Diário de Bordo bicicleta eléctrica
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Eu tenho um seguro de responsabilidade civil que fiz por causa da bike, que nao é proprio para a bike, que me fica por 32€ ano.
Esta-me a parcer que esse seguro nao esta muito certo, nem para um carro fica a esse preço.
Esta-me a parcer que esse seguro nao esta muito certo, nem para um carro fica a esse preço.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 279
- Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Mais valia dizerem logo que nao faziam seguros para Bicicletas electricas.
Eu ja pensei em Fazer seguro, mas poor 250 nem pensar, nem pelo 4 rodas pago tanto, e este se bater provoca muito muito mais estragos.
Eu ja pensei em Fazer seguro, mas poor 250 nem pensar, nem pelo 4 rodas pago tanto, e este se bater provoca muito muito mais estragos.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1562
- Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
- Localização: Viseu
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Xiça, esse seguro só é 3 vezes mais elevado do que o seguro da minha moto!!
Como disse, tenho um seguro de RC para a minha bicicleta onde pago 10 €, fi-lo para eventuais acidentes que possa ter com peões, animais e veículos, já que nas provas em que participo existe seguros próprios!!
Mais vale dizeres que a tua bicicleta não é electrica!! alêm do mais a maioria dos donos das bikes que fazem esse seguro são bikes para custar 2000 € ou mais!! Vai é pedir orçamentos, quantos mais melhores.

Como disse, tenho um seguro de RC para a minha bicicleta onde pago 10 €, fi-lo para eventuais acidentes que possa ter com peões, animais e veículos, já que nas provas em que participo existe seguros próprios!!
Mais vale dizeres que a tua bicicleta não é electrica!! alêm do mais a maioria dos donos das bikes que fazem esse seguro são bikes para custar 2000 € ou mais!! Vai é pedir orçamentos, quantos mais melhores.
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Boas.
Hoje tive tempo e passei na fidelidade.
A simulação deles deu um seguro anual de 65€.
Vou continuar à procura e vou dando noticias.
Hoje tive tempo e passei na fidelidade.
A simulação deles deu um seguro anual de 65€.
Vou continuar à procura e vou dando noticias.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Sim, continua a procura, ainda esta caro.
Eles tem em atençao o preço do veiculo?
Eles tem em atençao o preço do veiculo?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Não. Até agora nunca me pediram o preço do veiculo. Apenas a idade dele. Marca. Potencia. E num dos casos não podia ter mais de 25kg (porquê não sei).Fidel Escreveu:Sim, continua a procura, ainda esta caro.
Eles tem em atençao o preço do veiculo?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Atenção a uma coisa à agentes de seguros que não fazem ideia de que o seguro de uma bicicleta normal é diferente de uma bicicleta com motor.
Estes dias queriam me fazer um seguro muito barato mas era para um bicicleta normal (sem motor). E ainda insistiram que era igual para todas as bicicletas uma vez que uma bicicleta com motor não era considerado um ciclomotor...
Estes dias queriam me fazer um seguro muito barato mas era para um bicicleta normal (sem motor). E ainda insistiram que era igual para todas as bicicletas uma vez que uma bicicleta com motor não era considerado um ciclomotor...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 279
- Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
acho que um ciclomotor não tem pedais.
se estiver errado corrijam-me.
sendo ciclomotor teria obrigatoriamente que ter luzes, piscas, espelhos e buzina/campainha, matricula.
ter um seguro para a ebike é boa ideia, mas pelos km's que tenho feito acho que vou dar prioridade a aumentar a visibilidade atraves de algo refletor e luzes frontal e trazeira mais fortes, a ideia é que se tiver uma luz potente quase como uma moto os outros condutores e pedestres percebem que é um veiculo mais rapido do que uma bicicleta normal
se estiver errado corrijam-me.
sendo ciclomotor teria obrigatoriamente que ter luzes, piscas, espelhos e buzina/campainha, matricula.
ter um seguro para a ebike é boa ideia, mas pelos km's que tenho feito acho que vou dar prioridade a aumentar a visibilidade atraves de algo refletor e luzes frontal e trazeira mais fortes, a ideia é que se tiver uma luz potente quase como uma moto os outros condutores e pedestres percebem que é um veiculo mais rapido do que uma bicicleta normal
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Eu já tenho isso tudo.jordison Escreveu:acho que um ciclomotor não tem pedais.
se estiver errado corrijam-me.
sendo ciclomotor teria obrigatoriamente que ter luzes, piscas, espelhos e buzina/campainha, matricula.
ter um seguro para a ebike é boa ideia, mas pelos km's que tenho feito acho que vou dar prioridade a aumentar a visibilidade atraves de algo refletor e luzes frontal e trazeira mais fortes, a ideia é que se tiver uma luz potente quase como uma moto os outros condutores e pedestres percebem que é um veiculo mais rapido do que uma bicicleta normal
Luz de xénon à frente.
Luz vermelha na retaguarda.
Mesmo assim já apanhei alguns sustos. Há sempre quem pense (é só mais uma bike). Há mesmo que passe a estrada fora da passadeira em estilo de passeio porque é só mais uma bicicleta e se quiser que pare....
Eu optei pelo seguro porque ando a bem dizer todos os dias com ela e estou sempre sujeito a ter um azar.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
É velocipede qualquer bicicleta sem ou com motor assistido ao pedal até 250w.
A partir daí é ciclomotor que está sujeita às mesmas obrigações que por exemplo uma scooter, matricula seguro capacete piscas etc...
Agora o seguro, a tua bicicleta é legal? É que os seguros na hora de celebrar contratos para receber é só facilidades, mas para pagar num acidente convém não estar a cometer nenhuma ilegalidade na bicicleta. Poderá o seguro não valer de nada...
A partir daí é ciclomotor que está sujeita às mesmas obrigações que por exemplo uma scooter, matricula seguro capacete piscas etc...
Agora o seguro, a tua bicicleta é legal? É que os seguros na hora de celebrar contratos para receber é só facilidades, mas para pagar num acidente convém não estar a cometer nenhuma ilegalidade na bicicleta. Poderá o seguro não valer de nada...
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Verdade. Isso também me passou pela cabeça. Lá terei eu que por a bicicleta só com 250w...apr Escreveu: Agora o seguro, a tua bicicleta é legal? É que os seguros na hora de celebrar contratos para receber é só facilidades, mas para pagar num acidente convém não estar a cometer nenhuma ilegalidade na bicicleta. Poderá o seguro não valer de nada...
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Ou então vendo a mesmo...
O problema é que vou perder muito dinheiro nela...
Estou um pouco no fio da navalha.

