kit para OVD - parte 4 "testes e ensaios"
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hynek,
seu kit é verdadeiramente muito prático, realmente serve ao fim que se destina, porém gostaria de mais algumas informações para poder desenvolver o meu, e creio que já possui alguns dados que estou pesquisando:
- o motor de minha caminhonete é basicamente igual ao seu, somente que aqui antigamente se chamava maxion 2.5 hsd (high speed diesel) e agora é chamado international 2.5 hsd; não tem, contudo, trocador de calor para elevar a potência e diminuir a temperatura de funcionamento, sendo assim é somente turbinado, porém a mangueira que sai do respiro do cárter no teu motor é direcionada para trás, no meu motor está direcionada para a frente.
- instalou antes da bomba de transferência uma vela aquecedora, gostaria de saber qual a potência da mesma e a quantos graus ela aquece o ov, pois depois que entra em regime normal de funcionamento eu precisaria saber se a potência da vela consegue aquecer o caudal (vazão) de ov que vem do tanque em conjunto com o retorno da b.i.
- as resistências que instalou antes dos injetores são de 60w, conforme disseste; qual a temperatura que elas operam em regime normal, visto que tens uma pt100 instalada em um dos tubos dos injetores.
- minha idéia é instalar um tanque extra, conforme já lhes disse, porém pretendo filtrar muito bem o óleo vegetal degomado que produzem por aqui, não é muito confiável a pureza do mesmo....
desta forma, estarei colocando um tanque extra sobre a caçamba de carga da caminhonete, ligando a saída de óleo vegetal para um segmento de tubo metálico onde instalarei 1 ou duas velas de pré-aquecimento para aquecer o óleo a 70ºc
- após a passagem por este aquecedor, o óleo será filtrado por um filtro mais grosso com separador de água, a ser instalado entre o aquecedor e a bomba de transferência. nesta bomba instalarei também um tê conforme instalou em seu land rover, para reaproveitar o calor do sistema e não devolver o óleo diretamente para o tanque através do retorno da b.i.
- depois da bomba de transferência, será instalado um filtro mais fino entre a bomba de transferência e a b. i.
- antes do óleo chegar à b. i. quero aquecê-lo com velas de pré-aquecimento até uns 115ºc, assim ele vai passar pela b. i. próximo a esta temperatura, sendo que a perda de calor até os injetores, penso, não deverá ser muito grande, levando o óleo vegetal a uns 110ºc à entrada dos injetores: esta é uma condição ótima citada pela elsbett, de acordo com um gráfico que relaciona viscosidade x temperatura.
- como o sistema de aquecimento será totalmente elétrico, preocupa-me o consumo de energia do alternador durante o funcionamento do motor, pois quero instalar termocontatos após cada vela de pré-aquecimento, sendo assim a intenção é desligá-los dentro de uma faixa de temperatura (aquece o óleo de 25ºc a 70ºc, desliga, liga novamente a uns 55ºc).
- estou desenvolvendo um kit que, espero, seja "à prova de enganos", pois pretendo instalar em minha caminhonete e outros dois caminhões de pequeno porte da minha empresa. desta forma, se deixar para os motoristas pensarem e agirem por conta própria, creio não ser o mais seguro para os motores....
- imaginei outra forma de aquecer ov antes da b.i., instalando uma serpentina de tubo de aço entre a saída de óleo lubrificante do motor e o trocador de calor deste óleo, o qual fica diretamente acoplado ao filtro de óleo do motor. desta forma, o óleo do motor aquece mais rapidamente que o fluido de arrefecimento e a uma temperatura maior, assim posso economizar energia do alternador.
- como pretendo dispor de dois tanques, já comprei as solenóides específicas para alternar o sistema entre tanques, para evitar misturas. o total é de 03 solenóides 3 vias, uma antes da bomba de transferência, outra antes do filtro (o filtro do diesel será só para diesel, o de ov só para ov) e uma no retorno da b.i. sei que este sistema é mais caro, porém não posso arriscar por aqui a utilizar somente ov, pois não temos as facilidades de comprar ov como vocês tem aí na europa, em galões de 20 litros.
agradeço-lhe se tiver respostas para minhas questões, desculpe a quantia tão grande de palavras....
seu kit é verdadeiramente muito prático, realmente serve ao fim que se destina, porém gostaria de mais algumas informações para poder desenvolver o meu, e creio que já possui alguns dados que estou pesquisando:
- o motor de minha caminhonete é basicamente igual ao seu, somente que aqui antigamente se chamava maxion 2.5 hsd (high speed diesel) e agora é chamado international 2.5 hsd; não tem, contudo, trocador de calor para elevar a potência e diminuir a temperatura de funcionamento, sendo assim é somente turbinado, porém a mangueira que sai do respiro do cárter no teu motor é direcionada para trás, no meu motor está direcionada para a frente.
