Ja reparamos nisso!!Emanuel Couto Escreveu:Já está tudo esclarecido!!!!!
Acabei de fazer as medições! O que eu disse que tinha (6,2 ohm) na realidade tem= (1440 ohm)
AFINAL EU É QUE ANDO A DORMIR ....![]()
![]()
Obrigado malta......
Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
O vento está bem forte e com rajadas. Regresso suspenso
Fiquei em terra e só vou voar amanhã se der...

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Ainda tiro uma foto ao seguidor do Emanuel lá do ar 

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Mariano, Foi uma noite com ventos fortíssimos, e ainda está!
A estrutura mesmo em modo de segurança, vibra bastante, até dá medo passar por perto, ainda por cima vou estar o dia todo fora
Celestino! o vento já fez estragos, quatro famílias ficaram desalojadas.
A minha vedação do jardim ficou destruída
Tomara que isto melhore, e que corra tudo bem no teu regresso ao continente.
A estrutura mesmo em modo de segurança, vibra bastante, até dá medo passar por perto, ainda por cima vou estar o dia todo fora

Celestino! o vento já fez estragos, quatro famílias ficaram desalojadas.
A minha vedação do jardim ficou destruída

Tomara que isto melhore, e que corra tudo bem no teu regresso ao continente.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Então isso já tá calmo por aí ?
O seguidor já segue o Sol como idealizaste ?
O seguidor já segue o Sol como idealizaste ?
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Moderador
Bem..., isto está muito mais calmo!
Pelo menos a minha estrutura sobreviveu ao mau tempo
O seguidor!
Só falta fazer, e colocar, um suporte definitivo para colocar os sensores de luminosidade responsáveis pelo seguimento da estrutura.
O outro sensor de luminosidade responsável de colocar a estrutura ao fim do dia em nascente, já está no seu lugar.
A respeito dos sensores!
Fiz umas modificações no sensor responsável de comutar de modo (programado para luminosidade).
Agora, em vez de um (LED) tem um (LDR).
Sim ficou como eu queria!
Aquela cena do led azul a piscar ( +/-) conforme a luminosidade, foi boa idéia.
E o seguidor ainda ganhou mais uma função extra
Se o dia estiver muito escuro, como hoje
(e o outback em modo de espera) não vale a pena os motores estarem a gastar energia para fazer o tracking, neste caso o modo de seguimento fica bloqueado (a estrutura nem sai do lugar).
Mas confesso, pelo menos agora de início estou a estranhar, não fazer o acionamento manualmente, o que até gostava.
Abraço.
Pelo menos a minha estrutura sobreviveu ao mau tempo

O seguidor!
Só falta fazer, e colocar, um suporte definitivo para colocar os sensores de luminosidade responsáveis pelo seguimento da estrutura.
O outro sensor de luminosidade responsável de colocar a estrutura ao fim do dia em nascente, já está no seu lugar.
A respeito dos sensores!
Fiz umas modificações no sensor responsável de comutar de modo (programado para luminosidade).
Agora, em vez de um (LED) tem um (LDR).
Sim ficou como eu queria!
Aquela cena do led azul a piscar ( +/-) conforme a luminosidade, foi boa idéia.
E o seguidor ainda ganhou mais uma função extra

Se o dia estiver muito escuro, como hoje

Mas confesso, pelo menos agora de início estou a estranhar, não fazer o acionamento manualmente, o que até gostava.
Abraço.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
Hoje foi o dia de fazer o suporte definitivo.
Mas antes tive que comprar um ovo de chocolate
Mas antes tive que comprar um ovo de chocolate

- Anexos
-
- Suporte sensor3.jpg (121.08 KiB) Visto 1634 vezes
-
- Suporte sensor.jpg (139.64 KiB) Visto 1634 vezes
-
- sensor3.jpg (140.09 KiB) Visto 1634 vezes

