A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Pois... É verdade... Ontem já era um pouco tarde e eu já estava meio a dormir...

Então foi assim: Ontem (domingo), peguei na mota e na pendura para a levar ao emprego, como já é hábito. Depois disso fui a Almada onde o pessoal do motoclube se estava a reunir e jantei por lá. Regressei para ir buscar a pendura e gastar o resto da carga. Fizemos 86 quilómetros no total (ainda sobraram duas barras no mostrador)...
Estava a fazer a última curva da noite, já na entrada da minha rua, quando um cão (branco e com coleira) se atravessa à frente da mota. Endireitei a mota (como se deve fazer sempre que é preciso travar repentinamente) e travei. Apesar de vir devagar, foi impossível evitar o contacto. Com o impacto, a direcção quis virar (mas eu não deixei). O cão ficou durante um segundo ou dois debaixo da roda da frente (até eu colocar os pés no chão e levantar o rabo do banco), ganindo. Assim que conseguiu soltar-se, fugiu rapidamente (notei que não partiu nenhum osso, pois conseguia correr, mas deve ter uma fractura numa pata ou na anca).
Peguei na mota (e na pendura) e fui deixá-la(s) à entrada de casa. Procurei pelo cão (queria ver se ele estava bem e se falava com o dono) mas não o voltei a ver.
Estou certo que o cão pertence a um dos meus vizinhos, mas não sei qual. Há vizinhos que abrem os portões das casas e deixam os cães ir à rua sozinhos. E se algo de mais grave tivesse acontecido? Sei que raramente os donos dos cães assumem as suas responsabilidades e eu apelo constantemente a que comportamentos irresponsáveis deste género, não se verifiquem. Se tivesse encontrado o cão, provavelmente levaria-o comigo e ficaria com ele até estar curado.
Há donos que não merecem ter animais. Não sei a 100% se era este o caso, mas gostava de o descobrir.
Bom, de resto, não há nada a assinalar. A mota não teve danos, consegui agarrá-la para não cair (especialmente na altura do impacto em que a roda vira e derrapa) e eu também não tive nenhuma mazela. Só a minha pendura torceu uma unha, com a força que fez ao se agarrar a mim na altura do impacto. Espero que o cão recupere. Espero que consiga voltar para o seu dono e que, o seu dono, reveja a sua opção menos responsável de deixar o cão sair sozinho e atravessar a estrada. Especialmente à noite, como foi o caso (era quase meia-noite)...

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

futurewatt Escreveu:Volt diz-me uma coisa, como faço para ver aquela folha de calculo que tu tens apontado a informaçao quanto aos consumos gastos etc da tua super-zev? Posso ter acesso a isso ou como é?
A folha está aqui:
Link.

Todos conseguem vê-la (é pública), mas só eu lá consigo inserir dados. Vou ver se a coloco no primeiro post deste diário. :-).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

É com prazer que vejo que não és mais um que se marimba para os animais...

São infortunios que acontecem de que ninguém está livre, felizmente nunca me aconteceu.

Quanto ao LOG, continua o bom trabalho de esclarecimento. Estás a contribuir muito para os que procuram respostas.

<gajos dos copos> (vou continuar até me devolverem o meu icon preferido)
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 07, 2011 6:16 pm

Mensagem por futurewatt »

Bem, que grande susto que deve ter sido. Ainda bem que nao houve nada de grave a assinalar, tanto com o canídeo como contigo, a pendura e a super-zev! Mas nunca é demais salientar este tipo de ocorrencias pois deixa-nos sempre um pouco mais alerta para essas eventualidades e outras. A mim pelo menos deixa.
Abraço e obrigado (mais uma vez) pelo teu link que ja o coloquei no meu ambiente! Agora em principio ja nao me vai fugir...eheheh...espero...
...e agora em contagem crescente...
Mais um "verde" a alinhar nas fileiras!

32000kms + 11000kms emprestada and rising...rising...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Volt, qual a temperatura que os sensores dos pack apresentam nessas cargas e descargas sucessivas, temperatura mais alta claro. Ontem também umas belas voltas na minha e a temperatura mais alta foi de 45 ºC, sempre a andar bem e com 2 cargas intermédias, uma a 1500 wh durante 1 hora e outra de 2900 wh durante 45 mins.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

Ainda bem que não te aconteceu nada de mal. ;)

Fica o alerta para a malta.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Bom 3 coisas sao certas...

1º esse cão não se volta a mandar pra frente de nenhuma mota (aprendem rápido)
2º haveria de encontrar o dono do cao mesmo que não fosse no mesmo dia...(pra lhe dizer das boas)
3º se houvesse danos... era sem duvida de chamar-se a policia e futuramente descobriria o dono e seguindo com o resto....