- instalou antes da bomba de transferência uma vela aquecedora, gostaria de saber qual a potência da mesma e a quantos graus ela aquece o ov, pois depois que entra em regime normal de funcionamento eu precisaria saber se a potência da vela consegue aquecer o caudal (vazão) de ov que vem do tanque em conjunto com o retorno da b.i.
- as resistências que instalou antes dos injetores são de 60w, conforme disseste; qual a temperatura que elas operam em regime normal, visto que tens uma pt100 instalada em um dos tubos dos injetores.
- minha idéia é instalar um tanque extra, conforme já lhes disse, porém pretendo filtrar muito bem o óleo vegetal degomado que produzem por aqui, não é muito confiável a pureza do mesmo....
desta forma, estarei colocando um tanque extra sobre a caçamba de carga da caminhonete, ligando a saída de óleo vegetal para um segmento de tubo metálico onde instalarei 1 ou duas velas de pré-aquecimento para aquecer o óleo a 70ºc
- após a passagem por este aquecedor, o óleo será filtrado por um filtro mais grosso com separador de água, a ser instalado entre o aquecedor e a bomba de transferência. nesta bomba instalarei também um tê conforme instalou em seu land rover, para reaproveitar o calor do sistema e não devolver o óleo diretamente para o tanque através do retorno da b.i.
- depois da bomba de transferência, será instalado um filtro mais fino entre a bomba de transferência e a b. i.
- antes do óleo chegar à b. i. quero aquecê-lo com velas de pré-aquecimento até uns 115ºc, assim ele vai passar pela b. i. próximo a esta temperatura, sendo que a perda de calor até os injetores, penso, não deverá ser muito grande, levando o óleo vegetal a uns 110ºc à entrada dos injetores: esta é uma condição ótima citada pela elsbett, de acordo com um gráfico que relaciona viscosidade x temperatura.
- como o sistema de aquecimento será totalmente elétrico, preocupa-me o consumo de energia do alternador durante o funcionamento do motor, pois quero instalar termocontatos após cada vela de pré-aquecimento, sendo assim a intenção é desligá-los dentro de uma faixa de temperatura (aquece o óleo de 25ºc a 70ºc, desliga, liga novamente a uns 55ºc).
- estou desenvolvendo um kit que, espero, seja "à prova de enganos", pois pretendo instalar em minha caminhonete e outros dois caminhões de pequeno porte da minha empresa. desta forma, se deixar para os motoristas pensarem e agirem por conta própria, creio não ser o mais seguro para os motores....
- imaginei outra forma de aquecer ov antes da b.i., instalando uma serpentina de tubo de aço entre a saída de óleo lubrificante do motor e o trocador de calor deste óleo, o qual fica diretamente acoplado ao filtro de óleo do motor. desta forma, o óleo do motor aquece mais rapidamente que o fluido de arrefecimento e a uma temperatura maior, assim posso economizar energia do alternador.
- como pretendo dispor de dois tanques, já comprei as solenóides específicas para alternar o sistema entre tanques, para evitar misturas. o total é de 03 solenóides 3 vias, uma antes da bomba de transferência, outra antes do filtro (o filtro do diesel será só para diesel, o de ov só para ov) e uma no retorno da b.i. sei que este sistema é mais caro, porém não posso arriscar por aqui a utilizar somente ov, pois não temos as facilidades de comprar ov como vocês tem aí na europa, em galões de 20 litros.
agradeço-lhe se tiver respostas para minhas questões, desculpe a quantia tão grande de palavras....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
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vivam...
ancco...
apenas para comentar uma parte da missiva que dirigiste ao hynek..
" antes do óleo chegar à b. i. quero aquecê-lo com velas de pré-aquecimento até uns 115ºc, assim ele vai passar pela b. i. próximo a esta temperatura, sendo que a perda de calor até os injetores, penso, não deverá ser muito grande, levando o óleo vegetal a uns 110ºc à entrada dos injetores: esta é uma condição ótima citada pela elsbett, de acordo com um gráfico que relaciona viscosidade x temperatura."
o combustivel nunca..nunca..deverá atingir essa temperatura antes de entrar na bomba injectora..sob pena..e séria.. de ruptura de componentes da mesma..
a temperatura maxima admissivel do combustivel na bomba é de cerca de 90º pelo que indica a prudencia que o coloques a cerca de 70º..já que a propria geração de pressão vai elevar essa temperatura em cerca de 10º...
um abraço
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ancco...
apenas para comentar uma parte da missiva que dirigiste ao hynek..
" antes do óleo chegar à b. i. quero aquecê-lo com velas de pré-aquecimento até uns 115ºc, assim ele vai passar pela b. i. próximo a esta temperatura, sendo que a perda de calor até os injetores, penso, não deverá ser muito grande, levando o óleo vegetal a uns 110ºc à entrada dos injetores: esta é uma condição ótima citada pela elsbett, de acordo com um gráfico que relaciona viscosidade x temperatura."
o combustivel nunca..nunca..deverá atingir essa temperatura antes de entrar na bomba injectora..sob pena..e séria.. de ruptura de componentes da mesma..
a temperatura maxima admissivel do combustivel na bomba é de cerca de 90º pelo que indica a prudencia que o coloques a cerca de 70º..já que a propria geração de pressão vai elevar essa temperatura em cerca de 10º...
um abraço
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- Membro Silver
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fernando,
agradeço-lhe imensamente a observação que colocaste a respeito da temperatura na admissão da b. i., imaginei que seria necessária devido principalmente à viscosidade do ov. pensava eu ser necessário aquecer até uns 110ºc antes da b.i. devido ao atrito viscoso por conta das pequenas tolerâncias que existe em uma b. i. rotativa, porém nunca me detive a analisar se haveriam problemas de deterioração de componentes devido à temperatura. realmente o que está a explicar tem muito sentido, mais uma vez o meu muito obrigado!
forte abraço a todos os que nos seguem....
agradeço-lhe imensamente a observação que colocaste a respeito da temperatura na admissão da b. i., imaginei que seria necessária devido principalmente à viscosidade do ov. pensava eu ser necessário aquecer até uns 110ºc antes da b.i. devido ao atrito viscoso por conta das pequenas tolerâncias que existe em uma b. i. rotativa, porém nunca me detive a analisar se haveriam problemas de deterioração de componentes devido à temperatura. realmente o que está a explicar tem muito sentido, mais uma vez o meu muito obrigado!
forte abraço a todos os que nos seguem....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
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ancco,
lê primeiro isto http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?p=8000#8000 - contém algumas respostas, novidades, experiências e conselhos
- quanto à vela aquecedora antes da bomba de transferência - esta tem potência de 30 w e não consegue aquecer o caudal todo. antes é uma espécie de ajudinha quando o motor está frio, para aliviar alguma coisa. desliga aos 55 ºc. quando o motor aquece, o retorno devolve o caudal com a temperatura de 60 - 70 ºc.
- neste momento estou a testar as velas incadescentes, temperatura 95 - 120 ºc. potência de 180 w. termocontacto desliga aos 107 ºc. instalei 2 relés (1 para cada par de velas), de 40 a, que o termocontacto liga e desliga. cada vela está munida de 1 fusível de 25 a. assim aquece muito rapidamente e mantém as temperaturas em todo regime do motor.
- estou de acordo com fernando - antes bi não aquecer ovd acima de 70 ºc (dilatação)
lê primeiro isto http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?p=8000#8000 - contém algumas respostas, novidades, experiências e conselhos
- quanto à vela aquecedora antes da bomba de transferência - esta tem potência de 30 w e não consegue aquecer o caudal todo. antes é uma espécie de ajudinha quando o motor está frio, para aliviar alguma coisa. desliga aos 55 ºc. quando o motor aquece, o retorno devolve o caudal com a temperatura de 60 - 70 ºc.