-
- Membro Platinium
Muito bom aspecto...
já deu para testar? funciona bem??
já deu para testar? funciona bem??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
pelo aspecto..........deve fazer aquilo para o qual foi projectado..
maravilha, da gosto só de ver.
venha esse sol......
maravilha, da gosto só de ver.
venha esse sol......
-
- Membro Platinium
Tá porreiro i Emanuel não brinca hehe
Live long and prosper!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Está muito fixe.
Só é pena a proteção do sensor ser em plástico nomeadamente a transparente, pois não te vai durar muito.
Eu consegui arranjar um frasco pequeno de vidro um pouco mais pequeno que o teu, mas também tem um inconveniente, a tampa é de metal e com a chuva já tem um indícios de ferrugem.
Mas já estou a tratar do caso, eu logo ponho foto do meu novo sensor.
Só é pena a proteção do sensor ser em plástico nomeadamente a transparente, pois não te vai durar muito.
Eu consegui arranjar um frasco pequeno de vidro um pouco mais pequeno que o teu, mas também tem um inconveniente, a tampa é de metal e com a chuva já tem um indícios de ferrugem.
Mas já estou a tratar do caso, eu logo ponho foto do meu novo sensor.

A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.

-
Obrigado Malta!!
Sim, está tudo a funcionar!
Na verdade, já estava operacional, só que os sensores estavam presos na estrutura com fita cola.
Só tenho pena que o aviso sonoro de acionamento dos motores não ter ficado como tinha idealizado (que era muito fixe) mas pronto.
Sim.., a proteção dos sensores frontais é de plástico, mas como a tampa transparente é removivel , facilmente troco por outra, tenho é de comprar mais um ovo da kinder
Sim, está tudo a funcionar!
Na verdade, já estava operacional, só que os sensores estavam presos na estrutura com fita cola.
Só tenho pena que o aviso sonoro de acionamento dos motores não ter ficado como tinha idealizado (que era muito fixe) mas pronto.
Sim.., a proteção dos sensores frontais é de plástico, mas como a tampa transparente é removivel , facilmente troco por outra, tenho é de comprar mais um ovo da kinder

-
Boas!
Mostro o aspecto que ficou o meu quadro, apesar da foto estar com pouca qualidade. Depois coloco uma melhor.
Não parece, mas foi praticamente todo modificado, tem aí muitas horas de trabalho…
Apesar disso, ainda não está pronto!
Ainda me falta a fase dedicada aos frigoríficos.
Claro que esta fase (terá que ter um tratamento especial) pois os (micro cortes) provocados pelos By-pass dos contatores, entre as redes, não é nada benéfico para estes equipamentos.
Como podem ver no quadro, já tenho um contator preparado para esta aplicação, e ia aproveitar a minha ida ao continente no próximo mês para comprar um relé temporizador, com retardo na energização a controlar o contator.
Mas estou a analisar bem esta questão!
Esta coisa de estar a ligar e a desligar estes aparelhos (mesmo temporizados) continua a não ser muito saudável para os mesmos.
E por incrível que pareça, mesmo nos mais modernos, as suas fontes de alimentação ainda são pouco desenvolvidas, ainda para mais num equipamento que está ligado (24h) e que sofre bastante com ruídos da rede externa, e mesmo interna.
Pois os equipamentos de hoje, são muito diferentes de há 20 anos atrás….
E por vezes estes (frigoríficos/frizers) não são nada fáceis de reparar.
Mas estou com umas ideias!
Quem sabe se para breve, não haverá um novo projecto….
Mostro o aspecto que ficou o meu quadro, apesar da foto estar com pouca qualidade. Depois coloco uma melhor.
Não parece, mas foi praticamente todo modificado, tem aí muitas horas de trabalho…
Apesar disso, ainda não está pronto!
Ainda me falta a fase dedicada aos frigoríficos.
Claro que esta fase (terá que ter um tratamento especial) pois os (micro cortes) provocados pelos By-pass dos contatores, entre as redes, não é nada benéfico para estes equipamentos.
Como podem ver no quadro, já tenho um contator preparado para esta aplicação, e ia aproveitar a minha ida ao continente no próximo mês para comprar um relé temporizador, com retardo na energização a controlar o contator.
Mas estou a analisar bem esta questão!
Esta coisa de estar a ligar e a desligar estes aparelhos (mesmo temporizados) continua a não ser muito saudável para os mesmos.
E por incrível que pareça, mesmo nos mais modernos, as suas fontes de alimentação ainda são pouco desenvolvidas, ainda para mais num equipamento que está ligado (24h) e que sofre bastante com ruídos da rede externa, e mesmo interna.
Pois os equipamentos de hoje, são muito diferentes de há 20 anos atrás….
E por vezes estes (frigoríficos/frizers) não são nada fáceis de reparar.
Mas estou com umas ideias!
Quem sabe se para breve, não haverá um novo projecto….
- Anexos
-
- Quadro2.jpg (142.64 KiB) Visto 1514 vezes