O problema é que vou perder muito dinheiro nela...
Estou um pouco no fio da navalha.


-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Eu estou na mesma situação que tu, mas com menos 1 acidente no pêlo... Já ha algum tempo que queria ter um seguro, mas ter a bike assim não ajuda...
-
- Moderador
- Mensagens: 5524
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
cuidado que qualquer ciclomotor com motor auxiliar seja ele electrico ou CI é obrigatório o uso de capaceteapr Escreveu:A partir daí é ciclomotor que está sujeita às mesmas obrigações que por exemplo uma scooter, matricula seguro capacete piscas etc...

Vá pessoal não desanimem! com calma e isso penso que conseguem andar com elas sem stress acidentes todos temos (infelizmente), mas váaaaa não vao desistir de algo que é "tão vosso" :/ andem com elas como se uma bike normal fosse e têm sempre a ajuda do motor e autonomia

Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Silver
- Mensagens: 251
- Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Eu já ando de capacete desde que a alterei, mas isto de ter pedais tem muito que se lhe diga. É que se for para pedalar, nao dá muito jeito um capacete na tromba, ficam as orelhas a deitar lume... Eu tive que voltar ao capacete de bike no verão.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Maneira simples de resolver problemas com as seguradoras é quando se tem um amigo ou familiar que tenha uma empresa com muitos seguros nessa companhia e seja sensivel à nossa causa, caso contrario protestar muito e fazer barulho funciona, mas pouco.
Digo isto por experiencia propria, à uns anos tive um acidente em que fui lesado, a companhia de seguros afirmava que o carro nao valia a reparação de 400 contos, no entanto a marca tinha um igual e do mesmo ano por 650 contos, apresentei lhe essa informação e fiquei a saber que já nessa altura os valores que usavam estavam muito aldrabados, enfim. Ao fim de um mês e meio de negociações o meu patrão soube da infelicidade e em 5 minutos resolveu o problema e o carro passou a valer o dobro, 1 hora depois já tinha viatura alugada. Enfim, isto à 20 anos atrás, hoje nem imagino como estejam este tipo de situações, e ainda bem.....
Digo isto por experiencia propria, à uns anos tive um acidente em que fui lesado, a companhia de seguros afirmava que o carro nao valia a reparação de 400 contos, no entanto a marca tinha um igual e do mesmo ano por 650 contos, apresentei lhe essa informação e fiquei a saber que já nessa altura os valores que usavam estavam muito aldrabados, enfim. Ao fim de um mês e meio de negociações o meu patrão soube da infelicidade e em 5 minutos resolveu o problema e o carro passou a valer o dobro, 1 hora depois já tinha viatura alugada. Enfim, isto à 20 anos atrás, hoje nem imagino como estejam este tipo de situações, e ainda bem.....
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Boas aproveito agora que tenho um pouco de tempo para actualizar este diário.
Ultimamente tenho feito menos km devido a umas mudanças de rotinas.
Actualmente encontro me nesta marca.
Ultimamente tenho feito menos km devido a umas mudanças de rotinas.
Actualmente encontro me nesta marca.
- Anexos
-
- IMG_20150206_181932.jpg (995.77 KiB) Visto 9934 vezes
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 119
- Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Aproveito para relatar um problema que me apareceu recentemente.
Reparei numa perda de autonomia acentuada. Estimo que agora tenha metade da autonomia inicial (aprox 40km).
Fui então acompanhar as cargas e descargas da bateria e deparei-me com duas células que se descarregam muito mais rápido que as outras e que demoram muito mais a carregar.
Estas células por não estarem nas melhores condições fazem com que o BMS corte a descarga e não consigo aproveitar a energia ainda disponível nas outras celulas.
Cada célula é constituída por 4 módulos de 5ah que dá um total de 20 ah por célula. Estava a pensar colocar dois módulos novos em paralelo com os já existentes para tentar equilibrar estas duas células que estão com um desgaste muito maior que as outras.
O que me dizem? Será boa ideia? Ou o que devo fazer?
Reparei numa perda de autonomia acentuada. Estimo que agora tenha metade da autonomia inicial (aprox 40km).
Fui então acompanhar as cargas e descargas da bateria e deparei-me com duas células que se descarregam muito mais rápido que as outras e que demoram muito mais a carregar.
Estas células por não estarem nas melhores condições fazem com que o BMS corte a descarga e não consigo aproveitar a energia ainda disponível nas outras celulas.
Cada célula é constituída por 4 módulos de 5ah que dá um total de 20 ah por célula. Estava a pensar colocar dois módulos novos em paralelo com os já existentes para tentar equilibrar estas duas células que estão com um desgaste muito maior que as outras.
O que me dizem? Será boa ideia? Ou o que devo fazer?
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Mas é possivel carregar so essas duas celulas separadamente das outras?CésarSalgado Escreveu:Aproveito para relatar um problema que me apareceu recentemente.
Reparei numa perda de autonomia acentuada. Estimo que agora tenha metade da autonomia inicial (aprox 40km).
Fui então acompanhar as cargas e descargas da bateria e deparei-me com duas células que se descarregam muito mais rápido que as outras e que demoram muito mais a carregar.
Estas células por não estarem nas melhores condições fazem com que o BMS corte a descarga e não consigo aproveitar a energia ainda disponível nas outras celulas.
Cada célula é constituída por 4 módulos de 5ah que dá um total de 20 ah por célula. Estava a pensar colocar dois módulos novos em paralelo com os já existentes para tentar equilibrar estas duas células que estão com um desgaste muito maior que as outras.
O que me dizem? Será boa ideia? Ou o que devo fazer?
Consegues tirar fotos as celulas?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica
Terás que analisar se o defeito é mesmo esse, o das células, ou se é o do bms (com algum sangramento continuo ou pelo consumo dessas mesmas células)? Se o carregador não favorecer o carregamento final e consequentemente o possível balanceamento, a médio e longo prazo é isso que acontece.
Tudo por um mundo mais limpo!