BMS FoundingPower

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por O_volt »

Então tens notícias?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1602
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por marcopns »

O_volt Escreveu:Então tens notícias?
O bms tem funcionado muito bem, como era de esperar.
O novo bms ainda não chegou. Aqui fica o representante europeu, da Eslovénia.
http://www.ecat.si/smartbms/?lang=en


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por O_volt »

E a nível da equalização quanto tempo demora depois de uma descarga completa?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1602
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por marcopns »

O_volt Escreveu:E a nível da equalização quanto tempo demora depois de uma descarga completa?
Boa pergunta...
Tenho 2 carregadores... 1 desliga aos 95% é o que uso diariamente. O outro aproxima-se dos 100%, uso apenas uma vez por semana.
Nao há efectivamente uma fase de equalizaçao, há apenas uma fase de carga CV (constant voltage) onde o carregador mantém o pack a 87V e vai decrescendo a corrente até aos 3A. A partir daí o bms está programado a terminar a carga e normalmente todas as células ficam compreendidas entre os 3,6V e os 3,7V. O tempo que a fase CV demora depende das baterias e não do bms.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por Jorge Rocha »

O_volt Escreveu:E a nível da equalização quanto tempo demora depois de uma descarga completa?
Apenas se existisse uma (ou mais ) célula degradada, tendo assim uma auto-descarga muito superior às outras, é que levaria mais tempo nessa fase do liga e desliga até que todas tivessem a mesma tensão.
Como o pack está de boa saúde e a corrente que passa numa célula é exactamente igual à que passa em qualquer uma outra (pois está em série) então não chega a dar nenhum trabalho ao bms.

É como uma casa com bons equipamentos de segurança ter um policia que nos vai dizendo que nenhum ladrão lá foi fazer das suas! O policia pode nem ter trabalho nenhum, mas está lá para quando for necessário e para nos ir avisando que está tudo bem! :lol:
marcopns Escreveu:...
Tenho 2 carregadores... 1 desliga aos 95% é o que uso diariamente. O outro aproxima-se dos 100%, uso apenas uma vez por semana.
Nao há efectivamente uma fase de equalizaçao, há apenas uma fase de carga CV (constant voltage) onde o carregador mantém o pack a 87V e vai decrescendo a corrente até aos 3A. A partir daí o bms está programado a terminar a carga e normalmente todas as células ficam compreendidas entre os 3,6V e os 3,7V. O tempo que a fase CV demora depende das baterias e não do bms.
Se o medidor de corrente estivesse mal afinado, ao fim de alguns dias sem nunca deixares findar o carregamento, já teria uma grande diferença. Ainda bem que não é esse o caso e que valeu o tempo investido nas contas de cabeça e programações para o definir.
Tudo por um mundo mais limpo!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por O_volt »

O que pretendo saber é se em condições para um utilizador nornal (que só quer andar na mota sem se ralar com estes procedimentos) o bms é exequível.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por Jorge Rocha »

Claro que sim! As afinações que falei são feitas no inicio, para o tipo de situação que se dedica. Pode-se sempre mudar os parametros, mas se estão bons, para quê mudar!?
Tudo por um mundo mais limpo!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por O_volt »

Já agora gostaria de saber como funciona o BMS do MVS...
MVS, podes criar um tópico sobre isso?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por MVS »

Vai ser criado em breve na área de classificados.
Imagem


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por O_volt »

MVS Escreveu:Vai ser criado em breve na área de classificados.
Mas isso será para venda...ok...tudo bem...mas (se quiseres claro), tal como o marcopns fez, podias explicar melhor....sem ser publicidade claro....porque em classificados, o post acaba por desaparecer. O próprio Jmal já explicou transversalmente como funciona o bms dele, mas não há 1 tópico dedicado (o que é pena) e o pessoal perde-se....Manda Mp na mesma à administração para saber como fazer dentro das regras. Caso prefiras pôr nos classificados, tb bem.
Como dizia o Uggabugga...."não confirmo, nem desminto, antes pelo contrário"....lol parece uma declaração suiça de paz! :mrgreen:

PS: Tb aceito MP para falarmos melhor sobre isso, porque sou tipo...curioso.... :geek:
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por MVS »

Tenho algo a acrescentar sobre este assunto:

Tive a oportunidade de estudar o LTC6803-3 e a sua implementação.

