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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: terça jul 26, 2011 8:31 pm
por scooteko
"zointz", sentes alguma diferença no consumo com a pressão dos pneus? Ou seja, será que pneu mais vazio, mais consumo?
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta jul 27, 2011 10:11 am
por zointz
scooteko Escreveu:"zointz", sentes alguma diferença no consumo com a pressão dos pneus? Ou seja, será que pneu mais vazio, mais consumo?
Boas,
Scooteko, aqui a chica é realmente um veiculo do dia a dia, como moro perto do emprego a minha utilização é essencialmente muitas viagens muito curtas e por isso não noto, mas se faço uma viagem maior (Ex. 30km) acabo por passar na bomba mais perto e aumento um pouco a pressão embora estou convencido que com a pressão que costumo andar não altere a autonomia em mais de 2 ou 3%.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta jul 27, 2011 10:25 am
por jmal
zointz Escreveu:scooteko Escreveu:"zointz", sentes alguma diferença no consumo com a pressão dos pneus? Ou seja, será que pneu mais vazio, mais consumo?
Boas,
Scooteko, aqui a chica é realmente um veiculo do dia a dia, como moro perto do emprego a minha utilização é essencialmente muitas viagens muito curtas e por isso não noto, mas se faço uma viagem maior (Ex. 30km) acabo por passar na bomba mais perto e aumento um pouco a pressão embora estou convencido que com a pressão que costumo andar não altere a autonomia em mais de 2 ou 3%.
Sim, mas altera e bastante, agora já não ligo muito porque tenho autonomia para todas as voltas que preciso, mas cheguei a verificar perdas de autonomia consideráveis por ter pouca pressão nos pneus, coisa talvez de de 10 a 20 %, tanto que na viagem que fiz a Faro, aumentei ambos para a pressão máxima, e o rolamento da mota é outro completamente diferente.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta jul 27, 2011 9:35 pm
por Barrocas
Exactamente. A pressao dos pneus influencia muito. E quanto menor a potencia/capacidade, mais se nota.
zointz, para as tuas voltas no dia-a-dia, podes baixar a pressão dos pneus para 2.0 Bar, até porque circulas em zonas de empedrados, e assim fica mais suave.
o barulho que notas na frente suponho que seja a bicha do conta km a tocar no guarda-lamas, prende-a ao suporte com uma braçadeira de aperto rapido (zip)

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quinta jul 28, 2011 10:25 am
por zointz
Barrocas Escreveu:Exactamente. A pressao dos pneus influencia muito. E quanto menor a potencia/capacidade, mais se nota.
zointz, para as tuas voltas no dia-a-dia, podes baixar a pressão dos pneus para 2.0 Bar, até porque circulas em zonas de empedrados, e assim fica mais suave.
o barulho que notas na frente suponho que seja a bicha do conta km a tocar no guarda-lamas, prende-a ao suporte com uma braçadeira de aperto rapido (zip)

Boas Barrocas,
é com grande prazer que vejo que voltas para estes lados

.... bem vindo de volta que espero que continues a participar e obrigado pela dica, vou verificar isso, pois quando se substituiu a bicha não foram repostos os "zip"

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sábado ago 06, 2011 1:23 pm
por zepequeno
boas!
desculpa "intrometer-me" no teu db...
tenho ouvido sempre falar de algumas queixas relativamente aos amortecedores, pelos vistos, não devem ser de grande qualidade (made in china?). Assim como é normal mudar os pneus de origem, será que é muito dispendioso trocar de amortecedores para uns melhorzinhos?
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sábado ago 06, 2011 4:53 pm
por zointz
scooteko Escreveu:"zointz", sentes alguma diferença no consumo com a pressão dos pneus? Ou seja, será que pneu mais vazio, mais consumo?
Boas,
Eu como sou um caso especial

não noto, ou seja o meu percurso habitual é acelera, trava, acelera curva trava, acelera, trava, acelera mais um pouco e trava, e isto numa distancia de 2km e quase sempre com pendura, logo ando sempre com consumos altissimos e não são uns pneusitos que fazem a diferença.
Resumido, eu não noto, mas tem de existir diferença, pensa na bicicleta, com pneus vazios é um esforço descomunal, concelho, é a pressão mais alta que consideres aguentar para manter um conforto razoável, nunca mais de 3bar.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 10:06 am
por zointz
Boas,
Voltei de férias, tenho muito que apanhar neste fórum, pois tenho praticamente estado ausente, e vim vos falar de algo que já foi comentado por aqui. O que fazer quando se deixar a mota parada durante algum tempo... e sendo a minha da Batlight acho ainda mais pertinente o seguinte resultado.
Esteve sem carregar 11 dias e antes de ir de férias andei cerca de 3kms com ela.
Esqueci-me de desligar o disjuntor, mas sinceramente não sei exactamente se teria alguma alteração visto eu achar que o disjuntor apenas desliga o controlador.
Quando voltei, verifiquei a voltagem (um pouco nervoso devido ao disjuntor ligado) e estava a 73/72volts(normal para o estado intermédio 50 a 95%), coloquei a carregar durante a noite e gastei 0,98kw, destes 0,98kw temos de considerar que:
- O carregador parece que tem perdas consideráveis e esteve o mesmo tempo ligado (6 horas) embora muito desse tempo em stand by mas com consumo aproximado de 30wh
- Mesmo com a mota carregada, se voltarmos a carregar, existe alguma carga que "entra"
- Se tivesse desligado o disjuntor, qual seria a diferença ?
Assim posso concluir rapidamente que com uma larga margem de erro (talvez o dobro ou triplo) posso deixar a mota parada 1 mês inteiro desde que a deixe carregada.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 10:08 am
por zointz
Boas,
Faltou uma boa noticia, durante as férias recebi um email da Mobi-e com os dados para o site e quando cheguei estava o cartão num lindo envelope... agora tenho de experimentar o meu adaptador... depois coloco fotos.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 12:21 pm
por Volt
Ouvi dizer que na Praia da Rainha podes fazer um belo de um teste...

.
Mas no mapa de pontos Mobi.E, só consigo ver o de Almada...

.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 12:28 pm
por zointz
Volt Escreveu:Ouvi dizer que na Praia da Rainha podes fazer um belo de um teste...

.
Mas no mapa de pontos Mobi.E, só consigo ver o de Almada...

.
Praia da rainha com um ponto Mobi-e ? alguem confirma
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 1:05 pm
por Barrocas
zointz Escreveu:Boas,
- Se tivesse desligado o disjuntor, qual seria a diferença ?
Nenhuma. O disjuntor apenas corta a alimentação ao controlador.
O que faz consumo residual permanente é outro pequeno conversor, que alimenta o BMS.
Para o desactivar, seria necessário desligar o fusivel de 10A que faz a ligação: Baterias -> instalação electrica da moto.
(Como sei que vai surgir a duvida, o outro fusivel de 16A é para a ligação: Carregador -> Baterias)
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 2:21 pm
por zointz
Barrocas Escreveu:zointz Escreveu:Boas,
- Se tivesse desligado o disjuntor, qual seria a diferença ?
Nenhuma. O disjuntor apenas corta a alimentação ao controlador.
O que faz consumo residual permanente é outro pequeno conversor, que alimenta o BMS.
Para o desactivar, seria necessário desligar o fusivel de 10A que faz a ligação: Baterias -> instalação electrica da moto.
(Como sei que vai surgir a duvida, o outro fusivel de 16A é para a ligação: Carregador -> Baterias)
Olá Barrocas um grande abraço ai para o Norte.... obrigado pela dica, eu tinha ficado com essa impressão.... a desligar seria o tal fusível de 10A, isso eliminaria qualquer consumo residual, com a excepção da auto descarga das baterias, correcto ?
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 2:42 pm
por Barrocas
Certo

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 3:01 pm
por scooteko
Podes sempre ligar um relógio que te vai ligar o carregador de tempos em tempos.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 3:45 pm
por futurewatt
zointz Escreveu:Volt Escreveu:Ouvi dizer que na Praia da Rainha podes fazer um belo de um teste...

.
Mas no mapa de pontos Mobi.E, só consigo ver o de Almada...

.
Praia da rainha com um ponto Mobi-e ? alguem confirma
Sim, posso te confirmar que sim. Agora ja nao te sei dizer é se estava operacional ou nao...
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 4:03 pm
por zointz
scooteko Escreveu:Podes sempre ligar um relógio que te vai ligar o carregador de tempos em tempos.
Sim , tinha pensado nisso, mas tinha de ser um relógio com programação semanal, o meu só dá para programar períodos de 15min e todos os dias, e isso ira danificar as células, pois estariam sempre a dar mais carga do que a que gastava. Como sabem ao contrario dos PC's portáteis, o carregador inicia sempre carga independente se estão já carregadas ou não, e julgo que a química das baterias não actua com a rapidez suficiente para bloquear a carga através da voltagem antes de começar a estragar.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 4:04 pm
por zointz
futurewatt Escreveu:
Sim, posso te confirmar que sim. Agora ja não te sei dizer é se estava operacional ou nao...
Amanhã vou lá, thx

Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta ago 17, 2011 4:36 pm
por Barrocas
O que acontece com as tentativas de recargas sucessivas, é que o carregador tenta sempre fazer o seu trabalho, mas se as baterias ja estão carregadas, a voltagem vai subir cada vez mais depressa, e o carregador desliga ao atingir o seu valor de carga determinado.
Se o carregador e BMS cumprirem correctamente a sua função, nao havera problema, mas é algo desnecessario.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quinta ago 18, 2011 2:04 pm
por hmma
zointz Escreveu:futurewatt Escreveu:
Sim, posso te confirmar que sim. Agora ja não te sei dizer é se estava operacional ou nao...
Amanhã vou lá, thx

Segundo a informação disponibilizada pela Mobi-E por email, em almada estão em fase final de instalação os seguintes pontos:
- Largo Alfredo Diniz [Largo de Cacilhas]
Rua da Liberdade [Almada/Rua da Liberdade]
Praceta João Raimundo [Cova da Piedade Museu da Cidade]
Almada [Rua Catarina Eufémia [Costa Caparica/CMIA]
Almada [Praia da Rainha [Costa da Caparica/Praia da Rainha]
Av, General Humberto Delgado [Costa da Caparica/Hotel Costa da Caparica]
Rua Francisco Costa [Pragal/Madan Parque]
Praia do Rei [Costa da Caparica/Praia do Rei]
Rua Abel Salazar [Pragal/Tribunal / Almada Business Hotel]
Av, da República [Sobreda]
Av Antonio Jose Gomes [Cova da Piedade/Av, António José Gomes]
Rua Helena Félix [Charneca de Caparica]
Rua Alameda de Guerra Junqueiro [Feijó/Complexo de Desportos]
Rua Joaquim Pires Jorge [Feijo/Zona Industrial de Feijó]
Av, Arsenal do Alfeite [Feijo/Parque da Paz]
Av, 25 de Abril de 1974 [Trafaria]