EVADER EV100METRO em Portalegre

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Mensagem por tavares »

Hoje fui dar uma volta para matar saudades e verificar os estragos de 2 meses parada , aparentemente está tudo bem com as baterias , até parece que estão melhores do que quando parei a mota , durante todo este tempo fui sempre mantendo as baterias carregadas , e de vez em quando , ligava as luzes no máximo alguns minutos , dava umas aceleradelas para provocar uma pequena descarga nas baterias para fazer o arranque do carregador, parece que funcionou.

A partir de amanha a Evader volta ao ataque , quer chova ou não.
lopes Escreveu:Boas notícias tavares! Pena é que agora é que parece que vem lá a chuva :?
Mas é bom saber que a evader vai voltar a andar! ;)
A chuva não me mete medo, tenho um fato de chuva por estrear, :lol: :lol: :lol: :lol:

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

tavares Escreveu:
A chuva não me mete medo, tenho um fato de chuva por estrear, :lol: :lol: :lol: :lol:
O meu já foi testado umas vezes, e é um espectaculo... ter a sensação de levar com a chuva e não ficar molhado!
Tudo por um mundo mais limpo!

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:A chuva não me mete medo, tenho um fato de chuva por estrear, :lol: :lol: :lol: :lol:
Assim mesmo é que é! ;)

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Hoje a Evader ganhou uma vizinha , vizinha de morada e vizinha de trabalho , é a Spider que era do colega Lopes, ainda não andei na Spider porque falta o seguro e só estive montado em cima dela , mas notei algumas diferenças para a Evader , é mais baixa , tem mais espaço para as pernas e pareceu-me mais confortável ou melhor , os amortecedores pareceram-me mais macios, mas a grande diferença foi o peso , é muito mais leve que a Evader ( calculo que a diferença seja superior a 10 kgs).

Agora Portalegre passa a ter duas motas eléctricas.

lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Hoje a Evader ganhou uma vizinha , vizinha de morada e vizinha de trabalho , é a Spider que era do colega Lopes, ainda não andei na Spider porque falta o seguro e só estive montado em cima dela , mas notei algumas diferenças para a Evader , é mais baixa , tem mais espaço para as pernas e pareceu-me mais confortável ou melhor , os amortecedores pareceram-me mais macios, mas a grande diferença foi o peso , é muito mais leve que a Evader ( calculo que a diferença seja superior a 10 kgs).

Agora Portalegre passa a ter duas motas eléctricas.
E eu fiquei muito satisfeito por vender a alguém "conhecido" aqui do fórum, pois sei que vai ser bem tratada por ai! ;)
Um grande abraço e boas viagens para o Mário em cima da Spider! ;)

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Hoje foi mais um daqueles dias em que a Evader se fartou de andar , 55kms sem carga pelo meio , mas hoje vi o ponteiro descer perigosamente até ao vermelho , embora não tenha notado perca de força nem de velocidade , logo não me parece das baterias, quando cheguei á oficina meia hora após ter parado efectuei as medições ás baterias:

bateria 1 : 12,29V
bateria 2 : 12,47V
bateria 3 : 12,44V
bateria 4 : 12,41V
TOTAL : 49,61V

Mantem-se uma diferença entre a mais carregada e a menos carregada inferior a 0,2V ( 0,18V).

Estas bateria contam até á data de hoje com 2577kms.

lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

tavares Escreveu:Hoje foi mais um daqueles dias em que a Evader se fartou de andar , 55kms sem carga pelo meio , mas hoje vi o ponteiro descer perigosamente até ao vermelho , embora não tenha notado perca de força nem de velocidade , logo não me parece das baterias, quando cheguei á oficina meia hora após ter parado efectuei as medições ás baterias:

bateria 1 : 12,29V
bateria 2 : 12,47V
bateria 3 : 12,44V
bateria 4 : 12,41V
TOTAL : 49,61V

Mantem-se uma diferença entre a mais carregada e a menos carregada inferior a 0,2V ( 0,18V).

