micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

jduarte Escreveu:boas jama,

para uma instalação fixa, acho excelente.

se não for indiscrição, qual a percentagem de retorno do investimento efectuado neste primeiro ano? (mp)?

cmps,

neste 1º ano o retorno foi de cerca de 21%
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

olá jama. boa noite. sou o carlos oliveira, sou de leiria e inscrevi-me hoje no fórum. sou candidato a mp (sou dos azarados que fizeram o pré-registo em abril 2010 e só em dezembro puderam fazer o registo...).
estou em fase de conclusão de análise das prop e de facto, os sunpower spr-238-wht (18*238=4284w) que tenho visto parecem-me os melhores, do ponto de vista do rendimento (19,1%) (penso que deves ter uns parecidos). quanto ao inversor, o que me têm proposto é o sb3800/v com ess e eshv-p-nr mas pelo que dizes o fronius é bem superior, o que deverá reflectir-se na entrega à rede... tens uma ideia da dif de preço entre os dois?
como tenho facilidade na execução da estrutura, esta ficará a meu cargo, sendo que será fixa (não confio nos seguidores - ajustes incorrectos, manutenção, avarias, ...) e ficará, na parte mais baixa a cerca de 1,5 mts do solo e orientação será a sul (penso ser o mais conveniente). entendi o teu sistema de ajuste e parece-me extremamente simples e de fácil ajuste, embora o teu seja no telhado...

quanto à produção esclarece-me num ponto: a produção (entrega à rede) instantanea (ou em integrações de 15 min) não deveria ser só de 3,68 kw?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

carlos_f_oliveira Escreveu:olá jama. boa noite. sou o carlos oliveira, sou de leiria e inscrevi-me hoje no fórum. sou candidato a mp (sou dos azarados que fizeram o pré-registo em abril 2010 e só em dezembro puderam fazer o registo...).
estou em fase de conclusão de análise das prop e de facto, os sunpower spr-238-wht (18*238=4284w) que tenho visto parecem-me os melhores, do ponto de vista do rendimento (19,1%) (penso que deves ter uns parecidos). quanto ao inversor, o que me têm proposto é o sb3800/v com ess e eshv-p-nr mas pelo que dizes o fronius é bem superior, o que deverá reflectir-se na entrega à rede... tens uma ideia da dif de preço entre os dois?
como tenho facilidade na execução da estrutura, esta ficará a meu cargo, sendo que será fixa (não confio nos seguidores - ajustes incorrectos, manutenção, avarias, ...) e ficará, na parte mais baixa a cerca de 1,5 mts do solo e orientação será a sul (penso ser o mais conveniente). entendi o teu sistema de ajuste e parece-me extremamente simples e de fácil ajuste, embora o teu seja no telhado...

quanto à produção esclarece-me num ponto: a produção (entrega à rede) instantanea (ou em integrações de 15 min) não deveria ser só de 3,68 kw?
boa noite carlos, sem duvida que os sunpower sao uns excelentes paineis,sao os que eu tenho,quanto aos inversores, o fronius na altura que eu ajustei a instalaçao era cerca de 500€ mais caro que o sunnyboy agora nao sei como é que estao os preços,quanto a utilisares o fronius ig40 para essa potencia de paineis(4284w) o rendimento é praticamente o mesmo do sunnyboy, o fronius ig40 tem um excelente rendimento mas tem que ter uma boa potencia de paineis a ajudar tudo para cima de 4500w porque senao nao faz milagres, ou seja eu optei pelo fronius porque era esse inversor que me permitia montar ate ao maximo de 5500w de paineis e que está aprovado pela certiel . quanto ao injectar mais de 3.68kw na rede? ora esse valor (3.68kw)é o que vai limitar a potencia nominal do inversor, o inversor nao pode ultrapassar esse valor, como o fronius ig40 tem uma pot. nominal de 3500w, que é o que conta para cumprir a lei ,porque está abaixo dos tais 3.68kw, mas tem uma potencia max. de 4100w, o que no meu caso até passa esse valor, num bom dia de sol e temperatura de primavera está varias horas a injectar perto dos 4300w/h, mas é como disse tem que haver uma boa pot. de paineis ,porque se nao inversor nao faz milagres.
obs. quanto aos seguidores, se tiveres espaço para o montares, eu nem sequer pensava duas vezes e montava um, porque com esses paineis (sunpower) e com quase 4300w de paineis era ouro sobre azul, nem que tivesses de pagar mais 5mil euros por o seguidor quando o sistema fixo estiver pago, tambem pagavas o seguidor,porque o rendimento tambem é maior, eu só nao montei seguidor porque nao tinha lugar para ele.
mas se tens a ideia do sistema fixo ,vai por ti ,e nao por mim,espero ter ajudado qualquer duvida diz, estamos aqui para ajudar.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

boas jama, ainda aqui estou...
bem, percebi a questão da pot. injectada. acaba por ser uma questão de certificação do equipamento e da tolerância (para pot max) que este (o inversor) tem.
relativamente ao teu caso, o fronius tem uma pot max de 4,1 kw e tens leituras acima de 4,3 kw... o sb tem uma pot max de 4,04 kw, bem perto dos teus 4,1. resta saber se o sb deixar passar mais?
qual é tua pot max dos painéis?


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

sabes que para este sistema tenho um valor de 18500€...
parece-me bom preço...


