gerador - energia solar, eolica, ondas e correntes marítimas

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: actualizações

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:
fernando pereira Escreveu:uma vez que o meu, nosso tópico ultrapassou 24000 visitas em cerca de 6 meses desde a sua edição. parece-me justo fazer um balanço cujo o resultado é extremamente positivo pois tive 10 apreciações negativas directas, 3 apreciações directas positivas, outras dezenas por mail e centenas de pedidos da apresentação da minha 1ª inveção. perante tal facto venho por este modo agradecer a este fórum pela participação global positiva dos visitantes do meu, nosso, trópico. (...)
faço aqui um pequeno apelo a quem pense tecer comentários técnicos acerca do invento do sr. fernando: não os façam.
passo a explicar. o sr. fernando possui uma patente sobre o dito, logo qualquer comentário que possam fazer e que melhore o referido invento, só servirá para dar a ganhar, eventualmente, única e exclusivamente ao sr. fernando. ninguém mais lucrará com isso nos próximos "18,5 anos". se o sr. fernando avançou para o registo de uma patente, é para ter exclusividade sobre os ganhos, e logo não faz sentido que outras pessoas o ajudem sem que pelo menos também terem ganhos. pensem nisso.

não me leve a mal sr. fernando, não é nada de pessoal contra si. claro que tem todo o direito de registar patentes. e eu tenho todo o direito de emitir opiniões. desejo-lhe boa sorte!
sobre os ganhos, eu penso que os inventores nunca têm ganhos, a não ser que lhes comprem a patente para depois se iniciar a produção, acho que esse é o único interesse das patentes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

não gosto de ver a vida apenas em termos de dever e haver.
pelos vistos é condenável ajudar alguém a ganhar dinheiro. e qual é a alternativa? vamos nós ganhar dinheiro no lugar dessa pessoa? não.
então qual o interesse?
não tenho visto com muitos bons olhos algumas das intervenções do sr. fernando pereira aqui no fórum e também me vou abster de emitir opiniões quanto à sua invenção bem como à forma como ela tem sido apresentada, no interesse geral do fórum.
agora, o que não posso concordar é com o miserabilismo daqueles que não fazem nem deixam fazer, daquela inveja estúpida e que nivela por baixo que caracteriza às vezes tão bem o nosso país. haja espírito positivo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

também acho orbis, eu também sou inventor, mas no meu caso foi de software, não ganhei mais por isso, apenas me senti mais seguro.

mas infelizmente é o que se passa, os inventores são sempre os que menos ganham com as suas próprias invenções, enfim é a cultura.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

orbis Escreveu:não gosto de ver a vida apenas em termos de dever e haver.
pelos vistos é condenável ajudar alguém a ganhar dinheiro. e qual é a alternativa? vamos nós ganhar dinheiro no lugar dessa pessoa? não.
então qual o interesse?
não tenho visto com muitos bons olhos algumas das intervenções do sr. fernando pereira aqui no fórum e também me vou abster de emitir opiniões quanto à sua invenção bem como à forma como ela tem sido apresentada, no interesse geral do fórum.
agora, o que não posso concordar é com o miserabilismo daqueles que não fazem nem deixam fazer, daquela inveja estúpida e que nivela por baixo que caracteriza às vezes tão bem o nosso país. haja espírito positivo.
1) ajudo qualquer pessoa que eu entenda que merece, independentemente de isso lhe dar lucro ou não. não tens nenhuma razão nem conhecimento para dizer o contrário!

2) respeito o teu ponto de vista se respeitares o meu!

edição: e já agora um pequeno "à parte", ó orbis, já viste bem a tua frase? "(...) daqueles que não fazem nem deixam fazer (...)". se quem registou a patente não fizer nada, quem é que vai fazer? isso é que é não fazer nem deixar fazer! e hoje em dia o registo de patentes é o expoente máximo disso mesmo.
eu percebo o que quiseste dizer, mas caiu no contexto errado.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Re: actualizações

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

quote]

faço aqui um pequeno apelo a quem pense tecer comentários técnicos acerca do invento do sr. fernando: não os façam.
passo a explicar. o sr. fernando possui uma patente sobre o dito, logo qualquer comentário que possam fazer e que melhore o referido invento, só servirá para dar a ganhar, eventualmente, única e exclusivamente ao sr. fernando. ninguém mais lucrará com isso nos próximos "18,5 anos". se o sr. fernando avançou para o registo de uma patente, é para ter exclusividade sobre os ganhos, e logo não faz sentido que outras pessoas o ajudem sem que pelo menos também terem ganhos. pensem nisso.

