Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por MRider »

Já resolveste todos os prob do seguidor?
Segundo percebi vais por isso automatico .

Como vais fazer para o modo de proteção ?
Live long and prosper!

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois Paulo, o (XD26 millenium da Crouzet) apesar de nunca ter utilizado um, eu já conhecia! Grande máquina!!
Mas custa muitos €€€€€.

Mariano!
O problema inicial do curto circuito já foi ultrapassado!
E a proteção caso algum dos relés não atuarem será (1) dos dois fusiveis que estão no (pci).
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Em caso de muito vento como fazes ?
Live long and prosper!

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Atenção este comentário não é para a malta aqui do fórum!!!!

Sou muito bom rapaz, e não faço provocações, mas quando me provocam fico fod*********do........ :evil: :evil:

Apesar deste comentário provocatório à minha pessoa não ter sido do pessoal do (Nova Energia) mas felizmente, e por vezes infelizmente, os nossos trabalhos apresentados num fórum, tem repercussões noutro.
Principalmente por pessoal muito esperto em eletrónica, que vem para os fóruns com muitos termos técnicos blá blá blá...... que fazem isto e aquilo, e na prática não fazem nada de concreto!!!!
Mostram fotos dos vossos projetos!!!!!????? Como estou a fazer aqui!!???

Criticar os outros é fácil.. dar soluções teóricas tb é fácil.... fazer na prática é outra coisa........

Quando vim aqui ao fórum falar do obstáculo do (curto circuito) do comando manual da estrutura, não era uma questão de pedir ajuda, ou que não conseguissem resolver o problema!!
Mas sim colocar a malta a par das dificuldades do projeto, e não vir para aqui só falar em facilidades, mas tb das dificuldades... e claro as sugestões do pessoal para ultrapassar alguns obstáculos que poderão surgir serão sempre bem vindas.....
Mas no caso citado, tinha plena noção do que deveria fazer.

Desculpa lá ao pessoal de cá! Mas tinha que desabafar.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Epa manda cá para fora...

Quanto as vozes de sempre já sabes que é assim...

Um abraço e cabeça para cima.

E força com o projecto.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Obrigado Sérgio.....

Mariano!
O projeto do seguidor que tenho em mãos, não tem nada a ver com um sistema de defesa!

Quando fizer muito vento que ponha a estrutura em risco, coloco em modo de defesa manualmente como fazia antes.
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Quando estiveres deitado na cama, vais te levantar de noite para ir por em modo de defesa ?

E quando saíres de casa e começar mau tempo como vais fazer ?
Live long and prosper!

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Como já te disse num comentário anterior!
Não tenho qualquer problema em levantar-me da cama e colocar a estrutura em modo de defesa, pois nem tenho que sair de casa.

Não fazias a mesma coisa!?
Ou preferias que o teu investimento fosse pelos ares!!! Só para não tirares o rabo da cama....

Quando for sair de casa (como vou sempre acompanhando as previsões meteorológicas) e se houver um pré aviso de tempestade, coloco logo em modo de defesa.
Mesmo fora de casa, se surgir de um momento para o outro uma tempestade, a estrutura tem que aguentar a bronca.

Mas aquilo não é tão fraquinho quanto isso!
Já suportou ventos acima dos 100hm, a cerca de 45 graus, e não foi pelos ares!!
Claro que eu estava em casa, e sempre a ver o comportamento daquilo.

Quem sabe um dia destes meto-me num projeto de construir um sistema de defesa...
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Era isso que me estava a referir se vais fazer algo para defesa do vento .
Live long and prosper!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Emanuel Couto Escreveu:Atenção este comentário não é para a malta aqui do fórum!!!!

Sou muito bom rapaz, e não faço provocações, mas quando me provocam fico fod*********do........ :evil: :evil:

Apesar deste comentário provocatório à minha pessoa não ter sido do pessoal do (Nova Energia) mas felizmente, e por vezes infelizmente, os nossos trabalhos apresentados num fórum, tem repercussões noutro.
Principalmente por pessoal muito esperto em eletrónica, que vem para os fóruns com muitos termos técnicos blá blá blá...... que fazem isto e aquilo, e na prática não fazem nada de concreto!!!!
Mostram fotos dos vossos projetos!!!!!????? Como estou a fazer aqui!!???

Criticar os outros é fácil.. dar soluções teóricas tb é fácil.... fazer na prática é outra coisa........

Quando vim aqui ao fórum falar do obstáculo do (curto circuito) do comando manual da estrutura, não era uma questão de pedir ajuda, ou que não conseguissem resolver o problema!!
Mas sim colocar a malta a par das dificuldades do projeto, e não vir para aqui só falar em facilidades, mas tb das dificuldades... e claro as sugestões do pessoal para ultrapassar alguns obstáculos que poderão surgir serão sempre bem vindas.....
Mas no caso citado, tinha plena noção do que deveria fazer.

