Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva. Acho que o carregador do Classe B eléctrico é apenas de 16A. Ou seja, pode-se carregar a 16A monofásicos (3.7 kW), ou 16A trifásicos (11 kW).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva,
Mas também tenho o mennekes type2 de 32A trifasico. E como referi, até no posto da Galp da A5 em Oeiras, com o cabo da máquina, só carrego a 3,7Kw. É caso para dizer "Qui mierdê".
Já tenho o carro desde Janeiro e só consigo os tais 3,7Kw. Abraço Sam
Mas também tenho o mennekes type2 de 32A trifasico. E como referi, até no posto da Galp da A5 em Oeiras, com o cabo da máquina, só carrego a 3,7Kw. É caso para dizer "Qui mierdê".
Já tenho o carro desde Janeiro e só consigo os tais 3,7Kw. Abraço Sam
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Nem sequer a 11 kW? Será que o carregamento trifásico é um extra?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva,
Vim testar o posto da A16 da Prio e 3,7kw/h com o Menekes type 2 de 32A.
Que fraquinho!
Abraço
Sam
Vim testar o posto da A16 da Prio e 3,7kw/h com o Menekes type 2 de 32A.
Que fraquinho!
Abraço
Sam
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: terça jan 21, 2014 11:16 am
Re: RE: Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Hmmm.... Na A5 consigo carregar a 11kw.... Ainda não fui à A16....
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: RE: Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Boas Shaques,shaques Escreveu:Hmmm.... Na A5 consigo carregar a 11kw.... Ainda não fui à A16....
Qual é o teu VÊ?
Abr
SP
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: terça jan 21, 2014 11:16 am
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
É um Mercedes B electric drive também.
Sent from my Nexus 5X using Tapatalk
Sent from my Nexus 5X using Tapatalk
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva,
Pois, tenho de lá passar novamente para mais um teste.
Obrigado Abraço
Sam
Pois, tenho de lá passar novamente para mais um teste.
Obrigado Abraço
Sam
-
- Moderador
- Mensagens: 2435
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
- Localização: Sintra
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
E testar o de 22kW no sentido Cascais-Queluz?samthekid79 Escreveu:Viva,
Vim testar o posto da A16 da Prio e 3,7kw/h com o Menekes type 2 de 32A.
Que fraquinho!
Abraço
Sam
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 66
- Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva,
Atualmente tenho condições para carregar o veículo com todas as opções possíveis pois adquiri um UMC da Tesla. Resumindo as alternativas disponíveis:
Carregamento até 13A (3 kWh, 7% / hora)
Utilizar o ESVE fornecido pela Mercedes.
Este equipamento tem um botão para alternar entre as duas opções de carga: 8A (1,8 kWh) ou 13A (3 kWh).
Também se pode usar o UMC da Tesla com o schuko adapter (13A).
Carregamento a 16A (3,7 kWh, 10% / hora)
Utilizar o cabo Mennekes Type2.
Carregamento a 32A (7,4 kWh, 20% / hora)
Utilizar o UMC da Tesla com o Blue Adaptor.
Esta opção permite carregar a totalidade da bateria em 5h.
Como na prática a bateria nunca está vazia, é uma forma doméstica de adicionar rapidamente autonomia à viatura. Por exemplo, num almoço de 1 hora e meia, adiciona 30% à carga.
Carregamento a 3 x 16A (11 kWh, 30% / hora)
Utilizar o UMC da Tesla com o Red Adaptor. Requer uma instalação trifásica.
Permite carregar a totalidade da bateria em cerca de 3h.
Também está disponível com o cabo Mennekes Type2 em infraestruturas com potências iguais superiores a 11 kW.
Nota: é possível limitar a corrente de carga no computador de bordo do veículo até um mínimo de 2A.
Atualmente tenho condições para carregar o veículo com todas as opções possíveis pois adquiri um UMC da Tesla. Resumindo as alternativas disponíveis:
Carregamento até 13A (3 kWh, 7% / hora)
Utilizar o ESVE fornecido pela Mercedes.
Este equipamento tem um botão para alternar entre as duas opções de carga: 8A (1,8 kWh) ou 13A (3 kWh).
Também se pode usar o UMC da Tesla com o schuko adapter (13A).
Carregamento a 16A (3,7 kWh, 10% / hora)
Utilizar o cabo Mennekes Type2.
Carregamento a 32A (7,4 kWh, 20% / hora)
Utilizar o UMC da Tesla com o Blue Adaptor.