Cada LTC6803-3 protege um máximo de 12 células. Neste BMS temos 2 ICs para 24 células. A alimentação de cada IC pode ser retirada do grupo de 12 células ou de uma alimentação independente. No caso da alimentação ser retirada do grupo de 12 células o grupo não poder ter menos de 4 células (considerando uma tensão mínima de 2,5V) pois o LTC6803-3 precisa de um mínimo de 10V.

Lendo a página 21 do manual em PDF (na secção: Recommend configurations for cell numbers assigned to chip1 and 2) constata-se que a distribuição exigida mantém um mínimo de 4 células por IC activo.

Conclusão:

Os LTC6803-3 estão a alimentar-se directamente das células a meio do pack (a análise dos componentes usados corrobora este facto). A corrente é baixa podemos dizer. É inteiramente verdade, é baixa esse não é o problema.

O problema é que o circuito está a ser alimentado por n taps a meio do pack de forma não condicionada e susceptível a todo o tipo de transientes e ruído. O sistema eléctrico de um VE é ruidoso e agressivo. Além disso mesmo para uma tensão de cut-off de 2,5V por célula, existem instantes em tempo frio em que em forte aceleração o LTC6803-3 não estará a ser alimentado com a tensão mínima regulamentar. Isto pode ter como consequência o funcionamento errático em certas situações.

O consumo de 10mA detectado pelo Jorge na célula 1 infelizmente não é o único digno de relevo. O consumo do sensor de corrente por efeito Hall CS200BT é de 25mA a 12-15V DC. Este consumo não está a ser retirado da célula 1 e está certamente a ser retirado de um conjunto de células mais acima caso contrário o consumo da célula 1 teria de ser muito superior.

Consultando o respectivo tópico no Endless Sphere:

http://endless-sphere.com/forums/viewto ... &start=350

Re: foundingpower programmable bms

Postby dutchlincoln » Wed Dec 18, 2013 4:12 pm
(...)
regarding the display: It is very sensitive to distortion.....
When i press my horn, the display hops to the next page!!
This could explain the erratic behavior, BUT: The display wouldn't startup, and gave erratic readings, even when the scooter wasn't powered up yet... (maybe the controller was processing, after all it was activated..)
I can't explain that.
(...)

Isto ilustra o que descrevi acima.

O próprio fabricante comenta e tópico e afirma que abandonou o daisy chain do LTC6803-3 e está á espera do novo LTC6804. Aqui estou inteiramente de acordo com o jmal. Pela análise das fotografias de ambos os lados da placa foram desrespeitadas grande parte das recomendações que constam das datasheets ao nível da alimentação e isolamento dos módulos IC. Não há qualquer problema com o daisy chain do LTC6803-3, podem proteger-se packs de mais de 1000V. Fica simplesmente caro fazer o produto bem feito.

Outro cuidado muito importante que deve ser observado e ao qual reparei que o manual é completamente omisso refere-se á quebra de integridade do pack durante a carga ou descarga.

Muitas vezes pode ser colocado por conveniência o fusível principal entre as células do pack. Existem BMSs para os quais isto não representa qualquer problema. Para este em particular o IC LTC6803-3 explode em caso de abertura do fusível ou qualquer outra razão.
Imagem


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1602
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por marcopns »

Obrigado MVS

O ideal parece ser a velha bateria de 12V para alimentar o bms e acessórios, tal como existe no Leaf ou no Model S e assim evitar o uso parcial da bateria de tracção.

Estou satisfeito com a minha compra, tem funcionado tudo como é suposto, mas admito que hoje teria optado pelo bms do MVS... enfim... não o conheci antes :cry:

É verdade, quando buzino o LCD muda de pagina, substitui o uso do botão que existe para esse efeito.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4093
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por MRider »

Hum e se for um. DC-DC pequeno so para o BMS ?

Não estas satisfeito com o BMS ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por MVS »

Vários membros pediram-me para fazer um pequeno comparativo entre o BMS FoundingPower e o iBMS. Vou fazê-lo da forma mais independente possível no tópico do iBMS.

Para isso foi necessário estudar este produto com algum detalhe.

Um DC/DC converter isolado de qualidade p/ PCB (160V DC Max input) é a forma correcta de proceder tem no entanto um impacto superior a 40€ no preço final do produto onde é instalado.
Imagem


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1602
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por marcopns »

visitante2 Escreveu:Hum e se for um. DC-DC pequeno so para o BMS ?

Não estas satisfeito com o BMS ?
Embora este bms possa ter varias imperfeições técnicas, após 3 000kms de uso intensivo, o pack continua em perfeito estado. Desde que o material funcione como é suposto, eu estou satisfeito.

Mas hoje preferia pagar mais e ter a garantia do MVS.

Os principais argumentos do Founding Power é mesmo o preço e o visor mais generoso, que sao os pontos que mais saltam a vista a um utilizador normal.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por RJSC »

Ainda não tinha reparado no LTC6804.
Está bastante melhor. Comunicações Isoladas, uma referência de tensão mais estável e díodos de supressão de transientes internos.
No datasheet tem notas de aplicação como alimentar o IC com uma fonte de alimentação também isolada.

Quer o barramento quer a fonte de alimentação isolada requerem um transformador de isolamento, mas o custo dos transformadores em volume parece ser 10 vezes inferior ao custo do IC.

Agora o trabalho está feito e tem que ser utilizado/rentabilizado, mas daqui para a frente parece-me que vai começar a ser vais vantajoso utilizar circuitos integrados para realizar os BMS.
O MVS já opta por comprar um módulo DC-DC para a alimentação do BMS com a totalidade do pack em vez de o realizar com componentes individuais na placa de circuito impresso do BMS.
Aproveito para perguntar se é por razões de conveniência já que os BMS vendidos com conversor DC-DC são uma minoria ou se foi por ter sido determinado que o custo da solução integrada é igual ou inferior ao da solução implementada com componentes discretos?

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por MVS »

Financeiramente e em termos de fiabilidade compensa sempre alimentar de parte do pack. Quando o consumo do BMS fica abaixo dos 20mA e com bleeds superiores a 200mA não há qualquer problema.

Quando é que o consumo do BMS dispara? É quando se utilizam sensores de efeito de Hall tamanho famíliar, os LEM de 5V gastam todos cerca de 22mA. Isto somado ao consumo do resto do BMS exige uma alimentação do topo do pack.

A tónica do BMS tem de estar na fiabilidade porque está a proteger um investimento de vários milhares de euros (pack + controlador + motor) por mais de 10 anos. Um DC/DC converter de qualidade duvidosa torna-se rápidamente o elo mais fraco de todo o sistema.

A N/ escolha foi para os TracoPower da Traco Electronic Suiços (desvantagem = preço). Porque não se vê em mais BMSs? Custo.

Já nas soluções de Daisy Chain c/ LTC6803-3 é conveniente usar uma alimentação isolada para cada IC.

Quando tomamos a decisão de usar ou não o LTC6803-3 foi no início de 2011, nessa altura o preço de cada IC era muito elevado (> 30€), a disponibilidade era muito reduzida (igual á do LTC6804 neste momento) e vários issues relativos á fiabilidade das primeiras revisions.

Para packs com elevado número de baterias (> 32) é a forma correcta de atacar o problema.
Imagem

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4093
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por MRider »

Pois já se.sabe que é sempre bom comprar algo com assistência e garantia.

Gosto do display desde BMS e do facto de não passar a corrente principal pelo BMS.

Posso estar enganado mas ... Prefiro que a corrente principal não passe pelo BMS.
Live long and prosper!


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1602
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por marcopns »

O telemóvel já fala com a mota...

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: BMS FoundingPower

Mensagem por ICEM4N »

Muito bom.
Já estavas a espera disto há algum tempo..
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”