- neste momento estou a testar as velas incadescentes, temperatura 95 - 120 ºc. potência de 180 w. termocontacto desliga aos 107 ºc. instalei 2 relés (1 para cada par de velas), de 40 a, que o termocontacto liga e desliga. cada vela está munida de 1 fusível de 25 a. assim aquece muito rapidamente e mantém as temperaturas em todo regime do motor.
- estou de acordo com fernando - antes bi não aquecer ovd acima de 70 ºc (dilatação)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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hynek,
agradeço-lhe a orientação, porém não entendi o que colocaste:
"neste momento estou a testar as velas incadescentes, temperatura 95 - 120 ºc. potência de 180 w. termocontacto desliga aos 107 ºc. instalei 2 relés (1 para cada par de velas), de 40 a, que o termocontacto liga e desliga. cada vela está munida de 1 fusível de 25 a. assim aquece muito rapidamente e mantém as temperaturas em todo regime do motor."
a potência de cada vela será de 180w? estas velas são as mesmas que fazem o pré-aquecimento da câmara de combustão? onde fica localizado o termocontacto de 107ºc? desculpe a ignorância no assunto, apesar de já ter lido todos os tópicos deste fórum ainda estou um pouco perdido....
agradeço-lhe a orientação, porém não entendi o que colocaste:
"neste momento estou a testar as velas incadescentes, temperatura 95 - 120 ºc. potência de 180 w. termocontacto desliga aos 107 ºc. instalei 2 relés (1 para cada par de velas), de 40 a, que o termocontacto liga e desliga. cada vela está munida de 1 fusível de 25 a. assim aquece muito rapidamente e mantém as temperaturas em todo regime do motor."
a potência de cada vela será de 180w? estas velas são as mesmas que fazem o pré-aquecimento da câmara de combustão? onde fica localizado o termocontacto de 107ºc? desculpe a ignorância no assunto, apesar de já ter lido todos os tópicos deste fórum ainda estou um pouco perdido....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
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ancco,
são as mesmas velas. quando decidi aumentar a potência, fiz as minhas próprias velas, como sempre. tinham potência de 80 w. mas não aguentavam. queimavam-se com facilidade e desfaziam-se. por isso decidi experimentar as velas que servem para aquecer a câmara de combustão. tive de reforçar as ligações para não queimar os fios. neste momento já fiz uns 600 km com estas velas e continua tudo bem. o sistema eléctrico, para meu espanto, aguenta bem estas potências, embora a bateria já não estiver em bom estado.
o termocontacto está instalado no tubo antes do injector do 4º cilindro (mais perto da cabine). basta um, não precisas instalar 4 termocontactos.
tirei algumas fotos, posto oportunamente.
dispõe sempre......
são as mesmas velas. quando decidi aumentar a potência, fiz as minhas próprias velas, como sempre. tinham potência de 80 w. mas não aguentavam. queimavam-se com facilidade e desfaziam-se. por isso decidi experimentar as velas que servem para aquecer a câmara de combustão. tive de reforçar as ligações para não queimar os fios. neste momento já fiz uns 600 km com estas velas e continua tudo bem. o sistema eléctrico, para meu espanto, aguenta bem estas potências, embora a bateria já não estiver em bom estado.
o termocontacto está instalado no tubo antes do injector do 4º cilindro (mais perto da cabine). basta um, não precisas instalar 4 termocontactos.
tirei algumas fotos, posto oportunamente.
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Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
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viva hynek
tens feito testes na h1 com bomba lucas?
h
tens feito testes na h1 com bomba lucas?
h
Veículos ecológicos?
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável
http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável
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hynek Escreveu:sim, mas só até 30% ov usado, sem qualquer alteraçãohugo Escreveu:viva hynek
tens feito testes na h1 com bomba lucas?
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na minha h100 também com lucas estou com 20% sem alterações.
Veículos ecológicos?
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então certamente conheces o luis montes, dono da discoteca do monte da vinha no almograve, ele tem me falado de um primo formado em engenharia que é aí da zona que está a desenvolver um projecto qualquer para produção de biodiesel ou sementeira, para a produção de oleaginosas ele não se soube explicar bem, como portugal é uma aldeia, conheces o homem?
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
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