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Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: sexta fev 28, 2014 3:26 pm
por roms
Viva,

Obrigado a todos pelos contactos :)
Já tinha contactado a ecocritério por telefone, mas informaram-me que os controladores que tinham em stock já estavam reservados.

De qq forma como está a ser dificil arranjar um controlador em território nacional, acho que vou avançar com a encomenda da China e tentar a minha sorte na alfandega :D

Qd tiver novidades logo digo como correu.

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: sexta fev 28, 2014 4:34 pm
por O_volt
roms Escreveu:Viva,

Obrigado a todos pelos contactos :)
Já tinha contactado a ecocritério por telefone, mas informaram-me que os controladores que tinham em stock já estavam reservados.

De qq forma como está a ser dificil arranjar um controlador em território nacional, acho que vou avançar com a encomenda da China e tentar a minha sorte na alfandega :D

Qd tiver novidades logo digo como correu.
Manda vir door-to-door para não ter surpresas...e tenta pedir desconto

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: sexta fev 28, 2014 4:45 pm
por MRider
Ok. Não sabia que já estavam reservados :oops:

Qual o controlador que vais optar ?

Não tens ninguém que te empreste um ?

Eu por acaso tenho em casa 2 mas não são meus ...

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: sexta fev 28, 2014 7:56 pm
por nios26
Pm enviada.

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: sexta fev 28, 2014 10:47 pm
por serges
nios26 Escreveu:Boa noite.

Sou agente gingabike e comercializamos todos os produtos deles.
Paraba semaba vao haver rm stocks motas, motores e controladores.

Se estiver interessado poderei dar precos.

Cumprimentos.
Atenção o patrocinio aqui no forum esta cedido ao afreitas e nao aos agentes e outros comerciais...

Obrigado.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: segunda mar 10, 2014 11:28 am
por roms
Viva,

Como não havia controlaores em stock em PT, acabei por encomendar directamente da fonte na China.
Comprei um Sabvoton 72V150. Foi enviado da China a dia 06/03/2014 e chegou hoje de manhã!!! :shock:
Acho que nunca recebi nada assim tão rápido da China. Veio pela UPS.
Para além disso tive a sorte de não pagar nada na alfandega :D
Agora é só ter tempo para montar tudo e configurar o controlador.
Para já reparei que é um bocado maior que o Kelly. Esttou a pensar em instalá-lo no mesmo sitio onde estava o Kelly. Penso que deve caber. Está um bocado exposto aos elementos, será que aguenta? Acho que este não tem aquela resina de proteção que o Kelly tinha.

Abraço

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: segunda mar 10, 2014 12:50 pm
por MRider
A caixa é bem selada mas quanto menos água apanhar melhor.
Mas tem de apanhar ar para arrefecer.

Depois diz o que achas do silêncio e do controlador :-)
Vais perder um pouco de velocidade de ponta .

Ps: ainda bem que foi super rápido :-)

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: terça abr 22, 2014 3:30 pm
por roms
Viva,

Finalmente consegui ter um tempo e instalei o novo controlador.
Já liguei e estive a configurar alguns parametros, e até agora tudo sem problemas.
Este tem a função de cruise control, que vou ligar no botão ao lado do punho do acelerador (onde antes era a travagem regenerativa)
Aqui vai uma foto da mota sem roupa e com o controlador já no sitio.
fotografia.JPG
fotografia.JPG (144.16 KiB) Visto 4621 vezes
Agora ainda falta montar as carenagens e finalizar algumas ligações.

Entretanto, quando o controlador antigo queimou, queimaram também algumas resistencias que estavam ligadas nos relés de ignição.
Eu refiz as ligações, mas não voltei a meter as resistencias.
Penso que a razão das resistencias e de ter 2 relés, devia ser para fazer alguma pré-carga, de forma a que o arco gerado quando se liga o relé não fosse tão grande.
Conclusão, agora cada vez que ligo a ignição faz uma faísca bastante grande no contacto do relé, fazendo com que por vezes ao desligar a mota, o contacto fique colado e não desligue.
Alguém consegue ajudar numa forma de implementar o circuito de forma a evitar isto?
Actualmente o circuito que tenho está assim:
Esquema.jpg
Esquema.jpg (64.07 KiB) Visto 4621 vezes
Obrigado,
Ricardo

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: terça abr 22, 2014 3:51 pm
por marcopns
O RJSC fez uma pequena placa que dispensa reles e acaba com as faíscas.
Foi instalado nesta E-max, na ultima foto.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=100" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: terça abr 22, 2014 4:30 pm
por MRider
A minha não usa esses relés .

E feito diretamente na chave, deve ser mais.reforçada.

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: terça abr 22, 2014 5:47 pm
por MVS
Da maneira como tens isso ligado neste momento o relé 2 não está lá a fazer nada. Podes suprimi-lo. O relé 1 pode ligar directamente o conversor DC/DC. Não faz no entanto qualquer pré-carga e pode não ser possível faze-lo devido ao consumo do conversor DC/DC.

Que relés estão instalados? É algo com bobine preparada para suportar 88V?

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: terça abr 22, 2014 6:49 pm
por Jorge Rocha
Os relés devem ser uns de 110V. Por aí menos mal...
Mas o efeito esperado fica muito pouco eficiente, mesmo quando tem a resistência de pré-carga.
Com alguns componentes electrónicos resolve-se esse problema e por pouco dinheiro. Ou então se tiveres um iBMS, isso já vem de série!

Para seguires o mesmo erro, que vai resultando até um dia... fica o desenho simplificado:
Esquema arcaico para diminuir a faisca provocada pelo carregamento dos condensadores.
Esquema arcaico para diminuir a faisca provocada pelo carregamento dos condensadores.
P4100068.JPG (142.92 KiB) Visto 4588 vezes
Esqueci-me de dizer que o valor da resistência nunca é muito certo, pois depende de uma data de factores (tensões, correntes, tempo, ...) e sua potencia também terá de ser o suficiente para não queimar na fracção de tempo que está a fazer a ligação sem que o relé esteja atracado.

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: terça abr 22, 2014 7:09 pm
por roms
Pois, já tinha reparado que assim como está não faz sentido ter lá os dois relés :)

Certo os relés são de 110v.
Estou a perceber a ideia da resistencia aí. O unico senão que vejo é no dia em que o relé pifar, toda a corrente vai passar pela resistencia até queimar :)

De qq forma vou testar assim a ver se melhora.

Obrigado ;)

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: terça abr 22, 2014 7:50 pm
por jmal
roms Escreveu:Pois, já tinha reparado que assim como está não faz sentido ter lá os dois relés :)

Certo os relés são de 110v.
Estou a perceber a ideia da resistencia aí. O unico senão que vejo é no dia em que o relé pifar, toda a corrente vai passar pela resistencia até queimar :)

De qq forma vou testar assim a ver se melhora.

Obrigado ;)
É mais certo a resistência queimar antes do relé, quando isso acontecer o relé deixa de funcionar. Este circuito não elimina completamente a faisca porque a bobine atraca antes da resistência carregar os condensadores.

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: quinta abr 24, 2014 3:50 pm
por roms
Acabei por acrescentar uma resistencia ao circuito que tinha.
Assim a ignição fica só a controlar o primeiro relé. A resistencia para além de fazer uma pré-carga, também atrasa um bocado o arranque do segundo relé, que assim deixa mais tempo para fazer a pré carga.
Pelo menos visualmente resulta. Já não vejo faiscas :)
Esquema.jpg
Esquema.jpg (59.96 KiB) Visto 4450 vezes

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: segunda abr 28, 2014 12:20 pm
por roms
Viva,

Aproveitei o fim de semana grande e finalmente acabei de ligar e configurar o controlador.
A mota já anda e noto diferenças grandes:

Pontos positivos:
- Arranque muito mais potente (o Kelly provavelmente estava configurado para menos potencia)
- Silencio. Não faz barulho nenhum a arrancar, ao contrário do kelly.
- Quando a bateria está com menos de metade da carga não se nota tanto na performance como no Kelly. Nota-se é que a tensão cai muito mais.

Pontos menos positivos:
- Menos velocidade de ponta. Menos cerca de 5 km/h
- A queda de tensão é muito mais acentuada. Deve-se ao facto de estar configurado para mais potencia do que o kelly.

Falta-me ainda avaliar os consumos, mas ainda não deu para testar.

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: segunda abr 28, 2014 1:08 pm
por MRider
Já te tinha dito que ias perder velocidade de ponta.:-)
Mas depois apanhas o jeito para manter a velocidade o mais alto possível.

Vai vigiando o aquecimento do motor .

A regenerativa está boa ?

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: segunda abr 28, 2014 1:49 pm
por roms
A regenerativa é muito fraquinha, quase imperceptivel. Também configurei apenas para 25Ah, de forma a não ser muito puxado para as baterias.

Tem é uma função de cruise control que ainda não consegui perceber como é que funciona. Ela está bem ligada, que quando eu carrego no botão o controlador acusa. Mas quando vou em andamento, carrego no botão e não acontece nada.

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: segunda abr 28, 2014 2:18 pm
por O_volt
Cruise control...deve ser muito bom...devia era existir um cruise control que controlasse os ah que quiséssemos gastar...

Re: Mais uma Predator GTI 60 Ah - Lisboa

Enviado: segunda abr 28, 2014 4:17 pm
por MRider
Podes por a regeneração mais forte. O controlador corta a regeneração quando for necessário.