toyota e honda perdem brilho no mercado dos eua
nos últimos trinta anos, as montadoras japonesas toyota motor corp. e honda motor co. conseguiram uma expansão praticamente ininterrupta nos estados unidos, enquanto construíam fábricas, aumentavam o número de modelos e eram consideradas o padrão de qualidade da indústria automotiva.
agora, por causa da crise de defeitos nos carros da toyota no início do ano e a diminuição da diferença de qualidade em relação aos concorrentes, o longo reinado delas no volante parece prestes a chegar ao fim.
a não ser que as vendas subam repentinamente nos dois últimos meses do ano, a participação de mercado tanto da honda como da toyota deve cair em 2010. nos primeiros dez meses de 2010, a fatia da toyota no mercado caiu 1,5 ponto porcentual, para 15,2%, segundo a autodata corp. até agora no ano, a fatia da honda no mercado americano caiu seis décimos de ponto porcentual, para 10,6%.
a última vez em que a participação de mercado da toyota e da honda não subiu foi em 1998, quando a toyota permaneceu estagnada em 8,7% e a honda caiu apenas um décimo de ponto porcentual, para 6,4%, no auge do boom dos utilitários esportivos e pouco antes de elas retomarem a marcha expansionista no mercado americano.
larry kull, sócio de uma rede de concessionária de vineland, new jersey, que tem lojas oferecendo veículos da toyota, da honda, da hyundai motor corp. e outras montadoras, disse que o recall da toyota "obviamente" teve um impacto nas vendas.
mas "não há dúvida que algumas pessoas que antes teriam cogitado [modelos da toyota] podem não os ter considerado no mesmo patamar", disse ele ao wall street journal.
tanto a toyota quanto a honda esperam gerar no salão do automóvel de los angeles, que começa sexta-feira, o burburinho de que muito precisam.
a toyota vai lançar uma versão elétrica do utilitário esportivo compacto rav4. ele terá bateria e motor da tesla motors inc., uma empresa iniciante da califórnia que se associou à toyota este ano.
a honda também vai exibir seu primeiro carro movido a bateria. ambos chegam às lojas em 2012 — quando começam a vigorar as novas regras da califórnia que exigem veículos com emissão zero de gases do efeito estufa.
os novos carros elétricos espelham mudanças que ocorreram no mercado automotivo americano. há poucos anos, a toyota claramente liderava o mercado de carros avançados e com baixo consumo de combustível, com seu híbrido de gasolina e eletricidade prius.
a honda era vista como um dos poucos concorrentes sérios da toyota no mercado de híbridos e já tinha um carro movido por célula de combustível de hidrogênio, o
fcx clarity.
agora, ambas estão comendo poeira no segmento de veículos movidos somente a bateria.
o leaf, da japonesa nissan motor co., e o chevrolet volt, da americana general motors co., devem chegar ao mercado no mês que vem, antes dos modelos equivalentes da toyota e da honda.
do outro lado do salão em los angeles estará uma ameaça ainda mais imediata à dominância das duas montadoras.
a sul-coreana hyundai vai lançar o novo compacto elantra, que promete rodar 17 quilômetros com um litro de gasolina — melhor que os 15,3 ofercidos pelo civic, da honda, e os 14,5 do corolla, da toyota. o elantra também custará cerca de us$ 1.500 a menos.
nos bastidores, os executivos da toyota admitem a preocupação com a rápida ascensão da hyundai. o principal carro de passeio da montadora, o redesenhado sonata, tem roubado vendas do camry, da toyota, e do accord, da honda.
numa entrevista ao wsj, steve st. angelo, o diretor de qualidade da toyota na américa do norte, disse que a empresa sabe que enfrenta um mercado mais difícil que antigamente. "não acho que vamos conseguir o mesmo crescimento de antes, mas ainda vamos crescer", disse ele.
um fator importante é que os ganhos contínuos na fatia de mercado da toyota nos últimos 20 anos ocorreram ao mesmo tempo em que a empresa lançava novos modelos em novos segmentos — utilitários esportivos, carros de luxo (com a marca lexus) e compactos com a marca scion. mas agora há poucos segmentos inexplorados onde ela pode crescer facilmente.
a hyundai, a nissan e a revigorada ford motor co. conseguiram aumentar suas fatias do mercado americano.
a participação da toyota em 2009 atingiu o nível mais alto em 2009, em 17%. aí ela se viu obrigada a corrigir um problema que poderia causar aceleração súbita em mais de oito milhões de veículos. ela também teve de paralisar brevemente a produção e a venda de vários modelos nos eua, e ficou ainda mais humilde depois de ser multada pelas autoridades de segurança dos eua e seus executivos serem intimados a dar depoimento no congresso.
a qualidade sempre foi o maior motivador das vendas da toyota, mas a crise criou um motivo para as pessoas cogitar os carros das outras montadoras. e algumas pessoas descobriram que as outras estão muito perto de alcançar a toyota e a honda em qualidade, e já as ultrapassaram em algumas áreas.
a mais recente pesquisa da revista "consumer reports" descobriu que apesar de os carros da toyota e a honda ainda serem considerados alguns dos mais confiáveis, os da hyundai e da ford estão quase no mesmo patamar.
no segmento de carros de passeio, o ford fusion foi considerado melhor que os campeões de vendas camry e accord, e suas vendas já subiram 21% este ano, enquanto as vendas dos modelos das montadoras japonesas caíram.
a empacada da honda é causada, em parte, pela ausência de novos modelos. sua nova perua odyssey finalmente chegou às lojas e suas vendas estão apenas começando. ao mesmo tempo, a montadora luta para vender a perua crosstour, lançada este ano, e o esportivo híbrido cr-z. seu híbrido insight, lançado ano passado, não tem vendido tão bem quanto se previa.
em:
http://online.wsj.com/article/sb128986314254357425.html