Desculpa lá ao pessoal de cá! Mas tinha que desabafar.....
Não entendi.... Então se não é para malta do forum, porquê este post!? Na minha opinião, problemas fora do forum, são resolvidos fora do forum....
Emanuel Couto Escreveu:Como já te disse num comentário anterior!
Não tenho qualquer problema em levantar-me da cama e colocar a estrutura em modo de defesa, pois nem tenho que sair de casa.

Não fazias a mesma coisa!?
Ou preferias que o teu investimento fosse pelos ares!!! Só para não tirares o rabo da cama....

Quando for sair de casa (como vou sempre acompanhando as previsões meteorológicas) e se houver um pré aviso de tempestade, coloco logo em modo de defesa.
Mesmo fora de casa, se surgir de um momento para o outro uma tempestade, a estrutura tem que aguentar a bronca.

Mas aquilo não é tão fraquinho quanto isso!
Já suportou ventos acima dos 100hm, a cerca de 45 graus, e não foi pelos ares!!
Claro que eu estava em casa, e sempre a ver o comportamento daquilo.

Quem sabe um dia destes meto-me num projeto de construir um sistema de defesa...
Se estás a construir o sistema de raiz, porque não contemplas já a proteção? Que eu saiba, para o automatismo, e fora o sensor de vento, é apenas um relé extra. Não achas que ao descurar este facto é um pouco construir uma casa e não colocar portas e janelas? Pela tua lógica podemos sempre dizer: "Ah, não há problema, eu estou sempre à porta com uma caçadeira!"

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Tinha que ser o (CrOhN) a não perceber, e a não concordar ........

O Sérgio percebeu logo tudo, e compreendeu a minha reação. São muitos anos disto.....

Mas aposto que se soubesse os contornos da questão, compreenderias a minha reação.

Mesmo tratando-se de um assunto que não percebesse nada ((não era coisa que se fizesse))
Fazendo parte da minha área profissional, ainda pior.... muita gente conhecida vem acompanhando os meu tópicos, em diversos fóruns, e eu é que fiquei mal...
Portanto, quando não é com connosco, é fácil falar/julgar.......

Mas como o caso já foi resolvido, e a pessoa em questão já efetuou um pedido de desculpas, não vou falar mais disso.

A respeito do sistema de defesa!
Para já não aposto num sistema de defesa por uma questão de (€€€€ros)

Para ser uma coisa barata, tinha que ser eu  a construir!

Mas se nem acabei de construir um seguidor, vou meter-me em mais uma!!!
Pensas que isto é fácil!?

Já agora!
Mesmo que comprasse um anemómetro  como o  (Esteves) será que poderias  fazer um esquema de atomatismo para sistema de defesa, com apenas (1) relé!??

Já que é assim tão fácil, fazes rápido! (gostaria de aprender) !?               
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Basta actuares no motor que te eleva a estrutura de forma a que o leve ao limite superior (estrutura na horizontal). Qualquer relé inversor duplo faz isso. Vento forte, liga o relé. O relé ao actuar, desliga a parte do seguidor, e liga a tensão de forma que o motor estique. Deu para perceber?

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

CrOhN Escreveu:Basta actuares no motor que te eleva a estrutura de forma a que o leve ao limite superior (estrutura na horizontal). Qualquer relé inversor duplo faz isso. Vento forte, liga o relé. O relé ao actuar, desliga a parte do seguidor, e liga a tensão de forma que o motor estique. Deu para perceber?
Não! Não deu para perceber!!! :?

Tenho dois motores, um faz a elevação da estrutura na vertical, vamos classificar como motor número (1).
Temos o outro motor que faz a rotação na horizontal, que fica classificado número (2).

Ao fazer muito vento, vai atuar e comutar o sinal para o circuito de proteção, fazendo o relé atuar no motor número (1) , com a polaridade esticar até ao corte do switch.
Até aqui tudo bem.

Agora no motor número (2) que pode estar em qualquer parte do seu percurso de seguimento (ou para norte ou para sul) se o processo de acionamento for idêntico ao número (1)  o motor ou iria esticar todo, ou iria encolher todo, até ao corte.

Assim a estrutura já não ficaria numa posição de defesa!?
Tinhas que estabelecer um sistema de corte no meio do percurso do motor, na zona em que a estrutura estiver na horizontal.
Para isso era necessário teres só neste motor (4) posições de inversão! (2) para norte, (2) para Sul.
Duas quando o motor estiver para norte, outras duas para Sul!!!