No fundo ainda bem que nao aconteceu nada de grave... :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:Volt, qual a temperatura que os sensores dos pack apresentam nessas cargas e descargas sucessivas, temperatura mais alta claro. Ontem também umas belas voltas na minha e a temperatura mais alta foi de 45 ºC, sempre a andar bem e com 2 cargas intermédias, uma a 1500 wh durante 1 hora e outra de 2900 wh durante 45 mins.
O maior número que vi, até agora, foi 41º... Mas não estive sempre a olhar para elas... Provavelmente já passou isso. Olha, fiz um vídeo com os primeiro 20 minutos de carregamento (depois de gastar praticamente a carga toda) e coloquei-o aqui:

Link

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Ora, vivas a todos. :-).

A Super-ZEV já está na oficina, vou ver quando é que a recebo de volta (espero que seja coisa breve).
Entretanto, descobri uns vídeos de um maluco a andar numa Vectrix e a fazer (em menos de 20 minutos) o mesmo percurso que eu faço todos os dias para vir trabalhar... Gosto do início (do primeiro vídeo) na N10 e do final (no segundo vídeo) enquanto atravessa a ponte... :-).

Link

Link

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver

jmap Escreveu:
electrizado Escreveu:Jmap esse seguro q tens está feito como motociclo ou ciclomotor? esse preço está bastante distante da realidade q tenho encontrado.(tb ando á procura de seguro)
Motociclo mas de uma forma estranha. Eles da primeira vez tinham cometido precisamente esse erro mas depois corrigiram e especificaram exactamente o veiculo e a sua potência. Na realidade o que notei foi uma grande confusão e falta de preparação para a chegada dos eléctricos.

Na realidade o sistema classifica automáticamente os veiculos com menos de 49cc (neste caso tem 0) como ciclomotores mas no contrato eu tenho uma que o veiculo segurado é um motociclo eléctrico com 3,8Kw. Eu exigi isto porque todos sabemos como são os seguros. As coisas agora poderão já estar regularizadas, pelo que aconselho a consulta e perguntar especificamente por esta situação.

Atenção que a grande vantagem da Allianz e que permite estes preços é a inexistência de acidentes com o meu seguro de carro. Nem todos os seguros permitem a herança do histórico dos carros. No meu caso (ausência de acidentes) permitiu a maior redução.
Olha diz-me uma coisa, tambem tens la o teu seguro automovel, certo? de carro? Será que eu teria de passar o meu seguro do carro tb para lá? Nao me importo nada desde que ficasse igual ou mais barato!! eheheh

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

bem Volt... segundo os videos... sera a Li+ e a vir da margem sul... mm sitio q tu... com mm destino... uhmmmmmmmm não serás mm tu?? ;) ehehehe

eu so digo uma coisa... q quem é... ehehehe é granda xanfras... :P da-lhe bueeeee :lol: é cada razia... :shock: :lol:

e sem duvida uma coisa que a mim me surpreende bué... é o poder de aceleraçao da Vectrix... é sem dúvida nenhuma uma das coisas quye axo que as Predator's têm de mais perigoso.. a falta desse poder.... como eu costumo dizer... eu vou ultrapassando... o que a meu ver se torna perigoso... mas pronto... é minha opinao...

P.S.- revela-te la vaaaaaaa foste tu :P
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Mumia Escreveu:P.S.- revela-te la vaaaaaaa foste tu :P
Como podes ver no user do youtube quem colocou os videos foi o srpadre :D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Mumia Escreveu:bem Volt... segundo os videos... sera a Li+ e a vir da margem sul... mm sitio q tu... com mm destino... uhmmmmmmmm não serás mm tu?? ;) ehehehe

eu so digo uma coisa... q quem é... ehehehe é granda xanfras... :P da-lhe bueeeee :lol: é cada razia... :shock: :lol:

e sem duvida uma coisa que a mim me surpreende bué... é o poder de aceleraçao da Vectrix... é sem dúvida nenhuma uma das coisas quye axo que as Predator's têm de mais perigoso.. a falta desse poder.... como eu costumo dizer... eu vou ultrapassando... o que a meu ver se torna perigoso... mas pronto... é minha opinao...

P.S.- revela-te la vaaaaaaa foste tu :P
Os vídeos dão a sensação de mais perigo que aquele que é na realidade, também costumo fazer estas manobras e não acho perigoso, desde claro que os automobilistas estejam cientes da nossa presença e das nossas intenções.