Esta opção permite carregar a totalidade da bateria em 5h.
Como na prática a bateria nunca está vazia, é uma forma doméstica de adicionar rapidamente autonomia à viatura. Por exemplo, num almoço de 1 hora e meia, adiciona 30% à carga.
Carregamento a 3 x 16A (11 kWh, 30% / hora)
Utilizar o UMC da Tesla com o Red Adaptor. Requer uma instalação trifásica.
Permite carregar a totalidade da bateria em cerca de 3h.
Também está disponível com o cabo Mennekes Type2 em infraestruturas com potências iguais superiores a 11 kW.
Nota: é possível limitar a corrente de carga no computador de bordo do veículo até um mínimo de 2A.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 66
- Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Correto.Volt Escreveu:Viva. Acho que o carregador do Classe B eléctrico é apenas de 16A. Ou seja, pode-se carregar a 16A monofásicos (3.7 kW), ou 16A trifásicos (11 kW).
Mas para ultrapassar esta limitação utilizo um UMC da Tesla.
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: terça jan 21, 2014 11:16 am
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Foi muito caro o UMC da Tesla com os adaptadores?Cartolas Escreveu:
Carregamento a 32A (7,4 kWh, 20% / hora)
Utilizar o UMC da Tesla com o Blue Adaptor.
Esta opção permite carregar a totalidade da bateria em 5h.
Como na prática a bateria nunca está vazia, é uma forma doméstica de adicionar rapidamente autonomia à viatura. Por exemplo, num almoço de 1 hora e meia, adiciona 30% à carga.
Já experimentaste usar o UMC com o adaptador azul? Consegue mesmo carregar a 20%/h?
Eu uso o EVSE trifásico portátil da Efimarket mas acho que o adaptador que a efimarket vende para as fichas azuis só liga 1 das fases. Será que é possível altera-lo e ligar 2 fases para carregar a 20%/h?
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 66
- Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
O preço do UMC da Tesla pode variar bastante, mas ronda os 500 euros. Cada tipo de adaptador adicional tem um custo de cerca de 100 euros. A estes valores é necessário acrescentar o IVA do país onde são adquiridos.
O adaptador que permite fazer aquilo que mais nenhum EVSE faz é o Blue Adapter: carregar o MB ou o Tesla a 32A na Europa.
Por exemplo, este é o preço do Blue Adapter na Holanda:
http://shop.eu.teslamotors.com/products ... er-adapter
As referências dos produtos que funcionam com o MB (e que estou atualmente a usar) são:
1058220-00-B = MOBILE CONNECTOR, 3P (EU)
1024005-02-B = TMC002 SCHUKO 13 AMP PIGTAIL ADAPTER
1025801-02-A = 1 - PHASE BLUE IEC309 ADAPTER
1024110-02-A = 3 - PHASE RED IEC309 ADAPTER
Pode-se pedir o preço ou encomendar estes acessórios a concessionários que trabalham com a Tesla em Portugal. Noutros países ou ocasionalmente no ebay (procurar por Tesla UMC) pode conseguir-se um preço mais em conta.
Em relação aos adaptadores da Efimarket conduzem 1 das 3 fases:
F1 (red) ---------> (blue) F1
F2 (red) --- X --->
F3 (red) --- X --->
Mesmo que a fase F1 tenha 32A, o carregador do carro só aceita 16A como refere o Volt, logo não serve.
A variação das percentagens de carga da bateria apresentadas foram obtidas por mim através de medições reais para ter referências.
O adaptador que permite fazer aquilo que mais nenhum EVSE faz é o Blue Adapter: carregar o MB ou o Tesla a 32A na Europa.
Por exemplo, este é o preço do Blue Adapter na Holanda:
http://shop.eu.teslamotors.com/products ... er-adapter
As referências dos produtos que funcionam com o MB (e que estou atualmente a usar) são:
1058220-00-B = MOBILE CONNECTOR, 3P (EU)
1024005-02-B = TMC002 SCHUKO 13 AMP PIGTAIL ADAPTER
1025801-02-A = 1 - PHASE BLUE IEC309 ADAPTER
1024110-02-A = 3 - PHASE RED IEC309 ADAPTER
Pode-se pedir o preço ou encomendar estes acessórios a concessionários que trabalham com a Tesla em Portugal. Noutros países ou ocasionalmente no ebay (procurar por Tesla UMC) pode conseguir-se um preço mais em conta.
Em relação aos adaptadores da Efimarket conduzem 1 das 3 fases:
F1 (red) ---------> (blue) F1
F2 (red) --- X --->
F3 (red) --- X --->
Mesmo que a fase F1 tenha 32A, o carregador do carro só aceita 16A como refere o Volt, logo não serve.
A variação das percentagens de carga da bateria apresentadas foram obtidas por mim através de medições reais para ter referências.
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva,
Amigo Cartolas, permita-me que lhe coloque uma questão, alguma vez carregou na Galp da A5??? Se sim, qual foi o máximo que conseguiu?
Falaram-me hoje que posso ter um bloqueio a nível de software no meu MB. Será!!??
Pois nunca consegui carregar a mais de 3,7kW.....
Obrigado.
Abraço
Sam
Amigo Cartolas, permita-me que lhe coloque uma questão, alguma vez carregou na Galp da A5??? Se sim, qual foi o máximo que conseguiu?
Falaram-me hoje que posso ter um bloqueio a nível de software no meu MB. Será!!??
Pois nunca consegui carregar a mais de 3,7kW.....
Obrigado.
Abraço
Sam
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 66
- Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva,
Já passei pelo posto de carregamento da A5 meia dúzia de vezes para experimentar, mas encontrei-o sempre ocupado.
Se a viatura não carrega a 11 kWh podemos colocar algumas hipóteses para o problema:
a) O posto não fornece 11 kWh com as 3 fases (só experimentando, vou continuar a passar por lá);
b) O cabo pode não ter os 3 fios para cada uma das fases (há vários cabos destes à venda). No entanto o cabo fornecido pela Mercedes suporta as 3 fases pois apresenta na referência: 3P+N;
c) Há um problema no carro.
Posso ajudar a verificar c): se estiveres interessado e tiveres disponibilidade, encontrarmo-nos em Lisboa num local com uma ficha trifásica de 11 kWh, ligamos o meu carregador da Tesla à tua viatura, tomamos um cafezinho e depois medimos qual a variação da percentagem de bateria nesse período. Para esta hipótese envia-me PM para partilhar o meu contacto.
Já passei pelo posto de carregamento da A5 meia dúzia de vezes para experimentar, mas encontrei-o sempre ocupado.
Se a viatura não carrega a 11 kWh podemos colocar algumas hipóteses para o problema:
a) O posto não fornece 11 kWh com as 3 fases (só experimentando, vou continuar a passar por lá);
b) O cabo pode não ter os 3 fios para cada uma das fases (há vários cabos destes à venda). No entanto o cabo fornecido pela Mercedes suporta as 3 fases pois apresenta na referência: 3P+N;
c) Há um problema no carro.
Posso ajudar a verificar c): se estiveres interessado e tiveres disponibilidade, encontrarmo-nos em Lisboa num local com uma ficha trifásica de 11 kWh, ligamos o meu carregador da Tesla à tua viatura, tomamos um cafezinho e depois medimos qual a variação da percentagem de bateria nesse período. Para esta hipótese envia-me PM para partilhar o meu contacto.
-
- Membro
- Mensagens: 13
- Registado: terça jan 21, 2014 11:16 am
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Eu já carreguei a 11kwh na A5, em Aveiras e Pombal.
Se quiserem, tenho 11kwh trifásico na minha garagem. É fácil fazermos a experiência
Se quiserem, tenho 11kwh trifásico na minha garagem. É fácil fazermos a experiência
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Linda essa entreajuda!
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Obrigado a todos pela ajuda. Parece que sou o único até à data que não consegue carregar a 11kWh. 2feira pela manhã vou passar na A5(Oeiras) para testar mais uma vez o carregamento rápido. Abraço Sam
by Tapatalk
by Tapatalk
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
samthekid79 Escreveu:Obrigado a todos pela ajuda. Parece que sou o único até à data que não consegue carregar a 11kWh. 2feira pela manhã vou passar na A5(Oeiras) para testar mais uma vez o carregamento rápido. Abraço Sam
by Tapatalk
Como correu?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 37
- Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm
Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive
Viva, lá consegui carregar a 11kWh na Galp A5. Fiz um teste apenas de 5m e carreguei 1kW.
Ainda deu para conhecer o amigo Telmo e perceber que tenho todas as vantagens de ser associado da UVE. Obrigado a todos pela partilha.
by Tapatalk
Ainda deu para conhecer o amigo Telmo e perceber que tenho todas as vantagens de ser associado da UVE. Obrigado a todos pela partilha.
by Tapatalk