pela tua informação vê-se logo que não sabes como trabalha um motor eléctrico, é assim, esses 183kw ele só consegue gasta-los quando tiver parado, trancado, a partir do momento que começa a rodar passa logo a consumir menos, portanto esses 20 minutos era com ele rigorosamente parado, e já agora a tesla vai mudar as caixas dos novos exactamente por isso, as caixas não aguentam essa potência, se meterem essa mesma caixa num motor de 300 cavalos a gasolina, acredito que ela nunca dá problemas, se quiseres saber porquê, pergunta-me como.
o carro gasta energia parado então... e eu é que não percebo nada....
pois, não percebes-te não, aconselho-te a estudar um pouco sobre os motores eléctricos.
tó miguel, concordo plenamente que as baterias evoluíram... só não tanto como vocês pensam.
evoluiu e muito, mais do que tu pensas.
http://www.a123systems.com. a seguir a isto vais dizer que são caras.
no caso dos portáteis, muito do aumento de autonomia deveu-se a melhorias na eficiência dos processadores e componentes, que dissipam agora menos energia sobre a forma de calor, um sistema chamado speedstep (que adequa a velocidade do processador dependendo da carga a que o mesmo está sujeito ), entre outros.
se diminuires um tubo de 65 nm para 45nm precisas de menos água, certo? os processadores tem vindo a diminuir da mesma maneira....
exactamente, portanto é fácil, os processadores são mais rápidos e gastam menos, as baterias são mais leves e dão mais energia, e com isto tudo até temos portáteis mais baratos e melhores.
não conheço um único telefone que dure mais que 10 horas em modo de conversação.
mas eu conheço, e tenho 1, o nokia 9500,
http://www.nokia.pt/a4268417, verifica em energia e carga.
jmal... conheces algum carro cujo deposito encolha de tamanho? primeiro leva 45 litros, ao fim de um ano 35 litros, ao fim de 2 anos 20 litros....
acontece ainda pior, ao fim de um ano tens de tirar a gasolina toda que lá metes-te e substituir por nova, isto porque os aditivos da gasolina e do gasóleo têm uma duração, além disso tens de substituir os filtros e mudar o óleo ao carro fora as outras cenas. num veículo eléctrico repões a energia que falta e podes começar a andar.
eu conheço... o carro cujo depósito tá cheio de baterias de lítio! e não me digas que é tecnologia antiga, porque não é.... é tecnologia bem recente.
então como meteram dentro do depósito as baterias.
de baterias novas se faz baterias velhas... true.... quanto custa, e quais os subprodutos decorrentes do processo de reciclagem?
informa-te, tens net, vais ficar surpreendido. quanto aos custos, já á muito tempo eu ouvi dizer "na vida nada é a borla". mas garanto-te que com esse processo se aproveita muita materia prima e evita-se lixo.
ou vais-me dizer que não é relevante com a tecnologia nova, que já tá praí propalada pelo forum?
pois claro..
.1 - completamente fechado e isolado não existe.
.2 - se o carro tiver parado ( o suficiente para as baterias entrarem em deep-charge (lembrem-se que não se deve deixar o carro parado com 100% de carga), de onde vem a energia para alimentar esse ar condicionado? continua a ir buscá-la à bateria? bad idea....
não existe porquê, as baterias não respiram, antes pelo contrário, deve-se deixa-las com 50 % de carga, ai a perda de carga é minima, esses dados que referes aplicam-se a 100% da carga, quando tiveres 50 % são muito menores, quanto ás lifepo4 eu sou distribuidor delas, as a123, tenho células em teste à mais de um ano para verificar isso e a perda foi abaixo dos 10 %, carga inicial a 50 %, portanto devem estar com 45 %, penso que daqui a 5 anos talvez cheguem a um nível critico, e para isso basta repor alguma carga.