Pontos de carga para Veículos Eléctricos - Não Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: Pontos de carga para Veículos Eléctricos

Mensagem por suntroika »

Alguém me sabe dizer quanto se paga nos carregamentos que se fazem?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

suntroika Escreveu:Alguém me sabe dizer quanto se paga nos carregamentos que se fazem?
Depende do que quer saber. Se for o preço do kWh, pode ver nas FAQ da EDP, por exemplo. Se for o preço nos postos Mobi.E, esse é gratuito até novos desenvolvimentos.
:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por suntroika »

Volt Escreveu:
suntroika Escreveu:Alguém me sabe dizer quanto se paga nos carregamentos que se fazem?
Depende do que quer saber. Se for o preço do kWh, pode ver nas FAQ da EDP, por exemplo. Se for o preço nos postos Mobi.E, esse é gratuito até novos desenvolvimentos.
:-).

Quer dizer que se eu tiver um veiculo eléctrico não pago nada para o abastecer em qualquer sitio? Isso está previsto ser sempre assim?

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

suntroika Escreveu:Quer dizer que se eu tiver um veiculo eléctrico não pago nada para o abastecer em qualquer sitio? Isso está previsto ser sempre assim?
Até 2015 acho que podes contar com a borla.. nos postos mobi.e ;)
Depois dessa data o mercado vai deixar de ser regulado, pelo que vão ter que obrigatoriamente adjudicar comercializadores de eletricidade para os pontos de carga da rede mobi.e, a não ser que permaneçam com algum incentivo do estado à mobilidade elétrica :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por suntroika »

t3lmo Escreveu:
suntroika Escreveu:Quer dizer que se eu tiver um veiculo eléctrico não pago nada para o abastecer em qualquer sitio? Isso está previsto ser sempre assim?
Até 2015 acho que podes contar com a borla.. nos postos mobi.e ;)
Depois dessa data o mercado vai deixar de ser regulado, pelo que vão ter que obrigatoriamente adjudicar comercializadores de eletricidade para os pontos de carga da rede mobi.e, a não ser que permaneçam com algum incentivo do estado à mobilidade elétrica :)

Então de momento quem suporta os carregamentos é o estado? Isso quer dizer que mais dia menos dia, vão começar a cobrar o abastecimento como se faz com os combustíveis atuais. Faz toda a lógica que assim seja, resta saber quando?

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

suntroika Escreveu:Isso quer dizer que mais dia menos dia, vão começar a cobrar o abastecimento como se faz com os combustíveis atuais. Faz toda a lógica que assim seja, resta saber quando?
Depois irás ter um plafond no cartão pré ou pós-pago com uma tarifa ao kW consumido, de valor nunca similar aos combustíveis atuais.

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por suntroika »

t3lmo Escreveu:
suntroika Escreveu:Isso quer dizer que mais dia menos dia, vão começar a cobrar o abastecimento como se faz com os combustíveis atuais. Faz toda a lógica que assim seja, resta saber quando?
Depois irás ter um plafond no cartão pré ou pós-pago com uma tarifa ao kW consumido, de valor nunca similar aos combustíveis atuais.

No fundo deve ser ao valor do kWh atual de compra de energia mais o lucro que cada comercializador irá pretender. Para quem está a pensar adquirir um VE como eu é importante ter noção de quanto será esse valor. Será que alguém pode dar alguma informação sobre isso?

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

suntroika Escreveu:Para quem está a pensar adquirir um VE como eu é importante ter noção de quanto será esse valor. Será que alguém pode dar alguma informação sobre isso?
Em relação a um veículo CI é quase irrelevante. Eu carrego em casa a 17 cêntimos o kW (e algumas borlas mobi.e e trabalho) e gasto 5€ por mês nas deslocações ida-volta casa-trabalho (50km diários). Com gasóleo gastava 90€ (fora o estacionamento), são menos 88%.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Errado. Desculpem a franqueza, mas como é algo a que já chamei à atenção há uns tempos, aqui vai:
Uma das razões porque ainda não se cobra nos Mobi.E, é porque a entidade que o gere tem a certeza que mais ninguém irá usar enquanto se mantiver a actual regra definida (utilizador/pagador) e requisito de serem os utilizadores dos VE a pagar a infra-estrutura e o investimento...
Enquanto o actual governo não pegar nisto a sério, o projecto Mobi.E não vai sair do "piloto".

