Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
Autor do tópico - Moderador
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
Mais umas

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Agora mete respeito hehe
Mete mais umas fotos do seguidor
Mete mais umas fotos do seguidor

Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Muito bem, ficou com bom aspecto, parabéns!!
como estás a fazer o seguimento? relogio ou sensor?
cumps
como estás a fazer o seguimento? relogio ou sensor?
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
Só é pena não ter espaço entre os painéis 

Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Agora há que esperar por melhores dias, como eu por aqui, são mais as horas de chuva que os minutos de sol.visitante2 Escreveu:Só é pena não ter espaço entre os painéis
visitante2 os espaços de-facto ajudava um pouco não pela falta de resistência da estrutura mas sim pelos ventos fortes da zona, porque a natureza quando quer leva seja o que for, e essa ninguém a para.
Nos meus era para deixar um espaço cerca de 10cm mas depois de analisar bem a estrutura e sabendo que vai levar um (dois) sistema de defesa decidi deixar só a folga dos fixadores (2cm), o que de-facto ficou testado no dia 23 que mesmo em posição de "ataque" com rajadas na casa dos 90Kh e para já passou bem o teste, claro que em posição de defesa não oferece qual quer tipo de ameaça.
Com certeza que o Emanuel Couto vai lhe aplicar um sistema de defesa automático, o que para mim é uma peça importante não é a desconfiar do trabalho que fazemos mas sim uma questão de segurança.
Emanuel Couto já mandei vir o meu e ao que parece é utilizado em seguidores profissionais, não quer dizer que os nossos não são, pelo contraio os nossos teem outro valor.
Venha muito sol.
Bom Ano
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Olha que agora com o discurso quase me vinham as lágrimas aos olhos!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
Hehe
tu não perdoas Pnunes
tu não perdoas Pnunes
Live long and prosper!
-
Bem malta, só agora vou responder, pois tive um dia muito agitado, e uma noite muito divertida
Na verdade cheguei agora mesmo, e daqui a pouco volto a sair
A respeito do seguimento, e da posição de defesa automática!
Estava a pensar em construir uma placa programada, e por agora não vou colocar o sistema de defesa em automático.
E como sabem tenho a vantagem de a maior parte do tempo estar a menos de 10m da estrutura.
O meu grande problema é que não tenho tempo, e já estou a faltar a compromissos, derivado ao tempo aplicado na construção deste projeto, e o pessoal já está a dar-me na cabeça, e com razão.
Por agora, nem vou ter tempo de colocar uma camada de cimento fino, à volta da sapata para evitar infiltrações.
Mas o principal é que já estou a produzir
Hoje em poucas horas, foram (2.9 kw) nada mal.
Na página anterior tem mais fotos do meu último post!
(Bom 2014)

Na verdade cheguei agora mesmo, e daqui a pouco volto a sair

A respeito do seguimento, e da posição de defesa automática!
Estava a pensar em construir uma placa programada, e por agora não vou colocar o sistema de defesa em automático.
E como sabem tenho a vantagem de a maior parte do tempo estar a menos de 10m da estrutura.
O meu grande problema é que não tenho tempo, e já estou a faltar a compromissos, derivado ao tempo aplicado na construção deste projeto, e o pessoal já está a dar-me na cabeça, e com razão.
Por agora, nem vou ter tempo de colocar uma camada de cimento fino, à volta da sapata para evitar infiltrações.
Mas o principal é que já estou a produzir
Hoje em poucas horas, foram (2.9 kw) nada mal.
Na página anterior tem mais fotos do meu último post!
(Bom 2014)

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
Estou curioso....Esteves Escreveu:
View NovaEnergia in a larger map
Emanuel Couto já mandei vir o meu e ao que parece é utilizado em seguidores profissionais, não quer dizer que os nossos não são, pelo contraio os nossos teem outro valor.
Bom Ano

