FORD PROBE'94

Responder

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: FORD PROBE'94

Mensagem por RJSC »

estão-se a esquecer duma coisinha quanto à escolha das caixas para diesel, com menos redução: é bom para os motores eléctricos funcionarem em regime de rotação elevada e com pouca "carga", pois muitos motores eléctricos utilizam o movimento do rotor para a refrigeração, além de que num motor eléctrico a alta velocidade a corrente que passa nos enrolamentos e portanto o respectivos aquecimento estão ao seu mínimo.

um motor eléctrico consome mais energia e é menos eficiente quando está em num regime de rotação baixa e a efectuar bastante força. exactamente o contrário de um diesel!

enquanto que num motor de ci a faixa de maior eficiência situa-se a baixa rotação com carga elevada, num motor eléctrico esta situa-se tipicamente em elevada rotação com uma carga leve, pois a elevada velocidade minimiza a corrente que passa nos enrolamentos e portanto o aquecimento.

não faltam exemplos de ve em que a redline está acima da da típica dos diesel (ex: tesla roadster 13000 rpm)

há também motores com um factor rpm/volt mais baixo, mas esse vulgarmente levam mais cobre nos enrolamentos e provavelmente saem mais caros e mais pesados.

para muitos motores eléctricos até uma caixa de um motor a gasolina pode ser pesada de mais!
muitas conversões de ci para ve nem na auto-estrada chegam a usar a 5ª velocidade.

na verdade a escolha da caixa vai depender mesmo do motor que se tem/escolhe. existem motores electricos com factor rpm/volt baixo e outros com alto. parece que o ideal para um motor eléctrico é uma caixa de fórmula 1

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am

Mensagem por Zerocool »

[***************] Escreveu:vivam ..

zerocool..creio que deverias ter lido com melhor atenção..apenas pretendi exemplificar que considero uma caixa originalmente preparada para acompanhar um motor diesel como a mais apta para acompanhar um motor electrico já que o binario deste ultimo é superior ao da maioria dos motores ci..sejam eles diesel ou a gasolina..

na adaptação que eu fiz duma cxa diesel no meu 21 a diesel os resultados corresponderam ao esperado..nota que afirmei que fiz umas quantas alterações á mesma (ainda bem que não referi que uma delas resultou em que apesar de engrenar apenas 5 velocidades prá frente e 1 pra trás..na prática passei a dispor de 10+2)..pelo que não notei as dificuldades que anuncias..e bem..já se tivesse optado por uma substituição directa (que nem é possivel..mesmo em motorizações tu do grupo psa) aí sim te-las-ia notado..e nem precisaria de experimentar para saber disso..

abraços
[***************]
por acaso li na diagonal, e passou-me a parte inicial referente ao carro eléctrico. peço desculpa pelo lapso.

sendo assim, acho que o tipo de caixa depende muito do tipo de motor escolhido!
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

dividi as mensagens da nossa conversa sobre rpm para outro tópico, estava a ficar muito off-tópico, portanto sobre rpm's está aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 82&start=0
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm

Mensagem por PMCBF_EV »

suporte motor
uma foto da peça que foi necessario fabricar para suporte do motor.
a chapa é em aço inox de 5mm.
Anexos
DSC00306.jpg
DSC00306.jpg (22.4 KiB) Visto 4856 vezes

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ..

essa chapa..que está impecavel..não é a que tambem vai suportar o alojamento do rolamento de passagem da transmissão..pois não ?

abraços
[***************]

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

montagem suporte motor
após alguns ajustes foi posivel fixar todos os elementos.
acabou por não ficar 100% e ainda estou a considerar fazer uma nova peça. o problema é que o molde foi feito com recurso ao nivel e tudo parecia ok, mas faltou um promenor o carro está no ar e infelizmente não está nivelado, ou seja quando o carro for colocado no chão o motor não vai estar nivelado.
ainda estou a analisar se isto é um problema, penso que não pois motor, transmissão e o eixo direito funcionam como um bloco, pelo que me pareçe ser igual estarem alinhados ou não com outros elementos. alguém vê algum problema nisto ?

cumps
pedro
Anexos
DSC00314.jpg
DSC00314.jpg (40.41 KiB) Visto 4847 vezes
DSC00317.jpg
DSC00317.jpg (55.67 KiB) Visto 4847 vezes
DSC00319.jpg
DSC00319.jpg (51.72 KiB) Visto 4847 vezes

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

essa chapa..que está impecavel..não é a que tambem vai suportar o alojamento do rolamento de passagem da transmissão..pois não ?

abraços
[***************]
já deu para ver que tens algo contra está solução. o que ?

