DB Leaf 40 PeMiFer
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Do acima (que não consigo comprovar estar correto pois minhas limitações matemáticas são algumas - para não dizer muitas :p ), depreendo que em vez de limitarmos carregamento do leaf 40 a 80%, se possível devíamos fazê-lo a 70-75% máximo dia-a-dia... Correto?
O que tenho feito é por a carregar meio da noite e quando pego no carro de manhã ainda a carregar e costuma andar pelos 75-85%... costumo sempre fazer logo uns kms e reduzo soc em 8-10%..pelo que me parece aceitável pois carro já ficará parado umas horas apenas com <77%
Nalguns fdsemana é que carrego a 75-85% e depois carro fica parado... tenho de tentar programar vários carregamentos para apenas quando sair estar nestes valores e não desde Sábado até Segunda por exemplo.
Live and learn...
Obrigado pela valiosa info, como sempre!
O que tenho feito é por a carregar meio da noite e quando pego no carro de manhã ainda a carregar e costuma andar pelos 75-85%... costumo sempre fazer logo uns kms e reduzo soc em 8-10%..pelo que me parece aceitável pois carro já ficará parado umas horas apenas com <77%
Nalguns fdsemana é que carrego a 75-85% e depois carro fica parado... tenho de tentar programar vários carregamentos para apenas quando sair estar nestes valores e não desde Sábado até Segunda por exemplo.
Live and learn...
Obrigado pela valiosa info, como sempre!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Estarás a referir-te a esta informação que ainda não tinha posto aqui?
Parte de cima do gráfico: carregamentos de 10%, 30% e 50% a acabar em 75%.
No meio, carregamento de 60% a terminar em 85%.
Parte de baixo do gráfico: carregamentos de 75%, 60% e 50% a acabar em 100%.
Do melhor para o pior:
https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
Parte de cima do gráfico: carregamentos de 10%, 30% e 50% a acabar em 75%.
No meio, carregamento de 60% a terminar em 85%.
Parte de baixo do gráfico: carregamentos de 75%, 60% e 50% a acabar em 100%.
Do melhor para o pior:
- carregamento 10% até 75%
- carregamento 30% até 75%
- carregamento 50% até 75%
- carregamento 60% até 85%
- carregamento 50% até 100%
- carregamento 60% até 100%
- carregamento 75% até 100%

https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
-
- Membro Silver
- Mensagens: 444
- Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Isso parece-me genérico e não aplicado ao caso do leaf em particular. O BMS pode não mostrar o SoC real deixando sempre uma reserva tanto em cima como em baixo para fazer essa gestão e aumentar a longevidade (nunca deixar ir abaixo de uma certa % ou acima de outra %).
-
- Moderador
- Mensagens: 1519
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Exacto, o SoC é determinado pela tensão das células com uma determinada corrente, nunca seria tão exacto como o sistema nos mostra, mesmo no LS.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Estava a falar de células ficarem abaixo dos 3,9V - acho que mencionado nesse estudo da baterias... ou teria visto noutro lado?! Já não sei bem..pemifer Escreveu: ↑quarta out 16, 2019 3:12 pm Estarás a referir-te a esta informação que ainda não tinha posto aqui?
(...)
https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
Hoje lá carreguei 4 horinhas e pouco... de 52-77% SOC...desliguei ficha ainda a carregar e toca de fazer 24kms seguidos baixando dos 70%... all good

