Enviado: segunda ago 28, 2006 3:31 pm
hynek,
seu kit é verdadeiramente muito prático, realmente serve ao fim que se destina, porém gostaria de mais algumas informações para poder desenvolver o meu, e creio que já possui alguns dados que estou pesquisando:
- o motor de minha caminhonete é basicamente igual ao seu, somente que aqui antigamente se chamava maxion 2.5 hsd (high speed diesel) e agora é chamado international 2.5 hsd; não tem, contudo, trocador de calor para elevar a potência e diminuir a temperatura de funcionamento, sendo assim é somente turbinado, porém a mangueira que sai do respiro do cárter no teu motor é direcionada para trás, no meu motor está direcionada para a frente.
- instalou antes da bomba de transferência uma vela aquecedora, gostaria de saber qual a potência da mesma e a quantos graus ela aquece o ov, pois depois que entra em regime normal de funcionamento eu precisaria saber se a potência da vela consegue aquecer o caudal (vazão) de ov que vem do tanque em conjunto com o retorno da b.i.
- as resistências que instalou antes dos injetores são de 60w, conforme disseste; qual a temperatura que elas operam em regime normal, visto que tens uma pt100 instalada em um dos tubos dos injetores.
- minha idéia é instalar um tanque extra, conforme já lhes disse, porém pretendo filtrar muito bem o óleo vegetal degomado que produzem por aqui, não é muito confiável a pureza do mesmo....
desta forma, estarei colocando um tanque extra sobre a caçamba de carga da caminhonete, ligando a saída de óleo vegetal para um segmento de tubo metálico onde instalarei 1 ou duas velas de pré-aquecimento para aquecer o óleo a 70ºc
- após a passagem por este aquecedor, o óleo será filtrado por um filtro mais grosso com separador de água, a ser instalado entre o aquecedor e a bomba de transferência. nesta bomba instalarei também um tê conforme instalou em seu land rover, para reaproveitar o calor do sistema e não devolver o óleo diretamente para o tanque através do retorno da b.i.
- depois da bomba de transferência, será instalado um filtro mais fino entre a bomba de transferência e a b. i.
- antes do óleo chegar à b. i. quero aquecê-lo com velas de pré-aquecimento até uns 115ºc, assim ele vai passar pela b. i. próximo a esta temperatura, sendo que a perda de calor até os injetores, penso, não deverá ser muito grande, levando o óleo vegetal a uns 110ºc à entrada dos injetores: esta é uma condição ótima citada pela elsbett, de acordo com um gráfico que relaciona viscosidade x temperatura.
- como o sistema de aquecimento será totalmente elétrico, preocupa-me o consumo de energia do alternador durante o funcionamento do motor, pois quero instalar termocontatos após cada vela de pré-aquecimento, sendo assim a intenção é desligá-los dentro de uma faixa de temperatura (aquece o óleo de 25ºc a 70ºc, desliga, liga novamente a uns 55ºc).
- estou desenvolvendo um kit que, espero, seja "à prova de enganos", pois pretendo instalar em minha caminhonete e outros dois caminhões de pequeno porte da minha empresa. desta forma, se deixar para os motoristas pensarem e agirem por conta própria, creio não ser o mais seguro para os motores....
- imaginei outra forma de aquecer ov antes da b.i., instalando uma serpentina de tubo de aço entre a saída de óleo lubrificante do motor e o trocador de calor deste óleo, o qual fica diretamente acoplado ao filtro de óleo do motor. desta forma, o óleo do motor aquece mais rapidamente que o fluido de arrefecimento e a uma temperatura maior, assim posso economizar energia do alternador.
- como pretendo dispor de dois tanques, já comprei as solenóides específicas para alternar o sistema entre tanques, para evitar misturas. o total é de 03 solenóides 3 vias, uma antes da bomba de transferência, outra antes do filtro (o filtro do diesel será só para diesel, o de ov só para ov) e uma no retorno da b.i. sei que este sistema é mais caro, porém não posso arriscar por aqui a utilizar somente ov, pois não temos as facilidades de comprar ov como vocês tem aí na europa, em galões de 20 litros.
agradeço-lhe se tiver respostas para minhas questões, desculpe a quantia tão grande de palavras....
seu kit é verdadeiramente muito prático, realmente serve ao fim que se destina, porém gostaria de mais algumas informações para poder desenvolver o meu, e creio que já possui alguns dados que estou pesquisando:
- o motor de minha caminhonete é basicamente igual ao seu, somente que aqui antigamente se chamava maxion 2.5 hsd (high speed diesel) e agora é chamado international 2.5 hsd; não tem, contudo, trocador de calor para elevar a potência e diminuir a temperatura de funcionamento, sendo assim é somente turbinado, porém a mangueira que sai do respiro do cárter no teu motor é direcionada para trás, no meu motor está direcionada para a frente.
- instalou antes da bomba de transferência uma vela aquecedora, gostaria de saber qual a potência da mesma e a quantos graus ela aquece o ov, pois depois que entra em regime normal de funcionamento eu precisaria saber se a potência da vela consegue aquecer o caudal (vazão) de ov que vem do tanque em conjunto com o retorno da b.i.
- as resistências que instalou antes dos injetores são de 60w, conforme disseste; qual a temperatura que elas operam em regime normal, visto que tens uma pt100 instalada em um dos tubos dos injetores.
- minha idéia é instalar um tanque extra, conforme já lhes disse, porém pretendo filtrar muito bem o óleo vegetal degomado que produzem por aqui, não é muito confiável a pureza do mesmo....
desta forma, estarei colocando um tanque extra sobre a caçamba de carga da caminhonete, ligando a saída de óleo vegetal para um segmento de tubo metálico onde instalarei 1 ou duas velas de pré-aquecimento para aquecer o óleo a 70ºc
- após a passagem por este aquecedor, o óleo será filtrado por um filtro mais grosso com separador de água, a ser instalado entre o aquecedor e a bomba de transferência. nesta bomba instalarei também um tê conforme instalou em seu land rover, para reaproveitar o calor do sistema e não devolver o óleo diretamente para o tanque através do retorno da b.i.
- depois da bomba de transferência, será instalado um filtro mais fino entre a bomba de transferência e a b. i.
- antes do óleo chegar à b. i. quero aquecê-lo com velas de pré-aquecimento até uns 115ºc, assim ele vai passar pela b. i. próximo a esta temperatura, sendo que a perda de calor até os injetores, penso, não deverá ser muito grande, levando o óleo vegetal a uns 110ºc à entrada dos injetores: esta é uma condição ótima citada pela elsbett, de acordo com um gráfico que relaciona viscosidade x temperatura.
- como o sistema de aquecimento será totalmente elétrico, preocupa-me o consumo de energia do alternador durante o funcionamento do motor, pois quero instalar termocontatos após cada vela de pré-aquecimento, sendo assim a intenção é desligá-los dentro de uma faixa de temperatura (aquece o óleo de 25ºc a 70ºc, desliga, liga novamente a uns 55ºc).
- estou desenvolvendo um kit que, espero, seja "à prova de enganos", pois pretendo instalar em minha caminhonete e outros dois caminhões de pequeno porte da minha empresa. desta forma, se deixar para os motoristas pensarem e agirem por conta própria, creio não ser o mais seguro para os motores....
- imaginei outra forma de aquecer ov antes da b.i., instalando uma serpentina de tubo de aço entre a saída de óleo lubrificante do motor e o trocador de calor deste óleo, o qual fica diretamente acoplado ao filtro de óleo do motor. desta forma, o óleo do motor aquece mais rapidamente que o fluido de arrefecimento e a uma temperatura maior, assim posso economizar energia do alternador.
- como pretendo dispor de dois tanques, já comprei as solenóides específicas para alternar o sistema entre tanques, para evitar misturas. o total é de 03 solenóides 3 vias, uma antes da bomba de transferência, outra antes do filtro (o filtro do diesel será só para diesel, o de ov só para ov) e uma no retorno da b.i. sei que este sistema é mais caro, porém não posso arriscar por aqui a utilizar somente ov, pois não temos as facilidades de comprar ov como vocês tem aí na europa, em galões de 20 litros.
agradeço-lhe se tiver respostas para minhas questões, desculpe a quantia tão grande de palavras....