“Os carros eléctricos são o futuro”

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: “Os carros eléctricos são o futuro”

Mensagem por Njay »

hlopes Escreveu:e em condições normais, que distancia percorre um carro desses, ao fim de um ano com temperaturas médias? e ao fim de 2? e se em vez da carga completa que demora 3 horas e meia, utilizarmos uma carga de 10 minutos?

era 350km, já passou a 250-300km.... 1/7 da autonomia foi cos porcos, assim de uma penada...

continua....

como melhorar a vida útil
* carregando: a bateria deve ser frequentemente carregada
* descarregando: deve ser evitado ao máximo que a bateria chegue em sua carga mínima, "desligando" o aparelho.

afinal, parece que também não convém fazer os 250-300... vamos apontar para os 200-250, vá... 2/7 cos porcos.

continua......

according to one manufacturer, li-ion cells (and, accordingly, "dumb" li-ion batteries) do not have any self-discharge in the usual meaning of this word.[12] what looks like a self-discharge in these batteries is a permanent loss of capacity, described in more detail below. on the other hand, "smart" li-ion batteries do self-discharge,
(...)

e tu a insistir em tecnologia de baterias da velha geração e de "consumer market". não perco mais tempo a discutir este assunto contigo. vai lá ler mais umas coisas (pode ser aqui mesmo no fórum). ou melhor, esperemos para ver.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

a tecnologia que falas também tem perdas. menores, mas tem.

e são precisas + baterias para obter a mesma capacidade.

+ baterias, + fabrico, + material, + reciclagem......

o que achas que acontecerá ao preço das baterias quando se deparar com esse nivel de procura?

upa upa....

mais depressa usaria baterias de chumbo-ácido hibridizadas com super condensadores... mas ya...
deep cycle life = ? (number of deep cycles to 66% of capacity)
80% cycle life = 2000 (number of cycles using 80% of rated capacity)

being a lithium-ion-derived chemistry, the lifepo4 chemistry shares many of the advantages and disadvantages of lithium ion chemistry. key differences are safety and current rating.
ah, ? é conclusivo qb....

http://www.aroundhere.ca/news/ultra_battery.htm

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

boas,

só para dizer que hoje a hora do almoço passei no ikea de matosinho quando reparei que... wow, as scooters dos seguranças ali junto a duas tomadas na parede???? hummm... deixa-me lá ir ver melhor.

e lá fui eu, um pequeno "detour" antes de chegar a porta e sim... confirmo.
as scooters dos seguranças do ikea de matosinhos sao electricas.

o ikea passou a ser definitivamente o meu fornecedor principal de artigos para o lar apartir de hoje

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

o ikea é um simbolo de economia... os bens escassos sao racionalmente aplicados.
o seu dono começou por vender fosforos aos vizinhos e ainda hoje viaja em classe economica.

se eles usam scooter electricas é por algum motivo e eu nao acredito que seja ecologico...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:jmal... queres carros eléctricos, vais precisar de nuclear.

não é preciso ser um crânio para chegar a essa conclusão.

eu nunca disse que não devemos construir centrais nucleares.
hlopes Escreveu: então o roadster dá para 20 minutos a funcionar à potencia máxima... a que distância e velocidade equivale isso?
já te disse noutro post, que tens de te informar em relação ás baterias que se utilizam actualmente, essas especificações são para tecnologia com mais de 15 anos. o tesla tem tipo um ar condicionado que mantem as baterias sempre á mesma temperatura, não vale a pena virem dizer que gasta muito esse ar condicionado, aquilo não tem portas, é completamente fechado e isolado, o consumo energético para isso é minimo.

o tesla á potência máxima dura exactamente para 20 minutos, se conseguires metes um carro ci a trabalhar à potência máxima durante 20 minutos, é um feito histórico.
já agora pra que precisa o tesla de trabalhar á potência máxima durante 20 minutos, aquilo não é nenhuma batedeira, pela tua informação vê-se logo que não sabes como trabalha um motor eléctrico, é assim, esses 183kw ele só consegue gasta-los quando tiver parado, trancado, a partir do momento que começa a rodar passa logo a consumir menos, portanto esses 20 minutos era com ele rigorosamente parado, e já agora a tesla vai mudar as caixas dos novos exactamente por isso, as caixas não aguentam essa potência, se meterem essa mesma caixa num motor de 300 cavalos a gasolina, acredito que ela nunca dá problemas, se quiseres saber porquê, pergunta-me como.
tenta fazer o mesmo com um motor ci, não é como acelerador a fundo, é a debitar a potência máxima que o fabricante mete nas especificações, se ele durar os 20 minutos a trabalhar diz-me quanto consumiu.

hlopes Escreveu: baterias de lítio:

self-discharge rate 5%-10%/month
time durability (24-36) months

meti 40 litros de gasolina, no fim de 1 mês tinha 36 litros no depósito....
ao fim de 3 anos o depósito encolheu e não cabe lá nada agora...
storage temperature | 40% charge | 100% charge
0 °c (32 °f) | 2% loss after 1 year | 6% loss after 1 year
25 °c (77 °f) | 4% loss after 1 year | 20% loss after 1 year
40 °c (104 °f) | 15% loss after 1 year | 35% loss after 1 year
60 °c (140 °f) | 25% loss after 1 year | 40% loss after 3 months

li-ion batteries should be kept cool. ideally they are stored in a refrigerator. aging will take its toll much faster at high temperatures. the high temperatures found in cars cause lithium-ion batteries to degrade rapidly.
será que num país fresquinho como portugal esta é a melhor solução?
lithium-ion batteries should not be frequently fully discharged and recharged ("deep-cycled") like ni-cd batteries, but this is necessary after about every 30th recharge to recalibrate any external electronic "fuel gauge" (e.g. state of charge meter). this prevents the fuel gauge from showing an incorrect battery charge.
ora, isto ainda dá para 100km... ah, afinal fez 30...

é facil quando se ignora o que não nos interessa... quanto custa um pack de baterias para um roadster? a troca ao fim de 3 anos compensa?

dizes que não se pode inovar com baterias de chumbo? então e as super baterias?

eu que estou nos anos 50 já ouvi falar delas... e aí no século xxi? como andam?
essa parte das baterias descarregarem em não sei quantos meses, sinceramente não percebi, quem é que vai deixar o carro durante 1 ano parado, alias se deixares um carro a gasolina durante 1 ano, ao fim de esse tempo tens de tirar a gasolina dentro do depósito e atestar com nova.
já agora, não sei se sabes mas existem microcontroladores que controlam a descarga das baterias, ou seja são como os telemóveis, quando eles desligam ainda têm no minimo 10 % de energia dentro delas, isto para as proteger.

porque o tesla tem de trocar as baterias ao fim de 3 anos, pelas especificações duram 10 anos, mesmo que custem cerca de 20 000 euros, mais que isso gasta tu no mesmo tempo em manutenção num carro com as mesmas performances sem contar com o combustivel.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:
em todos os carros eléctricos protótipos ou não vai ser assim 1/3 da potência máxima do motor em capacidade nas baterias
mas sacanas terem 3x mais baterias que o que é preciso para nos alugar é mau...

ou seja, estar 1/3 das baterias do país em uso é mau, porque nos querem tirar $$$ de maneira desnecessária...
at their end of life, these batteries will generate a source of waste that is becoming more and more significant and necessary to treat. this is particularly sensitive due to the dangerous nature of this waste: the batteries need to be handled with great caution because of the presence of solvents

despite the numerous advantages related to their performance, waste lithium batteries are known to be a product with a potential environmental impact if not treated appropriately. these effects are mainly the result of the heavy metals, fluoride based salts, arsenic, sulphates, organic solvents and lithium (a highly reactive alkaline metal) that they contain.
???, mais uma vez não percebeu nada. lê rapaz lê.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:
olha... tu também andas sempre à velocidade máxima com o teu carro? quantas pessoas conheces que fazem uma viagem, qualquer que seja, com o motor a debitar 246cv (=183kw) constantes?
pá... o meu carro na potencia máxima (75hp) mama 35 litros aos cem (cerca de 2 horas de funcionamento).
o que significa que faz 120 km com um depósito.

esse faz 20 minutos... a que velocidade?
hlopes, tás a confundir as baterias de litio da "geração antiga" para "consumer market" com as de nova geração e direccionadas a veículos. precisas de ir ler mais um bocado.
ah, tavas a falar daquelas que não descarregam (tanto) mas que só tem 75% da capacidade?
tem de ser do contra.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:a tecnologia que falas também tem perdas. menores, mas tem.

e são precisas + baterias para obter a mesma capacidade.