Ou será que estou enganado!?
Imagem

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Pois, tens razão. Tinha-me esquecido que o teu seguidor não é um verdadeiro seguidor de 2 eixos! O que sugeri só funciona com seguidores com controlo de azimute na vertical. Sendo assim, esquece o que eu disse. Complicaste na estrutura, agora descomplica na electrónica!

E pelo que estou a perceber, não é só com relés que lá vais. Terás que ter motores com reed switch (acho que já os tens), e o controlo terá que ser com feedback desses reed switch, só assim conseguirás programar as posições em que a estrutura se coloca na horizontal. Portanto, relé lógico é o caminho a seguir, esquece as breadboards.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

CrOhN Escreveu:Pois, tens razão. Tinha-me esquecido que o teu seguidor não é um verdadeiro seguidor de 2 eixos! O que sugeri só funciona com seguidores com controlo de azimute na vertical. Sendo assim, esquece o que eu disse. Complicaste na estrutura, agora descomplica na electrónica!

E pelo que estou a perceber, não é só com relés que lá vais. Terás que ter motores com reed switch (acho que já os tens), e o controlo terá que ser com feedback desses reed switch, só assim conseguirás programar as posições em que a estrutura se coloca na horizontal. Portanto, relé lógico é o caminho a seguir, esquece as breadboards.
Percebes agora Emanuel porque o pessoal estava a tentar te ajudar...
Live long and prosper!

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Então CrOhN!
Estás "careca" de saber que tenho na minha estrutura (2) motores de parabólica!!! Já foi um assunto largamente discutido!! Até aconselhaste a fazer a rotação horizontal com apenas com (1) motor, e não (2) como inicialmente ia colocar, para ficar mais robusto, mas ocorreu o problema angular para trabalharem em paralelo.

O que consideras um verdadeiro seguidor de (2) eixos!?
Porque o meu não pode ser de (2) eixos, já que tem (2) motores ( fazendo o acionamento vertical/horizontal).

Nos seguidores comerciais o princípio é o mesmo!!
A diferença é que tem um motor azimute, (que é uma medida de abertura angular, que o valor em graus perfaz horizontalmente um circulo)
Mas também tem um motor linear, para elevar a estrutura, para quando o sol está mais alto, e tb colocar em modo de defesa.

Voltando ao tema, construir um sistema de defesa! Está fora de questão fazer isto com apenas (1) relé, mas tb não é tão complicado como disseste no teu último comentário.

A parte eletrônica para fazer o acionamento, até que não é muito complicada, o problema está na construção de um anemômetro (calibrado) para fazer acionar o sistema a (x) quilómetros hora.

Por falar nisso! Neste momento, os Açores estão a ser fustigados por ventos fortissimos... Tenho a estrutura em modo de defesa, mesmo assim ainda vibra um bocado, se a coisa piorar ainda mais, vou colocar a tranca.

...................
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

visitante2 Escreveu:
CrOhN Escreveu:Pois, tens razão. Tinha-me esquecido que o teu seguidor não é um verdadeiro seguidor de 2 eixos! O que sugeri só funciona com seguidores com controlo de azimute na vertical. Sendo assim, esquece o que eu disse. Complicaste na estrutura, agora descomplica na electrónica!

Percebes agora Emanuel porque o pessoal estava a tentar te ajudar...
Não percebi o porquê deste comentário!! Toda a ajuda é bem vinda....

Acho que isto ficou bem claro quando da construção da minha estrutura!! Fiz várias transformações em algumas das peças, aconselhado pelo pessoal.

Agora tb é verdade, que há pessoal muito exigente com os outros, mas quando se trata de assuntos seus, o caso muda de figura.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

O vento por aqui está ainda mais forte.... :( nem se consegue abrir a porta do carro, parece que vai arrancar a porta...
Já coloquei a tranca na estrutura.

Abaixo as fotos dos meus progressos no seguidor.
Anexos
Seguidor5.jpg
Seguidor5.jpg (144.06 KiB) Visto 1701 vezes
Seguidor4.jpg
Seguidor4.jpg (125.91 KiB) Visto 1701 vezes
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas, o (CI) do seguidor vai ficar no quadro, só indo para o exterior os sensores, assim como este (LDR).

Mas como vou colocar um componente tão fragil no exterior!

Depois de muito pensar, tive a ideia de utilizar a ponteira de um tubo de silicone.
Soldei o (LDR) aos fios que depois irão ligar na placa, depois centralizei no meio da ponteira, e coloquei cola quente transparente até ao topo, ficou bem isolado, e capta bem a luz, depois é só fazer um buraco na caixa de ligações na estrutura e pronto.
Anexos
Ldr2.jpg
Ldr2.jpg (106.42 KiB) Visto 1596 vezes
Ldr1.jpg
Ldr1.jpg (117.11 KiB) Visto 1596 vezes
Ldr3.jpg
Ldr3.jpg (101.02 KiB) Visto 1596 vezes
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Ufa....... Que trabalheira........ :roll:

Finalmente a placa do seguidor ficou pronta, só falta uma caixa para a colocar.

Falando um pouco sobre o mesmo.

Como já tinha falado, há uns tempos fiz um protótipo de um seguidor solar, e não fiquei muito agradado com os resultados.
Com o tempo bom, com o céu com poucas nuvens, este sistema trabalha bem.

Só quando começa a ficar nublado, o caso muda de figura, vários acionamentos desnecessários, por exemplo, na altura de acionamento se passar uma nuvem em frente ao sol, e se tiver mais luminosidade do lado contrário, lá manda a estrutura para o sítio contrário, gastando energia desnecessariamente, desgastes no motor, perdas de rendimento (watts)

E como o tempo dos Açores por vezes é muito inconstante, ainda pior!
Já um seguidor programado não tem estes inconvenientes.

Mas.... quando o tempo está limpo, o seguidor solar tem mais eficiência.

E aí pensei!!
(Porque não aproveitar o melhor dos dois mundos)
E foi assim que decidi construir um seguidor misto (programado, e por luminosidade)

Especificações do seguidor.

Seguimento programado.

Seguimento por luminosidade.

Mudança automática de seguimento programado para seguimento por luminosidade.

Mudança automática de seguimento por luminosidade para seguimento programado.

Regresso automático ao fim do dia para a posição nascente.

Aviso luminoso de seguimento, que aumenta de intensidade com o aumento de luminosidade.

Aviso sonoro de acionamento dos motores.

Aviso luminoso de acionamento dos motores.

Observações!

O seguimento standard é o programado, só depois se as condições meteorológicas o permitirem, passa automaticamente para o seguimento por luminosidade.

O aviso sonoro, está na frequência dos 850 herts, ajustável, fazendo um bip por segundo.

A placa tornou-se pequena para o queria fazer, por este facto, tentei reduzir os componentes ao máximo, e atribuído mais que uma função a alguns componentes/circuitos.

Apenas vou dar um exemplo!
Há um bloco de comando que é dedicado a colocar a estrutura ao fim do dia na posição nascente, que leva a maior parte do tempo inerte.

Aí pensei atribuir mais funções a este bloco, designadamente o aviso de luminosidade de seguimento, e o aviso quando o sistema entra em modo de espera (à noite).

O bloco de colocar a estrutura ao fim do dia na posição nascente é relativamente simples!
E os componentes são, apenas, (2) resistores, (1) potenciômetro, (1) transistor bipolar e (1) (LDR)

Criando um divisor de tensão, colocado em série os resistores e um potenciômetro no pino da base do transistor e em paralelo (base e coletor), um (LDR) em série com os resistores e potenciômetro, e em paralelo entre (base emissor) criamos um sensor sombra, que quando o (LDR) não detectar luminosidade aumenta a sua resistência, deixando a corrente passar, saturando a base do transistor, fazendo passar corrente entre a (base emissor) que por sua vez vai fazer circular uma corrente invertida entre (o coletor emissor) ativando o relé com a polaridade invertida, que vai acionar o motor até à sua zona de corte.

O que eu fiz!
Liguei o circuito excitador do (LED) no mesmo barramento do circuito de alimentação do circuito acima.

Mesmo quando ele se encontra em modo de espera (até chegar a noite, e mandar a estrutura para nascente) que só acontece quando o (LDR) vai aumentado a sua resistência, e aumentando a corrente (na base do transistor) até ao ponto de saturação, vai sempre havendo pequenas variações de corrente, que vão influenciar na frequência do excitador do (LED) já que se encontram no mesmo barramento de alimentação, fazendo-o piscar mais rápido com o aumento de luminosidade.

Quando chegar à noite, e quando o relé for acionado, que no meu caso são (2) as bobines absorverão a maior parte da corrente, criando uma grande impedância no circuito excitador do (LED) aumentando bastante a sua frequência, ficando o (LED) sempre aceso.

E assim, temos um aviso luminoso.
De dia quanto mais luminosidade, o (LED) pisca mais rápido, (modo seguimento) à noite, permanece aceso (modo de espera)

Foi uma maneira de atribuir mais funções a um circuito, e poupando espaço no (CI).
Anexos
Seguidor final.jpg
Seguidor final.jpg (138.03 KiB) Visto 1565 vezes
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”