-
Bom ano, malta!
Algo no meu sistema não está bem!
E diz respeito aos dois motores que fazem a rotação horizontal!
Apesar dos testes que tinha feito antes, onde aparentemente estava tudo ok mas na verdade não está.
Os motores, embora tenham as velocidades sincronizadas e as medidas das distâncias entre o ferro central e o arco estarem milimetricamente corretas, (entram em contra força)!
Mas depois de medições, testes e lógicas, já detectei o porquê deste comportamento, e volto a dizer (o material, ou a lógica, têm sempre razão)
Como sei que há grandes crânios neste FÓRUM, e não estou com qualquer tipo de ironia, ponho o desafio (o porquê destes motores não poderem trabalhar corretamente neste sistema).
Claro que do lado da fixação do arco poderia construir uma peça tipo balança, como o (Marco sugeriu), desta maneira anularia esta resistência.
Mas como já tinha referido anteriormente fiz melhoramentos neste ponto, ao centralizar e aumentar as distâncias entre os dois pontos, facilitou o trabalho aos motores, de maneira que apenas (1) motor consegue movimentar bem a estrutura.
Perante estes fatos, resolvi retirar um motor, e o trabalho vai ficar entregue a apenas um motor, sei bem com o vento ele vai ficar sujeito a grandes stress, como o anterior o teve, mas logo se vê.
Não se esquecem do desafio que coloquei acima!
A foto abaixo, foi retirada agora à pouco, como podem ver só tem um motor, e também dá bem para ver o grande ângulo de rotação que consigo com este sistema.
Infelizmente o dia hoje está muito nublado, e a produção está uma porcaria
Algo no meu sistema não está bem!
E diz respeito aos dois motores que fazem a rotação horizontal!
Apesar dos testes que tinha feito antes, onde aparentemente estava tudo ok mas na verdade não está.
Os motores, embora tenham as velocidades sincronizadas e as medidas das distâncias entre o ferro central e o arco estarem milimetricamente corretas, (entram em contra força)!
Mas depois de medições, testes e lógicas, já detectei o porquê deste comportamento, e volto a dizer (o material, ou a lógica, têm sempre razão)
Como sei que há grandes crânios neste FÓRUM, e não estou com qualquer tipo de ironia, ponho o desafio (o porquê destes motores não poderem trabalhar corretamente neste sistema).
Claro que do lado da fixação do arco poderia construir uma peça tipo balança, como o (Marco sugeriu), desta maneira anularia esta resistência.
Mas como já tinha referido anteriormente fiz melhoramentos neste ponto, ao centralizar e aumentar as distâncias entre os dois pontos, facilitou o trabalho aos motores, de maneira que apenas (1) motor consegue movimentar bem a estrutura.
Perante estes fatos, resolvi retirar um motor, e o trabalho vai ficar entregue a apenas um motor, sei bem com o vento ele vai ficar sujeito a grandes stress, como o anterior o teve, mas logo se vê.
Não se esquecem do desafio que coloquei acima!
A foto abaixo, foi retirada agora à pouco, como podem ver só tem um motor, e também dá bem para ver o grande ângulo de rotação que consigo com este sistema.
Infelizmente o dia hoje está muito nublado, e a produção está uma porcaria

-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Bom Ano
Tenho acompanhado o teu projeto e está excelente, só falta o moto-redutor
Só uma questão, não dava para colocares os motores a trabalhar em sentidos opostos.
Vê a foto do meu sistema a ver se percebes o que quero dizer.
Tenho acompanhado o teu projeto e está excelente, só falta o moto-redutor

Só uma questão, não dava para colocares os motores a trabalhar em sentidos opostos.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Uma das razões, e que dá bem para ver pelo teu, é que vai ficar com angulo de rotação ainda mais reduzido.JMLorenzo Escreveu:Bom Ano
Tenho acompanhado o teu projeto e está excelente, só falta o moto-redutor![]()
Como muito bem disseste: Falta o moto-redutor. Assim, sim, ficava o seguidor 100%.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Bom ano para todos!JMLorenzo Escreveu:Bom Ano
O seu projeto funciona porque qualquer diferença de sincronização é anulada pela flexão

Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Gold
Emanuel, este eixo está com os problemas já dicutidos no outro eixo...
Penso eu de que...
Penso eu de que...

-
- Membro Gold
Emanuel Couto não sei se leste o que eu escrevi no post na pagina 50 AQUI , falas em crânios (Como sei que há grandes crânios neste FÓRUM, e não estou com qualquer tipo de ironia, ponho o desafio (o porquê destes motores não poderem trabalhar corretamente neste sistema).) eu já te respondi e quando aparecer ai um "crânio" que ponha esses 2 motores a trabalhar da forma que os tinhas durante o tempo de vida deles eu pago para ver, mas pago se isso for feito a minha frente, porque dizer que funciona mas de-traz de um teclado isso é fácil.Esteves Escreveu:Esteves Escreveu:Boas!
Há... já me estava a esquecer, eu quando disse que baixar a tenção ao motor para ter menos rotação, o que funciona, mas não me tinha apercebido que era para fixar um ao lado do outro.
Não mandem bitaites, não confundam o Homem, porque não é com aquele tipo de motores que alguma vez o vá conseguir.
Vais ter mesmo de arriscar a trabalhar só com um motor, quando esse morrer metes o outro, e quando forem os 2 metes um atuador a serio, ou então alteras o modo de funcionamento da estrutura.
Se não aguardas por melhores dias e desmontas a estrutura dos painéis e quando estiver só a coluna sem nada vais ver que é fácil pores isso a rodar sem qual quer tipo de esforço.
-
- Membro Gold
JMLorenzo Escreveu:Bom Ano
Hummmmmmmmmmm

Há já me ia esquecendo... funciona é que a estrutura sempre se dá a diferença de um para o outro, mas...........
-
- Membro Silver
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Vou deixar aqui uma ideia para o Emanuel.
Uma vez que tens jeito da a mecânica e para a serralharia, porque não fazeres o teu próprio actuador linear.
Basicamente esses actuadores são feitos com um fuso (varão roscado), uma porca (veio extensivel) e um motor DC.
Podes usar o motor DC que já tens e construíres o resto com material mais robusto.
Um abraço.
Uma vez que tens jeito da a mecânica e para a serralharia, porque não fazeres o teu próprio actuador linear.
Basicamente esses actuadores são feitos com um fuso (varão roscado), uma porca (veio extensivel) e um motor DC.
Podes usar o motor DC que já tens e construíres o resto com material mais robusto.
Um abraço.
-
- Membro Gold
Emanuel,
assim de repente só me lembro de uma ligação que fica à sua responsabilidade!
A alavanca que faz a ligação dos dois motores deve ter uma dimensão tal que absorva a diferença de movimento que fica quando se ligam os dois motores de extremo a extremo!
Desta forma é possivel ligar os dois motores mas se por qualquer motivo um parar o outro não o consegue arrastar... (já discutido no outro eixo)
A solução para este caso continua a ser aumentar o curso do motor e afastar o ponto de apoio do centro ou, trocar de motor por outro mais resistente...
assim de repente só me lembro de uma ligação que fica à sua responsabilidade!
A alavanca que faz a ligação dos dois motores deve ter uma dimensão tal que absorva a diferença de movimento que fica quando se ligam os dois motores de extremo a extremo!
Desta forma é possivel ligar os dois motores mas se por qualquer motivo um parar o outro não o consegue arrastar... (já discutido no outro eixo)
A solução para este caso continua a ser aumentar o curso do motor e afastar o ponto de apoio do centro ou, trocar de motor por outro mais resistente...
- Anexos
-
- ligar motores a estrutura de paineis.jpg (8.81 KiB) Visto 1359 vezes