-
- Membro Platinium
Isso dos micro cortes para a comutação interessa 

Live long and prosper!
-
- Membro Platinium
Bem depende da interferencia que vem na linha, mas isso de microcortes ser um problema nao passa de mito...visitante2 Escreveu:Isso dos micro cortes para a comutação interessa
Para quem estjver atento e logicamente ja tenha andado de avião repara que existem comutaçoes de energia sempre que o aviao vai a terra e novamente sai, nao esquecer que a aviaçao sera certamente uma das mais controladas.
Por isso nao stressem muito com isso que nao sera por ai que vai avariar.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Neste ponto estamos em desacordo!!
E de mito não tem nada! ( Acredita quem sim) e já tive n casos que o podem confirmar....
E muitos equipamentos destes já foram parar a sucata, pois nem os próprios técnicos representantes da marca, os conseguiram reparar.
O sistema eletrônicos dos aviões têm muito que se lhe diga....!!
Eles gastam milhões de €€€€€ em sistemas de proteção, ((que era inconcebível ter numa habitação)).
E de mito não tem nada! ( Acredita quem sim) e já tive n casos que o podem confirmar....
E muitos equipamentos destes já foram parar a sucata, pois nem os próprios técnicos representantes da marca, os conseguiram reparar.
O sistema eletrônicos dos aviões têm muito que se lhe diga....!!
Eles gastam milhões de €€€€€ em sistemas de proteção, ((que era inconcebível ter numa habitação)).

-
- Membro Platinium
Por acaso já reparei nisso.pnunes Escreveu:Bem depende da interferencia que vem na linha, mas isso de microcortes ser um problema nao passa de mito...visitante2 Escreveu:Isso dos micro cortes para a comutação interessa
Para quem estjver atento e logicamente ja tenha andado de avião repara que existem comutaçoes de energia sempre que o aviao vai a terra e novamente sai, nao esquecer que a aviaçao sera certamente uma das mais controladas.
Por isso nao stressem muito com isso que nao sera por ai que vai avariar.

Eu evito ao máximo fazer a comutação em carga.
Mas no caso do motor do frigorífico nota-se perfeitamente que foi feita a comutação
Mas por norma só faço a comutação em vazio.
Live long and prosper!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Microcortes estão a acontecer diariamente na rede eléctrica. Faz parte da gestão da rede, a comutação de fontes de energia. Logo, os equipamentos terão que estar preparados para os suportar.
Se como disse o emanuel, os equipamentos avariam, e os próprios técnicos da marca não os sabem reparar, provavelmente, deveriam ter melhor formação. A avaria mais comum provocada pelos microcortes é mesmo corrupção da eeprom. Nada que não se resolva, tendo acesso aos recursos adequados.
Se como disse o emanuel, os equipamentos avariam, e os próprios técnicos da marca não os sabem reparar, provavelmente, deveriam ter melhor formação. A avaria mais comum provocada pelos microcortes é mesmo corrupção da eeprom. Nada que não se resolva, tendo acesso aos recursos adequados.
-
Pois..... CrOhN, agora foste ao cerne da questão!
Que é o péssimo sinal que recebemos do fornecedor (EDA/EDP).....!!
Resultando na maior parte das avarias dos nossos eletrodomésticos...
E como não há uma entidade reguladora independente (eles fazem o que querem) e pagam as respectivas indemnizações como e quando lhes der na gana.
O que acharias se te mandassem pela casa dentro, tensões na ordem dos (460V)! os teus equipamentos estão preparados para suportar esta diferença de potencial!?
Onde muitos deles, com picos na ordem dos (250V) já entregam a alma ao criador.
Apesar de muitas das vezes nem serem eles os culpados!
Há consumidores que provocam valores enormes de energia reativa, causando enormes distúrbios na rede.
A respeito dos técnicos, e a reparação, ou não reparação de alguns equipamentos!
É melhor nem avançar muito com este tema, senão daqui a pouco estão a dar-me na cabeça.
Mas há coisas que me revoltam
Por exemplo, obrigar um cliente a pagar (136€) por uma placa, onde apenas trocando (1) componente com um custo de (0,60€), fica o eletrodoméstico operacional.
É por esta e outras..., que o país está como está.
Que é o péssimo sinal que recebemos do fornecedor (EDA/EDP).....!!
Resultando na maior parte das avarias dos nossos eletrodomésticos...
E como não há uma entidade reguladora independente (eles fazem o que querem) e pagam as respectivas indemnizações como e quando lhes der na gana.
O que acharias se te mandassem pela casa dentro, tensões na ordem dos (460V)! os teus equipamentos estão preparados para suportar esta diferença de potencial!?
Onde muitos deles, com picos na ordem dos (250V) já entregam a alma ao criador.
Apesar de muitas das vezes nem serem eles os culpados!
Há consumidores que provocam valores enormes de energia reativa, causando enormes distúrbios na rede.
A respeito dos técnicos, e a reparação, ou não reparação de alguns equipamentos!
É melhor nem avançar muito com este tema, senão daqui a pouco estão a dar-me na cabeça.
Mas há coisas que me revoltam

Por exemplo, obrigar um cliente a pagar (136€) por uma placa, onde apenas trocando (1) componente com um custo de (0,60€), fica o eletrodoméstico operacional.
É por esta e outras..., que o país está como está.

-
- Membro Platinium
Bem eu estava a referir-me aos microcortes provocados pela comutação entre o inversor e a rede, não os acho problemáticos de forma alguma.
A rede eletrica tem muito mais lixo do que a energia vinda do inversor, já vos mostrei isso no topico do Powerstar.
Tenho um combinado da Ariston que já se passou varias vezes, NUNCA FOI COM A ALIMENTAÇÃO VINDA DO INVERSOR NEM COM AS COMUTAÇÕES. Foi sempre quando está pela rede eletrica que é uma porcaria...
Não estou a ver como se dá a volta á questão duma forma barata, para isso seria necessário um sistema de bypass automatico que consiga paralelar de forma eficiente a onda do inversor com a da rede, tal como nas UPS acontece.
Mas devo lembrar que as ups são equipamentos que normalmente estão a suportar cargas que não permitem microcortes superiores a 3 ou 4 milisegundos e não outras cargas, para isso já são utilizados geradores...
Por isso continuo a dizer que o problema das comutações (dentro de determinados parametros) é um mito!!
digo dentro de determinados paramentros porque se tivermos o inversor com 220Vac e a rede com 250Vac pode ser um problema, pois essa transição pode fazer com que um determinado dijuntor que esteja a proteger a carga possa disparar, principalmente se for um curva C.
Uma coisa que se pode fazer é colocar um atraso na comutação, ou seja após um microcorte existir um temporizador que volta a ligar a carga passado determinado tempo.
A rede eletrica tem muito mais lixo do que a energia vinda do inversor, já vos mostrei isso no topico do Powerstar.
Tenho um combinado da Ariston que já se passou varias vezes, NUNCA FOI COM A ALIMENTAÇÃO VINDA DO INVERSOR NEM COM AS COMUTAÇÕES. Foi sempre quando está pela rede eletrica que é uma porcaria...
Não estou a ver como se dá a volta á questão duma forma barata, para isso seria necessário um sistema de bypass automatico que consiga paralelar de forma eficiente a onda do inversor com a da rede, tal como nas UPS acontece.
Mas devo lembrar que as ups são equipamentos que normalmente estão a suportar cargas que não permitem microcortes superiores a 3 ou 4 milisegundos e não outras cargas, para isso já são utilizados geradores...
Por isso continuo a dizer que o problema das comutações (dentro de determinados parametros) é um mito!!
digo dentro de determinados paramentros porque se tivermos o inversor com 220Vac e a rede com 250Vac pode ser um problema, pois essa transição pode fazer com que um determinado dijuntor que esteja a proteger a carga possa disparar, principalmente se for um curva C.
Uma coisa que se pode fazer é colocar um atraso na comutação, ou seja após um microcorte existir um temporizador que volta a ligar a carga passado determinado tempo.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo