Motor de impressora!
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Re: Motor de impressora!
boas, também não posso ajudar muito pois também não tenho conhecimentos suficientes nas área, mas 0.16 em 20v é mesmo muito pouco! tenho aqui um motor semelhante e vou-lhe fazer uns testes também!
vergaranunes na imagem que colocaste para medir tenção o cabo vermelho tem que ser ligado na ficha do meio do multímetro, de resto penso estar tudo bem!
[[]]
vergaranunes na imagem que colocaste para medir tenção o cabo vermelho tem que ser ligado na ficha do meio do multímetro, de resto penso estar tudo bem!
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
está tudo correto, apenas no caso da medição de tensão não esquecer de encaixar a ponta de prova positiva do multimetro no terminal vdc.vergaranunes Escreveu:respondo apenas porque me pediste, não porque me sinta capacitado para tal. assim, peço que me corrijam aqueles que sabem de eletrônica.
mas, pareceu-me que o valor de 0,16 na escala de voltagem foi bastante baixo como tensão gerada no teu circuito. talvez a lâmpada tenha uma potência de consumo muito elevada para a capacidade do motor, o que poderia explicar a baixa voltagem nos seus terminais. suponho que a lâmpada não esteja acendendo com esta voltagem. talvez pudesses fazer o mesmo teste de tensão simplesmente desligando um dos terminais da lâmpada, para ver se a tensão sobe muito ou se mantém. se subir, talvez o motor não tenha capacidade de corrente suficiente, se permanecer próxima aos 0,16, talvez devas procurar outro par de fios que possa gerar maior tensão. essa me pareceu realmente baixa.
nunca cheguei a colocar lâmpada com filamento para acender com o motor de passo, mas sempre somente leds.
de novo, peço que os entendidos me corrijam.
também quando desenhar um circuito com o desenho da lâmpada incandescente fica mais claro com a ligação negativa na lateral do soquete da lâmpada e o positivo na ponta do soquete da lâmpada, que são os lugares dos dois terminais. assim fica mais fácil para entender.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm
pois bem , tenho novidades, acabei de medir a corrente de acordo com o esquema e afinal sempre se confirma na escala de 10 amperes o 10 e até foi a 12
relativemente a tensão de acordo com e esquema tb na escala de 20 v atingiu sem grande esforço os 20v e até passou um pouco.
apenas uma novidade substitui a lampada de 12 v de aotomovel por uma de 4,8v e 0,3a.
agora ao mais interessante, que gostava que me ajudasssem a compreender, em nenhum dos circuitos a lampada deu luz, mas, por acaso, o fiu de conecção entre a lampada e o multimetro desligou-se, e quando o voltei a ligar a lampada deu luz por uns segundos, e eu voltei a repetir a proesa, ou seja desconectei o fiu rodei o motor apos este parado voltei a conectar o fiu o eis a lampada voltou a dar luz por uns segundos novamente. como gostei da proesa, desconectei o fio novamente e rodei o motor bastante, o que é certo é que quando voltei a ligar o fiu a lampada deu luz, e pela ultima vez , pum foi-se á vida, na obstante por carolisse, liguie logo de seguida um led, e pum tb se foi .
a lampada ñ acende e porque é que foi a vida?????????????
afinal temos motor ou ñ ????
relativemente a tensão de acordo com e esquema tb na escala de 20 v atingiu sem grande esforço os 20v e até passou um pouco.
apenas uma novidade substitui a lampada de 12 v de aotomovel por uma de 4,8v e 0,3a.
agora ao mais interessante, que gostava que me ajudasssem a compreender, em nenhum dos circuitos a lampada deu luz, mas, por acaso, o fiu de conecção entre a lampada e o multimetro desligou-se, e quando o voltei a ligar a lampada deu luz por uns segundos, e eu voltei a repetir a proesa, ou seja desconectei o fiu rodei o motor apos este parado voltei a conectar o fiu o eis a lampada voltou a dar luz por uns segundos novamente. como gostei da proesa, desconectei o fio novamente e rodei o motor bastante, o que é certo é que quando voltei a ligar o fiu a lampada deu luz, e pela ultima vez , pum foi-se á vida, na obstante por carolisse, liguie logo de seguida um led, e pum tb se foi .
a lampada ñ acende e porque é que foi a vida?????????????
afinal temos motor ou ñ ????