E, já agora, suntroika, porque é que dizes que é o estado a pagar? O estado não é o "dono" do Mobi.E.

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Mensagem por Axe »

O projecto mobi.e ainda está em fase piloto e se as coisas não evoluírem num sentido mais positivo para os VE, temo que nunca possa sair desse estado.
Mas para quem teme os preços futuros a praticar nos postos mobie.e, não se esqueçam que quase toda a gente terá obviamente a oportunidade de carregar o seu VE em casa, onde o preço do Kw será sempre mais "controlável", pelo que não me parece que esses preços venham a ser muito abusivos, caso contrário ficarão com poucos clientes.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Só um pequeno reparo...
Quando dizem que os carregamentos nos Mobi.e são de borla cometem um grande erro. Eles são pagos...por todos nós!!!
Pois é, foi uma parte dos nossos impostos que pagou o projecto, e que está a pagar os carregamentos.
Somos é poucos os que fomos suficientemente inteligentes para usufruir desta novidade.
Podem continuar a conversa.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Um dia sabemos quem paga o consumo de electricidade na fase piloto. Ainda assim não acredito que a fatura de eletricidade nos mobie ultrapasse 1000€/mês actualmente no país inteiro.
Esta fase piloto pode ser interessante, mas infelizmente eu preferia que já fosse a pagar. Tenho passado por vários postos de carregamento e 60 a 70% estão congelados ou bloqueados no passe cartão e não o reconhecem. Até ao momento nunca tive problemas com baixa autonomia, mas deixa-me sempre preocupado quando pretendo fazer mais viagens num dia e precise de um posto que já esteve a funcionar e está congelado.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por suntroika »

Volt Escreveu:Errado. Desculpem a franqueza, mas como é algo a que já chamei à atenção há uns tempos, aqui vai:
Uma das razões porque ainda não se cobra nos Mobi.E, é porque a entidade que o gere tem a certeza que mais ninguém irá usar enquanto se mantiver a actual regra definida (utilizador/pagador) e requisito de serem os utilizadores dos VE a pagar a infra-estrutura e o investimento...
Enquanto o actual governo não pegar nisto a sério, o projecto Mobi.E não vai sair do "piloto".

E, já agora, suntroika, porque é que dizes que é o estado a pagar? O estado não é o "dono" do Mobi.E.

Então quem paga a energia que se usa para carregar os VE? De certeza que não é a EDP nem EFACEC. A questão que levantei é que vai chegar a altura em que esses pontos de carregamentos funcionaram como as atuais bombas de combustíveis, ou seja, para carregares o teu VE tens que pagar a energia consumida, torna-se óbvio. Ninguém dá nada de borla, ainda para mais nesta altura. Eu pretendo saber é para quando está previsto isso e qual será o valor do kWh a pagar.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Neste momento, o projecto está em fase piloto e quem lá carrega está a ajudar ao projecto. As empresas que estão a explorar os postos é que, obviamente, estão a pagar essa energia. Tal como os litros de gasolina que de vez em quando a Galp "oferece" de prémio, são pagos pela Galp...
Qual é mesmo a dúvida? Não me digas que queres fazer a ligação da "despesa" ou "investimento" do consórcio da Mobi.E com a tua factura da luz ou algo parecido...
Olha que, para mim, até era mesmo isso que devia ser feito. Toda a sociedade beneficia dos quilómetros que faz quem anda de VE (em substituição de veículos mais poluentes). Aplicar a regra do utilizador/pagador neste caso é errado. Promover o ambiente, a sociedade, o desenvolvimento, não deve ser feito apenas às custas dos seres humanos que se preocupam com o futuro dos filhos de todos.