-
Respondendo ao (JMLorenzo)
Apesar de estar com um grande angulo de rotação, um moto-redutor é que era mesmo fixe
Quanto há tua idéia!
Sim percebi, por acaso logo de início pensei nesta solução, mas nunca cheguei a colocar em prática.
Respondendo ao ( CrOhN)
Infelizmente os moto-redutores são muito caros, mas a aquisição de um ainda está nos meus planos.
Respondendo ao (Ferra)
Já tinha referido esta solução no meu comentário acima!
Que ficaria com uma fixação tipo balança, que foi uma idéia do (Marco) logo de início quando pus esta questão.
Por agora vou deixar apenas um motor, que está a dar bem conta do recado.
Respondendo ao (Esteves)
Não tenho por hábito escrever uma coisa, e na realidade ser outra!!!
Nem de omitir quando as coisas correm menos bem!! Nunca foi a minha ideologia!!
Quando disseste que da maneira que tinha antes (com os dois motores) não funcionava bem! Podes me dizer o motivo que sustenta a da tua afirmação !?
Respondendo ao (Nuno)
Por acaso nunca tinha pensado nisso! Quem sabe...
Ainda estou com esperança que alguém chegue lá!!!
(o porquê destes motores não poderem trabalhar corretamente neste sistema)!?
Apesar de estar com um grande angulo de rotação, um moto-redutor é que era mesmo fixe

Quanto há tua idéia!
Sim percebi, por acaso logo de início pensei nesta solução, mas nunca cheguei a colocar em prática.
Respondendo ao ( CrOhN)
Infelizmente os moto-redutores são muito caros, mas a aquisição de um ainda está nos meus planos.
Respondendo ao (Ferra)
Já tinha referido esta solução no meu comentário acima!
Que ficaria com uma fixação tipo balança, que foi uma idéia do (Marco) logo de início quando pus esta questão.
Por agora vou deixar apenas um motor, que está a dar bem conta do recado.
Respondendo ao (Esteves)
Não tenho por hábito escrever uma coisa, e na realidade ser outra!!!
Nem de omitir quando as coisas correm menos bem!! Nunca foi a minha ideologia!!
Quando disseste que da maneira que tinha antes (com os dois motores) não funcionava bem! Podes me dizer o motivo que sustenta a da tua afirmação !?
Respondendo ao (Nuno)
Por acaso nunca tinha pensado nisso! Quem sabe...
Ainda estou com esperança que alguém chegue lá!!!
(o porquê destes motores não poderem trabalhar corretamente neste sistema)!?

-
- Membro Silver
- Registado: domingo dez 05, 2010 8:23 pm
Então eu pergunto:
Que garantias tens que os motores são "iguais", da maneira como o mundo anda, até podem "parecer" iguais, mas um ter sido feito na china e o outro na coreia.
Por exemplo:
O passo da rosca do fuso, pode parecer igual , mas não ser.
A velocidade do motor, igualmente.
A relação do redutor, igualmente.
Dessa forma nunca são "iguais", logo não poderão ser usados em paralelo, pelo menos da maneira como os tens montados.
No entanto a mim, parece ser uma solução muito arriscada, pois não tens como saber se um dos motores deixou de andar e podes queimar o outro.
Nas soluções "paralelo" tem que existir uma forma de manter o equilibrio do conjunto, ou então a máquina tem que ser flexível e permitir o desequilíbrio, mas dessa forma deixas de poder usar o "paralelo" a 100%.
Espero que tenhas percebido o paragrafo anterior.
Um abraço.
Que garantias tens que os motores são "iguais", da maneira como o mundo anda, até podem "parecer" iguais, mas um ter sido feito na china e o outro na coreia.
Por exemplo:
O passo da rosca do fuso, pode parecer igual , mas não ser.
A velocidade do motor, igualmente.
A relação do redutor, igualmente.
Dessa forma nunca são "iguais", logo não poderão ser usados em paralelo, pelo menos da maneira como os tens montados.
No entanto a mim, parece ser uma solução muito arriscada, pois não tens como saber se um dos motores deixou de andar e podes queimar o outro.
Nas soluções "paralelo" tem que existir uma forma de manter o equilibrio do conjunto, ou então a máquina tem que ser flexível e permitir o desequilíbrio, mas dessa forma deixas de poder usar o "paralelo" a 100%.
Espero que tenhas percebido o paragrafo anterior.
Um abraço.