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 29, 2009 2:44 am
- Contacto:
sem dúvida, com 20v e tantos amperes, tens quase uma usina caseira. para ter resultados mais garantidos para medições, o bom será acoplar o motor gerador a uma parafusadeira ou furadeira, e dar-lhe uma rotação mais constante, de preferência não superior a 300rpm (para não ficar muito acima do que conseguirá com um catavento). desta forma, medir a tensão.
claro, tanto os leds como qualquer lâmpada que recebam uma tensão muito superior a sua tensão de serviço vão queimar. nesse caso, o próximo passo será fazer um circuito regulador de tensão, para que a tensão constante seja aquela necessária para fazer funcionar a carga (se for uma lâmpada de 4,8v, o regulador deverá ter essa tensão, se for um led a saída deve ficar com uns 3v).
dou palpites, mas a correção é sempre bem vinda do pessoal que conhece melhor a matéria.
muito bom o motor. continua com as experiências e os relatos. queimar lâmpadas ou levar choque (como ocorreu com um amigo meu), quando se está fazendo um gerador caseiro deveria ser motivo de festa. parabéns.
claro, tanto os leds como qualquer lâmpada que recebam uma tensão muito superior a sua tensão de serviço vão queimar. nesse caso, o próximo passo será fazer um circuito regulador de tensão, para que a tensão constante seja aquela necessária para fazer funcionar a carga (se for uma lâmpada de 4,8v, o regulador deverá ter essa tensão, se for um led a saída deve ficar com uns 3v).
dou palpites, mas a correção é sempre bem vinda do pessoal que conhece melhor a matéria.
muito bom o motor. continua com as experiências e os relatos. queimar lâmpadas ou levar choque (como ocorreu com um amigo meu), quando se está fazendo um gerador caseiro deveria ser motivo de festa. parabéns.
-
- Membro Silver
penso que ñ me fiz entender.
- Anexos
-
- Caricato.jpg (51.67 KiB) Visto 6258 vezes
-
- Colaborador
sobre o fato de o gerador não acender a lâmpada incandescente, apenas significa que a lâmpada consome mais energia do que o gerador produz.silva_fuinha Escreveu:penso que ñ me fiz entender.
mas se você funciona o gerador sem a lâmpada e depois liga a lâmpada e ela acende por breve intervalo, isso acontece devido à carga do capacitor. o capacitor se comporta como uma bateria, armazenando energia. se você tirar o capacitor vai ver que a lâmpada não acender depois que o gerador pára.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
presumo que tenhas medido 0.51v e 0.13a se não essa lâmpada de 3.8v teria ido à vida. para além de que 51*13 são 663watt que a girar à mão um motor tão pequeno seria a solução para a nossa dependência do petróleo
experimenta girar com um berbequim para ver que valores dá!
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
- Colaborador
também não poderia ser possível medir 51 volts na escala de 20v, como foi referido. na escala de 20v, assim que a tensão ultrapassar os 20v aparece no display do multímetro apenas o numero 1 ou outro simbolo indicativo de erro. para ler 51v teria que usar a escala de 200v.mix Escreveu:presumo que tenhas medido 0.51v e 0.13a se não essa lâmpada de 3.8v teria ido à vida. para além de que 51*13 são 663watt que a girar à mão um motor tão pequeno seria a solução para a nossa dependência do petróleo
-
- Membro Silver
peço imensa desculpa, mas um erro...qualquer comete, palavra de honra que ñ sei como aconteceu, e realmente o entusiasmo superou o bom senso.
mas agora e para que ñ haja enganos, mais vale uma imagem que mil palavras.
aqui vão os 16 volts:
mas agora e para que ñ haja enganos, mais vale uma imagem que mil palavras.
aqui vão os 16 volts:
- Anexos
-
[A extensão 3gp foi desativada e não pode ser exibida.]
-
- Membro Silver
agora vão os 13 amperes:
- Anexos
-
[A extensão 3gp foi desativada e não pode ser exibida.]
-
- Membro Silver
como se confirma dá 16 voltes nas escala de 20v
e 1,3 amperes na escala de 10 amperes corecto??????
e 1,3 amperes na escala de 10 amperes corecto??????
-
- Membro Silver
se você tirar o capacitor vai ver que a lâmpada não acender depois que o gerador pára.
josenir podia se explicar melhor por favor, ñ percebi.
já tirei o capacitor e a lampada ñ acende?
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
vejamos, se a potência é a tensão vezes a corrente (p = v x i). agora com as possibilidades dos números:
com 16v e 13a >> p = 16v x 13a = 208w
com 16v e 1,3a >> p = 16v x 1,3a = 20,8w
com 0,16v e 0,13a = 0,16v x 0,13a = 0,0208w
não lembro bem de que motor estamos tratando aqui, mas me parece que mesmo os 20,8w é muito bom para um motorzinho de impressora. por outro lado, certamente 208w é um engano, porém acho que uma medida de apenas 0,16v seria muito baixo para esses motorzinhos. apesar do vídeo ser muito ilustrativo, não tenho experiência nenhuma com esses multímetros digitais, assim que não posso palpitar mais do que escrevi acima.
com 16v e 13a >> p = 16v x 13a = 208w
com 16v e 1,3a >> p = 16v x 1,3a = 20,8w
com 0,16v e 0,13a = 0,16v x 0,13a = 0,0208w
não lembro bem de que motor estamos tratando aqui, mas me parece que mesmo os 20,8w é muito bom para um motorzinho de impressora. por outro lado, certamente 208w é um engano, porém acho que uma medida de apenas 0,16v seria muito baixo para esses motorzinhos. apesar do vídeo ser muito ilustrativo, não tenho experiência nenhuma com esses multímetros digitais, assim que não posso palpitar mais do que escrevi acima.
-
- Colaborador
como disse, o capacitor se comporta como se fosse uma bateria, armazenando energia. se você ligar apenas o diodo e o capacitor no gerador, sem carga, e girar o motor um tempo de uns 5 segundos, o capacitor se carrega com a energia gerada. agora com o motor já parado você pode ligar um led que vai ver ele acender com a energia que foi armazenada no capacitor.silva_fuinha Escreveu:se você tirar o capacitor vai ver que a lâmpada não acender depois que o gerador pára.
mas se repetir o experimento sem o capacitor vai ver que depois que o motor pára o led não acende. isso ilustra a função do capacitor.
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
josenir, aproveitando o que alertaste sobre a função do capacitor,
não seria uma ideia interessante, desligar a lâmpada e girar o motor para carregar o capacitor. depois disso fazer a medida da tensão que ele consegue armazenar? certamente ali nosso companheiro poderia ter uma visão mais clara da tensão gerada. não seria isso?
não seria uma ideia interessante, desligar a lâmpada e girar o motor para carregar o capacitor. depois disso fazer a medida da tensão que ele consegue armazenar? certamente ali nosso companheiro poderia ter uma visão mais clara da tensão gerada. não seria isso?
-
- Colaborador
na verdade pode ser feito assim, mas desta forma também se chega a uma medida imprecisa. se desejamos saber qual a potência gerada é importate que se use uma carga compatível com a capacidade do gerador. isso se faz experimentalmente. no caso desses motores usados em impresssoras, sabemos que dificilmente eles ultrapassam 10w, então podemos de início usar uma lâmpada de pisca de moto de 10w. se o gerador não é capaz de acendê-la plenamente, usa-se uma menor, de 5w, por exemplo. se ainda assim esta não acender, usa-se uma menor, e assim sucessivamente. existem lâmpadas automotivas de até 0,5w. se o gerador não acender uma lâmpada de 0,5 w, é melhor desistir e procurar outro.vergaranunes Escreveu:josenir, aproveitando o que alertaste sobre a função do capacitor,
enfim, quando tiver conseguido localizar uma lâmpada compatível com o gerador e a rotação em que ele vai trabalhar (300 a 600 rpm), aí sim pode-se facilmente fazer a medida de tensão e de corrente, que terá obtido valores mais confiáveis.
não se esqueça que também não é seguro ligar apenas um diodo e um capacitor a um gerador e fazê-lo girar a uma alta rotação, pois sem carga a tensão vai ser muito alta e qualquer pequeno motor de impressora pode explodir um capacitor eletrolítico nestas condições.