Como falei antes costumo carregar entre 3 e 4 horas diariamente... ao fdsemana Quinta-Sexta ou Sexta para Sábado ou Sábado-Domingo carrego normalmente para um SOC maior (se precisar)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Parece-me que o meu post é bastante explicito e aplica-se a baterias de lítio.
Se a percentagem que se lê no Leaf Spy, ou no carro, é exata, ou não, não é relevante para a informação partilhada.
O importante a reter é que:
Se a percentagem que se lê no Leaf Spy, ou no carro, é exata, ou não, não é relevante para a informação partilhada.
O importante a reter é que:
- carregamentos mais pequenos estragam menos a bateria
- carregamentos do mesmo tamanho em SOCs mais baixos estragam menos a bateria
- carregamentos pequenos com SOCs baixos é o que estraga menos a bateria
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Em socs intermedios mais correto... Ideal do que li é e o mais perto dos 50/60%...nem muito alto soc nem muito baixo... Claro que quando se precisa de mais bateria deve - se puxar por ela até para a exercitar
Penso eu de que
Penso eu de que
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Exatamente!Freddy_krueger Escreveu: ↑quinta out 17, 2019 2:04 pm Em socs intermedios mais correto... Ideal do que li é e o mais perto dos 50/60%...nem muito alto soc nem muito baixo... Claro que quando se precisa de mais bateria deve - se puxar por ela até para a exercitar
Penso eu de que
É como eu faço, ando com SOC a rondar os 60%, 70% e ao fim de semana, se for sair, carrego até 100%. Até para balancear as células.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Isto das baterias... é um STRESS!!
Esqueci-me de por a carregar durante a noite.
Claro que saí de manhã já preocupado...
Dará?
Não dará?
A preocupação continuou durante toda a manhã...
Fui pondo a carregar sempre que tive oportunidade...
A coisa lá se aguentou...
No regresso, sempre, sempre preocupado se a bateria chegaria ou não...
Dispensava bem esta ansiedade...
Mas, afinal, tudo acabou bem!
Cheguei com 28%!
Esqueci-me de por a carregar durante a noite.
Claro que saí de manhã já preocupado...
Dará?
Não dará?
A preocupação continuou durante toda a manhã...
Fui pondo a carregar sempre que tive oportunidade...
A coisa lá se aguentou...
No regresso, sempre, sempre preocupado se a bateria chegaria ou não...
Dispensava bem esta ansiedade...
Mas, afinal, tudo acabou bem!
Cheguei com 28%!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Fiz um resumo em imagens dos meus carregamentos a 100%.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Por isso não ligo ao GOM... No leaf 40 faço assim:
Soc X 2 = kms disponíveis.. Não me tem deixado ficar mal..
Soc X 2 = kms disponíveis.. Não me tem deixado ficar mal..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Mais um mês mais uns gráficos...
Uma novidade: um gráfico mensal com kms e SOH.
Gráfico diário: a bolinha assinala o dia em que descarreguei a bateria até parar o carro.
Gráfico mensal. Os dados antes do carro ser meu, a tracejado, são uma extrapolação.
Gráfico mensal de km e SOH. Os dados antes do carro ser meu, a tracejado, são uma extrapolação.
A escala de SOH está invertida para que se possa fazer uma comparação.
Uma novidade: um gráfico mensal com kms e SOH.
Gráfico diário: a bolinha assinala o dia em que descarreguei a bateria até parar o carro.
Gráfico mensal. Os dados antes do carro ser meu, a tracejado, são uma extrapolação.
Gráfico mensal de km e SOH. Os dados antes do carro ser meu, a tracejado, são uma extrapolação.
A escala de SOH está invertida para que se possa fazer uma comparação.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Decidi refazer o gráfico dos quilómetros para aproximar a linha dos quilómetros à linha do SOH.
O gráfico mostra (valores aproximados):
O gráfico mostra (valores aproximados):
- nos primeiros 12 meses: 15000km, perda de 5% de SOH
- nos 8 meses seguintes: 15000km, perda de 3% de SOH
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Muito bem... carro parece andar bem 

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Mais um gráfico, desta vez a comparação possível entre o TA (de 2013 com bateria mk1) e o VU (de 2018).
Os dados de partida do TA, digamos assim, os dados zero, são 58265km e 84% de SOH.
O TA quando chegou tinha 99% de SOH, que manteve até eu começar a utilizá-lo, mas que baixou para 84% em cerca de 2 semanas de utilização.
Esses dados não foram utilizados no gráfico.
Dados do TA a cinzento, que é a cor dele, dados do VU a verde, que é a cor dele. Acho demasiado semelhante a degradação da bateria 24kWh mk1 com a degradação da bateria 40kWh.
Os dados de partida do TA, digamos assim, os dados zero, são 58265km e 84% de SOH.
O TA quando chegou tinha 99% de SOH, que manteve até eu começar a utilizá-lo, mas que baixou para 84% em cerca de 2 semanas de utilização.
Esses dados não foram utilizados no gráfico.
Dados do TA a cinzento, que é a cor dele, dados do VU a verde, que é a cor dele. Acho demasiado semelhante a degradação da bateria 24kWh mk1 com a degradação da bateria 40kWh.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1970
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
É porque provavelmente o programador que fez o software que calcula o SOH em ambos os modelos seja o mesmo e usou muitas coisas comuns... ou isso ou Nissan acertou em cheio logo no mk1 na medição de SOH...hummm
Se bem que bateria do 40kwh parece-me estar-se a aguentar melhor depois daquela sempre crítica fase inicial... mas ainda pouco perceptível... claro que agora com temperaturas mais baixas é capaz de dar um saltito (predução soh)...vamos ver... ontem e hoje já notei maior consumo no percurso habitual... o frio não perdoa..
Se bem que bateria do 40kwh parece-me estar-se a aguentar melhor depois daquela sempre crítica fase inicial... mas ainda pouco perceptível... claro que agora com temperaturas mais baixas é capaz de dar um saltito (predução soh)...vamos ver... ontem e hoje já notei maior consumo no percurso habitual... o frio não perdoa..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Recentemente descobri que a antena do Leaf para dados é mesmo boa!
Esta foto foi tirada no piso -4 (menos quatro) do edifício onde trabalho. Desde que descobri todos os dias tenho ligado o aquecimento antes de ir para o carro.
MARAVILHA! 
Esta foto foi tirada no piso -4 (menos quatro) do edifício onde trabalho. Desde que descobri todos os dias tenho ligado o aquecimento antes de ir para o carro.


-
- Administrador
- Mensagens: 16168
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Eh Eh...
Mas a antena é de serviço móvel certo?
Então é a operadora que é boa de rede!
Mas a antena é de serviço móvel certo?
Então é a operadora que é boa de rede!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
O nosso amigo Paulo, quando mudou o volante de sítio, viu que a antena do Leaf está dentro do tablier e é enorme.
Não sei se entendi o que queres dizer por "serviço móvel", é a antena utilizada pelo carro para enviar dados para a Nissan e para receber dados da Nissan, é através da rede dos telemóveis.
Dado que o carro apanha sinal e o telemóvel não, penso que a diferença estará no carro!
Ou estás a sugerir que o meu telemóvel se fosse de outra operadora iria apanhar rede no piso -4? (assim que puder vou lá ver se o telemóvel deteta alguma rede)
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 790
- Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
- Localização: Lisboa