Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Segue a placa de circuito impresso do regulador/excitador

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu: josenir,
agora estou no topico correto. na nossa ultima conversa voce falou que fez uma nova placa de fiação impressa com uma trilha mais robusta do que a anterior. como poderia fazer para ter uma placa destas para fazer a montagem do meu prototipo?
pretendo nas minhas ferias montar circuito excitador/controlador e rebobinar um alternador, para quando retornar definitivamente ao brasil montar o meu gerador, pois a parte eletrica e eletronica já estarão resolvidas.
mais uma vez obrigado e um grande abraço
josé américo
na verdade eu não fiz um novo desenho com as trilhas mais largas, até porque o espaço na pci já está um pouco reduzido, apenas fiz uma ligação com um fio entre o gnd e o terminal fonte dos mosfets que fazem a saída para a bateria. simplesmente um atalho para o percurso da trilha que leva o gnd aos transístores. não é necessário mudar a pci. no meu caso, que gosto de fazer bem feito, apenas fiz um furo na trilha ao lado do ponto gnd e outro na trilha que une os dois terminais do mosfets e soldei um fio, e nem precisa ser um fio grosso, devido à ligação ser curta. usei aproximadamente 5 cm de fio 1,5mm.

já providenciei esta mudança na pci, prevendo esses dois novos furos, na mesma ideia daqueles que também apresentam o nome duplicado. como você não vai montar agora, talvez seja melhor você esperar alguns dias, que eu estou fazendo algumas mudanças na placa e vou publicar uma versão melhorada, com essa e outras mudanças.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por carioca »

boa noite pretendo iniciar um novo projecto, mas desta vez quero transformar um alternado auto para insserir nova bobinagem e imans permanentes, nescessito ajuda quanto ao tipo de alternador que devo utilizar e que tipo de bobinamento fazer, e qual a quantidade de imans que devo usar. aceitan-se opiniões.ob


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Segue a placa de circuito impresso do regulador/excitador

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:
jamerico Escreveu: josenir,
agora estou no topico correto. na nossa ultima conversa voce falou que fez uma nova placa de fiação impressa com uma trilha mais robusta do que a anterior. como poderia fazer para ter uma placa destas para fazer a montagem do meu prototipo?
pretendo nas minhas ferias montar circuito excitador/controlador e rebobinar um alternador, para quando retornar definitivamente ao brasil montar o meu gerador, pois a parte eletrica e eletronica já estarão resolvidas.
mais uma vez obrigado e um grande abraço
josé américo
na verdade eu não fiz um novo desenho com as trilhas mais largas, até porque o espaço na pci já está um pouco reduzido, apenas fiz uma ligação com um fio entre o gnd e o terminal fonte dos mosfets que fazem a saída para a bateria. simplesmente um atalho para o percurso da trilha que leva o gnd aos transístores. não é necessário mudar a pci. no meu caso, que gosto de fazer bem feito, apenas fiz um furo na trilha ao lado do ponto gnd e outro na trilha que une os dois terminais do mosfets e soldei um fio, e nem precisa ser um fio grosso, devido à ligação ser curta. usei aproximadamente 5 cm de fio 1,5mm.

já providenciei esta mudança na pci, prevendo esses dois novos furos, na mesma ideia daqueles que também apresentam o nome duplicado. como você não vai montar agora, talvez seja melhor você esperar alguns dias, que eu estou fazendo algumas mudanças na placa e vou publicar uma versão melhorada, com essa e outras mudanças.
josenir,

fico então no aguardo da nova pci. voce tem a relação do material em forma de lista? pois pretendo já ir comprando o material, pois posso comprar pelo correio e dar o meu endereço do rio para entrega.

desde já agradeço a grande ajuda.

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite pretendo iniciar um novo projecto, mas desta vez quero transformar um alternado auto para insserir nova bobinagem e imans permanentes, nescessito ajuda quanto ao tipo de alternador que devo utilizar e que tipo de bobinamento fazer, e qual a quantidade de imans que devo usar. aceitan-se opiniões.ob
a primeira ideia para embutir imãs permanentes no induzido de um alternador é usando ímãs em formato de anel, do tipo usado em forno de microondas ou autofalantes, como na figura abaixo. isto é simples, mas pode não permitir gerar uma boa potência.
Ind_alt_ima.jpg
Ind_alt_ima.jpg (4.31 KiB) Visto 11072 vezes
não é fácil encontrar ímãs de neodímio no formato e medida certa, e os de microondas e autofalantes que se encontram não têm a potência suficiente, o que limita um pouco a coisa, uma vez que a potência gerada depende da potência dos ímãs.
para adaptar ímãs retangulares no induzido do alternador também não é muito fácil, devido à sua forma construtiva. talvez seja melhor escolher um motor elétrico com rotor em gaiola de esquilo, onde a adaptação vai ser mais fácil, devido ao induzido ser maciço.

quanto ao bobinamento, eu não vejo outra opção melhor a não ser fazê-lo para 12 pólos, com seis bobinas, como indicado no tópico sobre bobinamento de geradores.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8273
como o alternador automotivo tem apenas 36 ranhuras no estator essa é a maior quantidade de pólos possível. usar menos não é vantagem. se você usar um motor elétrico de baixa rotação (1750 rpm), é fácil encontrar um com 48 ranhuras no estator, o que daria para bobinar com 16 pólos. é claro que vai precisar de 16 ímãs, mas vai gerar uma boa potência com apenas 450 rpm, enquanto que com 12 pólos vai precisar de 600 rpm.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Segue a placa de circuito impresso do regulador/excitador

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
fico então no aguardo da nova pci. voce tem a relação do material em forma de lista? pois pretendo já ir comprando o material, pois posso comprar pelo correio e dar o meu endereço do rio para entrega.
desde já agradeço a grande ajuda.
um grande abraço
josé américo
assim que publicar a nova versão da pci, publico também um novo esquema elétrico e providencio a lista de componentes.
favor aguardar só uns dias, enquanto eu termino os testes com a nova versão.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico »

josenir,

mais uma vez obrigado pelas boas noticias.
anteontem, fiz uma pesquisa mais profunda na internet, e encontrei um anemometro e tacometro por us$ 75,00 com frete incluido. realmente consegui encontrar por um preço bem melhor. isto no amazon.
http://www.amazon.com/professional-digi ... _ol_text_b
http://www.amazon.com/crosse-technology ... 36&sr=1-14

se precisar de algo daqui me fale, pois comprar as coisas pela internet com endereço daqui é muito mais fácil.

um abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
mais uma vez obrigado pelas boas noticias.
anteontem, fiz uma pesquisa mais profunda na internet, e encontrei um anemometro e tacometro por us$ 75,00 com frete incluido. realmente consegui encontrar por um preço bem melhor. isto no amazon.
http://www.amazon.com/professional-digi ... _ol_text_b
http://www.amazon.com/crosse-technology ... 36&sr=1-14
se precisar de algo daqui me fale, pois comprar as coisas pela internet com endereço daqui é muito mais fácil.
um abraço
josé américo
viu ? quem procura acha !
agradeço, se surgir algo que precise eu aviso.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico »

josenir,

o anemometro já chegou hoje, e é bem pequeno, e fácil de se utilizar, marcando tambem temperatura do ar e sensação termica.

como o assunto é alternador, voce conhece algum circuito que possa ser utilizado para se acionar um alternador como se fosse um motor? (www.aternatorconversions.com)

se tiver ou conhecer alguem que tenha, nos ajudaria muito em outro forum que participo.

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
o anemometro já chegou hoje, e é bem pequeno, e fácil de se utilizar, marcando tambem temperatura do ar e sensação termica.
como o assunto é alternador, voce conhece algum circuito que possa ser utilizado para se acionar um alternador como se fosse um motor? (www.aternatorconversions.com)
se tiver ou conhecer alguem que tenha, nos ajudaria muito em outro forum que participo.
um grande abraço
josé américo
puxa, esse sedex daí parece que funciona um pouco melhor do que o nosso, que ótimo !
eu conheço essa idéia do alternador como motor, mas não simpatizei com ela. a meu ver essa turma aí está vendendo "banha de cobra". pode acreditar em mim que a idéia não é das melhores. não há nada que se possa fazer para transformar um alternador automotivo em motor que não se possa fazer com qualquer outro motor elétrico ou gerador.
as minhas ideias para motor para veículo elétrico são duas:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=8479
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=9299

a primeira está mais do que aprovada e a segunda ainda estou trabalhando nela, mas está bem fundada em bastante teste prático e já deu para ver que tem futuro.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico »

josenir,

como tinha falado anteriormente, meu irmão, que mora no rio de janeiro, já comprou um alternador usado de chevette, e eu pedi para ele ir desmontando o mesmo para me dar algumas informações sobre o estator do mesmo.
gostaria de assim que possivel saber os componentes que preciso pedir para ele comprar para mim, para logo que chegar as férias eu possa montar rapidamente o mesmo o regulador para o alternador.

um grande abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:josenir,
como tinha falado anteriormente, meu irmão, que mora no rio de janeiro, já comprou um alternador usado de chevette, e eu pedi para ele ir desmontando o mesmo para me dar algumas informações sobre o estator do mesmo.
gostaria de assim que possivel saber os componentes que preciso pedir para ele comprar para mim, para logo que chegar as férias eu possa montar rapidamente o mesmo o regulador para o alternador.
um grande abraço
a pressa é a inimiga da perfeição. ainda não terminei de revisar o controlador. o problema é que eu estive testando ele com uma turbina com 3 pás de 70cm de alumínio e observei que no momento da partida do gerador a turbina dava uma diminuição brusca de velocidade e dependendo do vento, até parava. e os ajustes nos trimpots não foram suficientes para ajustar uma partida suave, devido ao pouco torque da turbina. como pretendo que este controlador funcione com qualquer turbina, achei importante fazer este acerto.
depois de pronto deve melhorar o desempenho mesmo nas turbinas maiores. aguarde que esta semana deve ficar pronto.
agradeço.


electrão
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mar 16, 2009 7:04 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por electrão »

cumprimentos a todos, acabei de me apresentar, quem quizer consultar a minha apresentação é só ir ao local apropriado.

desde já quero agradecer a todos a informação prestada a este forum...em especial sem menosprezar aos outros um louvor especial ao josenir pela sua devoção e porque também achei muito "geito" ao seu projecto de aerogerador com o alternador de 24v, e estou pensando seriamente em adoptar esta ideia. acredito mesmo que ele ja passou anos de estudo e investigação na matéria, e de andar a bater com a cabeça nas paredes. por isso eu já não preciso de fazer o mesmo, se ele ja o andou a fazer. deste modo, não vou passar muito tempo a discutir assuntos que não levam a lado nenhum.
é claro que estou aberto a mais ideias, porque até acho que ha outras soluções por aqui tambem bastante boas.
mas acho mesmo que vou por esta do josenir.
cumprimentos ao pessoal,
electrão


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:
jamerico Escreveu:josenir,
como tinha falado anteriormente, meu irmão, que mora no rio de janeiro, já comprou um alternador usado de chevette, e eu pedi para ele ir desmontando o mesmo para me dar algumas informações sobre o estator do mesmo.
gostaria de assim que possivel saber os componentes que preciso pedir para ele comprar para mim, para logo que chegar as férias eu possa montar rapidamente o mesmo o regulador para o alternador.
um grande abraço
a pressa é a inimiga da perfeição. ainda não terminei de revisar o controlador. o problema é que eu estive testando ele com uma turbina com 3 pás de 70cm de alumínio e observei que no momento da partida do gerador a turbina dava uma diminuição brusca de velocidade e dependendo do vento, até parava. e os ajustes nos trimpots não foram suficientes para ajustar uma partida suave, devido ao pouco torque da turbina. como pretendo que este controlador funcione com qualquer turbina, achei importante fazer este acerto.
depois de pronto deve melhorar o desempenho mesmo nas turbinas maiores. aguarde que esta semana deve ficar pronto.
agradeço.
josenir,
ficarei aguardando as novidades.

um grande abraço

Avatar do Utilizador

frmartines
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo abr 05, 2009 11:24 am
Localização: Leiria - PT

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por frmartines »

dúvidas:

caro sun_rise_pt, tenho estado muito atento aos seus postes muito úteis para mim que me estou a aventurar nestas coisas da energia eólica.
no seu poste onde publica o esquema “controlador para alternador auto”, (aquele que fez quando o do seu carro deu problema) poderia indicar-me os componentes da parte do controlador? não consigo ver as características e no circuito impresso não estão especificados.
não tenho grande experiência de funcionamento de circuitos electrónicos e como tal não consigo chegar lá…
outra questão: quando fala de interruptor, pode ser por exemplo um interruptor do tipo centrífugo? outras ideias mais eficazes?
desde já muito obrigado e continuação de bom trabalho.

Avatar do Utilizador

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Sun_rise_pt »

caro frmartines,
realmente os valores dos componentes não estavam perceptíveis na primeira imagem publicada.

o interruptor centrífugo tem sido usado para esse fim, como era o caso dos aerogeradores de marca aerosil projectados pelo saudoso investigador português, que foi eurico da fonseca.
porém, devido aos custos económicos e à baixa corrente envolvida no circuito, será preferível ao construtor amador usar algum outro sistema, mecânico ou outro (por ex.: fotoeléctrico) como detector de vento mínimo para ligar a corrente excitação do rotor.
uma ideia testada, garantidamente funcional na electrónica e na mecânica, adaptável a quase 100% dos alternadores automotivos, baratinha e facílima de construir, é a sugestão que está neste desenho que poderá ser agregada solidáriamente ao corpo móvel do aerogerador.
com um um leme fixo e outro móvel, quando houver algum vento haverá a tendência deles se posicionarem paralelamente ao fluxo de ar. e será essa aproximação angular que contrariando a força de alguma mola ( por exemplo: a interna de um microswitch, ou outra por lá inserida entre aqueles dois lemes ) que fará a operação. com um pouco mais de trabalho conseguir-se-á até uma ajuste preciso de opaeração para determinada velocidade de vento.
mas há muitas outras formas, mais sofisticadas, nomeadamente as electrónicas, deixando isso à imaginação de cada um...


quando construir o seu sistema, publique-o por aqui e onde mais decidir. força nisso!!!

Imagem

Avatar do Utilizador

frmartines
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo abr 05, 2009 11:24 am
Localização: Leiria - PT

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por frmartines »

muito obrigado pela resposta.
o d1 é um doido zener?

obrigado pela sugestão do interruptor de ligação da excitação.
é uma boa ideia, o vento quando atinge uma determinada velocidade exerce força sobre a lamina e faz com que ela encoste ao interruptor de pressão preso á outra lamina que se encontra fixa. para isto existe um ângulo ideal que pode ser ajustado no acto da execução do sistema, no sentido de antecipar ou atrasar a ligação consoante a força de vento. penso que percebi. e funciona bem? ele fornece logo a excitação total e máxima ao induzido? se esse for o caso, possivelmente o gerador vai travar bastante..ou até para se o vento for “fraco” ou moderado até que a lamina liberte de novo o interruptor.
ainda ando a recolher algum conhecimento e ideias para decidir que tipo aerogerador construir.
um dos problemas com os quais me deparo é a zona geográfica onde vivo, é um vale embora ainda circule por lá algum vento...tenho de construir um sistema que rode com alguma facilidade e carregue com vento fraco ou moderado.
tenho por aqui um alternador disponível ( ducell 12v), tenho também alguns ímanes de micro-ondas. já fiz alguns testes com um rotor modificado com dois desses ímanes, o alternador rodava sem prisão mas também não gerava nada de significativo, cerca de 4v na saída do rectificador. talvez colocando um terceiro íman ou estou a pensar também em bobinar um estator (à mão). para esta segunda ideia, tenho de ver como.
no estator originar deste alternador o fio não faz espiras completas, ou seja não completa um circulo, passando logo para a meia espira seguinte, tipo ~~~~~~ em vez de completar a volta ou voltas e só depois passar para a bobine seguinte, visto isto em três conjuntos de enrolamentos intercalados até ocupar todas as 36 ranhuras do estator.
nestes estatores de alternador para gerador eólico, qual o bobinamento que será melhor, tipo delta ou em estrela?
também já li que para os alternadores modificados com imanes de micro-ondas era necessário trocar o veio por um feito em bronze, será? tem a ver com a condução magnética?

se poder dar umas dicas (ou mais alguém), agradeço.


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por jprr »

venho agradecer ao sun_rise_pt por colocar os valores deste interessante esquema, no qual eu já á muito tempo tinha referido que não estavam visiveis, inclusivé cheguei a mandar uma pm, mas não obtive qualquer resposta

jprr Escreveu:...
ps: não consigo ver o valor ou referencias dos componentes do seu esquema, mesmo depois de ampliar a imagem fica muito desfocado e não se consegue ver
só mais uma coisinha, qual o valor do diodo zener?

obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:
josenir Escreveu:
jamerico Escreveu:josenir,
como tinha falado anteriormente, meu irmão, que mora no rio de janeiro, já comprou um alternador usado de chevette, e eu pedi para ele ir desmontando o mesmo para me dar algumas informações sobre o estator do mesmo.
gostaria de assim que possivel saber os componentes que preciso pedir para ele comprar para mim, para logo que chegar as férias eu possa montar rapidamente o mesmo o regulador para o alternador.
um grande abraço
a pressa é a inimiga da perfeição. ainda não terminei de revisar o controlador. o problema é que eu estive testando ele com uma turbina com 3 pás de 70cm de alumínio e observei que no momento da partida do gerador a turbina dava uma diminuição brusca de velocidade e dependendo do vento, até parava. e os ajustes nos trimpots não foram suficientes para ajustar uma partida suave, devido ao pouco torque da turbina. como pretendo que este controlador funcione com qualquer turbina, achei importante fazer este acerto.
depois de pronto deve melhorar o desempenho mesmo nas turbinas maiores. aguarde que esta semana deve ficar pronto.
agradeço.
josenir,
ficarei aguardando as novidades.
um grande abraço
enfim, demorou mas saiu. aí está a versão 2009 do regulador/excitador para alternador automotivo do josenir.
Reg_alt1.jpg
Reg_alt1.jpg (73.37 KiB) Visto 10097 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

este é o novo desenho da pci.
Reg_alt.JPG
Reg_alt.JPG (133.15 KiB) Visto 10091 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

este é o arquivo do desenho da pci original no formato do expresspcb.
Reg_Alt.zip
(23.14 KiB) Transferido 518 vezes
e segue a lista de componentes:

diodos
2 - 1n4001
1 - 1n5401
2 - 1n4148
2 - zener 12v 1w
2 - zener 18v 1w

capacitores ceramicos
4 - 100nf
2 - 10nf

capacitores eletroliticos
2 - 2200uf 25v
1 - 470uf 16v
3 - 100uf 16v
1 - 10uf 100v despolarizado


resistores 0,25w
3 - 10r

resistores 0,125w
2 - 470r
4 - 1k
2 - 1k5
1 - 2k2
2 - 4k7

transistores
3 - irfz44
1 - bc337
1 - bc327

ci
2 - ne555

diversos
1 - trimpot vertical 5mm 100k
1 - trimpot vertical 5mm 2k2
1 - trimpot horizontal 5mm 20k
1 - led vermelho (exc)
1 - led verde (carga)
1 - relé 12v 15a de 5 pinos
1 - placa de ci virgem 70mm x 55mm

se alguém montar não deixe de comentar os resultados.

agradeço

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”