-
- Membro Silver
aos poucos vou vou percebendo mais um pouco , mas a minha dúvida é mesmo; se realmente o motor ñ acende a lampada, como é que somente o capacitor a queimou, ou então será melhor em futuras experiencias usar um capacitor com menos voltagem (mais fraco) para evitar queimar mais lampadas?? certo??
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
condensador com menor voltagem é pior (pode queimar o condensador!!)....silva_fuinha Escreveu:aos poucos vou vou percebendo mais um pouco , mas a minha dúvida é mesmo; se realmente o motor ñ acende a lampada, como é que somente o capacitor a queimou, ou então será melhor em futuras experiencias usar um capacitor com menos voltagem (mais fraco) para evitar queimar mais lampadas?? certo??
com menor capacidade..... e com maior tensão para o gerador não o queimar!
-
- Membro
- Registado: segunda mar 02, 2009 2:23 pm
boas pessoal!josenir Escreveu:quando disse anteriormente que um motor de impressora poderia carregar uma bateria de gel, apenas quis dizer que isso é possível, e agora não estou dizendo o contrário. na verdade, agora o contexto é outro. estamos falando de uma aplicação prática e útil com um certo consumo, que seria acender uma lâmpada de 15w, por exemplo, durante a noite, por umas 6 horas a cada 24 horas.ctavares Escreveu:agradeço os calculos, porque apesar de não perceber muito de electrónica foi com pequenas dicas destas que construí o meu aerogerador. contudo devo referir que optei pelo motor de impressora porque no inicio deste tópico o mesmo josenir dizer que provalvelmente dáva um bom carregador de baterias de gel 12v. vou continuar a testar este motor para ver até onde vai.
se usaremos uma lâmpada de 15w por 6 horas, o consumo vai ser de 15 x 6 = 90w/dia. se houver vento para o gerador trabalhar 12 horas por dia a potência que ele precisa gerar é de 90 / 12 = 7,5w. assim concluímos que um gerador com capacidade de 7,5w vai dar conta de funcionar uma lâmpada fluorescente de 15w durante 6 horas por dia.
o fato de o seu gerador produzir apenas 1,5w não significa que não possa carregar a bateria de 12v x 7a, significa apenas que não será capaz de gerar a energia suficiente para alimentar a carga. se ele gera 1,5w vai demorar 5 vezes mais tempo para pôr na bateria a carga que a lâmpada vai gastar. logo serão necessárias 60 horas de trabalho deste gerador para garantir o funcionamento da lâmpada pelas mesmas 6 horas.
enfim, a partir de um mínimo de energia útil, qualquer que seja a potência do gerador vai servir para carregar uma bateria, o problema mesmo é que sendo baixa a potência que vai fornecer, vai demorar mais tempo para carregar a bateria completamente. então o problema mesmo não é se vai conseguir carregar a bateria ou não, e sim se vai dar conta da carga ou não.
para 10 leds já está provado que este serve, mas para uma carga maior, é provável que tenha que conseguir um maior. existem motores de impressora grandes com capacidade de gerar mais do que 7,5w, é só procurar.
já contruí o aerogerador usando o motor de fotocopiadora fiz alguns testes com ele ao vento que gostava que dessem a vossa opiniao
medindo volts (usando só 1 par de fios, o motor tem 6) trata-se de uma lampada de 12v 5w
medindo amperes conforme a ilustração da foto(neste caso a pilha é substituida pelo aerogerador) agradeço qualquer ajuda em electronica pois quero por o meu gerador a produzir energia!...
-
- Colaborador
observei que as medidas foram feitas com o multímetro em corrente alternada, logo se realmente a lâmpada está ligada direto aos fios do gerador (sem usar diodos) está correto. falta identificar as bobinas do motor e usar uma ponte retificadora de diodos e um capacitor, e fazer as medidas em corrente contínua. provavelmente vai consegui pelo menos quatro vezes mais energia do que conseguiu neste primeiro experimento.ctavares Escreveu:boas pessoal!
já construí o aerogerador usando o motor de fotocopiadora. fiz alguns testes com ele ao vento que gostava que dessem a vossa opiniao
medindo volts (usando só 1 par de fios, o motor tem 6) trata-se de uma lampada de 12v 5w
medindo amperes conforme a ilustração da foto(neste caso a pilha é substituida pelo aerogerador)
agradeço qualquer ajuda em electronica pois quero por o meu gerador a produzir energia!...