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

E eu voto imediatamente na proposta do Volt... :lol:

BondadeSua

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

galt Escreveu:Um dia sabemos quem paga o consumo de electricidade na fase piloto. Ainda assim não acredito que a fatura de eletricidade nos mobie ultrapasse 1000€/mês actualmente no país inteiro.
Esta fase piloto pode ser interessante, mas infelizmente eu preferia que já fosse a pagar. Tenho passado por vários postos de carregamento e 60 a 70% estão congelados ou bloqueados no passe cartão e não o reconhecem. Até ao momento nunca tive problemas com baixa autonomia, mas deixa-me sempre preocupado quando pretendo fazer mais viagens num dia e precise de um posto que já esteve a funcionar e está congelado.
Estou contigo nisso. Cada vez que uso um Mobi.e é sempre novela.
Até hoje só UM carregamento é que correu de forma normal.
De resto, ou congelados, ou então o que vem sendo habitual, não consigo terminar o carregamento.
Os postos não reconhecem o cartão e não me deixam terminar o carregamento...

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por suntroika »

Volt Escreveu:Neste momento, o projecto está em fase piloto e quem lá carrega está a ajudar ao projecto. As empresas que estão a explorar os postos é que, obviamente, estão a pagar essa energia. Tal como os litros de gasolina que de vez em quando a Galp "oferece" de prémio, são pagos pela Galp...
Qual é mesmo a dúvida? Não me digas que queres fazer a ligação da "despesa" ou "investimento" do consórcio da Mobi.E com a tua factura da luz ou algo parecido...
Olha que, para mim, até era mesmo isso que devia ser feito. Toda a sociedade beneficia dos quilómetros que faz quem anda de VE (em substituição de veículos mais poluentes). Aplicar a regra do utilizador/pagador neste caso é errado. Promover o ambiente, a sociedade, o desenvolvimento, não deve ser feito apenas às custas dos seres humanos que se preocupam com o futuro dos filhos de todos.

Quem vive na ilusão de irá ser de borla é que está enganado. Não me importava que assim fosse. mas estou mesmo a ver a EDP (privada) a dar kWs de energia a toda a gente. O que se passa agora é fomentar a ideia de utilização dos VE`s, mas quando houver um volume considerável, não tenho duvida que irá ser a logica do utilizador/pagador. Faz todo o sentido que assim seja. Quando se carrega o VE em casa quem é que paga? Vão concerteza aparecer postos onde se paga para abastecer. Entendo isso como normal, desde que não seja exploração do povo....

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Acho que ninguém aqui vive essa ilusão da "borla" que acabaste de inventar. Já a ilusão do utilizador/pagador, como disse antes e repito, essa é a regra que foi definida e que não vai entrar em vigor (por ficar absurdamente caro para a meia-dúzia que vai usar os postos). Daí que o término desta fase piloto foi (e continuará a ser) adiado...

O que nos vale, é que há gente boa (dentro desse consórcio Mobi.E) a lutar pelos nossos (utilizadores de VE [e resto do mundo]) interesses.

PS: Para quem não percebeu, o utilizador/pagador é aquele que paga a manutenção e amortização do investimento feito.

Axe
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 18, 2010 8:11 pm

Mensagem por Axe »

Sinceramente, e tal como alguém já disse anteriormente, parece-me que a factura mensal de energia consumida pelos postos mobi.e deverá ser insignificante. Por outro lado, a instalação e manutenção dos mesmos já me parece que seja bem mais onerosa, daí que ultimamente tenham acontecidos demasiados bugs com os postos que demoram a ser solucionados.

Ainda há dias tive um problema e liguei para a linha de apoio e a senhora que me respondeu disse que tinha havida uma actualização há uns meses de software que parecia que tinha aumentado alguns pequenos problemas com os postos. Para ser sincero, nos últimos tempos tenho tido vários casos de postos que não reconhecem o cartão ou que não nos deixam terminar o carregamento (ainda hoje me aconteceu!), para além de casos mais graves, como o de terminar automaticamente o carregamento e deixar a porta escancarada para quem quiser levar o adaptador... A meu ver, todos nós ganhávamos se a fase piloto terminasse de vez, porque só assim é que os problemas seriam resolvidos com mais eficiência.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

epa sao bugs que acontecem com ou sem a fase piloto... mais vale agora que quando for a pagar...

o ppl se tem à borla de inicio é pq é so bugs e probs... se fosse a pagar desde o inicio é pq era logo a pagar desde o inicio e nem havia testes.

enfim... calma ppl
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”