Página 55 de 67

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: segunda jun 17, 2013 8:56 pm
por pafi
Não me digas que também é elétrico!!! Se não for, então foi bem feito :lol:

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quinta jun 27, 2013 9:31 pm
por pafi
20000km e 140€ depois... 8-)
Pois é, pois é... enquanto o Gonçalo ultrapassou os 42K km eu atingi os meus primeiros 20000km! Yes 8-) !
IMG_20130627_134738.jpg
IMG_20130627_134738.jpg (75.84 KiB) Visto 2087 vezes
Surpreendente foi hoje ter sentido alguns cortes com o botão da regenerativa. Sensação estranha... :?
Quando parei a mota toquei no motor e estava prontinho para estrelar ovos! Fervia imenso! Certo que está uma autêntica brasa e desde que saio até chegar à escola é sempre circular externa e IC2, sempre a 80-90, mas são apenas ~10km.
Tenho tido o cuidado de a ter à sombra depois da hora de almoço, mas dá-me ideia que vou baixar alguns parâmetros do controlador. Não gostei da sensação dos cortes e da temperatura do motor.
Quanto ao cobertor, já está todo enrolado para a frente, mas ainda não o retirei. O engraçado é continuar com a mesma "manobra" para colocar os pés (como se ainda lá estivesse o cobre-pernas...).
Venham mais 20K :D

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quinta jun 27, 2013 11:05 pm
por augsantos
Cuidado pafi...

Foram esses cortes que eu senti antes dos problemas que tive, baixa as configurações enquanto podes... :o

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quinta jun 27, 2013 11:59 pm
por MRider
O calor não perdoa . ...

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jun 28, 2013 12:28 am
por e_bike
Parabéns pelos 20K! :D Começaste depois de mim, por isso a diferença, mas também estás a andar bem! ;)

Não tenho reparado na temperatura do motor, mas também faço trajetos curtos a puxar bem.
Espero que isso não seja nada de especial! :?

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jun 28, 2013 12:55 am
por Jorge Rocha
Parabém Pafi! Belo numero!

Tens que dar umas voltas para estes lados que sempre é mais fresquinho, aqui à beira-mar, para trocar umas ideias cá com o rapaz!

(Nada como os motores terem uns termistores para evitar os excessos!)

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jun 28, 2013 11:10 am
por CesarFerreira
Parabéns, pois já são uns bons kms!

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sábado jun 29, 2013 12:37 am
por pafi
Hoje tentei rolar com um "limite" de 50A para que (P=UxI) a potência andasse bem abaixo dos 5000W.
Assim, evitei o IC2, andei mais pela city e no pino do calor o motor estava bastante quente, mas não escaldava. Como nestes dias tem sido de manhã até à noite ainda não tive oportunidade de a "ligar à máquina", por isso ficará para amanhã ou depois.
Hoje estacionei junto ao Mercado Municipal, para "inaugurar" a placa "P" ;) .
Gostam do cobre-pernas enrolado?
IMG_20130628_200443.jpg
IMG_20130628_200443.jpg (97.83 KiB) Visto 1997 vezes

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sábado jun 29, 2013 12:42 am
por Jorge Rocha
Muito bem, mas assim o cobre pernas fica a aumentar os atritos ao ar, que provoca aquecimento! Também os UV não lhe darão muita saúde!
De agora em diante e até Novembro não necessitarás mais dele!

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quarta jul 03, 2013 12:34 pm
por pafi
Apesar de ontem de manhã ainda ter desenrolado o cobre-pernas porque chuviscou um pouco, a partir de agora já anda em modo verão.
E devido aos episódios de aquecimento escaldante, alterei as configurações do controlador para algo mais conservador. Veremos se o motor não aquece tanto assim.
kelly1.JPG
kelly1.JPG (91.08 KiB) Visto 1902 vezes
kelly2.JPG
kelly2.JPG (85.07 KiB) Visto 1902 vezes
kelly3.JPG
kelly3.JPG (89.54 KiB) Visto 1902 vezes

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quarta jul 03, 2013 12:35 pm
por pafi
kelly4.JPG
kelly4.JPG (89.55 KiB) Visto 1908 vezes
kelly5.JPG
kelly5.JPG (62.13 KiB) Visto 1908 vezes

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quarta jul 03, 2013 2:39 pm
por lopes
Ontem que esteve mais fresquinho também notaste o motor a aquecer?
Pode ser que com essas configurações a coisa fique melhor... o verão é tramado!

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quarta jul 03, 2013 4:40 pm
por pafi
Ontem não verifiquei, mas hoje já dei uma volta (+-25km) e a descer a Elísio de Moura a regenerativa não ultrapassa os 35-40A. Consequência imediata foi ter que travar muito mais com as manetes, mas pronto, há que as gastar se não ainda se estragam com o tempo :lol: :lol: .
Ficou mais preguiçosa na aceleração e os valores médios da intensidade da corrente baixaram.
Punho enrolado ficou a 80-90km/h e apesar do motor estar quente ainda consigo manter lá a mão durante meia dúzia de segundos. Diria que ainda posso diminuir um pouco mais as %, mas o modo fritadeira já foi evitado.
A partir de agora vou passar a ter duas configs - uma para verão (mais light) e outra para inverno (mais speedy).

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quarta jul 03, 2013 4:43 pm
por MRider
Devia se poder fazer isso só com um interruptor :-)

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: quarta jul 03, 2013 5:55 pm
por marcopns
Podes andar a 40km/h que o motor vai continuar a fritar ovos... o calor vem da estrada.
Com o calor dos últimos dias o asfalto atinge temperaturas superiores a 60º, em alguns pontos começa a fazer bolhas.

Claro que limitar o controlador ajuda, mas não é necessário. Como já conheces as fragilidades da tua mota, basta que tenhas uma condução mais suave nos dias mais quentes.

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jul 05, 2013 1:48 am
por pafi
Ufa, ufa... que fez calor hoje! Dia de Coimbra-Fornos de Algodres-Mangualde-Carregal do Sal-Coimbra 8-) (Como foi feriado em Coimbra, toca a zarpar e somar km. Serges, mais novidades...)
IMG_20130704_151312.jpg
IMG_20130704_151312.jpg (72.7 KiB) Visto 1777 vezes
IMG_20130704_161115.jpg
IMG_20130704_161115.jpg (53.9 KiB) Visto 1777 vezes
IMG_20130704_182401.jpg
IMG_20130704_182401.jpg (67.58 KiB) Visto 1777 vezes
A saída fez-se pela zona sul junto ao rio e cheio de inveja do imenso pessoal que fez canoagem de Penacova para Coimbra. A hora não se recomenda (14h), pois suei as estopinhas por aí acima. Com o novo setup, estava eu em pleno IC12 (saída de Cabanas) e o CB marcava 60km :o Depois de Penacova, segui pelo IP3 e depois IC12, a rolar entre 70-80 e (pasme-se...) apenas com 30-40A. Ai se tivesse dado conta mais cedo... Ou seja, com os episódios recentes dos escaldões do motor, diminuí os valores do Kelly e acabei por dar conta que a carga das baterias permite percorrer mais km. Certo que fui a pasmar até Penacova, mas daí para a frente consegui rolar "normalmente" mas com a intensidade da corrente bem abaixo do habitual. Em vez de viajar a ~70A consegui manter uma média de 30-40A. Isto é, fui direto de Coimbra a Fornos de Algodres e quando cheguei lá o CB tinha meia dúzia de km, mas em subida fiz 71-72V (bem longe dos 67V de corte) a cerca de 50-60km/h. Estava cheia de genica hoje! Demorei cerca de 2,5h.

Carregou até uns 90km e toca a regressar, imagine-se..., pela A25!!! Por 1,25€(!!!) fiz o troço Fornos-Mangualde novamente a 70-80km/h e com uns meros 30-40A. Estes valores de I corresponde à zona de transição do verde para o vermelho no ponteiro do CB.
Apesar de todos estes pormenores o motor continua a ficar bem quente, mas mesmo não sabendo que temperatura estava hoje (e deve ter sido bem elevada) acho que foi uma boa viagem para a branquinha :) .

Não sei se é da zona, se é dos VE, ou se é algo de transcendente, mas duas vezes que páro em Mangualde, duas vezes que aparece alguém adepto da mobilidade elétrica. Serges, hoje apareceu o vereador da CMM responsável pelo programa dos Mobi.E, das bicicletas elétricas, dos Twizy, etc... da zona do Dão Lafões :o . E tudo começou quando me estava a preparar para abastecer em Mangualde, junto à Biblioteca. O posto estava mesmo a levar com o sol em cima e o ecrã totalmente preto - "Mau! Queres ver que já não estão ligados?! Mas depois de ouvir o bip após passar o cartão... Uff, está vivo!". Após estes pensamentos surge uma pessoa a bordo de uma bicla elétrica para me avisar que se o posto não estivesse bom, havia outro mais acima. Respondi, que em princípio estaria bom, pois tinha feito o tal bip. Adaptador, tripla, medidor, carregadores ligados e toca a fazer sombra na lâmpada do posto. Azul! Yes!!! Estava a bombar! "O que não vale saber os passinhos todos de cor 8-) ". Nessa altura, surge o vereador prego a fundo no Twizy! Muitos dedos de conversa depois, surge o desafio de um encontro ali, e a resposta óbvia "Claro, temos que tratar disso!". Quem diria que me havia de cruzar com um dos responsáveis do programa da mobilidade elétrica de Mangualde. Portanto, serges, estamos bem encaminhados e em breve irei enviar algumas informações para criarmos mais uma ponte 8-) . Claro que referi que no sábado há encontro do Fórum no Fórum :lol: :lol: :lol: (de Viseu).

Link
Depois deste episódio, fui refrescar-me no bar das piscinas (que são espetaculares) e rumei a Carregal do Sal. Saí com menos de 100km e lá fui a rolar novamente a 70-80. Cheguei, e tomada com ela.

Já noite, e de papo a 100%, sports-tracker on (apesar de só ter apanhado sinal na Aguieira) e mais uma corridinha pela fresca e pelo IP3. Quase que chegava a Coimbra com a última barra verde, mas novamente fiquei surpreso com o "rendimento extra" que retirei com as alterações do Kelly. Moral da viagem é que acho que compensa viajar sem esbanjar os e-. A mota acaba por rolar com as mesmas prestações (acho que 70-80 é uma boa velocidade cruzeiro), mas com cerca de metade do valor de I no CB. ~75V x 40A = 3000W. Este valor é bem abaixo dos 5000W do motor. No final do dia, já na minha garagem não se consegue manter a mão na roda, pois está muito quente, mas provavelmente estaria pior se tivesse rolado com mais A para o motor e não teria feito tantos km. No final do dia o que surpreendeu mais foi o valor da tensão aquando da chegada a Fornos. Não pensei que se aguentasse tão bem. Like!
Provavelmente terei que ir de mota em vez de carro para Viseu, mas já decidi que vou pelo IP3 e assim sendo, novo ensaio :) . Isto até parece de loucos, mas mais de ano e meio de VE, mais de 20000km percorridos, e há sempre qualquer coisa para se alterar, modificar, testar, enfim... "é disto que o meu povo gosta!".
Amanhã vou ver quantos kWh gastei e comparar com a outra viagem que foi semelhante a esta.

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jul 05, 2013 1:49 am
por pafi
IMG_20130704_190341.jpg
IMG_20130704_190341.jpg (58.89 KiB) Visto 1776 vezes
IMG_20130704_193431.jpg
IMG_20130704_193431.jpg (80.99 KiB) Visto 1776 vezes
IMG_20130704_193918.jpg
IMG_20130704_193918.jpg (99.92 KiB) Visto 1776 vezes

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jul 05, 2013 1:51 am
por pafi
IMG_20130704_233110.jpg
IMG_20130704_233110.jpg (46.99 KiB) Visto 1775 vezes
Fim da viagem (~240km, salvo erro) 8-) .

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jul 05, 2013 8:41 am
por MRider
Mais uma bela viagem . É só somar km . :-)
Obrigado pela partilha .

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Enviado: sexta jul 05, 2013 10:41 am
por serges
Carmba tinhas os mesmos kms que eu...

Gosto dessas viagens é assim mesmo...

Adorei fazer a viagem até proença, cansativa é certa mas com menos paragens e mais curtas e fica um espectaculo!

Obrigado pela partilha!