Estas bateria contam até á data de hoje com 2577kms.
Essa meia hora passada até à medição poderá ter equilibrado as tensões nas baterias, uma vez que estão ligadas em série. Com a Spider estava a acontecer isso, e só consegui descobrir qual era depois de apertar um pouco com a mota e medir logo a seguir.
É que pode haver ai alguma bateria que em esforço esteja a acusar baixa tensão.
Se conseguisses medir logo a seguir talvez a conseguisses apanhar. Não estou a ver outra razão para isso acontecer. Acredito que as baterias esteja estimadas, pelo que acho que os 2500kms ainda é cedo para começarem a ceder.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

lopes Escreveu:Essa meia hora passada até à medição poderá ter equilibrado as tensões nas baterias, uma vez que estão ligadas em série. Com a Spider estava a acontecer isso, e só consegui descobrir qual era depois de apertar um pouco com a mota e medir logo a seguir.
Desculpa Lopes, pela minha intercepção.
O facto das baterias estarem em série, não faz que passe qualquer corrente de umas para outras. Simplesmente a tendência é a estabilizar a tensão aos 12V, quando em vazio, mesmo que estas tenham batido no fundo quando muita descarga.

Sim, para ser mais preciso, poderia ter um voltímetro em cada bateria e assim já se verificava em instantâneo qual delas estava pior.

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

A EVADER CISTERNA

Novo capítulo nova aventura.
Com a gasolina a 1,75€ em Portugal e a 1,509€ em Espanha , hoje decidi e como já tinha mencionado nuns post´s atrás que o faria, passar a ir a Espanha na eléctrica em vez de ir de carro como até aqui , vários desafios se avizinhavam a começar pela distância ( 52,3 kms ida e volta) , duas grandes subidas , uma para lá com quase 4kms bastante inclinada e usada em provas de competição automóvel ( rampa Portalegre) , outra de regresso menos inclinada mas com quase 7 kms, o peso acrescido no regresso de mais de 20kgs ( jerricam metal de 20l ) , e hoje em especial na ida sempre vento forte de frente , no regresso o mesmo vento forte mas agora cruzado mas mesmo assim uma pequena ajuda.

Parti pelas 15h20 , fiz todo o caminho a tentar que quando fosse a mota a puxar não passasse dos 40kms/h no mostrador , sempre de olho no voltimetro para calcular o regresso , chegado á fronteira fui mandado parar pela Guarda Civil cujos guardas nunca tinha visto um veículo eléctrico e muito menos uma mota , e ficaram " muy encantados e enamorados", chegado á bomba que dista da fronteira cerca de 500m , enchi o jerricam , aqui o gasolineiro (Português) já tinha ouvido falar em especial nesta mota vermelhinha mas nunca a tinha visto, lá a conheceu hoje , juntou-se um grupo de espanhóis que também ficaram "muy encantados" , fiquei assim a saber que na maior parte de Espanha estes veículos são desconhecidos , alguns iriam hoje fazer uma busca na net.

De regresso a primeira parte do caminho é mais fácil pq é quase sempre a descer ainda que com pouca inclinação , para não ultrapassar os 40kms/h que estipulei para hoje o truque é agarrar o guiador mas com a mão direita na parte fixa do acelerador junto ao espelho , assim não há tendencia para dar mais um toque , travagem sempre com a regen. ( em todo o trajecto só utilizei o travão duas vezes) , chegado á grande subida tento controlar ao máximo o punho da direita para não consumir muito mas também para não abrandar muito , e o ponteiro caiu um quarto da zona verde , mas feitos exactamente 40kms de trajecto ( no meio da subida ) de repente o ponteiro caiu mesmo até ao fundo verde ( ainda me faltam 12 kms), fiz o resto da subida sempre com o acelerador no minimo que conseguisse e sempre de olho no voltimetro para não cair para o amarelo , e consegui chegar ao cimo depois a tal grande descida ( usada nas corridas ) aqui a mota embala muito e dá para usar quase sempre o botão da regen. , quando cheguei ao fundo da descida já o voltimetro se encontrava na parte superior do verde , nova subida , o ponteiro caiu para 3/4 , mais 2 kilometros e cheguei.

Cheguei ás 17h10.

Assim que parei fui buscar o voltimetro , tirar a tampinha que me dá acesso á ficha colocada por mim anteriormente e onde posso medir as baterias uma a uma sem desmontar nada e tenho os seguintes valores:

Bateria 1 - 10,34V
Bateria 2 - 12,42V
Bateria 3 - 12,38V
Bateria 4 - 12,35V
Total do Pack - 47,49V

Portanto aos 2700Kms tenho uma bateria morta , felizmente quando as comprei trouxe mais uma e é só trocar , este é o problema do chumbo , mesmo com o máximo cuidado elas acabam por morrer precocemente, queria manter o chumbo mais um ano , mas parece que vou aplicar o litio mais cedo.

lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Mas que grande aventura! :lol:
tavares Escreveu:Bateria 1 - 10,34V
Bateria 2 - 12,42V
Bateria 3 - 12,38V
Bateria 4 - 12,35V
Total do Pack - 47,49V
Em esforço ela tinha que se "revelar"!
Aparentemente as restantes baterias ainda devem conseguir aguentar mais uns tempos! ;)

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Pois, foi o que ela me fez a semana passada , assim hoje consegui caçá-la.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Muito bom exemplo Tavares.

Não acho que a baretia esteja morta, pois se fosse esse o caso nem 1 km farias...
Terá menos capacidade que as outras, certo, mas nada de muito grave. Se tivesses uma de uns 7Ah para colocar em paralelo com essa mais fraca, poderia ser que ficassem mais equilibradas...eu fiz isso com as minhas e ainda lhe fiz mais 2 mil kms e foi com uma de 7Ah já usada que era de um alarme.

Dou toda a força para a substituição das de gel por litio! Ainda não conheço ninguem que se tenha arrependido :D

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Hoje fui novamente a Espanha buscar mais 20 litros de gasolina ( 1,537€) , devido áquele pequeno problema com uma das baterias , resolvi retirá-la e colocar outra igual que tinha aqui de reserva e que ficou á carga desde ontem á noite .

Desmontei as carenagens , desliguei toda a cablagem das baterias , todos os bornes escovados e limpos com WD40 , coloquei a nova bateria , e voltei a ligar tudo ,apliquei vaselina nos bornes e toca a fechar a mota.

Fiz um percurso de cerca 5 kms , para acordar a nova bateria e quando parei a diferença para as outras era de cerca de 0,35V , coloquei á carga e fui almoçar.

Não sei quanto tempo demorou a carga pq quando cheguei o carregador já tinha desligado.

Pelas 17h15 parti , abasteci e voltei , tinha como referencia o ponto onde a ida e volta perfaz 40kms e quando aí cheguei deu perfeitamente para ver que estava tudo bem no pack , neste ponto do trajecto que é a subir , onde da outra vez o ponteiro desceu até ao fundo da escala verde , desta vez nem atingiu o meio do verde, por acaso estava um pouco reticente porque estava muito frio, mas acabou por correr bem.

Após ter chegado dos 52kms da viagem , com o ponteiro pelo meio da zona verde fui imediatamente verificar as baterias , e agora a bateria nova diferenciava das outras 0,2V.

Esta noite ficam á carga , mas com o carregador mais pequeno, para fazer uma carga mais lenta , amanhã volto a medir.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Temos pack equilibrado... :)

Realmente a diferença de preços entre a gasolina cá e lá... Viva à electricidade (das energias limpas)!

Feliz Pascoa

lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Ora ai estão boas notícias! ;)
Acredito que assim ainda vais conseguir aguentar a mota por mais uma boa temporada! ;)
Abraço,

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Ideia excelente Tavares!

Por acaso aqui por Abrantes com as bombas dos supermercados, os preços dos combustíveis até nem está muito mau. Hoje abasteci em Aveiro com a SC95 a 1,59€. Por isso ainda não senti a necessidade de fazer como tu, mas para quem vive aí perto da fronteira, a opção de ir a Espanha munido de gericans é a mais económica.

Tens de acoplar um reboque à evader e trazer mais litros de uma só vez! :)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

e_bike nota-se de que andas maioritariamente a electricidade porque a gasolina a 1,59€ não está mau está péssimo. Devia custar 0,59€ isso sim, como no Dubai para aí uns 0,20€ a 0,30€.
Quando a malta quiser ir de férias já deve estar a 2€ o litro. Como o petróleo não tem subido grande coisa a razão vira-se para os valores médios nos mercados internacionais.... compreendido??? eu também não compreendi mas enfim o estado ganha à percentagem não se queixa.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por tavares »

Este fim de semana chegaria aos 10.000kms , mas devido a um acidente de trabalho em que feri gravemente a mão esquerda e o que parecia uma coisa simples está a complicar-se ,vou estar algum tempo impedido de andar na Evader , espero muito em breve estar aqui a publicar a foto dos 10.000.

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

xiii pa... isso é q n é nada bom :/

as melhoras...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Melhoras tavares...

Sent by Tapatalk with Motorola Defy.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder