso da mota) não era fixo, mas reagia à pressão do ar criando trepidação, que por sua vez pode ser convertida em elétricidade, como no efeito PiezoElétrico - http://en.wikipedia.org/wiki/Piezoelectric_sensor
Imagina também que os pneus convertiam a energia térmica do aquecimento ao rolar em energia eléctrica, como nas novas ligas metálicas que estão a ser investigadas para a indústria aero-espacial - http://www.popsci.com/technology/articl ... lectricity
O engenho humano há-de chegar lá... eventualmente
Eu gosto e concordo com ela, (regeneração), pela segurança e conforto que me transmite quando ao abordar uma curva, ajusto a velocidade da "Mula". Sinto que fico mais confortável na posição e muito mais seguro. E deve poupar sobretudo os elementos de desgaste mecânico!Jorge Rocha Escreveu:...........
Coragem pessoal, vamos tentar diminuir determinados desperdícios que estão mesmo ao nosso lado, e à nossa mão de o fazermos, isso sim será muito proveitoso.
Um bom trabalho a todos!
Sem stresse, até porque fui eu que coloquei aqui, no meu diário, informações sobre o tema.BondadeSua Escreveu:![]()
Suponho que estou off-topic, pois vou dar a minha percepção sobre "regenerativa"...moderação quer/pode transferir?
...
É a velha questão e vantagem, de "travar com o motor".
Os outros desperdícios também devem ser evitados...![]()
BondadeSua
E porque não? Mais uma vez a frente da mota já faz atrito ao vento de qualquer forma... porque não aproveitar para converter a energia que for possível?Jorge Rocha Escreveu:Daqui a pouco estás a dizer que eu devia colocar um aerogerador na minha mota
Era aí que eu queria chegar... a regenerativa, para o seu objectivo principal de aumento de autonomia, contribui com umas migalhinhasJorge Rocha Escreveu:Para quê tanto esmiuçar a questão por causa de umas migalhinhas
Qualquer coisa que seja colocado à frente da mota ou do carro, irá fazer diminuir seu aerodinamismo. Qualquer aproveitamento que fosse gerado seria sempre inferior às suas perdas causadas, por isso mesmo não seguiram com essa ideia para a frente nesse protótipo.hmma Escreveu: E porque não? Mais uma vez a frente da mota já faz atrito ao vento de qualquer forma... porque não aproveitar para converter a energia que for possível?
(como nestas pequenas turbinas que estavam presentes no protótipo do iMiev)
O objectivo principal da regeneração, não é de todo o aumento de autonomia (para isso existe à venda baterias de lítio), mas sim a diminuição dos desperdícios nas desacelerações e travagens, e isso é obtido com grande êxito até.hmma Escreveu:Era aí que eu queria chegar... a regenerativa, para o seu objectivo principal de aumento de autonomia, contribui com umas migalhinhas... mais uma vez, com a tecnologia atual.
Estes testes estão um pouco incompletos. Vou tentar explicar porque é que acho que a regenerativa pouco acrescenta às autonomias...Jorge Rocha Escreveu:Em resumo, a regeneração nestes testes favoreceu a autonomia em 15%.
Olá Roger,Roger a Jazz Escreveu: Há aqui uma coisa que ainda não percebi. Quando existe travagem regenerativa não há contato direto entre as pastilhas e os discos?! Pergunto isto porque estão a dizer que se poupa nos calços dos travões!