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

desculpa todas estas questões mas estou por um fio para fechar negócio. tem que ser esta semana...


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

pelo datasheet do sb ele não deixa passar mais 3,68 (pot ac máx saida) o que é mesmo limitador...


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

o teu fronius deixa passar teóricamente até 4,1, o que é cerca de 10% mais que o sb. em 6 mw/ano, são mais 600kw, o que a 0,4€/kw dá mais 240€. isto é, em 2 anos teria a diferença paga (500€)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

carlos_f_oliveira Escreveu:pelo datasheet do sb ele não deixa passar mais 3,68 (pot ac máx saida) o que é mesmo limitador...
carlos eu penso que o sb por relatos que ha aqui no forum limita mesmo aos 3.68 e nao passa dai.
quanto ao preço 18500€ acho eu que esta dentro do preço porque esses paineis sao carissimos.
a minha potencia de paineis ronda 0s 4800w
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

boas
o instalador diz-me que tem um report de mau funcionamento para o fronius. está a propor-me um aurora... estive a ver no site das energiasrenovaveisnahora e parece-me que não será aceite...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por JDuarte »

boas carlos,

na minha opinião, o jama já disse tudo. o kaco 3600 com essa potência e um seguidor... ficava uma maravilha.
o kaco é mais barato que o sma3800 e consegue uma potência de pico de 4kw contra os 3,8kw do sma. como a potência de paineis não ultrapassa os 4400w (limite do kaco) não vejo a necessidade de investir no fronius.

boas decisões,


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Valter Silva »

procurem um post meu que tenho um resumo de quais os melhores inversores para cada caso
abraços
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Carlos_F_Oliveira
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta fev 09, 2011 7:53 pm

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por Carlos_F_Oliveira »

jduarte Escreveu:boas carlos,

na minha opinião, o jama já disse tudo. o kaco 3600 com essa potência e um seguidor... ficava uma maravilha.
o kaco é mais barato que o sma3800 e consegue uma potência de pico de 4kw contra os 3,8kw do sma. como a potência de paineis não ultrapassa os 4400w (limite do kaco) não vejo a necessidade de investir no fronius.

boas decisões,
olá jduarte.
o instalador coloca-me o fronius sem alteração de preço face ao sma... no entanto ele diz que acha o aurora melhor tanto como inversor como no software de monitorização


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por JDuarte »

viva carlos,

como não conheço nenhum aurora fui ler o manual do pvi3.6 es, e ao ler achei o formato familiar... eu tenho um xantrex 3.8gt.

depois de pesquisar por xantrex e power-one (fabricante do aurora), econtram-se vários artigos, sobre a "guerra de espionagem" e casos em tribunais pelas mesmas patentes.... concluindo com a aquisição da unidade de inversores da xantrex pela alemã schneider.

quanto à monitorização... o aurora tem a vantagem de vir com o logger incluido (tem um cflash incluído que guarda todos os dados) é só mesmo pendurar uma ligação usb ou rs232/485 e "sacar" todos os dados...
o fronius precisas de adquirir a webbox.

se o teu instalador faz o mesmo preço... eu ficava pelo fronius.... faria era o esforço por pendurar mais dois sun-power ao sol, e aí sim tinhas o argumento de peso. para o aurora 3.6 a potência máxima dc recomendada é de 4150w (a mesma do xantrex).

sugestão: abre um tópico para o teu projecto e assim não ocupamos aqui o espaço do "excelente tópico" do jama.

cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

boa noite a todos , aqui estamos de novo para apresentar as produçoes de fevereiro, e por sinal isto está a melhorar, dias a crescer , e se nao chover a partir de agora é sempre a dar-lhe no duro.
já agora de salientar os 2 prim. dias de março com os paineis a 40º de incli. a fazerem mossa no bom sentido na produçao. aqui ficam os respectivos graficos.
Anexos
produçao fevereiro 2011.JPG
produçao diaria fevereiro 2011.JPG
os 2 primeiros dias de março 2011
os 2 primeiros dias de março 2011
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

a pedido de um colega aqui do forum que me pediu por mp se podia por aqui um video do inversor quando estava a debitar na rede acima dos 4200w,o video foi gravado ontem dia 3 de março 2011 ás 11h34m, onde se pode ver a produçao que o fronius ig40 estava a debitar,para tirar as duvidas ao nosso colega aqui deixo o respectivo video para todos verem, é o maximo que posso fazer. e já agora aproveitem e vejam alguns videos da minha pobre, mas alegre aldeia.

Link
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por JDuarte »

boas,

só me ocorre uma palavra "excelente"...

quando for um microprodutor a sério também quero uma mp assim


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jasmim »

jama, quais foram as suas produções nos passados dias 19, 20 e 21 de março?
obrigado
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

jasmim Escreveu:jama, quais foram as suas produções nos passados dias 19, 20 e 21 de março?
obrigado
aqui fica
19-03- 28,12kw
20-03- 30,7kw
21-03- 31,7kw
Anexos
19- 20 -21-março 2011.JPG
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jasmim »

muito bom. aqui está o fronius em conjugação com uma boa potência em módulos a funcionar!
eu com kaco e 4440w ficou-se nas mesmas datas pelos 28; 27,5 e 27,7.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Responder

Voltar para “Projectos”