quero ver se amanha é possivel fazer um teste "dinamico", utilizando os procedimentos de teste do motor, colocar as rodas a girar. isto dava para ter uma ideia de eventuais problemas.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

pmcbf_ev Escreveu:

abraços
[***************]
já deu para ver que tens algo contra está solução. o que ?

quero ver se amanha é possivel fazer um teste "dinamico", utilizando os procedimentos de teste do motor, colocar as rodas a girar. isto dava para ter uma ideia de eventuais problemas.
não que perceba muito do assunto mas a peça parece demasiado esbelta para suportar momentos (leia-se esforços) de rotação, tracção e compressão. digo eu a tentar adivinhar...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

o ferra..ao ver as fotos..viu aquilo que eu antecipei sem as ver mesmo sem ter a certeza de que seria a peça em causa..como revela ser..

pm..por acaso até já passei por processos de adaptação..na tvr..e bastante mais complexos..pelo que explicar como faria neste caso até nem vai ser dificil..

começemos pelo principio de que nunca se utilizam chapas..seja qual for a sua espessura..para substituir peças fundidas..as chapas a termo vão ressentir-se e os sinais de fadiga do material vão surgir..eu utilizaria tubo de molibdénio sem costura para a estrutura de substituição..por até haver maior disponibilidade de processos de soldadura para derivações..

agora a obra em si..eu teria medido a posição relativa do apoio de motor e do suporte do rolamento de passagem tomando como referencias o centro do veio da cambota do ci original..e distancias graminhadas relativamente á posição da fixação do apoio no motor e fixação do suporte (tambem no motor) as distancias graminhadas deverão ser sempre memorizadas através de gabaritos (varetas..etc..) tomando como extremos os pontos originais de fixação no motor original e pontos no chassis e/ou carroçaria..

em seguida construiria uma substrutura contemplando esses dois pontos fulcrais..dessa substrutura sairia então a de suporte do motor..

uma nota final..apesar de muitos modelos se apresentarem com 3 ou 4 apoios para o grupo propulsor nada impede que em certos casos se coloquem mais 1 ou 2..

a partir daí é tudo mais facil e bate sempre certo..

abraços
[***************]

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

apesar de muito bom trabalho, realmente a dita chapa é muito frágil para o trabalho que ira ser chamada a suportar, para mim faria com 8mm de espessura.
caro amigo, prossiga seu projecto está fantástico.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

acho que se estão a esquecer que o motor exerce todo o binário de torção na placa adaptadora que vai para a caixa de velocidades.

a chapa de trás será só para impedir esforços dos abanões provocados pelos buracos.

a maioria dos motores eléctricos em todas as aplicações está fixados apenas por um lado.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

imagino que toda a força de rotação é exercido ao motor e em sentido rotativo contrário ao veio do motor, neste sentido o motor tem de estar muito bem fixo. toda a força do binário é suportado pelos apoios da carapaça do motor.
e será que este fica bem fixo?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

acho que vocês estão a exagerar, o que suporta a força inversa à tracção é esta peça, será que aguenta, esta mesma está fixada à caixa de velocidades, agora não sei se a caixa está fixa ao chassi de maneira a aguentar com tudo.

Imagem
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

o suporte do motor não têm qualquer problema. dos 4 suportes originais, que suportavam muito mais peso do que o actual conjunto, 3 ligavam a parte da transmissão/caixa e mantêm-se inalterados. o 4º suporte foi onde utilizei esta peça para ligação e garanto que é mais do que suficiente, já vi fazerem este suporte em chapa de 3mm, por aqui não vai haver problema.

o problema que se levanta é o do suporte do eixo de transmissão direito. originalmente ele ligava ao motor que agora já não existe. a minha solução foi fazer uma extensão do 4º suporte para fixar o eixo. aqui efectivamente eu tenho algumas duvidas, a peça é forte é em "estacionario" nada mexe mas em andamento com todas as irregularidades de terreno não sei ...

estive a ver a situação e talvez exista a hipótese de prolongar a chapa até ao bloco de transmissão e liga-la a um parafuso de 10mm que está vago, isto de certeza resolvia qualquer problema.

não devemos esqueçer que qualquer adicional coloca mais peso no carro, devemos garantir totalmente a segurança e estabilidade mas sem exageros.

cumps
pedro

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

já me calei, é que esta foto diz foto postada pelo jmal diz muito.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
rjsc Escreveu:acho que se estão a esquecer que o motor exerce todo o binário de torção na placa adaptadora que vai para a caixa de velocidades.

a chapa de trás será só para impedir esforços dos abanões provocados pelos buracos.

a maioria dos motores eléctricos em todas as aplicações está fixados apenas por um lado.
a questão até nem está ao nivel do apoio de motor..mas experimenta alterar (interpondo umas anilhas ou algo similar) a posição geometrica do apoio da transmissão..entendes de imediato a que me refiro..

é que estamos a debater um tudo á frente em que a transmissão dta é repartida (tens citroen..peugeot..etc..mas não muitos com este esquema)..em que a minima anomalia ao nivel do rolamento (ou seu alinhamento) faz um granel significativo..

mas nada como aguardar..

abraços
[***************]

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

só uma pergunta:
não devia de haver algures por aí um cinobloco ou algo do género (junta cinética para absorver vibrações)? apenas curiosidade!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Romi
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm

Mensagem por Romi »

se reparares o "sinobloco" está lá, é o de origem que seguraria o motor.
Há + de 40000 km's a virar frangos :mrgreen:

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
rocker_pt Escreveu:imagino que toda a força de rotação é exercido ao motor e em sentido rotativo contrário ao veio do motor, neste sentido o motor tem de estar muito bem fixo. toda a força do binário é suportado pelos apoios da carapaça do motor.
e será que este fica bem fixo?
o motor está bem fixado á caixa de velocidades..dai eu ter sugerido :
em seguida construiria uma substrutura contemplando esses dois pontos fulcrais..dessa substrutura sairia então a de suporte do motor..
por acaso até me enganei na designação já que deveria ter escrito grupo propulsor (conjunto motor e caixa) no lugar de motor..mas acredito que seja subentendida..

não sei qual a localização do pmcbf_ev..mas se for dentro dum raio razoavel até lhe iria dar uma ajuda..já que deu para ver que na parte de alinhamentos ele não está muito á vontade..e a precisão deste tipo de alinhamentos é fundamental para uma condução eficaz..

para dar uma ideia do quão importantes são :
fazem uns anitos apareceu-me na oficina um renault clio que vibrava por todos os lados em aceleração mas que aquietava assim que se desacelerava..o cliente informou (quando da 1ª visita gosto de saber a estória do carro) que por causa disso já tinha..por sugestão de diversos mecanicos..efectuado as seguintes operações consecutivamente :

alinhamento de direcção..
calibragem de rodas..
substituido pneus..alguem lhe indicou que deveriam estar ovalizados..
substituido amortecedores..
substituido transmissões..
substituido o volante do motor e embraiagem..
substituido braços de suspensão..
substituido discos e placas de travão da frente..nesta ri-me discretamente..

certo é que depois de ter executado qualquer delas o problema persistia para desespero do cliente..

certo é que tambem tinha um carro com um largo numero de componentes novos..

após umas quantas verificações de estrada..e tendo o cliente garantido-me que o carro nunca tinha batido..abri o capot para verificar se havia algum apoio partido..estavam todos impecaveis..nisto notei a presença duma etiqueta de substituição da correia de distribuição..fez-se logo luz..o apoio superior dto do motor estava desfazado..comparando com as medidas indicadas pelo fabricante..2mm para trás e cerca de 1 1/2mmpara fora..

desapertei os parafusos de fixação do apoio á carroçaria..coloquei-o nas medidas preconizadas e assunto resolvido..

que ninguem queira ouvir o que o homem disse por telemovel a um dos que lhe tinha mexido no carro antes..o que lhe tinha substituido a distribuição..

abraços
[***************]

Autor do tópico
PMCBF_EV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PMCBF_EV »

olá,
está decidido vou retirar a peça e refazer o alinhamento. apesar de que hoje fiz um teste "dinamico e tudo funcionou na perfeição, mas não quero ter qualquer duvida. estou a fazer o up load de video para o youtube e já coloco aqui o link.

mas como disse vou retirar a peça e fazer duas alterações :
1) cortar a 2,5cm do topo e fazer uma ligação com 3 parafusos, isto vai permitir que a altura do motor passe a poder ser controlada ao milimetro através da colocação de anilhas na ligação ao cinebloco. na realidade esta solução foi a que utilizou o david pringle no seu probe, eu quis simplificar, pensava que tirando as medidas certas não necessitava de ajustes ... so wrong ...
2) vou prolongar lateralmente a peça e fazer uma ligação ao bloco da transmissão, existe um parafuso de 10mm perfeito para este fim.

fernando, o carro esta na zona de oeiras e depois de montada esta nova peça, que vai permitir ajustes para alinhamento, se estiveres disponivel é claro que aceito a ajuda.

outra boa nova, depois de retirados muitos dos fios que serviam para multiplos sensores do motor, ar condicionado, motor de arranque etc... voltei a ligar a bateria original do carro e ... perfeito, todos os sistemas electricos pareçem funcionar normalmente, até temos duas luzes de aviso no painel do carro : travões (seria de esperar pois não há pressão de oleo e vacuo) e falta de gasolina, (é verdade não estou a brincar) e esta se calhar até vou deixar ficar assim.

cumps
pedro

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”