+ baterias, + fabrico, + material, + reciclagem......

o que achas que acontecerá ao preço das baterias quando se deparar com esse nivel de procura?

upa upa....

mais depressa usaria baterias de chumbo-ácido hibridizadas com super condensadores... mas ya...
deep cycle life = ? (number of deep cycles to 66% of capacity)
80% cycle life = 2000 (number of cycles using 80% of rated capacity)

being a lithium-ion-derived chemistry, the lifepo4 chemistry shares many of the advantages and disadvantages of lithium ion chemistry. key differences are safety and current rating.
ah, ? é conclusivo qb....

http://www.aroundhere.ca/news/ultra_battery.htm

até pra fazer pão.

quando houver mais procura haver preços mais baixos, sabes porquê, porque de baterias velhas se faz novas, enquando de petróleo queimado não se pode fazer mais nada.

desculpem o meu numero de post, mas desta vez consegui rir-me á farta com os comentários do hlopes, hlopes vai para a área do nuclear, aqui só fazes rir o pessoal, de baterias não percebes nada, já agora, se quiseres vender nuclear ao pessoal tenta vender tecnologia nova, não de á 15 anos como as baterias.
Cumps Inovadores

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

so uma correcção, do petróleo queimado ainda da para matar a terra!! de resto concordo plenamente com o jmal!!!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

hlopes compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas temos de ver que as baterias evoluíram muito, nos últimos anos, senão vamos ver alguns exemplos:
quem não se lembra no principio dos anos 90 dos tm motorola 2000 pareciam um tijolo de 11, e a bateria que era o dobro da do meu pc portátil, só dava para 4 horas ligado e não podia falar muito, senão era para metade do tempo, o meu portátil consegue estar ligado a trabalhar, só com bateria, 4 horas seguidas e sempre ligado à net.
isto para não falar dos tm actuais que são pc, gps, maquina fotográfica, acesso à net e outras que agora não me lembro e no entanto a bateria dura no mínimo 3 dias para um grande conversador.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

pela tua informação vê-se logo que não sabes como trabalha um motor eléctrico, é assim, esses 183kw ele só consegue gasta-los quando tiver parado, trancado, a partir do momento que começa a rodar passa logo a consumir menos, portanto esses 20 minutos era com ele rigorosamente parado, e já agora a tesla vai mudar as caixas dos novos exactamente por isso, as caixas não aguentam essa potência, se meterem essa mesma caixa num motor de 300 cavalos a gasolina, acredito que ela nunca dá problemas, se quiseres saber porquê, pergunta-me como.
o carro gasta energia parado então... e eu é que não percebo nada....

tó miguel, concordo plenamente que as baterias evoluíram... só não tanto como vocês pensam.

no caso dos portáteis, muito do aumento de autonomia deveu-se a melhorias na eficiência dos processadores e componentes, que dissipam agora menos energia sobre a forma de calor, um sistema chamado speedstep (que adequa a velocidade do processador dependendo da carga a que o mesmo está sujeito ), entre outros.

se diminuires um tubo de 65 nm para 45nm precisas de menos água, certo? os processadores tem vindo a diminuir da mesma maneira....

não conheço um único telefone que dure mais que 10 horas em modo de conversação.

jmal... conheces algum carro cujo deposito encolha de tamanho? primeiro leva 45 litros, ao fim de um ano 35 litros, ao fim de 2 anos 20 litros....

eu conheço... o carro cujo depósito tá cheio de baterias de lítio! e não me digas que é tecnologia antiga, porque não é.... é tecnologia bem recente.

de baterias novas se faz baterias velhas... true.... quanto custa, e quais os subprodutos decorrentes do processo de reciclagem?

ou vais-me dizer que não é relevante com a tecnologia nova, que já tá praí propalada pelo forum?

as baterias de lítio perdem capacidade ao longo do tempo. assim como todas as outras baterias... mas as de lítio perdem a uma taxa maior (da tecnologia específica lifepo4 não encontro dados...mas suponho que será uma das desvantagens que tem em comum com as outras baterias de lítio)
o tesla tem tipo um ar condicionado que mantem as baterias sempre á mesma temperatura, não vale a pena virem dizer que gasta muito esse ar condicionado, aquilo não tem portas, é completamente fechado e isolado, o consumo energético para isso é minimo.
.1 - completamente fechado e isolado não existe.
.2 - se o carro tiver parado ( o suficiente para as baterias entrarem em deep-charge (lembrem-se que não se deve deixar o carro parado com 100% de carga), de onde vem a energia para alimentar esse ar condicionado? continua a ir buscá-la à bateria? bad idea....

já agora

by the way, there's little cause to fret about laptop-scenario battery infernos, either-the battery is liquid-cooled by the same refrigerant used by the air-conditioner; all those cells are bathed in a total of 27 square meters of surface-area to squelch any troublemaking hot-spots.
Última edição por HLopes em terça jul 15, 2008 12:31 am, editado 1 vez no total.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

todas as baterias descarregam no vazio. todos os sistema vms teem um consumo, tal como qualquer standby. e depois? sao gastos residuais e de grande beneficio ao sistema. pior do que nao se saber, hlopes, é pensar que se sabe quando afinal pode nao se saber #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

pela tua informação vê-se logo que não sabes como trabalha um motor eléctrico, é assim, esses 183kw ele só consegue gasta-los quando tiver parado, trancado, a partir do momento que começa a rodar passa logo a consumir menos, portanto esses 20 minutos era com ele rigorosamente parado, e já agora a tesla vai mudar as caixas dos novos exactamente por isso, as caixas não aguentam essa potência, se meterem essa mesma caixa num motor de 300 cavalos a gasolina, acredito que ela nunca dá problemas, se quiseres saber porquê, pergunta-me como.
o carro gasta energia parado então... e eu é que não percebo nada....

pois, não percebes-te não, aconselho-te a estudar um pouco sobre os motores eléctricos.

tó miguel, concordo plenamente que as baterias evoluíram... só não tanto como vocês pensam.
evoluiu e muito, mais do que tu pensas. http://www.a123systems.com. a seguir a isto vais dizer que são caras.

no caso dos portáteis, muito do aumento de autonomia deveu-se a melhorias na eficiência dos processadores e componentes, que dissipam agora menos energia sobre a forma de calor, um sistema chamado speedstep (que adequa a velocidade do processador dependendo da carga a que o mesmo está sujeito ), entre outros.

se diminuires um tubo de 65 nm para 45nm precisas de menos água, certo? os processadores tem vindo a diminuir da mesma maneira....
exactamente, portanto é fácil, os processadores são mais rápidos e gastam menos, as baterias são mais leves e dão mais energia, e com isto tudo até temos portáteis mais baratos e melhores.
não conheço um único telefone que dure mais que 10 horas em modo de conversação.
mas eu conheço, e tenho 1, o nokia 9500, http://www.nokia.pt/a4268417, verifica em energia e carga.
jmal... conheces algum carro cujo deposito encolha de tamanho? primeiro leva 45 litros, ao fim de um ano 35 litros, ao fim de 2 anos 20 litros....
acontece ainda pior, ao fim de um ano tens de tirar a gasolina toda que lá metes-te e substituir por nova, isto porque os aditivos da gasolina e do gasóleo têm uma duração, além disso tens de substituir os filtros e mudar o óleo ao carro fora as outras cenas. num veículo eléctrico repões a energia que falta e podes começar a andar.
eu conheço... o carro cujo depósito tá cheio de baterias de lítio! e não me digas que é tecnologia antiga, porque não é.... é tecnologia bem recente.
então como meteram dentro do depósito as baterias.
de baterias novas se faz baterias velhas... true.... quanto custa, e quais os subprodutos decorrentes do processo de reciclagem?
informa-te, tens net, vais ficar surpreendido. quanto aos custos, já á muito tempo eu ouvi dizer "na vida nada é a borla". mas garanto-te que com esse processo se aproveita muita materia prima e evita-se lixo.
ou vais-me dizer que não é relevante com a tecnologia nova, que já tá praí propalada pelo forum?
pois claro..
.1 - completamente fechado e isolado não existe.
.2 - se o carro tiver parado ( o suficiente para as baterias entrarem em deep-charge (lembrem-se que não se deve deixar o carro parado com 100% de carga), de onde vem a energia para alimentar esse ar condicionado? continua a ir buscá-la à bateria? bad idea....
não existe porquê, as baterias não respiram, antes pelo contrário, deve-se deixa-las com 50 % de carga, ai a perda de carga é minima, esses dados que referes aplicam-se a 100% da carga, quando tiveres 50 % são muito menores, quanto ás lifepo4 eu sou distribuidor delas, as a123, tenho células em teste à mais de um ano para verificar isso e a perda foi abaixo dos 10 %, carga inicial a 50 %, portanto devem estar com 45 %, penso que daqui a 5 anos talvez cheguem a um nível critico, e para isso basta repor alguma carga.
Última edição por jmal em terça jul 15, 2008 12:36 am, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores

HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

todas as baterias descarregam no vazio. todos os sistema vms teem um consumo, tal como qualquer standby. e depois? sao gastos residuais e de grande beneficio ao sistema. pior do que nao se saber, hlopes, é pensar que se sabe quando afinal pode nao se saber #
gastos residuais e de grande benefício ao sistema????

quanto pior a taxa de descarregamento, pior... a isto soma-se a taxa de perda de capacidade... certo?

jmal, na china acharam por bem instalar carros eléctricos para recolha de lixo... isto por que ou estão parados, ou a arrancar... um carro eléctrico parado não gasta. a não ser em ar condicionado, luzes, etc et al...
the lead-acid battery has led the way in recycling. the automotive industry should be given credit in organizing ways to dispose of spent car batteries. in the usa, 98% of all lead-acid batteries are recycled. in comparison, only one in six households in north america recycle batteries.

careless disposal of nickel-cadmium is hazardous to the environment. if used in landfills, the cadmium will eventually dissolve itself and the toxic substance can seep into the water supply, causing serious health problems. our oceans are already beginning to show traces of cadmium (along with aspirin, penicillin and antidepressants) but the source of the contamination is unknown.

although nickel-metal-hydride is considered environmentally friendly, this chemistry is also being recycled. the main derivative is nickel, which is considered semi-toxic. nickel-metal-hydride also contains electrolyte that, in large amounts, is hazardous. if no disposal service is available in an area, individual nickel-metal-hydride batteries can be discarded with other household wastes. if ten or more batteries are accumulated, the user should consider disposing of these packs in a secure waste landfill.

lithium (metal) batteries contain no toxic metals, however, there is the possibility of fire if the metallic lithium is exposed to moisture while the cells are corroding. most lithium batteries are non-rechargeable and are used in cameras, hearing aids and defense applications. for proper disposal, the batteries must first be fully discharged to consume the metallic lithium content.
lithium-ion batteries used for cell phones and laptops do not contain metallic lithium and the disposal problem does not exist. most lithium systems contain toxic and flammable electrolyte.
infelizmente, ainda não encontrei muitos dados aí pela net sobre a reciclagem das baterias de lítio... se me pudesses dar umas luzes, agradecia....
Última edição por HLopes em terça jul 15, 2008 12:45 am, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:http://www.autobloggreen.com/2008/07/06 ... ake-30-ho/

isso não está correcto, então 110 * 15 = 1650 w, quem é que tem uma instalação destas, as em portugal são no minimo de 240v * 15 amp = 3600 watts, mas normalmente são de 240 * 30 amps o que dá 7 horas e qualquer coisa.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:

quanto pior a taxa de descarregamento, pior... a isto soma-se a taxa de perda de capacidade... certo?

jmal, na china acharam por bem instalar carros eléctricos para recolha de lixo... isto por que ou estão parados, ou a arrancar... um carro eléctrico parado não gasta. a não ser em ar condicionado, luzes, etc et al...

garanto-te que os gastos residuais são muito menores que num veículo ci.
Cumps Inovadores

HLopes
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por HLopes »

53000w / (220v * 30) = 8,(03) horas.

acho que o quadro de minha casa é de 30a.

8 horas.

na verdade, a tensão de pico numa tomada é 311v, a média desse valor é que é os 220v....
já não me lembro bem pq... electrónica, volta, estás perdoada!

são? estás disposto a assumir o risco por essa afirmação?
Última edição por HLopes em terça jul 15, 2008 12:54 am, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:53000w / (220v * 30) = 8,(03) horas.

8 horas.
penso que seja mais 240v , aqui em casa tenho sempre no minimo 235 v. porreiro em quanto estou a dormir o carro carrega.

o meu carro circula em média 30 minutos por dia, se fizer a conta ás viagens mais longas duvido que circule mais de 1 h por dia durante todo o ano, o que quer dizer que sobram 23 horas por dia para carregar, será pouco.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

hlopes Escreveu:53000w / (220v * 30) = 8,(03) horas.

8 horas.

são? estás disposto a assumir o risco por essa afirmação?

estou, mostra dados que provem o contrário.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”