Quando à potência da tua predator, não devia estar já com a potencia máxima ? visto que já passaram os primeiros 1000 kms e que no vosso caso, vos obriga a andar mais devagar, o que é de lamentar, repara que até na vectrix aconselham logo a fazer 5 descargas profundas e a não poupar a besta.
Cumps Inovadores

taberna29
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 14, 2010 9:59 am

Mensagem por taberna29 »

jmal Escreveu: Os vídeos dão a sensação de mais perigo que aquele que é na realidade, também costumo fazer estas manobras e não acho perigoso, desde claro que os automobilistas estejam cientes da nossa presença e das nossas intenções.
Não gosto de poluir um diário de bordo com conversas offtopic, mas como é uma opinião muito concreta que tenho sobre o tema segurança, neste caso na forma de condução, e até já o transmiti ao Volt, quero aqui deixar a minha opinião:
Se dá a sensação de mais perigo quando vemos um vídeo do que quando estamos a conduzir, não será porque é efectivamente mais perigoso?!
É que "visto de fora" tem-se uma perspectiva melhor, ou não?!
E o mais perigoso ainda é que não é uma condução pontual, mas sim sistemática dia-a-dia, ou seja, é ainda arriscar mais.
Mas como se costuma dizer: Cada um sabe de si, e Deus sabe de todos. ;)
O importante são boas curvas a "queimar electrões" e em segurança!
Tiago Bernardo

futurewatt
Membro Silver
Membro Silver

taberna29 Escreveu:
jmal Escreveu: Os vídeos dão a sensação de mais perigo que aquele que é na realidade, também costumo fazer estas manobras e não acho perigoso, desde claro que os automobilistas estejam cientes da nossa presença e das nossas intenções.
Não gosto de poluir um diário de bordo com conversas offtopic, mas como é uma opinião muito concreta que tenho sobre o tema segurança, neste caso na forma de condução, e até já o transmiti ao Volt, quero aqui deixar a minha opinião:
Se dá a sensação de mais perigo quando vemos um vídeo do que quando estamos a conduzir, não será porque é efectivamente mais perigoso?!
É que "visto de fora" tem-se uma perspectiva melhor, ou não?!
E o mais perigoso ainda é que não é uma condução pontual, mas sim sistemática dia-a-dia, ou seja, é ainda arriscar mais.
Mas como se costuma dizer: Cada um sabe de si, e Deus sabe de todos. ;)
O importante são boas curvas a "queimar electrões" e em segurança!
Boas,

Olha, eu ja fiz algumas filmagens a bordo nao de uma electrica mas na altura foi na minha Hayabusa e posso te dizer que efectivamente quando vi o video na tv fiquei um pouco assustado pois dá a sensaçao de que se passa a milimetros dos carros...mas na realidade nao é assim! A filmagem é que nos dá essa sensação de eminente perigo. Sorry for the offtopic...

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

O que o Mumia estava a chamar de perigoso não eram as ultrapassagens do video (segundo percebi), mas sim o facto de na Predator não ter esse poder de aceleração para fazer ultrapassagens mais rápidas... daí ele dizer que «eu vou ultrapassando»...

Também acho mais perigoso ires a tentar ultrapassar um carro ou camião e não conseguires sair rapidamente do "blind-spot", do que fazer uma passagem rápida e "limpa".
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

jmal Escreveu:Os vídeos dão a sensação de mais perigo que aquele que é na realidade, também costumo fazer estas manobras e não acho perigoso, desde claro que os automobilistas estejam cientes da nossa presença e das nossas intenções.
Ora aí está... e do que conheço os automobilistas que por aí andam... estão sempre atentos a TUDO menos á estrada... :P mas eu curti bue a condução das filmagens... muito bom mesmo :)
jmal Escreveu:Quando à potência da tua predator, não devia estar já com a potencia máxima ? visto que já passaram os primeiros 1000 kms e que no vosso caso, vos obriga a andar mais devagar, o que é de lamentar, repara que até na vectrix aconselham logo a fazer 5 descargas profundas e a não poupar a besta.
Pois... dever devia... mas infelizmente a SW ainda não conseguiu vir resolver isso por falta de tempo deles... :( mas quando voltar de viagem logo vou ter que apertar vou... :lol:

Quanto ás descargas da Vectrix vs andar devagar das Predator's... é algo que me confunde um bocado é sim sr... mas isso sou eu que pronto penso muito... mas agora quero ver o comportamento da predator depois de "solta" :)
hmma Escreveu:Como podes ver no user do youtube quem colocou os videos foi o srpadre :D
Volt.... sacana virou Padre :lol: :lol:
hmma Escreveu:O que o Mumia estava a chamar de perigoso não eram as ultrapassagens do video (segundo percebi), mas sim o facto de na Predator não ter esse poder de aceleração para fazer ultrapassagens mais rápidas... daí ele dizer que «eu vou ultrapassando»...

