Como sabes que faço isso
Nunca vi na net informações a este respeito
Na verdade sou um pouco cetico a algumas informações, que vemos e lemos por aí, acerca de formas milagrosas de recuperar baterias...
Prefiro ser eu mesmo a comprovar as coisas, já que tenho o material a minha frente, e como sou muito curioso, vou experimentando algumas técnicas.
À cerca de 5 meses, tinha 2 baterias um pouco preguiçosas e, na altura de fazer a manutenção, resolvi colocar um pouco da mistura (ácido/água)
(o que não devemos fazer, quando for necessário colocar líquido, apenas devemos colocar água e não a mistura)
Mas depois de adicionar a mistura, notei uma certa melhoria no desempenho da bateria.
E faz sentido! (
Quando adiciono ácido, aumenta o efeito eletrólise)
Já que o efeito electrólise da água pura ocorre muito lentamente!
Isto deve-se à limitada auto-ionização da água, que a cada (555 milhões de moléculas), somente uma se ioniza (1).
A condutividade eléctrica da água pura é cerca de um milhão de vezes menor que a da água do mar, a eficácia da electrólise da água pode ser aumentada adicionando o ácido, ou mesmo como sal, ou utilizando eletrocatalisadores.
E deste de então, por vezes, quando coloco água, tb adiciono um pouco da mistura.
Mas é apenas um pouco!
Uma mistura muito ácida, em vez de melhorar, terá o efeito contrário!!
Os testes que faço as baterias, são os testes normais!
Primeiro verifico a tensão interna de cada vaso, para ver se há desequilíbrios na tensão, a densidade do eletrolitro, a resistência do conjunto.
Se houver grandes desequilíbrios, ou a bateria estiver preguiçosa, leva uma boa equalização, em casos mais críticos, com a tensão acima dos (16V).
Abraço Nuno.