não me leve a mal sr. fernando, não é nada de pessoal contra si. claro que tem todo o direito de registar patentes. e eu tenho todo o direito de emitir opiniões. desejo-lhe boa sorte![/quote]

desculpe lá mas tb, tenho opinião e acho a sua opinião patética sem fundamento algum. só gostava de conseguir realizar esta gerigonça e participar positivamente no “combate” ao aquecimento global e o registo da patente foi justamente a solução encontrada para tentar continuar até á fase de implementação real, pois a exclusividade poderá servir como argumento de peso para alguma empresa desenvolver a ideia. garanto-lhe que o dinheiro , só por si, nunca seria suficiente para chegar onde cheguei, em termos de imaginar e pensar na convergência e melhor aproveitamento das energias renováveis, como o tentei e continuo a tentar fazer.
tenho feito apelos incessantes para conseguir as necessárias parcerias por troca dos direitos, ou seja permutar o direito da patente, não é propriamente uma atitude gananciosa??
– felizmente o balanço é inegavelmente positivo para além de 1 dúzia de bocas na mairo parte das vez sem qualquer relevância técnica e que negam a verdadeira apreciação do invento, tenho tido + comentários positivos e muitas visitas.
cada vez mais acredito na potencialidade da ideia, basta fazer algumas pesquisas para constatar que é possível melhorar mta coisa. por exemplo não tenho visto mtas observações e mto menos soluções do problema do aproveitamento da energia eólica por parte dos grandes aerogeradores que mantém os mesmos níveis de produção a partir dos 14mts p/segundo de vento.
a utilização de ar comprimido possibilita um maior aproveitamento porque “liberta” o aerogerador dos condicionalismos do gerador. ou seja deixa de haver ligação directa e as necessárias multiplicações e desmultiplicações. a gestão do ar comprimido poderá ser feita conforme os condicionalismos do gerador independentemente da pressão ou fluxo de entrada.
está a ver como tb dou borlas…
um abraço evolutivo.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

a avaliar pela tua reacção não caiu em contexto errado de maneira nenhuma.
as patentes têm aspectos positivos e negativos.
eu terminei o meu post dizendo que é preciso haver espírito positivo. é isso que faz a diferença.
este é um fórum de entreajuda e partilha.aquilo que defendes não faz sentido algum aqui.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

orbis Escreveu:a avaliar pela tua reacção não caiu em contexto errado de maneira nenhuma.
eu terminei o meu post dizendo que é preciso haver espírito positivo. é isso que faz a diferença.
este é um fórum de entreajuda e partilha.aquilo que defendes não faz sentido algum aqui.
é um forum de energias renováveis faz todo o sentido. o que não faz sentido aqui e em qualquer local é as pessoas confundirem postas de pescada com entreajuda e partilha. não me estava a referir a si. e reafirmo, a observação foi completamente desajustada.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

desculpe, o meu comentário era para o njay.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

orbis Escreveu:a avaliar pela tua reacção não caiu em contexto errado de maneira nenhuma.
na minha mensagem anterior penso que já deixei todas as razões para o apelo que fiz, e também penso que se percebe que não sou grande apologista de patentes. é o não ser apologista de patentes que não faz sentido aqui? sempre dei e recebi conhecimento sem qualquer hesitação tanto aqui como em qualquer outro lado, salvo raríssimas excepções. tento ser sempre o mais respeituoso possível nas minhas intervenções, pelo que às vezes há coisas para serem lidas nas entrelinhas, já temos discussões semi-pessoais mais que suficientes. se quiseres que eu seja mais explicíto posso escrever-te em privado.
Aprilia RS125e

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

não pá, acho que não há nada de útil para discutir, realmente. até detesto quando a conversa começa a ir por este caminho. parece que estamos a falar um para cada lado sem ouvir o que os outros dizem. estou fora de qualquer discussão pública ou privada referente a este tópico a partir de agora.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

idem.
Aprilia RS125e

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

não entendi uma coisa que é a jeringonça foi patenteada? sem ter sequer um prototipo montado para estudo? baseado apenas em papeis? e isso custou muito caro patentear?
estou a fazer estas perguntas porque de facto não conheço os tramites das patentes. é que dessa forma (apresentando apenas papel) tenho aqui umas duzias de jeringonças desenhadas que u mundu não cunheçe.
sabe-se lá, já podia estar rico

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

katzilla Escreveu:não entendi uma coisa que é a jeringonça foi patenteada? sem ter sequer um prototipo montado para estudo? baseado apenas em papeis? e isso custou muito caro patentear?
estou a fazer estas perguntas porque de facto não conheço os tramites das patentes. é que dessa forma (apresentando apenas papel) tenho aqui umas duzias de jeringonças desenhadas que u mundu não cunheçe.
sabe-se lá, já podia estar rico
lamento perder tempo com resposta a afirmações deste tipo.

o registo de patentes é um acto que deve anteceder a construção de um protótipo. as universidades e instituições i&d penso que o fazem, para não correrem o risco de gastarem dinheiro em algo que pode estar no tempo de exclusividade protecção de uma patente sendo desperdício de tempo, dinheiro para além de se arriscarem a ser processados. ou, por um outro lado, se for para investigar e melhorar algo que já existe tb devem ser feitas pesquisas sobre o real estado ou fase de evolução. senão gasta-se dinheiro e restantes meios a evoluir para soluções já ultrapassadas. as patentes servem sobretudo para ver-mos em que estado se encontra a técnica do que estamos a estudar ou desenvolver e para assegurar que fica garantida a protecção para continuarem a investir no protótipo. pode-se dar o caso de várias pessoas andarem a desenvolver a mesma coisa e depois não se conseguir atribuir a verdadeira autoria. será assim tão difícil de se perceber??
- há quem ache o contrário que se devem gastar, primeiro, os recursos em protótipos e projectos. comparando-se à construção de um prédio sem se adquirir o terreno ou as licenças... - tudo bem, respeito o direito á opinião mesmo sem mto lógica.

como já aqui foi dito e mto bem, embora eu tenha percebido mal, a discussão de patentes e o conceito das mesmas não pertencem ao âmbito deste fórum.
utilize o google para pesquisar sobre as patentes do inpi, no entanto, posso desde já adiantar-lhe que não aceitam cópias ou imitações.
mais lhe aconselho, a utilizar primeiro um corrector ortográfico antes da pesquisa. pois corre o risco de se iludir de que as suas “jerigonças” possam trazer algo de novo.

por favor não me façam perder tempo com provocações.

um abraço e um bom 2008.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

gostei da sua explicação, mostra que afinal tem tempo a perder com alguem como eu que, como tinha referido, perguntei por desconhecer os tramites
venham daí mais genios com ideias luminosas, é disso que precisamos, desde que admitem tanto louvor como criticas.
todo o seu discurso até aqui só peca pela excessiva agresividade verbal e é claro que está sujeito a receber o troco na mesma moeda, de resto tasse bem.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

Re: gerador - energia solar, eolica, ondas e correntes marítimas

iniciei a construção do protótipo e confirmei que a utilização do escudo aerodinâmico ao retorno das pás da turbina eólica tem o efeito pretendido.

com testes do protótipo da turbina e com recurso a um “escudo” provisório a turbina deu 23 rotações num minuto e sem o escudo fez 11,05 rotações por minuto.
qd tiver oportunidade e tempo coloco aqui umas fotos.
fpereirainventor

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

foto da turbina eólica

foto da turbina eólica ainda em montagem, em:

http://fpereirainventor.no.sapo.pt/imagensprototipo/

ainda faltam a montagem do escudo ao retorno das pás, fixação defenitiva das pás e ajustamentos ou calibragens finais.

depois será a turbina das correntes e das ondas.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

fernando:

verifique os links indicados. não estou conseguindo abrir.
se desejares, podes carregar a imagem em nosso proprio servidor.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver

obrigado.

estou com alguns problemas...
pode-me dar uma dica como posso carregar a imagem para o servidor??
andei a ver no suporte técnico mas, estou sem tempo, se me podesse dar uma dica como colocar as imagens para o v. servidor era ouro sobre azul.

cumprimentos

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fernando

é bastante simples, depois de fazer a primeira vez.
logo abaixo da tela em que você escreve um post, existe um quadro, em que você clica para lozalizar o ficheiro.
depois de localizado a imagem que queres enviar, clique em enviar o ficheiro.
vai carregar a tela novamente, porém desta vez, já com o ficheiro enviado ( mas ainda não publicado ).

basta clicar em enviar. e... voilá!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

luciano kaefer Escreveu:boas fernando

é bastante simples, depois de fazer a primeira vez.
logo abaixo da tela em que você escreve um post, existe um quadro, em que você clica para lozalizar o ficheiro.
depois de localizado a imagem que queres enviar, clique em enviar o ficheiro.
vai carregar a tela novamente, porém desta vez, já com o ficheiro enviado ( mas ainda não publicado ).

basta clicar em enviar. e... voilá!
muito bem luciano, mas depois de enviar o ficheiro temos de clicar em "inserir na linha" para inserir o ficheiro no texto.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Geral”