Também acho mais perigoso ires a tentar ultrapassar um carro ou camião e não conseguires sair rapidamente do "blind-spot", do que fazer uma passagem rápida e "limpa".
As ultrapassagens... curti... logicamente que têm o seu "Q" de perigoso... mas tambem são certamente muitos anos de mota já... O resto... é isso mesmo que dizes ;)

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Andar na estrada é muito perigoso. Se ainda acrescentarmos comportamentos "menos suaves", pior. Eu não aconselho ninguém a andar "a abrir" seja onde for (excepto em pista). Mesmo com muita experiência, o inesperado pode acontecer. Ainda há poucos posts atrás relatei a experiência que tive com um cão e estava a circular a uns 20 ou 30 kph no máximo... Também não aconselho a andar muito devagar, pois o extremo contrário também é perigoso (ficamos sujeitos aos que andam mais rápido que nós). O ideal é sempre um meio termo...
O srpadre não é o condutor, logicamente. Onde é que já se viu um padre a conduzir assim?! :-).
Ainda assim, o vídeo engana muito. Eu faço esta estrada todos os dias e, quando vejo o vídeo, tudo parece mais pequeno. As faixas parecem pequenas, as bermas idem. Reparem que a berma da viaverde quase parece ter a largura de uma bicicleta. Na realidade, cabe ali uma mota com grande à vontade...
Nos vídeos, há algumas coisas que raramente são feitas pelos condutores de motas. Por exemplo, andar na grade da ponte e ultrapassar as outras motas. Mesmo a velocidade de certos trajectos, pareceu-me influenciada pela presença da câmera...
Mas, como dizem os antigos da minha terra (e como disse o Tiago), cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

Entretanto, a minha Super-ZEV nem aqueceu a oficina. O pneu foi calibrado no próprio dia (eu estava com receio que o Armando tivesse muito trabalho e não pudesse fazer isso logo) e ela ficou pronta para continuar a acompanhar-me no meu dia-a-dia. E desta vez, muito mais suave e sem saltinhos. Não sei se foi algum peso que fugiu antes dela vir parar às minhas mãos, mas agora sinto a roda redondinha. :-D.

Incrivelmente, a autonomia aumentou. Notei uma ligeira melhoria, que até faz sentido, pois tal como a pressão errada nos pneus pode afectar a autonomia, a calibração (ou falta dela) também...

Vou assim continuar a andar de Super-ZEV. A este ritmo, ainda faço 3 mil kms num só mês e nem levei a Super-ZEV a passear a lado nenhum... Vou ver se planeio um passeiozito que me permita medir a autonomia em ritmo de passeio. Aceito apostas:
- Quanto é que fará a Super-ZEV com uma só carga, não esquecendo que tem um dono que lhe acrescenta 100 quilos "à carga"?

PS: Acabei de ouvir no rádio que a fila para a ponte (25 de Abril) vem desde as Laranjeiras! Isto de andar de mota resolve muita coisa... :-D. Ainda assim, estou a pensar ir pela Vasco da Gama. Apetece-me fazer uns quilómetros mais. ;-).

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Depende da velocidade, mas acredito que faças bem 150 kms a fazer média de estrada (atenção, não é meter o ponteiro nos 65, quando fui ao algarve, passei muitas vezes dos 80 kmh, e a média geral foi de 64.8) de 65 kmh.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Estou a planear fazer uma viagem calma, sem estar a forçar nas subidas, mas não a prendendo nas descidas... Enfim, quando a fizer, logo vejo. 150 kms é um valor bom. Vamos a ver se chega, ou passa... :-).

Ontem fui mesmo pela Vasco da Gama. Demorei cerca de 20 minutos a chegar a casa (depois de ter dado com o caminho certo). Esqueci-me de virar para a 2ª Circular quando estava no Eixo Norte/Sul e já só parei quando vi que já tinha passado por cima da Calçada de Carriche. Entrei na ponte por volta das 20 para as 20 e estava em casa às 20... Foi sempre a voar. :-D.

Fiz 60 e poucos quilómetros com 15 barras de carga. Entrei na ponte com 4 (quase 5) barras gastas e saí (11 quilómetros e picos depois) com 7 (quase 8) barras gastas. As restantes 8 (quase 7) foram gastas nos restantes 30 quilómetros.

Resumindo:
Primeiros 20 kms feitos em Lisboa com 4.5 barras;
Segundos 11 kms e picos feitos com 3 barras (foi sempre no máximo);
Terceiros 30 kms feitos na A12 e no IC32 (sempre no máximo excepto nas saídas) com 7.5 barras.

Bom bom, era haver vídeo disto. Pode ser que um dia o srpadre o arranje.
Até o vídeo da versão anterior (VX-1 Ni) a fazer este percurso, parece lento, em comparação...
Aqui está ele:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 224#p94224

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”