EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por jmal »

Mete-lhe uma pilha nova e compara.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

jmal Escreveu:Mete-lhe uma pilha nova e compara.
Até levou pilha nova à pouco, 2 meses no máximo, e eu uso pouco a não ser mais agora por motivos óbvios.
jmal, achas que estes novos valores já estão mais aceitáveis?
Abraço,

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

lopes Escreveu:
jmal Escreveu:Mete-lhe uma pilha nova e compara.
Até levou pilha nova à pouco, 2 meses no máximo, e eu uso pouco a não ser mais agora por motivos óbvios.
jmal, achas que estes novos valores já estão mais aceitáveis?
Abraço,
Sim, esses são os normais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Aproveita agora que ninguém está a ver e leva esse multímetro para casa... :-D.

PS: Emprestado só por um dia, claro... ;-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu:Aproveita agora que ninguém está a ver e leva esse multímetro para casa... :-D.

PS: Emprestado só por um dia, claro... ;-).
Já o devolvi ao dono! :P Isso é material que aqui está sempre a ser utilizado.
Entretanto a liberty já conta hoje com cerca de 25Kms. Hoje tive a possibilidade de a poder trazer à tarde outra vez para o trabalho (o que não vai acontecer muito nos próximos tempos), e assim hoje vai passar a barreira dos 30Km - não Jorge... ainda não é hoje vai chegar aos 70kms :lol: Mas hoje e até ao momento nada a apontar.

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Olá,

A liberty por cá continua a fazer kms sem nada de especial a apontar - é carregar e andar! Desde quarta que já deve ter feito uns 120kms, e só na quarta devo ter feito seguramente mais de 40kms com uma carga e mesmo assim estava "folgada" como se fosse o 1º km... tenho que ir apontando num papel estas estimativas para a hora de acertar o odometro, pois continuo a andar sem o painel! :P O voltimetro para lá colocar chegou finalmente ontem, mas agora só para a semana é que lhe vou voltar a mexer. Mas já dá para deixar uma amostra de como vai ficar a coisa...

Imagem

Tenho andado a ter uma "conversa" com o pessoal da eclipsebikes de onde veio o BMS, e pelos vistos até vão mudar as características que estão no site (ver se não enganam mais ninguém). Assumindo juntamente com o fornecedor deles que o equipamento é fraco para aguentar tais correntes, assumiam também a devolução do BMS com o respectivo reembolso, mesmo depois de lhes ter enviado uma foto onde mostra que o bms foi montado com os fios soldados na placa e tudo - confesso que não esperava, e por isso dou-lhes os parabéns. Como o envio ainda me ia acarretar despesas, e como o problema já está técnicamente contornado, vou manter o bms, pois tenho andado constantemente a fazer medições às células, e este está a fazer bem o seu trabalho de balanceamento.

Entretanto tenho que ponderar mudar o disjuntor (32A) para os 64A, pois ontem apanhei um susto... no final do trabalho fiz outro percurso mais sinuoso, e no final de 3 kms sempre a subir (ultimo km a pique), a mota parou, voltimetro ligado à saida do bms passou a marcar 0V, e eu "ups... desta vez não pode ser do bms pois o pack está ligado direto ao controlador"... afinal tinha sido mesmo o disjuntor e os cabos do motor estavam quentinhos! Mas foi só ligar o disjuntor e seguir viagem, pois já estava mesmo no final da subida! :P 2 minutos depois estava em casa a medir as céluas e todas com a mesma voltagem novamente. ;)

Abraço e bom fds,

rmpp
Membro
Membro
Registado: quarta mai 09, 2012 7:44 pm

Mensagem por rmpp »

Muita coisa aprendi aqui :) Boa Sorte

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

rmpp Escreveu:Muita coisa aprendi aqui :) Boa Sorte
Ainda bem. A "discução" também serve para isso! ;)
Abraço,

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Oi Lopes,
Hoje aconteceu-me pela primeira vez, o mesmo que a ti, o disjuntor desligou... Que susto! Dois segundos depois tinha percebido do que se tratava, mas acredita que o dia esteve bem quente e a mota já levava 110kms no pelo, e foi numa subida com forte inclinação e com 2kms de extenção (também ao final da subida).
Vou passar de 32A para 40A, pode ser que não mais aconteça.

Está a ficar muito nice a tua motinha!
Poderias colocar um filtro no voltimetro para que desse uma percepção melhor da leitura dos digitos. É azul, verde ou vermelho o teu voltimetro?
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Oi Lopes,
Hoje aconteceu-me pela primeira vez, o mesmo que a ti, o disjuntor desligou... Que susto! Dois segundos depois tinha percebido do que se tratava, mas acredita que o dia esteve bem quente e a mota já levava 110kms no pelo, e foi numa subida com forte inclinação e com 2kms de extenção (também ao final da subida).
Vou passar de 32A para 40A, pode ser que não mais aconteça.

Está a ficar muito nice a tua motinha!
Poderias colocar um filtro no voltimetro para que desse uma percepção melhor da leitura dos digitos. É azul, verde ou vermelho o teu voltimetro?
De regresso à base depois de um fds ausente!
Sobre o disjuntor, para já vou manter este, pois não vai ser normal eu andar nas condições em que ele disparou, mesmo assim fica em aberto a alteração, caso ele volte a disparar. E o calor seguramente ajuda muito, e por aqui costuma ser quentinho... ó Jorge, só ontem estavam aqui mais 9ºC que em Aveiro! :P

Sobre o voltimetro, a foto também realçou um pouco os digitos, mas sim um filtro talvez não ficasse mal. Mas ainda nem o liguei para ver a luminusidade que tem, e não sei se durante o dia não deixava de o ver com esse filtro. E acho que é vermelho, pelo menos foi o que pedi! :lol:

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Novo update...

A liberty já tem o painel instalado, que ainda não está totalmente operacional, pois falta ligar a parte digital. Mas pelo menos já consigo ter uma noção quer da velocidade, quer dos kms percorridos.

A mota devia estar a ficar perto dos 5000km totais (deviam faltar uns 100kms). Foi essa quiilometragem que coloquei no odometro, pois sempre é um número redondo e consigo ter melhor percepção dos kms que realmente percorri com ela.

O voltimetro digital também já está operacional e deve estar a marcar bem, pois está a dar a tal diferença em relação ao meu multimetro (qua já foi provado que está a contar cerca de 3% a menos)

Aceitei o conselho do Jorge Rocha e apliquei mais um filtro por cima do que eu já tinha criado, o que deixou um acabamento bem melhor. O meu receio é mesmo que com o sol a cor comece a desaparecer e eu tenha que usar um método diferente do que usei, mas logo se vê no futuro... Ficam umas fotos.

Imagem

Imagem

Estou quase a dar por terminada a minha modificação total da liberty, mas ainda faltam uns ajustes! ;)
Abraço,

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

O velocimetro ta porreiro 8-)
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Está super, hiper, mega FANTASTICO.

Sou teu fâ :D

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Ficou muito porreiro! :D

Acho que podias ter posto o odometro a zero, como lhe deste uma nova vida com o lítio, é como se tivesses uma mota nova.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

e_bike Escreveu:Ficou muito porreiro! :D

Acho que podias ter posto o odometro a zero, como lhe deste uma nova vida com o lítio, é como se tivesses uma mota nova.
Mas assim retirava-lhe o prestigio de ter muitos kms de experiencia :mrgreen:

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Um aspecto engraçado...

Numa mota ou num carro CI todos nós queremos ver o odómetro com poucos quilómetros ou mesmo a zero já num veículo eléctrico é o totalmente o oposto, até fazemos trajectos maiores do que o necessário só para contabilizarmos mais quilómetros no final... :D

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Concordo e pratico isso mesmo :lol:

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Concordo com todos os vossos comentários anteriores...
Meti um número redondo e aproximado no odometro, pois assim tenho facilmente logo duas informações... os qulómetros que ela já tinha, e os quilometros que eu já fiz com ela.

E sim realmente parece controverso, mas uma pessoa parece que tem orgulho de mostrar os quilometros feitos aos comandos de um VE, e quantos mais, melhor! 8-)

Ainda à pouco a esposa estava a precisar de umas compras... podia ter ido de carro, pois até o risco de chover era grande. Mas não resistí e fui mesmo montado na liberty! :) Consegui trazer o que era necessário e tudo enfiado dentro dos compartimentos - fiquei até a saber que consigo colocar uma embalagem de leite completa dentro do "minusculo" topcase :lol: Além disso, é nestes sitios que vemos os olhares mais espantados, quando nos vêm a chegar e arrancar sem barulho, e a encher a "bagajeira" de material... uma pessoa fica ainda mais orgulhosa! ;)

A viagem também serviu para testar a implementação da solução do Jorge Rocha para que o BMS possa fazer o corte na mota. Foi instalado junto à ignição um rele que é comandado pelo BMS. Ai está ele:

Imagem

Imagem

Quero agradecer ao Jorge toda a disponibilidade que tem tido. E além disso ainda me enviou o material a custo zero... obrigadão!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Trabalho de Mestre!!!

Já pensaste em quanto valorizaste a tua mota, se a vendesses agora mesmo!??

Podias pedir o mesmo que uma nova de litio, que ainda assim era bom negocio para quem ficasse com ela!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Trabalho de Mestre!!!

Já pensaste em quanto valorizaste a tua mota, se a vendesses agora mesmo!??

Podias pedir o mesmo que uma nova de litio, que ainda assim era bom negocio para quem ficasse com ela!
Mesmo assim, todo o investimento feito (compra + conversão) ficou muito abaixo do preço dela nova... a gel! :lol:
Foi mesmo boa ideia comprar a mota esgotada a pensar na conversão, porque com mais uns retoques, ela ficou mesmo à maneira... E chama a atenção! Eu sei que prometi uma reportagem fotográfica, mas estou à espera que passe a chuva! :P

Proximos passos:

- Rever travões - o disco da frente parece estar um pouco empenado e causa algum desconforto na travagem... vou ver se dá para rectificar. Já procurei por um disco novo aqui nas oficinas de motos, mas não encontrei. Ando também a ver no eBay e talvez se arranje qualquer coisa por lá. O travão de trás também não é aquela coisa, e o ideal mesmo era conseguir instalar travão de disco atrás também... dava um projecto engraçado! :P

- Instalar carregador onboard.

- Instalação de xenon. Talvez mais para o final do verão quando os dias começarem a encurtar, pois agora pouco ando de noite.

De vez enquando tenho que lhe ir dando uns mimos que ela merece! :lol:

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”